Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Quadrilha invade casa do prefeito de Poço Branco e família acredita em perseguição política

 Por: Portal JH
Família de prefeito denuncia ameaças e intimidaçãoes. Foto: Divulgação
Integrantes de uma quadrilha invadiram a casa do prefeito do município de Poço Branco, na Região do Mato Grande, na manhã de hoje. Fortemente armados, eles renderam as duas empregadas domésticas que estavam sozinhas no imóvel e, após espancá-las, fugiram levando objetos pessoais e vários equipamentos eletroeletrônicos. A família do prefeito, que concorre à reeleição, acredita que o ataque tenha sido motivado por questões de política e denunciam série de ameaças e intimidações.
Conforme relato das funcionárias do prefeito Maurício Menezes, os homens estavam em um veículo EcoSport com adesivos de um candidato do município de João Câmara. Eles entraram no estacionamento e, chamando por Marco Aurélio, que é o filho mais novo do prefeito, agrediram as duas mulheres com tapas, socos e pontapés.
Após constatarem que não havia ninguém da família em casa e agredirem as duas mulheres, os bandidos promoveram um arrastão no imóvel. “Eles reviraram a minha casa inteira, roubaram vários objetos pessoais nossos e também aparelhos eletroeletrônicos como computadores portáteis, televisores, equipamentos digitais e outros”, desabafou a primeira-dama de Poço Branco, Dinalva Menezes.
Ela disse que os integrantes da família vêm sofrendo ameaças de morte e perseguições desde o início da campanha política, quando seu marido, que concorre à reeleição, decidiu concorrer contra um grupo político com processos de cassação. Dinalva explicou que seu filho mais velho, o engenheiro civil Maurício Neto, já sofreu uma emboscada e que ela própria já foi perseguida quando dirigia de Natal para Poço Branco.

“Desta vez, eles invadiram minha casa chamando pelo meu filho mais novo. Eles querem nos aterrorizar, nos intimidar, agredir, tudo porque ousamos enfrentá-los nas urnas. Recebemos ameaças pelo telefone diariamente, inclusive tivemos que abandonar nossa residência em Natal, no bairro de Capim Macio, por causa dessas ameaças”, afirmou.
Dinalva disse ainda que as duas empregadas agredidas tiveram que receber atendimento médico e que uma delas, agredida ainda com uma coronhada na cabeça, desmaiou e teve que levar pontos cirúrgicos, devido à violência da agressão. “Tudo isso tem motivação política, nós temos certeza. Esse arrastão foi apenas uma desculpa, porque o que eles estão revoltados com o que estamos fazendo de bom para a cidade”, falou.

Bandidos arrastam jovem de dentro de casa e corpo é encontrado em terreno

Homens encapuzados invadiram residência e afirmaram ser policiais.

Foto: Daniel Morais / Portal BO


Os familiares do jovem Jeferson Alves de Medeiros, de 22 anos, vivem momentos de terror, desde a madrugada deste sábado (29). O jovem foi retirado de dentro de casa por quatro homens encapuzados, por volta de 1h30. No início da manhã, o corpo de Jeferson foi encontrado em um terreno baldio na rua Henrique Dias, no Igapó, na zona Norte de Natal.

Os pais da vítima estiveram no local do encontro de cadáver e confirmaram que os quatro homens entraram na residência e levaram Jeferson. Os bandidos chegaram a dizer que eram policiais civis e que a família deveria procurar a delegacia pela manhã que o jovem estaria lá.
Jeferson Alves já tinha sido preso anteriormente, mas os familiares não souberam explicar o motivo. A mãe disse apenas que da vez que o filho foi detido foi pra que ele “entregasse” outra pessoa e, dessa vez, ela pensava ser pelo mesmo motivo. Próximo ao corpo do jovem, a polícia encontrou duas cápsulas de pistola calibre 380.

Jardim de Angicos/RN






Vizinhos, sogro e nora duelam por 




prefeitura de cidade no interior do RN


Candidatos em Jardim de Angicos, Paulo e Suely não se falam há meses.
Com 15 anos, filho de Suely e neto de Paulo não vota: 'Ainda bem'.

