Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Analista do Ibama denuncia: Pesca da lagosta no RN é realizada cem por cento de maneira ilegal

        RN é o segundo maior produtor do país, perdendo apenas para o Ceará. Foto: Divulgação

Cem por cento da pesca da lagosta é ilegal no Rio Grande do Norte. A informação é do coordenador do projeto Doc Natal e analista ambiental do Ibama Airton De Grande, durante uma discussão sobre a situação da pesca ocorrido no órgão na manhã de hoje. O objetivo do evento foi de denunciar a prática ilegal de pesca no estado, bem como orientar as pessoas que queiram aprender filmar com celulares ou máquinas digitais os flagrantes de agressão a natureza para divulgar no Doc Natal.
A questão da lagosta é grave, conforme explicou Airton de Grande. Em virtude do alto preço os pescadores preferem lagosta e vêm com isto os problemas. A pesca de lagosta tem que ser com covo, uma armadilha própria para este tipo de pescado e a cauda da lagosta tem que ter no mínimo 13 centímetros, isto indica que ela já reproduziu. Uma cauda menor indica um prejuízo à natureza, conforme explicou o ambientalista.
Ocorre que no RN e no Brasil onde se pesca lagosta existe um apoio da sociedade para que a pesca clandestina continue acontecendo. Os pescadores pescam com redes ou com um compressor o que é proibido e caso sejam flagrados podem pegar até três anos de prisão de multa que varia de 700 a 100 mil reais, no entanto o Ibama não consegue flagrar. É quando chega um carro com a fiscalização, sai um motoqueiro que avisa ao pescador e este esconde ou se desfaz da lagosta.
“Tais atitudes estão fazendo com que as lagostas do RN sejam cada vez menores. Somos o segundo maior produtor do país, perdendo apenas para o Ceará, mas se não cuidar pode ser que a lagosta entre em extinção”, falou Airton, acrescentando que os pescadores trabalham contra eles próprios.
O problema também diz respeito ao atum, que quando pescam com rede, vem com aguilhão branco e negro. Este peixe está com proteção ambiental então o pescador caso ainda o veja vivo deve devolver ao mar, caso o peixe já tenha morrido tem que doar ao IBAMA, não pode comercializar, mas os pescadores comercializam o produto.
Os ambientalistas Marcelo Gomes de Lira e Juliana Zagalia, engenheiros de pesca, fizeram uma palestra na manhã de hoje, sobre a maneira como vem acontecendo a ação dos pescadores no estado. Ambientalistas do Ibama estiveram presentes na última semana em Natal reclamando os mesmos problemas do estado, que acontecem do Espírito Santo ao Amapá e acreditam que para resolver o problema só mesmo com o apoio da Marinha, da Receita Federal e da Polícia Federal.
O assunto foi levado à sede do IBAMA em Brasília e deverá ser marcada uma reunião do superintendente nacional do Ibama, com o Ministro da Marinha, bem como com os representantes máximos da Receita Federal e da Polícia Federal para discutir uma forma de parceria no combate a pesca ilegal.
Airton de Grande adiantou ainda que possa ser que, face aos problemas atuais, seja decretado que por dois anos não se possa pescar lagosta, para que elas possam se reproduzir normalmente.
A idéia inicial era que esta palestra sobre a pesca de lagosta irregular tivesse algumas imagens enviadas pela sociedade, para o Doc Natal, o que não aconteceu, então para os presentes foi ensinado como usar o celular e a câmara fotográfica para filmar, uma vez que o documentário a ser gravado não precisa ter a qualidade profissional.
Com relação ao projeto Doc Natal que foi lançado oficialmente no dia 5 de junho último trata-se de uma iniciativa de analistas ambientais e de estudantes de cinema que abriram mão de produzir um documentário da maneira tradicional, individualista, para realizar uma obra compartilhada com os natalenses, tendo fundamentado no slogan “O que está errado com o meio ambiente na sua cidade? Não fale; filme”, com isto o Ibama quer estimular a população a produzir pequenos vídeos sobre a situação ambiental em seu município. Os melhores vídeos serão compilados num documentário que pretende retratar a percepção dos cidadãos sobre os problemas ambientais na região metropolitana de Natal.
 Portal JH

