Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Militares definem novas ações pela Lei de Promoção de Praças

Categoria vai realizar manifestação pacífica durante o desfile de 7 de setembro.

Foto: Divulgação / ACS-PM
Na manhã desta quinta-feira (5), policiais e bombeiros militares estiveram reunidos no Clube Tiradentes e definiram ações que serão realizadas pelas categorias, nos próximos dias. A ideia é promover cada vez mais o debate entre a sociedade e os próprios militares sobre a importância da aprovação da Lei de Promoção de Praças. Além disso, eles esperam um encontro com o Governo do Estado.
A Assembleia Geral contou com a presença de diretores de associações e seus associados e estabeleceu, por exemplo, que neste sábado, dia 7 de setembro, quando será realizado o tradicional Desfile Cívico, nos arredores da Praça Cívica, militares que estiverem de folga, bem como seus familiares, deverão participar de um manifesto pacífico.
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, soldado Roberto Campos, explica que os militares estão sendo convocados para levarem faixas e também atuarem na distribuição de panfletos, mostrando detalhes da Lei de Promoção. “O dia 7 de setembro é uma data emblemática para os militares e todos os brasileiros, então, é uma excelente oportunidade de mais uma vez reforçamos nossa luta por melhores condições”, avalia.
Já para o dia 18 deste mês, os militares agendaram uma grande assembleia que será realizada em via pública, no centro de Natal, a partir das 14h, devendo mobilizar centenas de policiais e bombeiros, como foi registrado no último ato público realizado em 23 de agosto, quando a categoria saiu em passeata até a Governadoria.
Naquela ocasião, inclusive, os representantes das associações protocolaram um ofício solicitando reunião com o Governo do RN. Porém, até o momento, o Executivo estadual não recebeu a categoria e nem mesmo sinalizou uma data para o encontro. Roberto Campos lembra que a Lei de Promoção de Praças tem como objetivo reverter um quadro de injustiça profissional, tendo em vista que a Polícia Militar tem, atualmente, soldados com 30 anos de serviço sem serem promovidos.

*Fonte: Assessoria / ACS-PM

PM de folga persegue dupla que tentava assaltar pessoas na Prudente de Morais

Suspeitos estavam em uma moto de posse de uma arma e foram vistos pelo militar.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um policial militar de folga trafegava pela avenida Prudente de Morais, nesta quinta-feira (5), quando percebeu que dois rapazes em uma motocicleta tentava assaltar pessoas no trânsito, mas não conseguiam, porque as vítimas aceleravam seus veículos e fugiam. A partir daí, ele passou a perseguir os suspeitos.
Na altura do shopping Midway Mall, o policial de folga acionou colegas da Polícia Militar do 1º Batalhão e uma viatura comandada pelo soldado Geraldo interceptou os dois suspeitos, encontrando com eles um revólver calibre 32 municiado.
Um dos jovens é um adolescente de 17 e o outro foi identificado como Jeferson Costa da Silva, de 19 anos. Os dois disseram que estavam armados porque têm inimigos e precisavam se proteger.
No entanto, o soldado Leite, que perseguiu a dupla, foi taxativo ao relatar que viu os dois tentando assaltar mais de uma pessoa na avenida Prudente de Morais.

Oficiais da PM criticam governo e afirmam que não têm o que comemorar no 7 de setembro

Em nota, categoria apresenta pontos que contrapõem o que é apresentado pelo governo em propagandas

Foto: Thyago Macedo / Portal BO
Após os praças da Polícia Militar terem expressado insatisfação com o Governo do Estado e realizado um grande ato público no dia 23 de agosto, os oficiais da PM também demonstram preocupação com a atual administração. Eles criticam o governo e afirmam que a categoria militar não tem o que comemorar neste 7 de setembro.
A Associação dos Oficiais Militares do RN produziu uma nota explicando alguns dos pontos da insatisfação. De acordo com a entidade, que congrega os oficiais da PM e Bombeiros, há meses vem sendo pleiteada uma reunião com o Governo do Estado para discutir questões ligadas à segurança pública e a categoria.
“Esta desatenção do governo, que não dialoga com os oficiais, evidencia que a situação real da segurança pública do Estado não condiz com uma realidade que tenta ser escondida por autoridades da segurança pública”, afirma a nota.
Com isso, os oficiais destacam que neste dia 7 de setembro, os militares do RN não têm muito o que comemorar. A Associação apresenta ainda, na nota, alguns dos principais pontos que são alvo de solicitações e mostram como a realidade é diferente da propaganda do governo.
Os oficiais pedem que o governo cumpra e aplique as promoções de posto dos oficiais, interrompidas desde abril de 2011. Além disso, a categoria pede que haja a revogação do Decreto 20663. “Isso é fundamental para a redução da interferência política nas promoções dos oficiais. Esse decreto extinguiu, ainda no governo passado, o limite quantitativo para a promoção dos oficiais”, explica a Associação.
O objetivo dos oficiais da PM é a revogação do decreto para que apenas 50% dos aptos a promoção possam concorrer às vagas por merecimento e tempo de serviço. Isto, de acordo com eles, prestigiará os oficiais que estão há mais tempo trabalhando no exercício de atividades e diminuirá a probabilidade das indicações políticas.
Outro ponto da pauta dos oficiais é que o governo abra concurso interno para cabos e sargentos para motivar a tropa e facilitar o comando dos policiais.