Do G1 RN
Jardim de Angicos, RN (Foto: Fred Carvalho, do G1)Vizinhos se dividem: uns hasteiam bandeiras vermelhas, do DEM de Paulo Lima; outros apostam nas verdes, do PMDB de Suely Lima  (Foto: Fred Carvalho/G1)
Uma briga entre vizinhos, e ainda por cima parentes, vai definir o futuro de uma cidade no interior do Rio Grande do Norte. Em Jardim de Angicos, a 107 km de Natal, sogro e nora disputam o cargo de prefeito nas eleições deste ano. Eles são os únicos candidatos inscritos na corrida para governar o município de 2.607 habitantes, da região central do estado.
Jardim de Angicos (Foto: Arte/G1)
De um lado está o funcionário público Paulo Amaro de Lima, de 73 anos, que concorre pelo DEM. Prefeito por duas vezes (1977-1982 e 1989-1992), ele perdeu a eleição de 2008 para Agnelo Bandeira (sem partido), hoje seu maior aliado. Do outro lado está a servidora municipal Suely Fonseca Bezerra de Lima, de 46 anos, que disputa o cargo pelo PMDB. Uma das maiores incentivadoras de Paulo Amaro na disputa passada, ela agora é a única adversária dele.
O duelo divide a família. Filhos, tios, sobrinhos e primos estão no meio do embate político. E um parente, em especial, vive um dilema. O professor Francisco Dehom de Lima, de 45 anos, é filho de Paulo Amaro e marido de Suely Fonseca. Apesar disso, não titubeia quando o assunto é o voto: seu apoio é total à esposa.
“É uma situação impensável que estamos passando. Sempre fomos unidos politicamente. Sempre estivemos do mesmo lado. Agora estamos separados politicamente. Mas isso não atrapalha minha relação com o meu pai. Sempre que nos vemos, nos falamos do mesmo jeito”, afirma.
Suely tenta cargo pela primeira vez; Paulo tenta voltar à Prefeitura (Foto: Fred Carvalho/G1)Suely tenta cargo pela primeira vez; Paulo tenta voltar à Prefeitura (Foto: Fred Carvalho/G1)
Outro que se vê no meio da briga é o filho único de Suely e Dehom e neto de Paulo Amaro: Jonathan Dehom de Lima. Como tem apenas 15 anos, não vai poder votar nas eleições deste ano. “Ainda bem, pois não queria ter de escolher entre minha mãe e meu avô, não", brinca.
Paulo e Suely preferem não falar muito sobre a briga política. “Confesso que essa disputa com minha nora é constrangedora para mim. Sempre estivemos do mesmo lado e essa situação de agora é nova para mim”, diz Paulo. “É esquisito porque tudo o que sei em política foi o Paulo que me ensinou. Sempre estive ao lado dele nos palaques, pedindo voto para ele”, afirma Suely.
Os dois também não gostam de falar como se deu o rompimento político. Um diz que o outro descumpriu um acordo firmado há anos, sem revelar especificamente qual. “No fim da eleição passada, já tínhamos um acordo firmado. Agora ela mudou de lado”, diz Paulo Amaro. “Quem mudou de lado foi o Paulo, tanto que ele hoje é apoiado pelo prefeito, com quem disputou a eleição passada”, rebate Suely Bezerra.
Embora sejam vizinhos de porta, os dois não se falam há quatro meses. Eles dizem que é “por falta de oportunidade”. E garantem que não há animosidades entre eles. “Continuo amando o Paulo do mesmo jeito. Isso é apenas uma questão de opção política. O mesmo ocorre em outras famílias em relação à religião ou à escolha de um time de futebol para torcer”, compara Suely Bezerra. “De minha parte não há problema algum com a Suely ou com o Dehom. Terminada a eleição, independentemente do resultado, estou de braços abertos para eles”, diz Paulo Amaro.
Dehom Lima, filho e marido de candidatos em Jardim de Angicos, RN (Foto: Fred Carvalho, do G1)Dehom Lima, filho de um candidato, marido da outra, diz que vive situação 'impensável' (Foto: Fred Carvalho/G1)
Em Jardim de Angicos, quem não é servidor municipal, vive da agricultura de subsistência ou do comércio. O PIB da cidade é de 12,7 milhões. O IDH, medida resumida do progresso em renda, educação e saúde, é 0,628 – abaixo da média nacional (0,718). O município é um dos que têm mais eleitores que habitantes (151 a mais) no país.
Para boa parte da população, a disputa familiar pelo poder causa estranhamento. “Para mim, isso só mostra a desunião familiar. Se eles fossem unidos, levariam fácil essa disputa pela prefeitura”, diz a auxiliar de serviços gerais Patrícia de Souza.
O aposentado Francisco Canindé Brito concorda. Ele diz que é esquisito o fato de sogro e nora brigarem nas eleições. “É a primeira vez que vejo isso aqui em Jardim de Angicos. É uma coisa fora do comum. O que espero é que quem vença melhore a situação da cidade.”
A dona de casa Ana Maria de Souza tem a mesma opinião: “Se eles fossem unidos, seria melhor para toda a cidade. Tomara que isso aconteça após a eleição”.
Jardim de Angicos, RN (Foto: Fred Carvalho, do G1)Disputa entre sogro e nora causa estranhamento à população (Foto: Fred Carvalho/G1)

Homicídios crescem 10% na capital e 13% na região metropolitana de Natal

Dados foram repassados ao G1 pelo comando da Polícia Militar.
Secretaria de Segurança se nega a falar sobre o aumento dos assassinatos.

