Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2016

Em 20 minutos, motorista é autuado duas vezes pela Lei Seca em Natal

Fiscalização aconteceu na madrugada desta quinta-feira (3).
Ao todo, foram 61 carteiras de habilitação recolhidas e 8 carros apreendidos.

Do G1 RN
Motorista foi pego fumando skank  (Foto: Capitão Styvenson Valentim)Motorista foi pego fumando skank (Foto: Capitão Styvenson Valentim)
Um homem foi autuado duas vezes, em menos de 20 minutos, ao ser parado em duas barreiras de fiscalização da Lei Seca realizada na madrugada desta quinta-feira (3) na Zona Sul de Natal. Nos dois casos, segundo o capitão da PM Styvenson Valentim, o motorista aparentava estar sob efeito de bebida alcoólica. E, em ambas ocasiões, se recusou a fazer o teste de bafômetro. A diferença, ainda de acordo com o oficial, é que o motorista estava sem habilitação ao ser abordado na segunda blitz, uma vez que o documento havia ficado retido na primeira. 

"Ele, porque voltou a se recusar a fazer o bafômetro e porque estava sem a CNH. E ela, que já não estava mais no carro, porque entregou a direção do veículo para uma pessoa sem habilitação. Conseguimos autuá-la pela ficha que ela preencheu na primeira blitz, quando se responsabilizou em levar o dono do automóvel para casa", explicou o capitão. Styvenson relatou que na primeira blitz, montada no bairro de Ponta Negra, o homem foi abordado e convidado a fazer o bafômetro, mas se recusou. Ao se negar a fazer o teste, ele foi autuado administrativamente, a habilitação dele ficou retida e o carro entregue a uma mulher, que depois de comprovar estar devidamente apta a conduzir o veículo, levou o motorista embora. Já na segunda barreira, montada no bairro de Capim Macio, o mesmo motorista foi novamente flagrado dirigindo o carro. Desta vez, foram autuados os dois, ele e a mulher. 

A operação
A Operação Lei Seca realizada nesta madrugada em Natal contou com cinco pontos de fiscalização. Além das barreiras em Ponta Negra e Capim Macio, a PM e o Detran também montaram duas barreiras no conjunto Morro Branco e uma na Av. Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim, bairro de Parnamirim, na região Metropolitana da capital. Ao todo, foram 61 carteiras de habilitação recolhidas e 8 carros apreendidos.

Segundo o capitão Styvenson Valentim, contou que também chamou a atenção o caso de um motorista que foi flagrado usando drogas dentro do carro. "Além de estar dirigindo bêbado, o homem estava fumando skank", disse. O skank é uma espécie de maconha cultivada em laboratório e com efeito concentrado. Dentro do carro os policiais encontraram a droga, dois isqueiros uma garrafa de vodka vazia e outra de uísque pela metade.
Arte bafômetro vale (Foto: Editoria de Arte / G1)
Lei Seca
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.
Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.
Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

Justiça nega liberdade a PM suspeito de facilitar roubo a banco no RN

Desembargador justificou que pedido já havia sido negado anteriormente.
PM teria repassando informações para facilitar ação da quadrilha.

Do G1 RN
Quadrilha desligou sistema de segurança, arrombou grades e pegou dinheiro de gavetas, mas não conseguiu violar o cofre da agência (Foto: Leonardo Arruda/PM de Caraúbas)Quadrilha desligou sistema de segurança, arrombou grades e pegou dinheiro de gavetas, mas não conseguiu violar o cofre da agência (Foto: Leonardo Arruda/PM de Caraúbas)
A Justiça do Rio Grande do Norte negou o pedido de liberdade da defesa de um Policial Militar acusado de auxiliar uma quadrilha durante um assalto a banco em maio de 2015, na cidade de Caraúbas, na região Oeste do estado. De acordo com o desembargador Gilson Barbosa, o pedido da defesa é uma repetição de um pedido anterior, já negado pela Justiça.
O militar foi preso durante uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, que resultou também na prisão de outros três suspeitos de assaltarem a agência bancária. Ele foi detido no local de trabalho e encaminhado para uma unidade da PM, em Mossoró.De acordo com o Tribunal de Justiça (TJ) do RN, o militar foi preso sob a acusação de corrupção passiva. Segundo os autos do processo, no momento do crimem o policial militar estava de serviço na 3ª Companhia da PM de Caraúbas e tinha a missão de passar informações para o grupo de suspeitos que estava no Banco.