PM impede ação criminosa e apreende explosivos em Natal


Bandidos fugiram, mas polícia apreendeu máscara de gás, luvas, munição de alto calibre, capuz, explosivo e grampo. Foto: José Aldenir
A Polícia Militar apreendeu explosivos e vasto material usados para arrombamento de agências bancárias, após intensa perseguição e tiroteio com cinco homens na madrugada de hoje, em Natal. Os bandidos abandonaram o veículo no bairro de Nova Descoberta e fugiram após se embrenhar no Parque das Dunas, próximo ao 7º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército. A suspeita é que eles planejavam explodir caixas eletrônicos na Capital.
Segundo o oficial de operações do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente Rafael Soares, os criminosos usaram um Honda Civic prata que havia sido tomado por assalto horas antes no bairro de Mirassol. Eles  foram localizados durante a madrugada, em atitude suspeita em uma rua do bairro de Lagoa Nova. Ao perceberem a presença dos policiais, os homens passaram a atirar contra as viaturas.
Ele disse que durante a perseguição, que contou com o apoio de policiais militares do Batalhão de Choque (BPChoque), os criminosos continuaram atirando contra os policiais e jogaram grampos de aço na pista, para furar os pneus das viaturas “Eles estavam muito bem preparados, parecia que já tinham planejado aquela ação há muito tempo”, afirmou.
O tenente explicou que a perseguição e o tiroteio só acabaram quando os bandidos chegaram ao bairro de Nova Descoberta. Diante do cerco policial, eles abandonaram o veículo com o material e se embrenharam na mata do Parque das Dunas. Os policiais ainda entraram na área, procurando os criminosos, mas devido à escuridão e à grande extensão da área, não conseguiram localizá-los.
Conforme o relato policial, os cinco integrantes da quadrilha estavam fortemente armados, com espingardas calibre 12 e pistolas nove milímetros e ponto 40, de uso restrito. Segundo o tenente Rafael Soares, a suspeita é que a quadrilha planejava explodir caixas eletrônicos em uma agência bancária de Lagoa Nova.
Além dos explosivos, eles também portavam pés-de-cabra, munições, capuzes, luvas, grampos e outros materiais, que, conforme a Polícia Militar, são comumente usados em arrombamentos e explosões às agências bancárias e caixas eletrônicos. Diante do alto poder de fogo dos criminosos, foi preciso pedir reforço ao Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Segundo o tenente Soares, após a apreensão do material e do veículo, este foi devolvido ao seu proprietário na manhã de hoje, após passar por perícia pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep).
Além do arsenal usado pelos criminosos, a forma de atuação e a resposta imediata que os criminosos tiveram ao avistarem os policiais demonstra que são bandidos experientes, possivelmente já participaram de outros arrombamentos e explosões de agências bancárias. O tenente não descarta a possibilidade de eles serem responsáveis por outras ações cometidas no Estado.
Todo o material apreendido dentro do veículo foi levado para a Delegacia de Plantão da zona Sul, no bairro da Candelária, onde foi lavrado o termo de apreensão. Já os explosivos, montados com quatro bananas de dinamites amarradas em duplas foram encaminhado para a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Dame).
 - Por: Alessandra Bernardo
Acidente deixa seis pessoas feridas na BR-427
  13/08/2012

 (Foto: J. Júnior)
Um grave acidente foi registrado por volta das 20h30 desse Domingo (13), na BR 427, próximo a entrada da Mina Brejuí, em Currais Novos. O acidente envolveu um veículo Celta, de placas MZF-4734, conduzido por José Balmes W. de Medeiros, 47, e um Fiat Uno de placas MZE-3045, conduzido por Dilson Galvão Freire, 56. Os dois colidiram frontalmente, segundo as vítimas, após o Celta invadir a pista contrária.

No Fiat Uno também estavam Lúcia Dantas de Almeida, 55, esposa do condutor, os dois filhos do casal e mais um enteada. Os dois filhos do casal estão internados em observação no Hospital Regional de Currais Novos, mas passam bem. A suspeita é de que o condutor do Celta estaria alcoolizado.

Segundo informações da PM de Currais Novos, não havia médico de plantão na emergência do Hospital Regional de Currais Novos neste fim de semana, e as vítimas foram atendidas por socorristas e médicos que passaram no momento do acidente. Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Vejam imagens do maior comício das mulheres 23 já realizado em Jandaíra/RN

                                            Concentraçãom em Frente a casa do Prefeito Fabinho

                                               o povo chegando em frente a casa de Fabinho
                                        Grande Multidão na maioria mulheres dizendo Sim ao 23



                                           Roberto Matias, Celio(Blog na Alça de Mira) e Roberta
                                                            As imagens dizem tudo


                                               Lucineide Lima representando O Vereador Bambão

Uma grande multidão tomou conta das ruas de Jandaíra na sexta feira , dizendo sim a candidatura de  Selmo Prefeito e Iranildo Vice.Com a participação na maioria mulheres,sairam em passeata de frente a casa do Prefeito Fabinho rumo a casa 23 e deram conta do recado,falando em nome de esposos, irmãos e pais.As mulheres Bacurais estão de Parabéns pela festa que fizeram.                                                                  
                                                            Vereador Bambão e Eleitora
                     
                                                                      Rejane e Rosilene
                                     Kaline falando por sua mãe Gracinha Pepé
                                                        Prefeitavel Selmo e Lucineide
                                                                     Candidata Wigna
                                                 Blog Jandaíra em foco e Patelinho
                                             Katiane falando pelo seu Pai Laercio Neves
                                              A multidão atenta as oradoras
                                                          Marina e seu pai Pref:Fabinho
                                                                         Marina e Iris

Popó Porcino quebra o silêncio e fala sobre os 37 dias que ficou nas mãos de sequestradores

Depois de amargar 37 dias em um cativeiro, nas mãos de uma quadrilha de sequestradores, o empresário Porcino Fernandes da Costa Segundo, Popó Porcino, 19, quebrou o silêncio e concedeu uma entrevista exclusiva ao O Mossoroense.

