Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

No Rio Grande do Norte, 31 cidades contam com a oferta de banda larga popular. A lista atualizada foi divulgada nesta terça-feira (4) pelo Ministério das Comunicações. Ao todo, no Brasil, são 1.842 cidades em todos os estados da Federação e no Distrito Federal que possuem acesso ao programa, que oferece conexão rápida de 1 megabit ao valor mensal de R$ 35.
A parceria entre o Ministério e as concessionárias de telefonia fixa prevê atendimento de todos os municípios brasileiros até 2014. As empresas também precisam divulgar o serviço, garantindo que a população conheça a oferta na sua cidade.
A cidades contemplada são: Afonso Bezerra, Angicos, Arês, Brejinho, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Fernando Pedroza, Goianinha, Ielmo Marinho, Itajá, Jandaíra, Januário Cicco, Jardim de Angicos, Jundiá, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Natal, Pedro Velho, Paraú, Passagem, Pedra Preta, Pedro Avelino, Ruy Barbosa, Santa Maria, Senador Georgino Avelino, Serrinha, São Paulo do Potengi, São Tomé, Triunfo Potiguar.
Do:Assis silva

MP quer que Polícia Militar proíba guarda de carros-fortes de empresas de segurança no RN


PM somente é permitida a execução da atividade de vigilância ostensiva de estabelecimento financeiro estadual.
 Foto: Divulgação
O Ministério Público Estadual, por intermédio da 19ª Promotoria de Justiça e do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NUCAP), encaminhou Recomendação ao Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para que adote providências administrativas com o objetivo de proibir a guarda de carros-fortes de empresas de transportes de valores em qualquer unidade ou subunidade da PM em todo o Estado.
O representante do Ministério Público recomenda também que de agora em diante o Comando da Polícia Militar não permita também que quaisquer outros equipamentos de segurança de empresas privadas, ainda que em caráter excepcional e temporário, ressalvada a hipótese de decisão judicial nesse sentido, possa ser guardada em unidades da PM.
Na Recomendação, o MP alerta que à Polícia Militar somente é permitida a execução da atividade de vigilância ostensiva de estabelecimento financeiro estadual, o que não existe mais desde a liquidação do BANDERN. E lembra também que são missões constitucionais da PM o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, não cabendo a fiscalização do serviço de segurança privada nem interferir no exercício do direito de greve de trabalhadores da iniciativa privada.
Segundo reclamação formulada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Valores do Estado do Rio Grande do Norte (Sindforte/RN), carros fortes teriam sido guardados no quartel do Comando Geral da Polícia Militar como forma de evitar possível bloqueio do portão de uma empresa de segurança privada por empregados em movimento de greve.
A denúncia de que a irregularidade aconteceu pelo menos uma vez foi confirmada pelo Comando Geral da PM, embora destacando a excepcionalidade da medida e a essencialidade do serviço de transporte de valores.
Do:JH

Suspeitos de mortes são identificados

Embora as investigações continuem em andamento e se trabalhe na coleta de provas que serão anexadas ao inquérito criminal, o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, informou que já foram identificados todo os suspeitos de matarem os agentes policiais Jovanez Oliveira Borges e Antônio Pereira Pinto Neto. Os outros dois que ainda não haviam sido identificados são foragidos da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta: Pedro Lucas da Silva Álvares e Gilmar da Cruz Silva, apelidado de "Cural" ou "Bambam". Um assaltante de banco é o outro suspeito de participação no crime.
Pedro Lucas e Gilmar da Cruz Silva são suspeitos de participação em morte de policiais civis
A ficha criminal de Gilmar da Silva é extensa, pois em janeiro de 2001, numa tentativa de assalto, ele assassinou a tiros um médico em Pedro Velho, na região Agreste, quando tinha 15 anos.  Em 25 de maio de 2005, um homem identificado como Rafael Fernandes da Silva, de 51 anos foi assassinado em Pedro Velho. Já em maio de 2006, ele foi acusado de matar o vigilante Francisco Belmiro, o "Chicão", crime ocorrido na avenida Jaguarari, cuja autoria ele também nega. 

Pedro Lucas da Silva Álvares fugiu pela primeira vez em 2011, do presídio Raimundo Nonato Fernandes, onde cumpria pena por roubo. Novamente preso, por assalto à mão armada, foi para o presídio de Alcaçuz, onde conseguiu fugir em 28 de maio deste ano, sendo recapturado no mesmo dia. Porém, no dia 3 de agosto, ele era um dos oito presos que conseguiu deixar o presídio de Alcaçuz em uma fuga utilizando túnel.

