Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Militares lançam Segurança com Segurança e continuam acampados na Governadoria

Por Redação
Imprimir  Enviar  Texto: 
Fotos: Divulgação / ACS-PM
O movimento dos policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte em prol da Lei de Promoção de Praças ganhou mais força nesta quinta-feira (5). Cansados de esperar por uma definição por parte do Governo do Estado, as categorias lançaram o movimento Segurança com Segurança, que visa, dentro da legalidade, exercer o trabalho policial somente com condições de estrutura e segurança para os policiais e para a sociedade.
 
Viaturas foram encostadas, durante a manhã, no 3º BPM
 
Com isso, viaturas que estejam com problemas, como pneus carecas, estão sendo encostadas nas unidades. O policial que dirige uma viatura sem possuir o curso de condutor específico exigido por lei para aquele tipo de veículo não deve continuar exercendo essa atividade, por se tratar de um ato ilegal.
Essas e outras providências estão sendo apresentadas por representantes de associações para que todos os militares possam participar do Segurança com Segurança. “A tropa está revoltada com a falta de estrutura da polícia e o Governo do Estado trata a categoria com desprezo. Por isso, os policiai e bombeiros estão se sentido enganados”, declara o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar, soldado Roberto Campos.
Os policiais e bombeiros, inclusive, estão acampados em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo, desde a terça-feira (3). De acordo com Roberto Campos, o acampamento vai continuar até o Governo enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa.
Além do Segurança com Segurança, os policiais estão com o movimento Tolerância Zero, intensificando o trabalho nas ruas para retirar de circulação qualquer individuo que pratique atos ilícitos. “Nossos movimentos não são em forma de greve, até porque o sistema militar não tolera esse tipo de atitude, por isso, buscamos outras alternativas, sempre mantendo a legalidade dos movimentos”, completa Roberto Campos.
Inclusive, as associações representativas dos policiais e bombeiros estão orientando os militares de folga que, caso eles não queiram trabalhar no Carnatal 2013 em sistema de Diária Operacional, não são obrigados.
Isso porque o artigo 1º da Lei Estadual nº 7.754/99, de 18 de novembro de 1999, tem a seguinte redação: “Fica criada a Diária Operacional, vantagem específica de natureza compensatória, destinada ao policial civil ou militar, que voluntariamente, em período de folga, for empregado na sua atividade fim, de polícia judiciária ou de policiamento ostensivo”.
Diante da redação do dispositivo legal, a assessoria jurídica da ACS-PM explica que “fica claro e evidenciado o caráter de voluntariedade do servidor que desejar realizar o serviço extra, de modo que não deve prosperar a imposição de uma escala de serviço que obrigue o militar estadual a se submeter a um serviço alheio a sua escala convencional”.
 

Homem morre eletrocutado em “gambiarra” montada em casa de praia

Residência em construção tinha fios e arames ao redor da obra, todos passando corrente elétrica.

Por Sérgio Costa
Imprimir  Enviar  Texto: 
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um homem ainda não identificado morreu, na noite desta quarta-feira (4), após ser eletrocutado por fios e arames em uma espécie de “gambiarra” ilegal montada ao redor e dentro de uma casa de praia, em Cotovelo. A residência em construção tinha fios e arames ao redor da obra, todos passando corrente elétrica.
 

 
Por volta das 18h, um homem, possivelmente morador de rua, teria se aproximado e entrado no quintal da residência, quando acabou sendo eletrocutado. O jardineiro Rogério Costa relatou que, por volta das 18h, um homem com sintomas de embriaguez foi pedir socorro a ele, informando que tinha uma pessoa morrendo eletrocutada em uma casa, no outro quarteirão.
Rogério contou que saiu do trabalho e foi até o local indicado e, ao chegar lá, encontrou a vítima ainda tentando se livrar dos fios. O jardineiro foi até a caixa de força e desligou o sistema de energia. “Quando eu cheguei, os fios estavam brilhando, saindo faíscas, e o homem ainda se mexia. Foi então que acionei o SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], mas ele não sobreviveu”, comentou.
O cabo Almir, do 3º Batalhão da Polícia Militar, informou que a atitude de quem colocou arames e fios com energia elétrica ao redor da casa foi de extrema irresponsabilidade, tendo em vista que qualquer cidadão de bem poderia ser vítima de um ato tão covarde.
“Esse tipo de coisa é ilegal e irresponsável. Até porque nós sabemos que poderia ter sido uma criança, jogando bola e que de repente poderia entrar ai. Ou até mesmo um policial em diligências tivesse que entrar também morreria eletrocutado”, destacou o cabo Almir.

