Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Joaquim Barbosa é eleito presidente do 

STF; Lewandowski é vice

José Cruz /ABrJoaquim Barbosa é ministro do STF desde 2003 e assume a presidência em novembroJoaquim Barbosa é ministro do STF desde 2003 e assume a presidência em novembro

O ministro Joaquim Barbosa foi eleito presidente do Superior Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (10). Ele vai assumir em novembro o cargo que atualmente é do ministro Ayres Britto, que vai se aposentar em 18 de novembro, quando completa 70 anos.

Barbosa assume por ser o ministro mais antigo do STF que ainda não presidiu a corte. Atualmente, ele é o revisor da ação penal 470, conhecida como processo do mensalão.

O vice-presidente do STF, também eleito nesta quarta-feira, é o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão.

Homem é morto a tiros nas Quintas-


O comerciante Antônio Eduardo do Nascimento Júnior, 24 anos, foi assassinado por volta das 10h30 desta quarta (10) na rua Santa Luzia, próximo ao mercado das Quintas, Zona Oeste de Natal. A Polícia Militar não tem informações sobre a motivação da execução e nenhum bandido foi preso até o início da tarde desta quarta-feira.
Peritos averiguaram o carro dirigido pela vítima
De acordo com o informações da Polícia Militar, o comerciante estava trafegando na rua Santa Luzia acompanhado da filha, de 3 anos de idade, e de outro homem, supostamente um cliente. Quando passava pela rua, dois homens ainda não identificados emparelharam a motocicleta tipo Pop, preta, com o Gol preto de placa NOG-2358 em que estava a vítima. Foi quando ocorreu o crime.

O homem que estava na garupa da motocicleta, de capacete, seis disparos contra Antônio, atingindo três vezes a cabeça da vítima e outras três a região do ombro esquerdo. Segundo a Polícia, a arma estava tão próxima da vítima que uma das cápsulas do projétil ficou dentro do carro.

Após os disparos, os criminosos fugiram. O Gol permaneceu em movimento e cruzou a rua para o sentido contrário, atingindo uma motocicleta que seguia em sentido contrário e transportava dois botijões de gás de cozinha. O motociclista conseguiu saltar da moto antes do choque e não se feriu.
Desgovernado após ação dos bandidos, Gol preto atingiu motocicleta que seguia em sentido contrário
A população chamou o socorro médico e a Polícia, mas Antônio já estava morto antes de receber atendimento médico. O Itep foi até o local para a realização da perícia e remoção do cadáver. Levantada a ficha de Antônio Eduardo, os policiais não encontraram passagem da vítima pela polícia e não têm pistas sobre o que poderia ter motivado o homicídio. A tese de latrocínio é considerada remota.

A investigação ficará a cargo do 7º DP, comandado pelo delegado Raimundo Lucena.

Aulões: revisão para Enem e vestibular

Seguem até amanhã (11) as inscrições para os aulões de revisão gratuitos oferecidos pelo Sesc, através do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), em parceria com o Colégio Contemporâneo. A atividade é extensiva aos vestibulandos e alunos que irão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os interessados devem procurar o Sesc Centro, localizado na Rua Cel. Bezerra, nº 33, Cidade Alta, das 8h às 18h, para preencher as 300 vagas disponíveis, com turmas à tarde (13h30 às 18h) e à noite (19h às 22h). As aulas serão ministradas no período de 16 de outubro a 26 de novembro, no Espaço Contemporâneo, na Av. Auris Coelho, Bairro Lagoa Nova. O resultado será divulgado no dia 15 de outubro, no site www.sescrn.com.br e/ou pelo telefone 3211-5577, ramal 236.

Quem pode se inscrever no PCG?

Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas, cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. Todas as informações e o edital do PCG estão disponíveis no site do Sesc.

No ato da inscrição, é preciso levar os seguintes documentos originais (com cópias): RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove alguma deficiência. Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico.