Mulher é encontrada morta no Rio Potengi

Populares visualizaram o corpo e acionaram a polícia e os bombeiros.

Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Moradores da Comunidade do Salgado informaram para a polícia, na tarde desta quinta-feira (5), que visualizaram um corpo boiando no Rio Potengi, no Bom Pastor, e após irem até o local confirmaram que se tratava de uma mulher morta.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu localizar o corpo da mulher já em uma área de mangue. Os bombeiros então levaram o corpo para as margens do rio, para que os profissionais do Instituto Técnico-Científico de Polícia pudessem leva-lo.
O soldado Costa, do 9º Batalhão, disse que a polícia foi informada que a mulher morta seria moradora de rua e tinha sido vista pela última vez na zona Norte de Natal. Ela portava uma bolsa com alguns objetos dentro. A princípio, não foi observado nenhum ferimento no corpo, porém, somente após o exame necroscópico é que a causada morte será apontada.
Pequenos pescadores terão benefícios da previdência
Ministro Manoel Dias e Abraão Lincoln

Aposentadoria, auxílio doença e salário maternidade são direitos defendidos pelo presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores

O presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), Abraão Lincoln, defendeu, nesta quarta-feira, em reunião com os ministros do Trabalho, Manoel Dias, da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela, em Brasília, a inclusão dos pequenos pescadores artesanais nos benefícios do trabalho e previdência. Esta é uma luta antiga da categoria que ganhou força após a Lei da Pesca.

Abraão Lincoln voltou a apelar aos ministros para que os pescadores de pequenas embarcações e também das grandes passem a ter direito, por exemplo, a aposentadoria, auxílio doença e salário maternidade. Parte destes profissionais estão excluídos deste processo, mesmo com a Lei da Pesca protegendo o direito, tanto dos que atuam com embarcações de arqueação bruta 10 (pequenos barcos) como os de maior dimensão. (apenas os de barcos médios e cadastrados gozam do benefício hoje).

De:Assis Silva

Galinhos/RN

Após assalto aos correios de Galinhos, bandidos abandona veiculo e toca fogo para não deixar pistas.

Ontem a agência dos correios na cidade de Galinhos foi assaltada por três homens  armados. Eles anunciaram o assalto e apreenderam fuga por barcos que fazem a travessia para o Pratagil (lugar de embarque e desembarque para quem vai para a cidade).
Ao chegar no Pratagil, os mesmo fugiram em um carro tipo FOX DE COR PRETA.
Os destacamentos de policia da região foram acionados, como Jandaíra, Guamaré e Macau, antes do veiculo sair na BR 406, os bandido entraram no matagal abandonando o veículo e tocaram fogo para não deixar pistas.
Policiais continuam fazendo o cerco com diligências na região na tentativa de prender os mesmos.
Fonte guamáre em dia

O FIM!!! Câmeras flagram casal roubando setor de transportes da Polícia Civil

Um casal foi flagrado roubando, na madrugada desta quinta-feira (5), no setor de transportes da Polícia Civil, onde também são consertados os carros da instituição. O crime foi registrado pelas câmeras de vigilância do local, que funciona ao lado da sede da Delegacia Especializada em Combate ao Crime Organizado (Deicor), no bairro da Ribeira, em Natal. Não havia vigilantes no pátio e ninguém foi preso.
O roubo ocorreu por volta entre as 4h27 e 4h53. O homem saltou o o muro lateral do pátio, abrindo o portão de madeira e liberando a passagem da mulher que também participou do roubo. Dentro do pátio, onde há 53 carros da Polícia Civil, a dupla conseguiu forçar a entrada no portão de metal que separa o pátio do local onde os veículos são consertados. De lá, o homem levou uma caixa completa de ferramentas, um condensador de ar e um carregador de bateria automotiva. O prejuízo foi estimado em R$ 4 mil.
Com o roubo, a Polícia Civil ficou impossibilitada de proceder os consertos dos automóveis que estão parados no pátio. De acordo com o chefe do Setor de Transportes, Ranulfo Alves, desde que a Guarda Patrimonial foi retirada do local que não há vigilância no pátio. "Temos 16 câmeras de segurança, que registram tudo. Porém, não temos ninguém aqui tomando conta do local", lamentou.
Apesar do roubo, Ranulfo Alves disse que o prejuízo poderia ser maior. Além dos itens da oficina, também são guardadas peças dos veículos e pneus novos. Nos carros, há rádios com a frequência da polícia. Contudo, nada foi levado.
As imagens de segurança serão utilizadas para a investigação. De acordo com a Polícia Civil, não há suspeitos sobre o caso. "Pareciam usuários de drogas, como vários que circulam pela área durante a madrugada", disse Ranulfo Alves.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE