Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Polícia descobre envolvimento de mãe e filha em assalto à panificadora

As duas foram presas por um roubo registrado na cidade de Santa Cruz.


Foto: Sérgio Costa
A Polícia Civil descobriu que um assalto realizado na Panificadora Seridó, na cidade de Santa Cruz, no dia 25 deste mês, foi planejado por mãe e filha que moram em Natal. Andreia Claudia Andrade de Carvalho, de 41 anos, e Layse Andrade de Carvalho, de 19 anos, contaram com ajuda de dois adolescentes para praticarem o delito.
O delegado José da Silva Junior contou que, durante as investigações, descobriu que mãe e filha acreditavam que a padaria era um escritório, por isso, arquitetaram o crime. As duas mulheres foram presas um dia após o roubo, bem como os adolescentes apreendidos.
Eles alugaram um carro Fiat Uno para irem até Santa Cruz, município localizado na região Trairi. Em depoimento, os adolescentes contaram que Andreia Claudia ficou dentro do carro com um dos menores e a filha entrou no estabelecimento com o outro adolescente, anunciando o assalto.
De acordo com a polícia, Layse Andrade já responde a processo por assalto em Natal. Os adolescentes também já haviam sido apreendidos pela prática de roubo, inclusive, um deles era fugitivo do Ceduc. O Silva Junior disse que autuou todos nos crimes de formação de quadrilha e assalto a mão armada.
Mãe e filha também foram autuadas por corrupção de menores. Andreia Claudia Andrade é formada em administração e a filha, Layse Andrade, é aluna do curso de engenharia ambiental.
 

Terra Quente: Denarc apreende mais de 25kg de drogas e prende quadrilha


Operação teve como objetivo combater o tráfico de drogas em Natal.

Foto: Divulgação / Polícia Civil
Policias civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), comandados pelos delegados Ulisses de Souza e Márcio Lemos, deflagraram a Operação “Terra Quente” com o objetivo de combater o tráfico de drogas na capital potiguar. A ação resultou na prisão de uma quadrilha, além da apreensão de 25kg de maconha, 2,7kg de cocaína, um veículo tipo Pálio Weekend, duas motocicletas, um revólver calibre 38, 10 munições de mesmo calibre, além de quatro celulares e duas balanças de precisão.
A operação é fruto de uma investigação que durou cerca de um mês e foi desencadeada no último domingo (28), quando os policiais civis da Denarc prenderam Daniel Marques de Oliveira, vulgo “Bilú”, de 24 anos, no bairro Planalto, e apreenderam com ele mais de 3,5 kg de maconha, 460g em pedras de crack, além de dinheiro, balança de precisão, um veículo tipo Saveiro, 03 celulares e aparelhos eletrônicos.
Nesta terça-feira (30), durante o desdobramento da Operação Terra Quente, no Alto da Torre, Zona Norte de Natal, a equipe da Denarc conseguiu efetuar a prisão, de outros três traficantes, identificados como sendo Josuilly José dos Santos, de 22 anos, Emanoel Silva dos Santos, 23 anos, e Valeria de Oliveira Gabriel, de 19 anos. Josuilly e Emanoel foram autuados por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas enquanto Valeria foi autuada por associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
De acordo com o delegado Ulisses Souza, a maconha apreendida com a quadrilha está avaliada em 100 mil reais enquanto a cocaína está avaliada em 60 mil reais. “Trata-se de uma quadrilha bastante articulada e nós estamos tentado prender outro integrante, o líder desse grupo, e acreditamos que com a prisão dele podemos saber a origem da droga”, relatou durante coletiva de imprensa realizada na manhã dessa quarta-feira (31) na Degepol.
O delegado explicou ainda que a quadrilha mantinha seis casas no Alto da Torre que funcionavam como pontos de venda e depósito de drogas. Numa das casas, os policiais apreenderam cerca de 20kg de maconha enterradas no quintal. Emanoel e Daniel já tem passagem por tráfico de drogas. 

*Fonte: Assessoria / Degepo
l

Policial militar suspeito de homicídio é assassinado em São Paulo do Potengi


Sandro Richele estava em via pública quando foi morto com vários tiros.

Do:PortalBO
Um policial militar que respondia a processo por homicídio foi assassinado, no final da tarde desta quarta-feira (31), na cidade de São Paulo do Potengi. O soldado Sandro Richele de Araújo foi morto com vários tiros em via pública, próximo à Câmara dos vereadores do município.

Informações preliminares repassadas para o Portal BO dão conta que além de Sandro, uma segunda pessoa também teria sido baleada. O policial foi preso nas operações Jabulani e Laduma, deflagradas pela Polícia Civil em 2010. Na ocasião, ele era suspeito de integrar um grupo de extermínio que também traficava armas.
Em consulta ao site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a reportagem descobriu que Sandro Richele, que também é conhecido pelo apelido de “Chele”, responde a processo, de número 0000766-67.2010.8.20.0132, pelo crime de homicídio qualificado, na própria comarca de São Paulo do Potengi.

O comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que Sandro estava afastado das atividades de campo, pois estava na Junta Médica. Além do processo na Justiça comum, ele também respondia na justiça militar.

 

BRASIL TEM UM POLICIAL ASSASSINADO A CADA 32 HORAS


Um policial é assassinado a cada 32 horas no país, revela levantamento feito pela Folha nas secretarias estaduais de Segurança Pública.

De acordo com esses dados oficiais, ao menos 229 policiais civis e militares foram mortos neste ano no Brasil, sendo que a maioria deles, 183 (79%), estava de folga.

O número pode ser ainda maior, uma vez que Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas das mortes de policiais fora do horário de expediente. O Maranhão não enviou dados.

São Paulo acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, sendo 88 PMs. E só 5 deles estavam trabalhando. O Estado concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares do país, mas responde por 43% das mortes desses profissionais em 2012.

Pará e Bahia aparecem empatados em segundo, cada um com 16 policiais mortos.

Para Camila Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, o número é elevado. "Apenas para comparação, no ano de 2010 foram assassinados 56 policiais nos EUA."

Segundo ela, a função desempenhada pelos policiais está relacionada ao alto número de mortes, mas em São Paulo há uma ação orquestrada de grupos criminosos, que leva ao confronto direto com a Polícia Militar.

Os PMs foram as principais vítimas, no Brasil e em São Paulo: 201, ante 28 civis.


VULNERÁVEL

Para a pesquisadora da USP, a maioria dos policiais é morta durante a folga porque está mais vulnerável e a identificação dos atiradores é difícil.

Guaracy Mingardi, ex-subsecretário nacional de Segurança Pública, diz que os dados revelam uma "caça" a policiais.

Segundo ele, trata-se de um fenômeno recente, concentrado principalmente em São Paulo numa "guerra não declarada" entre PMs e chefes da facção criminosa PCC.

Cabe à polícia, diz Mingardi, identificar os mandantes e a motivação dos crimes para evitar uma matança após a morte de um policial.

Muitos dos policiais morrem em atividades paralelas à da corporação, no chamado bico. "A minha responsabilidade é com o policial em serviço", diz o o secretário de Defesa Social (responsável pela segurança pública) de Pernambuco, Wilsom Sales Damásio, onde morreram 14 policiais neste ano.

Em vários Estados, os policiais reclamam de falta de assistência. "Já houve o caso de um policial ameaçado que foi viver na própria associação até achar uma nova casa", afirma Flavio de Oliveira, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo.