Deputados do RN extinguem 690 cargos comissionados na Assembleia

Resolução foi aprovada à unanimidade nesta quinta-feira (3).
Casa vive polêmica com revelação do alto número de cargos comissionados.


Do G1 RN
DOCUMENTO AL (Foto: Reprodução)Resolução foi aprovada pelos deputados nesta quinta e deve ser publicada na sexta (Foto: Reprodução)
Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram nesta quinta-feira (3) a extinção de 690 cargos comissionados na Assembleia Legislativa. A resolução com a medida vai ser publicada nesta sexta (4) no Diário Oficial do Estado (DOE) e estabelece cortes imediatos. A Assembleia Legislativa potiguar passa por polêmica após a revelação do alto número de cargos comissionados, o que foi possível com a implementação Portal da Transparência.

O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira, disse que a Casa já estava pensando em extinguir os cargos antes mesmo de toda a repercussão. "Diante da crise econômica que estamos passando desde o ano passado, já vínhamos trabalhando nessa redução. Já estávamos pensando nisso antes mesmo da publicação do Portal da Transparência. A Casa aprovou à unanimidade essa resolução, que prevê cortes imediatos", falou o parlamentar.O G1 teve acesso com exclusividade à resolução 032/2016. O documento revoga uma autorização de 2012 da própria Assembleia que prevê a subdivisão em três de cada cargo de agente legislativo. Por essa autorização anterior, a Casa tem 345 agentes legislativos 1; mais 345 agentes legislativos 2; e outros 345 agentes legislativos 3. Com a revogação, ficam extintos os cargos de agentes legislativos 2 e 3, o que somam 690 cortes imediatos.

Atualmente, a Assembleia Legislativa do RN possui 3.181 servidores. Destes, apenas 552 são efetivos, sendo 173 aposentados ou pensionistas. Outros 51 são cedidos de outros órgãos e os demais 2.592 (o equivalente a 81,4%) são funcionários indicados pela Mesa Diretora ou pelos próprios parlamentares.
Somente entre os anos de 2011 e 2015, durante a gestão do deputado Ricardo Motta, foram criados 1.712 cargos de confiança. A partir do início deste ano, já com a presidência de Ezequiel Ferreira, foram 44, o que dá um total de 1.756 comissionados – número que representa um aumento de 86% no total de funcionários ativos. Enquanto isso, os cargos de provimento efetivo e os de livre nomeação e exoneração já totalizam 379 e 2.592 servidores, respectivamente, o que significa que para cada cargo efetivo existem hoje sete cargos em comissão.
O MP já investiga 22 pessoas suspeitas de serem "funcionários fantasmas" da Assembleia Legislativa potiguar. E também já instaurou um novo procedimento administrativo para apurar a constitucionalidade das leis e normas que criaram os cargos na AL. A portaria que determina a investigação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (2).
No início do mês, manifestantes se fantasiaram de 'fantasmas' e protestaram em frente ao prédio da Assembleia, em Natal. Manifestos também se multiplicam pelas redes sociais, todos em razão da quantidade dos servidores ativos e comissionados revelados pelo novo Portal da Transparência da AL.
'Fantasmas' protestaram contra o alto número de cargos comissionados na Assembleia do RN (Foto: Francisco Nascimento)'Fantasmas' protestaram contra o alto número de cargos comissionados na Assembleia (Foto: Erick Dias)
OAB
Na nota, a OAB informou que vai acompanhar as investigações do Tribunal de Contas do Estado sobre o número de funcionários da Assembleia e que vai exigir que o Legislativo potiguar apresente os dados referentes às denúncias, "além de provocar a Casa no sentido de que sejam chamados os eventuais 'funcionários fantasmas' para que devolvam aos cofres públicos os valores recebidos sem trabalhar", esclarece a nota.