Do G1 RN

Faca encontrada pela polícia (Foto: Henrique Dovalle, da Inter TV Cabugi)Número de homicídio aumentou na capital e
na região metropolitana de Natal
(Foto: Henrique Dovalle, da Inter TV Cabugi)
Os crimes de homicídio cresceram 10% na capital potiguar e 13% na região metropolitana de Natal quando comparados o intervalo de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011 e o mesmo período de 2012.
Os números pertencem à Polícia Militar doRio Grande do Norte, que registra as ocorrências de assassinatos em relatórios elaborados pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Os dados foram repassados pelo Comando do Policiamento da Região Metropolitana logo após a ocorrência de uma chacina que vitimou cinco homens no último dia 17, no bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste da capital. Na ocasião, dois homens armados com espingardas calibre 12 saltaram de um veículo preto, abordaram o grupo e dispararam à queima-roupa. A Polícia Civil designou dois delegados para as investigações. Porém, até o momento, não há informações oficiais sobre os suspeitos ou sobre a motivação dos crimes.
Após receber os dados da PM, o G1 solicitou à Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) explicações para o crescimento do assassinatos na capital e na Grande Natal. Por e-mail, inclusive, foi requerido à assessoria de comunicação da pasta dados detalhados sobre as cidades da região metropolitana que mais registraram crimes de homicídio de janeiro até o presente momento. Apesar de várias ligações telefônicas, não houve resposta.Ainda se questionou sobre o andamento das investigações, mas também não houve retorno algum.
Bar da Amizade, no bairro de Cidade Nova, foi palco da chacina (Foto: Ricardo Araújo/G1)Bar da Amizade, no bairro de Cidade Nova,
foi palco da chacina (Foto: Ricardo Araújo/G1)
A Polícia Militar foi procurada para tratar sobre o assunto, mas a corporação prefere que o posicionamento seja feito pelo secretário Aldair da Rocha, que não atendeu ou retornou as várias ligações feitas para o seu telefone funcional.
Governo afirma que a criminalidade caiu 9% na Grande Natal
Nesta sexta-feira (28), a governadora Rosalba Ciarlini entregou à Polícia Militar 108 viaturas e 2 mil pistolas calibre ponto 40 como reforço para o policiamento na região metropolitana de Natal. Na ocasião, a chefe do executivo estadual declarou: “Isso significa mais estrutura para que a polícia possa, ostensivamente, combater a violência e diminuir a criminalidade”, acrescentando, em seu discurso, que o Estado conseguiu diminuir em 9%, neste primeiro semestre, a violência na Grande Natal.
Embora tenha anunciado a queda no índice de criminalidade, a governadora não explicou como a Secretaria de Segurança Pública chegou a este dado. “Esse número é baixo. Precisamos de mais e, para isso, é fundamental que o policial esteja mais equipado, mais estruturado e possa ter mais condições de oferecer segurança nas ruas e, com isso, proteger mais a população”, limitou-se a dizer.
Assassinatos registrados pela Polícia Militar (2011/2012)
Na capital, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011: 
211
 homicídios
Na capital, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2012: 
232
 homicídios
Crescimento: 9.9%
Na região metropolitana de Natal, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011: 
335
 homicídios
Na região metropolitana de Natal, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2012:
379 homicídios
Crescimento: 13.1%
Mossoró

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) registrou, de janeiro ao dia 10 deste mês, 93 mortes violentas no município de Mossoró, na região Oeste do estado. De acordo com a Polícia Militar, a maioria dos crimes tem como motivação o envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.
Segundo o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, major Correia Lima, nem todas as mortes registradas pelo Itep neste período podem ser consideradas homicídios. "Das 93 vítimas, 61 foram assassinadas, 11 morreram em confronto com a polícia, 6 sofreram lesões corporais e chegaram a óbito posteriormente, 4 faleceram no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas eram de outras cidades. E o restante morreu em acidentes de carro", disse o comandante.
Mapa da Violência
No Mapa da Violência 2011, traçado pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal - órgão criado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) -, Mossoró contabilizou ao longo do ano passado exatos 169 homicídios. O número representa uma taxa de 65,03 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, quando o aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de no máximo 10 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas em uma mesma cidade.
De acordo com a PM, o número de homicídios em Mossoró tem reduzido, pois, em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a 10 de setembro), foram registrados 135 crimes de assassinato no município. Contudo, de janeiro a setembro de 2012, a taxa de homicídios no município já é de 35,08 para cada 100 mil habitantes, ou seja, três vezes mais que o valor tolerado pela ONU.