Fonte:  Folha de São Paulo

MPRN recomenda alterações na Lei da 

Diária Operacional

A Lei que dispõe sobre as diárias operacionais dos policiais civis e militares está sendo questionada pelo Ministério Público do RN.
Para o Promotor de Justiça, Wendell Beetoven, alguns pontos devem ser observados, como o caráter voluntário do serviço extraordinário e o pagamento das diárias operacionais.
Na recomendação, o Promotor sugere ao Comandante Geral a criação de um cadastro específico de policiais interessados em prestar o serviço extraordinário a fim de efetivar a voluntariedade prevista na Lei das Diárias. Em caso de serviços emanados de ordem superior sem o pagamento de diárias, o Promotor sugere que a execução dos serviços extras sejam compensados por dispensas de turnos de serviços regulares.
Para a compensação da execução dos serviços, o Promotor levou em consideração a Resolução Administrativa nº 002/2010, a qual disciplina a carga horária dos PM’s em turnos de 12h. Caso haja alteração na Resolução, o Promotor recomendou ao Comandante Geral que observe o limite máximo de uma jornada de 180 horas mensais, “a fim de evitar retrocesso de um direito social já normatizado, atentando para os princípios da dignidade e da razoabilidade.
O Promotor ainda observa quando da designação voluntária para os serviços extras deve-se ser assegurada a dotação orçamentária e a imediata disponibilidade dos recursos financeiros, para que os PM’s não venham a receber os valores devidos em um longo intervalo de tempo.
Na recomendação, Wendell Beetoven propôs que a Governadora do Estado altere a Lei das Diárias Operacionais e encaminhe ao Poder Legislativo um Projeto de Lei em até seis meses definindo o valor de cada diária operacional, no mínimo, em seis vezes superior ao valor da hora normal de trabalho, levando em consideração a remuneração de cada militar, de acordo com seu posto e graduação.
As autoridades citadas na recomendação terão o prazo de 30 dias para informar ao MPRN as providências adotadas no texto.




BNB confirma liberação de R$ 78 




milhões para o combate à seca no RN


Foram contratadas mais de 10 mil operações, diz assessoria.
Mais de 140 municípios potiguares foram contemplados com recursos.

Do G1 RN

Seca assola 139 município do RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Seca assola 144 município do RN
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O Banco do Nordeste divulgou, na manhã desta terça-feira (30), que já superou a marca de R$ 1 bilhão concedido a empreendedores urbanos e produtores rurais atingidos pela seca em sua área de atuação, totalizando 133 mil operações realizadas. Somente no Rio Grande do Norte, segundo a assessoria de imprensa, foram contratadas mais de 10 mil operações, o que representa a liberação de R$ 78 milhões.
A assessoria do Banco do Nordeste também informou que os recursos, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional. No RN, segundo o Governo do Estado, 144 municípios estão em situação de emergência em razão da estiagem. A governadora Rosalba Ciarlini, inclusive, considera esta a pior seca dos últimos 30 anos no estado.
O diretor de Gestão de Desenvolvimento do BNB, Stélio Gama Lyra, confirmou que dos 1.308 municípios habilitados a receberem recursos do FNE Seca, 1.250 já foram atendidos. “Em quatro estados nordestinos: Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, temos operações contratadas em todos os municípios habilitados a receberem o crédito”, afirmou.
No RN, o Banco do Nordeste confirmou que os 144 municípios em situação de emergência também foram contemplados com os recursos.
As linhas de crédito contemplam investimentos e custeio ou capital de giro isolado ou associado ao investimento. Com uma meta de R$ 1,5 bilhão para esse fim, o Banco do Nordeste possui mais R$ 350 milhões em tramitação. “A nossa expectativa é atingirmos a meta até a primeira quinzena de novembro”, ressalta Stélio Gama.
Os beneficiários têm até o dia 30 de dezembro para formalizar as propostas de crédito.
Financiamentos
A assessoria de comunicação do BNB no Rio Grande do Norte informou ainda que a maioria dos financiamentos foi destinada a produtores rurais enquadrados no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal. Eles receberam R$ 650 milhões, sendo R$ 43 milhões apenas no RN. Para essas operações, o limite de crédito é de R$ 12 mil, com prazo de pagamento de até dez anos, três anos de carência e taxa de juros de 1% ao ano.
Empreendedores urbanos e rurais não classificados como 'pronafianos' compõem o restante dos beneficiários. Para esses clientes, o limite de crédito é de R$ 100 mil. A taxa de juros é de 3,5% ao ano e o prazo de pagamento é de até oito anos, com três de carência. Enquadram-se produtores rurais, cooperativas e associações, bem como empreendedores individuais, empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços, cooperativas de produção e agroindústrias
.

