Páginas

domingo, 18 de novembro de 2012

Diego Branco foge mais uma vez da polícia

Acusado de matar policiais deixou a moto na fuga.

Diego da Silva Alves, mais conhecido como Diego Branco, conseguiu fugir de um cerco policial mais uma vez. O jovem de 21 anos, que é acusado de vários crimes, como assaltos, latrocínios e inclusive de ter matado um policial, estava em uma rua na cidade de São Gonçalo do Amarante, quando a polícia chegou ao local. Diego escapou com dois comparsas entrando no mangue.
O criminoso estava preso no presídio Estadual de Alcaçuz, mas conseguiu fuga há cinco meses. De acordo com o tenente Tales, do BPChoque, os policiais chegaram no local, conhecido como Baixa da Coruja, após receberem uma denúncia dando conta que Diego e outros dois homens estavam lá.
Cerca de 15 policiais foram até ao bairro de Jardim Lola e constataram o fato. Ao avistarem a polícia, Diego branco e dois outro homens identificados por "Marron" e "Pirata" correram em direção ao mangue tornando a perseguição difícil.
"Nós fomos informados sobre a presença de Diego em uma rua do bairro Jardim Lola e fomos até lá. Quando localizamos os suspeitos ele abriram fogo contra nós que também revidamos, mas ele usaram um local de difícil acesso para se esconder", relatou.
Na pressa, Diego Branco deixou uma motocicleta 300 cilindradas para trás. O veículo com placas NOA-7186 tem queixa de roubo e foi apreendida pelos PMs. Até o momento não há informações sobre o paradeiro de Diego. Dezenas de viaturas realizaram abordagens pelo bairro, mas ainda segundo o tenente Tales, toda e qualquer suspeita será investigada pela Polícia Civil. 

Resumo sobre atentedos aos PMs do RN

Comandante Geral da PM esclarece ameaça contra policiais do RN

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canidé de Araújo, procurou a equipe de reportagem do Nominuto para esclarecer e retificar informações sobre as supostas ameaças de ataques contra policiais do Rio Grande do Norte.
Ele explicou que em recentes conversas como comandantes da PM de São Paulo e de Santa Catarina, estados onde ocorreram os ataques, ele foi alertado da possibilidade de atentados contra policiais daqui do estado e que a recomendação feita a todos os policiais militares do RN é uma medida preventiva.
Araújo ainda retificou a informação da existência de possíveis datas para os ataques no RN.
“Estamos tomando medidas protetivas baseadas em informações coletadas nos estados onde ocorreram os ataques contra PMs. As informações estão sendo analisadas pela nossa Inteligência, mas não há notícias de alvos ou datas de ataques”.

Walfredo Gurgel não tem vaga de UTI para policial civil que sofreu atentado



A que ponto chegou a caótica situação na rede estadual de saúde.
O agente de polícia Valdir Freire, 49 ano, chefe de investigação da 8ª Delegacia de Polícia, que sofreu uma atentado na tarde desta sexta (16), passou por uma cirurgia para a retirada de uma bala no fígado, os procedimentos atenderam as expectativas, mas, acreditem, não há vaga de UTI no Hospital Walfredo Gurgel para recebê-lo.
Está na fila de espera.
Um policial que trabalha para preservar vidas não recebe do Estado a garantia de, pelo menos, salvar a sua.

“Nós tomamos medidas de proteção”, diz Comandante Geral da PMRN sobre recomendações de segurança feita aos policiais militares

O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte emitiu um comunicado nesta sexta-feira (16) orientando à proteção dos policiais, em referência aos atentados ocorridos contra PMs do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo nos últimos dias. A nota reitera que “todos os integrantes desta Corporação deverão manter a cautela necessária à sua segurança, estando de serviço ou de folga”.
O informativo, divulgado no Boletim Geral, é assinado pelo comandante geral, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. O coronel Araújo explicou que conversou com os comandantes das PMs do Paraná e de São Paulo nos últimos dias e eles mencionaram os ataques. “Nas conversas, eles citaram os acontecimentos e nós tomamos medidas de proteção”, disse em contato com a TRIBUNA DO NORTE nesta tarde.
O comandante explicou que as medidas são para os policiais manterem a cautela em prol da própria segurança. “Nós tomamos medidas de proteção e toda documentação referente a segurança de outros Estados estamos coletando para o nosso centro de inteligência e repassando para os batalhões”, disse.
O comunicado menciona que os policiais “observem as normas e procedimentos de segurança durante as abordagens pessoais, veículos e edificações”. No entanto, frisa que o zelo pela segurança deve haver também nos dias de folga.
Para o coronel Araújo, algumas medidas podem ajudar para “preservação da vida” dos policiais, como cita o comunicado. “Evitar locais que não são compatíveis com o decoro da classe, locais que tenha risco de confusões, evitar se envolver em ocorrência policiais quando estiverem de folga”, exemplificou.
Em São Paulo, pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram presas recentemente acusadas do assassinato de policiais. Os criminosos cometiam os homicídios para pagarem dívidas que tinham com o tráfico. Em Santa Catarina, ônibus foram incendiados, assim como sedes da PM foram alvos de disparos.