Jovem de 18 anos é apontado como assassino de oito pessoas em Natal

'Coqueirinho' foi apresentado pela Polícia Civil nesta segunda-feira (01).
Jovem nega maioria das acusações: “Só matei uma pessoa”, defendeu-se.

Do G1 RN
Jailson (Foto: Rafael Barbosa, do G1)Jailson dos Santos Araújo, o Coqueirinho (Foto: Rafael Barbosa, do G1)












A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu um jovem de 18 anos conhecido como 'Coqueirinho', que já responde por cinco homicídios ocorridos em Natal e, segundo a própria polícia, também suspeito de ter cometido outros três assassinatos. Trata-se de Jailson dos Santos Araújo, detido no final da tarde deste sábado (29) na comunidade do Mereto, na Zona Oeste da capital potiguar.
O policial civil Valdir Freire, chefe de investigação da 8ª DP, revelou que a prisão de Coqueirinho foi realizada em cumprimento a um mandado judicial expedido pela 3ª Vara Criminal de Natal. Ainda de acordo com Freire, o jovem havia sido liberado do Ceduc Pitimbu há seis meses, onde cumpriu medida socioeducativa durante um ano e quatro meses referente a três assassinatos sobre os quais respondeu à Justiça. Jailson foi liberado em abril passado, quando atingiu a maior idade.
Quatro meses depois, ainda de acordo com informações da polícia, Coqueirinho já estava sendo acusado novamente de outros dois crimes. Ele é apontado pela polícia como responsável pelas mortes de Jeilson Rafael, em agosto de 2011, e Marcelo Fernandes, em julho último. Este último, paraplégico.
Coqueirinho conversou com o G1. Ele nega a maioria dos crimes, mas admite ter matado uma vítima, em agosto do ano passado. Com relação ao assassinato de Marcelo Fernandes, ocorrido em julho passado, ele também nega a autoria. "Só me assumo com o que faço. E esse eu não matei. Só matei uma pessoa", afirmou.
Segundo os agentes da 8ª DP, as investigações apontam para a culpa de Jailson nos dois homicídios, motivados por causa de dívidas com o tráfico de drogas. Contra Coqueirinho, a polícia ainda apura a participação em outro três assassinados, os quais Jailson dos Santos teria praticado quando ainda era adolescente.

Jandaíra/RN

Eleições 2012 - Confira em flashes mais alguns momentos da Motocada e Pit Stop realizada pela Juventude 23

 

SãoBento do Norte/RN,Na mira de Assaltos



 Domingo de terror na praia

              Por Voltas das 18:30 hs deste domingo clientes do bar do léo viveram momentos de terror,
Tres Meliantes encapuzados e armados assaltaram os clientes do bar do Léo na praia do Farol.Os meliantes chegaram e anuciaram o assalto encapuzados, levando dinheiro e objetos pessoais dos clientes,no momento um dos clientes percebeu o que ocorria e tentou sair no carro e um dos meliantes atirou contra o veiculo.Aproveitando a ausencia dos Policiais do destacamento de São Bento que estavam trabalhando em dois comicios no municipio e a falta de Policia em Caiçara do Norte (Politicos da oposição tiraram os PMs), os meliantes tiveram tempo para agirem livrementes.Em cada destacamento um único homen de serviço por dia, isso é o retrato da segurança em nosso estado.

A política em clima de guerra em São Bento do Norte/RN





 
                                     Momento em que começava uma briga
                                     Parte do povo indo pra cima de um adversário


O Prefeito Junior Lucas e sua Vice Dona Riva saiu pelas ruas de São Bento em uma grande passeata tinha tudo para ser uma passeata normal mas alguns eleitores de ambos os lados na se conteve e tiveram alguns conflitos entre eles, em clima de guerra, na tarde deste sabado teve gestos obscenos e muitas provocações. Depois das provocações, brigas e revolta popular. O Promotor da cidade teve que intervir junto a policia para não haver algo pior.
  Do:Informatica e Fotos
 

Grupo da terceira idade de Jandaíra/RN visita Caiçara/RN

                                                             Idosos Jogando Cartas
                                                                 Idosos  no forró
                                                                  Nenen Sanfoneiro


                                             Coordenadora do grupo de Jandaíra D.Francisquinha
                                                                   e  Suely
Neste sábado dia 29, o grupo da terceira idade de Jandaíra,fizeram visita aos idosos de Caiçara do Norte do grupo de idosos Frei Damião,ao chegarem os mesmos visitaram a praia do farol e alguns tomaram banho de mar e em seguida foram para  a associação onde jogaram cartas dançaram forró pé de serra  ao som da sanfona de nenen Sanfoneiro de trincheiras.Para melhorar o bem estar dos idosos a visita teve o total apoio da secretaria de ação Social de Jandaíra,Sec.Prof:Hélcio Luiz