PM tem vídeo do casal que ameaçou 


detonar bomba em shopping de Natal


Direção do Via Direta confirma que câmeras filmaram a ação dos bandidos.
Polícia Civil aguarda relatório do BOPE para instaurar inquérito criminal.

Do G1 RN
Comente agora
Artefato deixado pelos bandidos numa caixa foi detonado pelos policiais do BOPE (Foto: Sérgio Costa)Artefato deixado pelos bandidos numa caixa foi
detonado pelo BOPE (Foto: Sérgio Costa)
A polícia já tem em mãos as imagens do casal que assaltou uma joalheria no Shopping Via Direta, na zona Sul de Natal, e que, na fuga, ameaçou detonar uma bomba caseira dentro do estabelecimento. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, câmeras de segurança captaram as imagens dos assaltantes. A gravação foi entregue aos policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), que neutralizaram o artefato na noite desta terça-feira (30).
Ao G1, a assessoria relatou que o homem e a mulher tinham boa aparência e estavam bem vestidos, o que não levantou suspeitas. Desta forma, a assessoria de imprensa afirmou também que não se faz necessário o reforço na segurança do shopping, porque o ocorrido foi atípico e não coloca em dúvida a eficácia da vigilância no local.
Em contato com o delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério afirmou que aguarda o relatório do BOPE para dar início à investigação.
O caso
Na noite desta terça-feira (30), o Shopping Via Direta, localizado no bairro de Candelária, foi esvaziado pela polícia depois de um chamado em virtude de uma bomba que estaria em uma das lojas.
O Batalhão de Operações Especial da Polícia Militar foi ao local, constatou a existência do artefato e, por precaução, o detonou. A bomba, que segundo o tenente-coronel Marcus Vinícius era de fabricação caseira, foi deixada por um casal que assaltou uma joalheria dentro do Via Direta.
Depois de recolherem joias que estavam no mostruário, o homem e a mulher deixaram uma caixa, onde afirmaram que havia uma bomba. A dupla escapou.



Polícia prende suspeito de furtar R$ 




700 mil em joias em shopping de Natal


Prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (31), em Parnamirim.
Foram apreendidos joias, pneus, assentos de carro e outros objetos.

Do G1 RN
Polícia recuperou parte das joias furtadas no estacionamento (Foto: Cedida/Degepol/RN)Polícia recuperou parte das joias furtadas no estacionamento (Foto: Cedida/Degepol/RN)
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) do Rio Grande do Norte prenderam, na manhã desta quarta-feira (31), um homem apontado como responsável por uma série de furtos, roubos e arrombamentos a carros em Natal. Em um destes crimes, o suspeito teria furtado R$ 700 mil em joias de dentro de um veículo estacionado no shopping Midway Mall, fato registrado em julho deste ano. A polícia afirma que o suspeito confessou o crime.
Antônio Góis, suspeito preso pela polícia (Foto: Cedida/Degepol/RN)Antônio Nogueira de Góis, suspeito preso 
(Foto: Cedida/Degepol/RN)
Segundo o delegado Atanásio Gomes, titular da Defur, o preso foi identificado como Antônio Nogueira de Góis, de 35 anos, mais conhecido como 'Toinho'. A prisão, batizada de Operação Midas, aconteceu em cumprimento a mandados de busca e apreensão na residência do suspeito, localizada no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal.
“Nós abrimos um inquérito para investigar um arrombamento de um carro, praticado dentro do estacionamento do Midway Mall, em julho, onde foi levado 700 mil reais em joias. Com o andamento das investigações, conseguimos chegar aos autores do crime e hoje apreendemos parte do material roubado”, explicou o delegado.
Atanásio revelou ainda que Antônio e outro jovem, identificado como Thiago Gomes Menezes, chamado de 'Thiago Padeiro', participaram do referido arrombamento e que, na semana passada, a sua equipe da Defur havia apreendido, na casa de Thiago (Parque Industrial), outra parte das joias roubadas. “Nós não conseguimos localizar o Tiago, mas estamos efetuando diligências para que possamos prendê-lo também”, disse Atanásio. Thiago já tem passagem na polícia por roubo.
Com Antônio, a Defur apreendeu vários pneus, assentos de carros, joias, bolsas femininas, aparelhos de DVD, duas TVs de LCD, aparelhos celulares, dentre outros objetos. “Ele confessou o crime e a dupla deve ser indiciada por furto qualificado. “Ambos são especialistas em fazer arrombamento de carros”, frisou o delegado.
Mão na Roda
A polícia informou também que Antônio Nogueira já havia sido preso na Operação da Polícia Civil denominada 'Mão na Roda', deflagrada no dia 1º de julho de 2010, e que resultou na prisão de 20 pessoas. Os presos faziam parte de uma quadrilha especializada em roubo de estepes e aparelhos de som, com atuação em Natal e Grande Natal.