Ele relata o sofrimento do cárcere e diz que nunca perdeu a fé em Deus e no trabalho da polícia.

Simples no jeito de falar, Popó Porcino diz que a amizade feita com os sequestradores o ajudou nas negociações e a superar o medo. Ele destaca que a partir de agora vai ser mais cuidadoso e prestar mais atenção por onde anda.
Leia entrevista a seguir:

O Mossoroense: Como foi a sua captura?
Popó Porcino:
Quando terminei de correr, antes de entrar no caminhão de apoio, fui interceptado e levado pelo bando.
OM: Durante o trajeto até o cativeiro você estava com os olhos vendados ou via para onde ia sendo levado?
PP:
Estava com a cabeça para baixo sem ver nada.
OM: O que os criminosos falavam durante o percurso até o cativeiro?
PP:
Não falaram nada, silêncio profundo.
OM: No cativeiro, você ficou acorrentado e como era a relação com a quadrilha?
PP:
Fiquei acorrentado, mas fiquei amigo deles. Foi onde facilitou tudo para as negociações.
OM: Qual o momento mais tenso durante o cativeiro?
PP:
No momento da mudança do cativeiro, esse sempre era o momento mais tenso.
OM: Chegou a ser agredido fisicamente?
PP:
Não.
OM: O que passava pela sua cabeça durante os dias em que esteve em poder dos sequestradores?
PP:
Tentei ficar bastante tranquilo, foi o que ajudou a passar o tempo.
OM: Chegou a falar com a sua família? Com quem? O que falou?
PP:
Sim, cheguei a falar com meu pai e minha mãe. Só pedia para eles me tirarem dali.
OM: No dia do resgate, quando você ouviu a polícia invadindo, o que passou na sua mente?
PP:
No momento não imaginei que fosse a polícia. Quando eles entraram no quarto onde eu estava só fiz comemorar e agradecer a Deus pelo pesadelo ter chegado ao fim.
OM: Como foi o reencontro com a família?
PP:
Só alegria. Fiquei bastante feliz em rever minha família.
OM: Qual a importância da polícia no seu sequestro?
PP:
Tenho muito a agradecer a eles, pois os policiais foram muitos profissionais. Estão de parabéns.
OM: O que muda de agora em diante?
PP:
Ter bastante cuidado e prestar atenção onde ando.

Por Jornal O Mossoroense

ASSALTO - 13/08/2012
deputado João Maia é vítima de assalto
A polícia ainda não sabe quem foram os dois homens que assaltaram o deputado federal João Maia na manhã deste domingo(12) quando ele deixava o sítio da família em Jardim de Piranhas com destino ao centro da cidade.
O deputado reconheceu que um veículo parado no meio da pista era do empresário e aliado político Neo que tinha acabado de deixar o sítio, mas não imaginava que o amigo estava sendo também assaltado.
Pensando ser algum problema com o carro pediu que o motorista reduzisse a velocidade, foi quando os dois assaltantes renderam João Maia e os demais integrantes do veículo.
Aparentemente calmos, os assaltantes só exigiram o dinheiro e em nenhum momento agrediram ou ameaçaram as vítimas.
João Maia contou que estava com pouco dinheiro e ainda pediu para que eles deixassem R$ 100,00 para abastecer o veículo e eles assim fizeram.
Comente

OFICIAL SUPERIOR DESABAFA A REALIDADE DA POLÍCIA MILITAR

De um alto-coturno, sobre a interdição parcial na Penitenciária de Alcaçuz e a possibilidade de se estender a outras unidades: – “Com essa problemática, os policiais civis dizem que não podem custodiar os presos, alegando que não é atribuição deles, então vai sobrar para nós da PM, que nunca alegamos falta de estrutura e tapamos o buraco de todo mundo. Acho que isso deveria ser pesado quando reivindicamos melhorias”.

E continuou: – “Tivemos o nosso subsídio, agora tem que se pensar nosso plano de carreira, pois desde 1997 que não há concurso para sargentos do quadro combatente; temos o menor número de oficiais em proporção ao número de policiais. Para você ter uma idéia, em 2014 teremos pouquíssimos tenentes para atuar na rua (tenente é o responsável pela fiscalização do policiamento)”.

Concluiu: – “A Polícia Militar, que sempre está atuando em todas as áreas sem alegar falta de estrutura ou outras desculpas, deveria ser vista com melhores olhos. E esse problema de termos que tapar buracos dos outros às vezes nos prejudica, pois a nossa atividade fim, que é o policiamento ostensivo, fica com deficiência de efetivo. Mas estamos sempre prontos para servir a toda à sociedade”.
TRIBUNA DO NORTE