 Governador
Nesta quinta (3), em entrevista à Inter TV Cabugi, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, disse que a filha dele, a bacharel em Direito Janine Faria, deveria refletir sobre o cargo que ocupa no gabinete do deputado estadual José Dias e deixar a Casa, tudo para evitar um desgaste em razão de toda a polêmica em torno do alto número de cargos comissionados na Assembleia Legislativa potiguar. “Eu acho que, se depender da vontade do pai, eu acho que ela deve entregar o cargo e sair. Não por ter cometido algum erro, ou pecado, ou algum ato ilegal, mas para ela ter paz”, disse Robinson (veja entrevista ao lado).

Robinson e a filha viraram alvos de críticas após o Portal da Transparência da AL ter revelado, em fevereiro, que mais de 81% dos funcionários da Casa são indicados pela Mesa Diretora ou pelos próprios parlamentares. Segundo o Portal, Janine ocupa a função de secretária de gabinete parlamentar e recebeu R$ 3.507,07 de salário base em janeiro. No mesmo mês, ela também foi gratificada com R$ 6.924,59 provenientes de outras vantagens. Com o desconto de R$ 1.478,85, o resultado foi o pagamento líquido de R$ 8.952,81.

Tentativa de assalto em ônibus acaba com suspeito e passageiro baleados

Fato aconteceu na noite desta quarta-feira (02), no bairro Nordeste; vítima passa bem

Sérgio Costa   
FOTO: CEDIDA
Uma tentativa de assalto dentro de um ônibus da empresa Guanabara resultou em duas pessoas feridas um passageiro e um jovem suspeito de 17 anos. O fato aconteceu na noite desta quarta-feira (02), na Avenida Felizardo Moura, no bairro Nordeste.
De acordo com uma equipe da Guarda Municipal, que assumiu a ocorrência, um jovem armado com um revólver anunciou o assalto, mas inesperadamente foi rendido por um desconhecido, que também estava no transporte. Antes de entregar a arma o suspeito atirou atingindo a vítima de raspão, houve revide, o assaltante acabou sofrendo um tiro no peito e socorrido para o pronto socorro Clóves Sarinho.
Ainda segundo os agentes da Guarda a arma usada pelo suspeito foi apreendida e a vítima também socorrida pelo SAMU sem graves ferimentos. O motorista do ônibus coletivo foi até a delegacia de plantão da zona Norte, no bairro Potengi para fazer um Boletim de Ocorrência.

Polícia Militar fecha ponto de venda de drogas no Pajuçara

Quatro pessoas foram detidas durante a operação.

portal BO
FOTO: DIVULGAÇÃO / PM
Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) detiveram quatro pessoas suspeitas de envolvimento com o comércio ilegal de entorpecentes e e apreenderam 59 pedras de crack, 15 trouxas de maconha, de diversos tamanhos e valores para comercialização, um tablete contendo 300g de maconha, que ainda seria fracionado, balança de precisão, 21 aparelhos celulares de diversos modelos e R$ 1.160,00 em dinheiro fracionado.
A ação ocorreu fracionado durante uma abordagem de rotina, nesta quarta-feira (2), no Loteamento Nova República, no bairro Pajuçara, na zona Norte de Natal.

Moisés Lima da Cunha, de 21 anos, Anderson Melo de Oliveira, de 20 anos, David Erick Tenório, de 25 anos, e Cleyton Pontes de Oliveira, de 18 anos, foram detidos quando consumiam entorpecentes em frente a uma residência abandonada onde o material foi encontrado. Os quatro foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para o registro a ocorrência e demais providências.

Na residência de uma das pessoas detidas, a Polícia Militar ainda encontrou certa quantidade de maconha e uma cápsula de munição calibre .50 que também foi encaminhada à delegacia para ser incluído ao processo.

Suspeito de assaltar Correios de Boa Saúde morre em confronto com a Polícia

Ocorrência foi registrada na tarde desta quinta-feira.  

FOTO: CEDIDA
Uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) foi acionada para prender suspeitos que assaltaram uma agência dos Correios na cidade de Boa Saúde, nesta quinta-feira (3), e criminosos dispararam contra os policiais civis.
No confronto, um dos suspeitos, que não teve a identidade revelada até o momento, veio a óbito. Um outro comparsa, também não identificado, foi preso na cidade de Vera Cruz por policiais militares.
A Polícia conseguiu apreender uma motocicleta que havia sido roubada e uma pistola.