Serviço:

O quê? Inscrições para aulas de revisão para vestibular e ENEM do PCG

Quando? De 08 a 11/10, das 8h às 18h

Onde? Sesc Centro: Rua Coronel Bezerra, nº 33, Cidade Alta, Natal/RN

Informações: 3211-5577 (Ramal 236)

Trio é flagrado roubando fiação da Ponte de Todos

 Portal JH
Duas pessoas foram presas e um adolescente apreendido em flagrante roubando parte da fiação de iluminação pública da Ponte de Todos Newton Navarro, que liga as zonas Leste e Norte de Natal. Com eles, os policiais militares conseguiram recuperar aproximadamente cem metros dos fios que tinham sido cortados e que, conforme os policiais militares que atenderam a ocorrência, seriam revendida no mercado irregular.
De acordo com informações do 4º Batalhão da Polícia Militar, os acusados Gilberto Rodrigues de Macedo Filho e Gilzean de Oliveira Martins estavam roubando os fios de cobre dos postes, quando foram surpreendidos pelos militares, que abordaram a dupla após os ladrões terem sido flagrados pelas câmeras de vigilância eletrônica.
O terceiro acusado, um adolescente de 17 anos, era responsável por dar cobertura à dupla e, no momento da abordagem, estava escondido embaixo da ponte, observando a aproximação de viaturas da Polícia Militar. Após ter sido flagrado pelas câmeras, o jovem foi abordado pelos militares, que desconfiaram da atitude suspeita do rapaz.
Os três acusados não reagiram à abordagem policial e foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da zona Norte, onde foram autuados em flagrante por roubo. Já o adolescente foi enviado para a Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (Ciad) de Natal, onde ficará à disposição da Justiça.
O roubo dos fios de cobre, que integram a rede de iluminação pública da Ponte Newton Navarro, também chamada Ponte de Todos, é uma prática recorrente, conforme informações da Polícia Militar. Os criminosos que praticam esse tipo de crime geralmente revendem o material para fundições ou no mercado irregular.
Para evitar esse e outros tipos de crime no local, que é um dos cartões postais de Natal, foram instaladas câmeras de vigilância eletrônica na região, que repassa as imagens captadas diretamente para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), da Polícia Militar.
A corporação pede o apoio das pessoas para evitar esse tipo de crime e, para isso, divulgam os números 190 da Polícia Militar e o 181, que é o disque-denúncia da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). As ligações são gratuitas e os dados do denunciante não são divulgados, garantindo o sigilo absoluto. Apesar disso, quem não quiser se identificar, pode fazer a denúncia de forma anônima.

Cinco cavam túnel e fogem do Provisório

- Por: Portal JH
Pelo menos cinco presos do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal, conseguiram fugir após cavarem um túnel ligando o refeitório à área externa do local, na manhã de hoje. A suspeita é que mais presos tenham conseguido escapar pulando o muro. Um veículo Fiat Strada de cor prata está sendo procurado pelos homens do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do 4º Batalhão da Polícia Militar e o auxílio do helicóptero Potiguar I, da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Segundo o oficial de operações do BPChoque, tenente Augusto Gadelha, a fuga aconteceu por volta das 10 horas, quando um dos agentes do Corpo de Guarda da unidade percebeu a presença de quatro detentos que estavam pulando o muro para a área externa. O servidor ainda efetuou três tiros de advertência para tentar assustar os fugitivos e impedir a evasão, sem sucesso.
Ele disse que um veículo Fiat Strada prata está sendo procurado pelos policiais militares por suspeita de ter dado cobertura à fuga. Após os disparos, que alertaram os agentes penitenciários de plantão para uma possível fuga em massa, os presos começaram a se agitar, mas foram controlados pouco tempo depois.
Após isso, os agentes descobriram a existência de um túnel, que começou a ser escavado ainda dentro do refeitório da unidade prisional e termina na área externa lateral à entrada do Presídio Provisório. Uma rápida contagem de presos foi feita e os agentes penitenciários notaram a ausência de cinco detentos, que podem ter fugido.
Segundo o tenente Gadelha, o fato foi comunicado à Polícia Militar, que enviou homens do BP Choque, do 4º BPM e também solicitou o auxílio do helicóptero Potiguar I, da Sesed. A aeronave passou a manhã sobrevoando a região onde o presídio está localizado, no conjunto Santarém, na zona Norte. Uma nova recontagem deve ser feita no período da tarde, para determinar o número exato de presos que conseguiram fugir.
Os presos que conseguiram fugir são: Carlos Alberto Gomes da Silva, o “Lagostão”, acusado de latrocínio; Adriano da Conceição, acusado de assalto; Alexandre Ferreira Barbosa da Silva, acusado de homicídio; Allan John da Cruz Silva, acusado de assalto e latrocínio e Rafael Abatte de Lima, acusado de assalto.