Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PM prende trio suspeito de atirar em posto policial e explodir banco no RN

Felipe Gibson
Do G1 RN

Posto policial também foi alvo dos suspeitos
(Foto: Matheus Magalhães/Inter TV Cabugi)

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte prendeu na noite desta quarta-feira (15) três suspeitos de atirarem em um posto policial e explodirem um caixa eletrônico do Banco do Brasil durante a madrugada no município de São José do Campestre, na região Agreste do estado. O major Genilton Tavares, do 8º Batalhão da Polícia Militar, informou que o trio foi localizado por volta das 19h30 em um matagal no Sítio Comum, distrito que fica entre as cidades de Monte Alegre e Lagoa de Pedras, mesmo local onde houve um confronto com policiais durante a manhã. Uma Hilux utilizada nos crimes foi abandonada na ocasião.
O major Tavares conta que os suspeitos também trocaram tiros com a polícia antes dos crimes, durante a madrugada desta quarta na cidade de Serrinha. Após o novo confronto pela manhã no Sítio Comum, os homens abandonaram a caminhonete e se esconderam no matagal. "Fizemos o cerco e esperamos a saída deles. Dois suspeitos são de Natal e um de Salgueiro, em Pernambuco", acrescenta o comandante do 8º BPM. Na caminhonete abandonada foram achadas três toucas ninjas, duas bolsas vazias, uma alavanca e um rolo de cordão usados para explodir o caixa eletrônico.

Apesar das prisões, outros suspeitos ainda estão foragidos. Segundo testemunhas, pelo menos dez homens participaram da ação criminosa em São José do Campestre. Um dos policiais militares que estava no posto policial durante o tiroteio relatou que estavam ele e outro PM no momento dos tiros. "Primeiro eles nos chamaram e antes mesmo de sairmos começaram a atirar. Eu tive medo de morrer. Não tivemos tempo de reagir. Nós apenas nos protegemos e pedimos reforço", conta o PM, que preferiu não se identificar. O posto policial foi atingido por disparos de espingarda calibre 12, e pistolas 380 e 45.

A ação dos criminosos na cidade, segundo a polícia, durou cerca de vinte minutos. Apesar da explosão dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, os bandidos não levaram nada. Na fuga, os suspeitos atiraram contra os prédios do cartório, do fórum e do Núcleo de Saúde Família.

Participam da operação para a prisão dos suspeitos policiais militares do Grupo Tático Operacional do 8º BPM, e das cidades de Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde e Serrinha.

Borracheiro é assassinado a tiros no bairro de Lagoa Nova

Fonte e Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
O borracheiro David Denis Freire da Silva, de 31 anos, foi assassinado a tiros, na noite desta quarta-feira (15), quando estava na rua São Vicente, em Lagoa Nova, na comunidade conhecida como Coqueiros.
De acordo com a polícia, o borracheiro tinha acabado de fechar a borracharia e ia para vender churrasco em outro, no outro lado na rua. David estava atravessando a rua para encontrar com a mulher dele, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram.

Um dos bandidos atirou 15 vezes contra David, matando em via pública. Janilene Pereira, mulher do borracheiro, relatou que o companheiro não tinha envolvimento com nada de errado e, por isso, desconhece a motivação do crime.

A equipe de reportagem conversou com o solado Emerson, da Rondas Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam), que afirmou que a comunidade dos Coqueiros já foi cenário de vários crimes, mas não sabe dizer o que pode ter motivado este homicídio devido à lei do silêncio.

'Rezo para que queime no inferno', diz



tatuagem de suspeito de matar no RN


Jovem de 18 foi interrogado e confessou ter matado adolescente de 16.
Preso nesta quarta (15), suspeito não tinha antecedentes criminais.

Do G1 RN
Mensagem foi tatuada nas costas de suspeito de 18 anos preso em Macaíba, RN (Foto: Delegado Normando Feitosa)Mensagem foi tatuada nas costas de suspeito de
18 anos preso em Macaíba, RN
(Foto: Delegado Normando Feitosa)
"Dizem que não rezo pelas almas dos meus inimigos. É mentira. Rezo para que queime no inferno". A mensagem está tatuada nas costas do jovem de 18 anos preso nesta quarta-feira (15) por ter matado o adolescente Luanderson Oliveira Silva, de 16 anos, em Macaíba, na Grande Natal. O homicídio teria sido motivado porque o adolescente não devolveu um revólver que havia sido emprestado pelo suspeito.

O delegado Normando Feitosa, titular da delegacia da cidade, informou que ao ser interrogado, o suspeito reagiu com frieza e confessou o crime. No entanto, o jovem não tem antecedentes criminais. Ele será levado inicialmente para a triagem do Centro de Detenção Provisória de Pirangi.

"O rapaz contou que emprestou o revólver e quando foi pedir de volta o garoto disse que a polícia havia apreendido. Ele ficou com raiva, chamou a vítima para conversar e matou", relata o delegado. O crime aconteceu em um matagal no bairro Mangabeira. A família do adolescente procurou a polícia ainda na noite de terça-feira porque a vítima não dormiu em casa.