As impressões digitais dos quatro ocupantes da caminhonete L-200, que foram coletadas pela Polícia Federal, são elementos de prova que vão servir para a investigação e identificação dos envolvidos no crime. A delegada Sheila Freitas, continua diligenciado para prender os outros foragidos da penitenciária de Alcaçuz suspeitos de envolvimento nos homicídios dos policiais civis. Marcos Aurélio Amador Alves, também fugitivo, morreu na madrugada da terça-feira durante caçada da Polícia. O outro suspeito do duplo assassinato é o assaltante de banco Clayton José Martins da Silva, que também está foragido.
Do:TN

Preso morto é retirado de túnel após mais de 12 horas de escavações

Bombeiros conseguiram chegar ao corpo, por volta das 21h desta quarta-feira.

Foto: Sérgio Costa
O trabalho do Corpo de Bombeiros para retirar um preso que morreu soterrado dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, durou mais de 12 horas. Desde a manhã que uma equipe realizava escavações para chegar até o detento morto e isso só aconteceu durante a noite. A retirada do corpo foi realizada por volta das 21h.
De acordo com o coronel Barbosa, que comandou a operação, o túnel que desmoronou tinha cinco metros de profundidade e aproximadamente 20 metros de comprimento. Faltavam em torno de 10 metros para que o preso conseguisse concretizar sua fuga, quando a areia despencou sobre o corpo dele e o soterrou.
O incidente foi registrado na madrugada desta quarta-feira, por volta das 4h, e foi descoberto no início da manhã. Desde então, os bombeiros vinham tentando chegar até o corpo. A dificuldade maior era devido ao risco de novos desmoronamentos de terra na área do túnel, o que representava um risco para os profissionais do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a direção do presídio de Alcaçuz, o detento que morreu soterrado foi identificado como Rivanildo Divino, de 26 anos. Ele estava preso pelo crime de latrocínio, roubo seguido de morte, tendo sido condenado ainda no ano de 2008. O corpo dele será levado ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).
Do:Portal BO
 

Ladrões tentam furtar caixa eletrônico no RN, mas só levam litros de uísque

Assaltantes usaram maçarico dentro de um supermercado de Mossoró.
Crime foi registrado pela PM na madrugada desta quinta-feira (6).

 Do G1 RN
Um grupo de homens armados invadiu um supermercado no conjunto Vingt Rosado, na cidade de Mossoró,  região Oeste do Rio Grande do Norte, e tentou arrombar um caixa eletrônico na madrugada desta quinta-feira (6). Sem sucesso, os bandidos levaram 20 garrafas de uísque e uma quantia em dinheiro ainda não estimada pelo proprietário. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar.
Ainda de acordo com a PM de Mossoró, os assaltantes utilizaram um maçarico para tentar violar o terminal eletrônico. Após o crime, foram realizadas diligências pela cidade na tentativa de encontrar os suspeitos, mas até o momento a polícia ainda não tem pistas dos criminosos.
A Delegacia de Furtos e Roubos (Defur) de Mossoró está investigando o caso e aguarda as imagens das câmeras de segurança para tentar identificar os bandidos.

Fuzil de PM dispara dentro do Fórum de Assu, RN, e fratura perna de agente

PM diz que o tiro foi acidental, quando a arma foi posta sobre uma mesa.
Agente Sidicley foi socorrido ao hospital com o fêmur fraturado.

 Do G1 RN
Um agente penitenciário identificado apenas como Sidicley teve o fêmur fraturado na manhã desta quinta-feira (6) por um disparo de fuzil dentro do fórum da cidade de Assu, município da região Oeste do Rio Grande do Norte, distante 207 km de Natal. A arma, de calibre 556, pertence a um policial militar que fazia a guarda de um juiz durante uma audiência.
De acordo com o major Antônio Marinho, comandante do policiamento na região, o fuzil 556 disparou sozinho quando o PM, chamado Evandro, colocou a arma sobre a mesa da recepção do fórum.
Ainda segundo o major, o próprio policial socorreu o agente ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O comandante contou que o agente penitenciário permanece na unidade hospitalar, onde foi submetido a procedimento cirúrgico, mas não tem mais informações sobre o estado de saúde de Sidicley.
O policial Evandro é servidor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e realizava a guarda do Fórum de Assu quando ocorreu o disparo. Já o agente, segundo a polícia, foi ao local para tratar de assuntos pessoais.