SANTA CATARINA: “O pior já passou”, diz cúpula da segurança de SC sobre ataques e Governo descarta ajuda federal



A cúpula da segurança pública de Santa Catarina afirmou na tarde desta sexta-feira (16) que já identificou quais facções criminosas ordenaram os ataques e qual foi a motivação.
“É uma reação às ações do Estado no combate ao tráfico de drogas e no endurecimento do sistema prisional”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, em entrevista.
D´Ávila disse que não daria mais detalhes da investigação para não atrapalhar os trabalhos e não informou se os mandantes estão presos.
Segundo ele, há dificuldade para prevenir os ataques porque “a investigação ainda é incipiente”.
O secretário de Segurança Pública, César Grubba, afirmou que os serviços de inteligência de agências federais já estão colaborando com o Estado. “Estamos em reuniões constantes, trocando informações”, disse.
Grubba afirmou, no entanto, que nesse momento não é necessário pedir ajuda para reforçar o patrulhamento das ruas.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, isso só será feito se “a situação se agravar”. Ele diz que o Estado tem condições de garantir a segurança da população graças a uma força reserva de cerca de 100 alunos da Academia de Polícia e 400 policiais do interior do Estado. “O pior já passou, a paz vai ser restaurada”, disse.
“Determinamos que cada comando regional esteja pronto para deslocar grupos de 30 homens para Florianópolis ou para qualquer cidade em que seja necessário”, Marcineiro.
Desde terça-feira, 43 pessoas foram detidas no Estado por suposta participação em 59 ataques. Cerca de 20% dos suspeitos são menores de idade, segundo a Polícia Militar.
De acordo com o diretor do Deap (Departamento de Administração Prisional), Leandro Lima, o Estado não vai se dobrar aos ataques e continuará aplicando a legislação com rigor.

Comandante Geral alerta PM’s contra ataques criminosos

Questionado sobre as ameaças, coronel Araújo confirmou a existência de possíveis datas para os ataques no RN.
Os frequentes ataques contra policiais militares das Regiões Sul e Sudeste do país, também têm preocupado o Comando da PM RN. Segundo o coronel Francisco Canindé de Araújo, em recentes conversas como comandantes da PM de São Paulo e de Santa Catarina, estados onde ocorreram os ataques, ele foi alertado da possibilidade de atentados contra policiais daqui do estado.
“Estamos tomando medidas protetivas para evitar surpresas. Estamos difundindo informações recebidas de outros estados de forma sigilosa para serem analisadas pela Inteligência”. Questionado sobre as ameaças, o coronel confirmou a existência de possíveis datas para os ataques no RN.

Policial civil sofre atentado em Natal


O policial civil Valdir Freire, chefe de investigação da 8ª Delegacia de Polícia, foi baleado na tarde desta sexta-feira (16) no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. As primeiras informações fornecidas pela Delegacia Geral de Polícia (Degepol) dão conta de que o policial estava no Bar do Assis, na rua dos Paianases, conhecida também como avenida 10, quando foi alvejado.
O atentado aconteceu no cruzamento da rua Paianases com a rua Baraúnas, no Alecrim, nas proximidades da Igreja Universal do bairro. Valdir Freire estava no bar aguardando uma viatura que o levaria para 8ª DP, quando dois homens armados em uma moto desceram e dispararam contra ele. Um dos tiros – de pistola ponto 40 – atingiu o policial na região do fígado.
Após os disparos, os criminosos seguiram em fuga. A Polícia Militar realiza diligências na região para encontrar os bandidos desde o momento do crime.
O policial foi levado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) para o pronto-socorro Clóvis Sarinho para os atendimentos médicos necessários. A assessoria do Hospital Walfredo Gurgel informou, por volta das 16h, que o policial havia dado entrada no centro cirúrgico. Valdir Freire de Lima chegou ao hospital consciente, mas seu estado de saúde é gravíssimo.

Comando da PMRN divulga nota recomendando cautela a policiais durante folga e em serviço


O Comando da PMRN divulgou nesta sexta-feira, 16, uma nota recomendando aos policiais militares do RN que sejam cautelosos durante o serviço policial e em suas folgas.
A nota menciona os ataques ocorridos recentemente aos agentes de segurança pública de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. A nota alerta aos PMs que observem as normas e procedimentos de segurança durante o serviço ostensivo e quando de folga.
Há especulações de que os ataques possam difundir nos Estados do Nordeste, conforme notícia divulgada em um site de Sergipe. Segundo a matéria veiculada no site Faxaju, investigações da Polícia Civil apontam para o risco da difusão da onda de ataques a policiais no Nordeste.
Confira a recomendação divulgada pela PMRN:
A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte orienta a todos os Militares que, devido aos recentes ataques a Agentes de Segurança Pública dos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, todos os integrantes desta Corporação deverão manter a cautela necessária à sua segurança, estando de serviço ou de folga.
A PMRN alerta aos Militares que observem as normas e procedimentos de segurança durante as abordagens pessoais, veículos e edificações, inclusive quanto à condução e o porte de arma de fogo quando no período de folga, para evitar possíveis tentativas de roubo, bem como a utilização dos equipamentos de proteção individual durante todo o serviço ostensivo.
Nós, Militares, integrantes da Polícia Militar do RN, que realizamos diuturnamente a segurança da sociedade potiguar, devemos observar nossa segurança, quer estejamos de serviço ou enquanto estivermos de folga, visando preservação da vida.