Ladrão é fotografado por celular após roubar aparelho e carro em Morro Branco

Vítima acionou aplicativo e conseguiu captar imagens do homem que o roubou.

Foto: Cedida
Um homem ainda não identificado foi fotografado por uma câmera de celular minutos após cometer um assalto, no bairro de Morro Branco, zona Leste de Natal. O acusado tomou um veículo tipo Gol, de cor preta de placas ATS 8627, na rua Amaro Mesquita, no momento que a vítima chegava em casa. O assaltante, que agiu sozinho, usou uma pistola, exigiu o celular da vítima e em seguida as chaves do carro.
"Assim que eu entrava em casa, ele me abordou com uma pistola e ja foi pedindo a chave do carro e o celular que estava na minha mão", disse o homem que pediu para não ter o nome revelado.
O assaltante foi fotografado porque a vítima acionou um aplicativo no aparelho que libera imagens após alguém tentar usá-lo sem conhecer a senha de segurança. O bandido fez dele mesmo cerca de três fotos, uma delas nítida e clara. De acordo com informações extra-oficiais, a foto é de um homem que atende pelo nome de Zé Mário, presidiário do regime semi-aberto e morador do bairro do Bom Pastor.
Após receber as fotos, a vítima postou a imagem do assaltante nas redes sociais, no entanto, poucas pessoas se manifestaram para informar detalhes sobre o paradeiro do bandido. Além das imagens, os aparelho também disponibilizou a sua localização. A última apontava a rua Santo Apolo, no bairro Dix Sept Rosado. Qualquer informação sobre o acusado e o veículo roubado a polícia orienta ligar para o número 190.

Bope destrói caixa com bomba deixada em shopping

Caixa foi deixada em uma joalheria do shopping durante um roubo esta noite (30), e destruída preventivamente.

Policiais militares do Bope, especialistas em explosivos, detonaram há poucos minutos, na área de docas do shopping Via Direta, uma caixa contento, supostamente, uma bomba.

Segundo o tenente Guimarães, oficial de operações da Companhia de Policiamento Ambiental, que acompanhou toda a ocorrência, a caixa foi detonada preventivamente. “Pelo que foi visualizado parecia muito com duas dinamites com um celular acoplado”.

A caixa foi deixada em uma joalheria do shopping durante um roubo esta noite (30). “O assaltante deixou a caixa em cima do balcão e ameaçou a vendedora de detonar a loja, caso ela alertasse a segurança”, contou o oficial.

O subtenente Alexandre, do 5º BPM, também contou que por minutos, a mulher evitou alertar qualquer segurança sobre o roubo temendo a detonação do explosivo, mas sua angústia foi percebida e a polícia informada do ocorrido.

A administração da loja não revelou o valor levado pelo suspeito, em joias.
Do:No Minuto