"Pessoas da vizinhança nos disseram que ouviram tiros durante a noite. Na manhã seguinte procuramos e não encontramos o corpo. Só depois conseguimos informações de quem teria adentrado o matagal e localizamos o autor dos tiros e o corpo. Interrogamos e ele confessou", disse Feitosa.

MPF denuncia 40 investigados em 




operação contra jogos de azar no RN


Dois grupos operavam esquemas de jogo do bicho e caça-níqueis em Natal.
Operação da Polícia Federal foi deflagrada em dezembro no RN, PE e RJ.

Do G1 RN

Documentos foram apreendidos durante operação de combate ao jogo do bicho no RN (Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)Documentos sendo apreendidos na operação em
dezembro (Foto: Divulgação/Polícia Federal do RN)
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF) apresentou duas denúncias contra os investigados na chamada Operação Forró,deflagrada em 4 de dezembro pela Polícia Federal e que combateu crimes relacionados a caça-níqueis e jogo do bicho. Ambas já foram recebidas pela Justiça Federal. Ao todo, incluindo dois aditamentos também entregues, 40 pessoas foram denunciadas por crimes como contrabando, participação em organização criminosa armada, corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

As denúncias são do procurador federal Rodrigo Telles e apontam a existências de duas organizações criminosas identificadas pela operação. Os dois esquemas eram liderados por pessoas diferentes, mas funcionavam em assoaciação em um imóvel em Ponta Negra, na zona Sul de Natal, onde funcionava uma casa de jogos ilegais, segundo a denúncia.

A investigação que resultou na Operação Forró é reflexo de uma anterior, que apurou lavagem de dinheiro proveniente de um esquema envolvendo os mesmos jogos ilícitos. Por meio de escutas telefônicas, a investigação mais antiga revelou que Gilberto Tavares, assassinado em agosto de 2012, explorava jogos de azar por meio do uso de máquinas caça-níquel e do jogo do bicho auxiliado por um grande grupo de pessoas.

“O fato levou tanto ao desmembramento dos negócios ilícitos do falecido quanto a uma disputa por seu patrimônio”, aponta o MPF. De acordo com as novas investigações, antigos sócios e alguns familiares de Gilberto Tavares assumiram seus negócios. A operação do jogo do bicho foi repassada posteriormente ao grupo chamado de "Os Cariocas”.

Já a administração das máquinas caça-níqueis ficou a cargo de um filho de Gilberto, que se associou aos investigados pelo jogo do bicho. Outros denunciados realizavam tarefas diversas dentro das duas organizações criminosas, que contavam com proteção por parte de alguns policiais militares e tinham entre suas práticas o pagamento de propina a policiais civis para que suas atividades não fossem combatidas.

No último dia 13 de novembro, a Polícia Federal realizou busca e apreensão na casa de jogos da Rua Ilce Marinho, em Ponta Negra, na chamada Operação Natal Feliz, nA qual apreendeu 44 máquinas caça-níquel. Um laudo confirmou a procedência estrangeira de todos os 89 componentes eletrônicos existentes nesses equipamentos, reforçando a prática do crime de contrabando.

A Operação Forró, deflagrada em 4 de dezembro, cumpriu mandados no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Pernambuco, e resultou na apreensão de mais 83 máquinas de jogos ilegais, além de documentos, aparelhos telefônicos, discos rígidos e outras mídias. A Polícia Federal executou ainda a prisão temporária de vários investigados e a condução coercitiva de outros envolvidos. No dia seguinte, outras 21 máquinas foram localizadas, assim como 16 carcaças destinadas ao mesmo fim e seis monitores de vídeo LCD. Continuam presos dez envolvidos nos crimes

.

Moradores de João Câmara, RN, 




encerram protesto e liberam BR-406


Protesto terminou por volta das 10h30; duas vias estão liberadas.
População protestou contra onda de violência na cidade.

Do G1 RN

BR-406 está interditada desde às 6h nos dois sentidos (Foto: Michelle Rincon/Inter TV Cabugi)BR-406 foi liberada por volta das 10h30
(Foto: Michelle Rincon/Inter TV Cabugi)
O protesto de moradores de João Câmaracontra a violência na cidade foi encerrado por volta das 10h30 desta quinta-feira (16). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do RN, as duas pistas da BR-406 foram liberadas e o trânsito está se normalizando no local. A BR-406 liga Natal a Macau, na região salineira do estado.
Os moradores usaram pneus queimados para interditar as duas vias da BR-406.
Segundo a PRF/RN, o protesto começou por volta das 6h. "Eles protestam contra a violência no município; dizem que a delegacia só funciona meio período e que estão ocorrendo assaltos frequentemente aos comércios da cidade. O objetivo deles é chamar a atenção para esses problemas ", informou o inspetor Everaldo Moraes, da PRF/RN
.