PM’s que residem em outros Estados poderão portar arma de fogo da PMRN


O Boletim Geral nº 215, de 14 de novembro de 2012, publicou a Portaria nº 295/2012, a qual altera a Portaria que dispõe sobre as Normas para Registro e Porte de Arma de Fogo na PMRN.
A Portaria altera o dispositivo que trata do porte de arma de fogo de propriedade da PMRN. Segundo a Norma anterior, os Militares somente poderiam portar a arma de fogo da PMRN em outro Estado quando de serviço. No entanto, após indagações acerca dos PM’s que residem em outros Estados, principalmente os que trabalham em Municípios limítrofes, o Comando Geral da PMRN concedeu o porte para os PM’s que comprovem a residência em outra Unidade da Federação.
A medida beneficiará os militares que trabalham na PMRN e moram em outros Estados, os quais poderão portar normalmente a arma de fogo pertencente à PMRN.

Justiça determina Comando da PM promover policiais militares a Sargento Especialista Motorista


O Boletim Geral nº 213, de 12 de novembro de 2012, publicou a promoção de 39 policiais militares que realizaram o Curso de Formação de Sargentos Especialistas. A promoção foi oriunda de uma determinação judicial, haja vista que os PM’s haviam concluído o Curso de Formação desde o mês de julho.
No entanto, o Juiz de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública, Ibanez Monteiro, determinou a promoção com lotação no Quadro Especialista Motorista (QPMP-8), o qual foi extinto pelo Decreto nº 21.849/2010. Durante a recepção dos sargentos recém-promovidos, o Tenente Coronel Borges, Subdiretor de Pessoal, informou que por essa determinação os PM’s não mais serão promovidos a 2º Sargento, visto que o quadro ao qual pertencem fora extinto.
Entretanto, o Oficial ainda informou que poderão ser promovidos os que ainda servirão à PMRN durante os próximos dez anos, devido à legislação atual permitir que após 10 anos de graduação de 3º Sargento, o policial poderá ser promovido.
Apesar dos impasses, os policiais promovidos comemoram a vitória após quinze anos de espera.
"Pra este sujeito não tem jeito"
Deri é preso de novo 

A semana passada este indivíduo foi detido em Macau por Major Fernandes depois de consumir comida e bebidas em uma pizzaria e saiu sem pagar, agora preso novamente em Guamaré. Além de Assaltos a mão armada ele age com muita "lábia". Segundo informações de populares que moram no bairro CEAC em João Câmara  onde ele costuma visitar, ele anda sempre armado, mas usando uma espécie de "Camufla" isto é; Quando as armas não estão com ele estão entocadas. Foi esta a expressão usada por um informante a Polícia Militar.
Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (16), guarnição foi acionada por populares, informando que havia um indivíduo praticando assaltos em comércios e residências.
Sobre o comando do Subtenente Luiz Carlos, os policiais militares; Sargento PM Dimas, Cabo PM Barrela, Cabo PM Botelho, Sd PM Santos e Sd PM Pedro, foi feito uma varredura na cidade a procura do acusado  Imagens de câmaras de seguranças de comércios e residências, ajudaram a polícia a identificar o bandido, de pronto, o Subtenente Carlos o reconheceu, que se tratava de um indivíduo de alta periculosidade.
Os policias caíram em campo e prendeu o acusado que estava de carona em uma motocicleta, já tentando fugir da cidade.
Os policias fortemente armados, mandaram parar, e sem alternativa se entregou. Identificado como Valderi Firmino da Cruz “Vulgo Deri”, ele é acusado de vários delitos na região e tem várias passagens pela polícia.
Conhecido por ser um bandido de extrema frieza, calculista e uma boa conversa para quem não conhece, é assim que ele chega nos lugares por onde passa para cometer os crimes.
O subtenente Luiz Carlos de Souza, disse à reportagem que entre os delitos praticados por ele, está o roubo de armas da delegacia da Cidade de Jandaíra, já fugiu de lá e de outras delegacias arrombando as grades, quando preso em Jandaira, ele além de ter fugido, ainda levou armas e munições do distrito policial.

“Deri” foi encaminhado à delegacia de policia de Guamaré para ser autuado em flagrante delito, e deverá dizer a autoridade competente onde estão as armas e os produtos furtados dos comércios pela madrugada.

Guamaré em Dia