Santa Catarina divulga proposta salarial para PM, SD 1ª CL 5.317,94

O governo do estado encaminhou à Aprasc no começo da tarde, a proposta salarial a ser aplicada a todos os segmentos da segurança pública (praças, oficiais, delegados, agentes da Polícia Civil e IGP), a qual divulgamos agora para conhecimento de todos.  “Seguimos a lógica de não divulgar nada que não tivesse o timbre do Centro Administrativo, conforme decidido em reunião de diretoria”, enfatiza o presidente da Aprasc, Elisando Lotin. No começo das negociações, explica ele, a lógica da diretoria era divulgar tudo o que estava acontecendo e, no entanto, por várias vezes, em função dos encaminhamentos das negociações que envolvem outros segmentos, estes eram modificados sistematicamente. “Neste contexto, tudo  que eu e o Sgt Fortuna divulgávamos, acabava por não condizer com a realidade do momento”, frisa Lotin.
O presidente da Aprasc salienta que, em todas as reuniões, a diretoria reiterou aos negociadores do governo a posição das duas assembleias gerais realizadas pela Associação, que deliberaram pela recusa do subsídio na medida em que este implicasse em perda de direito históricos. “O governo insistiu na aplicação do modelo discutido (subsídio), apresentando vários argumentos os quais não cabe citar aqui agora. Tendo isso como base, bem como o fato de que nossas assembleias decidiram por não perder direitos, procuramos minimizar, resolver e até ganhar direitos que não temos hoje, como por exemplo, a promoção automática para cabo e terceiro sargento, proposta que ainda está em discussão”, relata. Entre os direitos que a diretoria buscou manter, está o da remuneração uma graduação acima quando da nossa ida para a reserva. Outro direito, motivo de muito debate que ainda continua, frisa Lotin, é sobre a jornada de trabalho. “Nesta questão, ainda estamos trabalhando junto ao comando e a outras instituições militares (Acors e Abvo) no sentido de criar uma lei que mantenha a jornada de trabalho que temos atualmente”.
É importante salientar, continua Lotin, que no modelo do subsídio, tanto o triênio, quando a vintenária, o adicional de permanência e o adicional de pós-graduação, são automaticamente extintos quando da aplicação do subsídio e isso tem sido péssimamente recebido pela categoria.
Além disso, nas negociações que ainda prosseguem junto ao governo e às instituições militares, a Aprasc busca antecipar a incorporação do abono, que já está ocorrendo, de março para janeiro de 2014, e instituir a promoção automática dos 500 soldados mais antigos na Polícia Militar, bem como dos 80 soldados mais antigos no Bombeiro Militar. “Com a divulgação da tabela, a questão salarial (valores) fica evidente e visível para todos. No tocante a todas as outras questões citadas, ainda permanecemos em processo de negociação. Para se ter uma idéia, no decorrer desta semana, passamos boa parte do tempo em reuniões debatendo a questão da jornada de trabalho, que, tão logo esteja resolvida será informado a todos”, afirma Lotin. No tocante às outras reivindicações, estão sendo elaboradas minutas de projetos de lei que serão apresentadas à categoria e às autoridades assim que estiverem concluídas.
“Reiteramos o nosso compromisso, como sempre foi feito na Aprasc, de convocarmos assembleia tão logo esta burocracia esteja resolvida e temos cobrado, de forma veemente junto ao governo, que não protele nenhuma decisão e/ou encaminhamento, assim como que não envie nada para a ALESC, antes que possamos debater os projetos junto com os praças em assembleia geral, pois são estes (praças) é que decidirão se aceitam ou não. Notícias em blogs, jornais, tevê, enfim, em todos os meios de comunicação que versem o contrário disso, como por exemplo, que a Aprasc já aceitou esta ou aquela proposta, não passam de especulação, a qual tem a finalidade de criar expectativas, angústias e, inclusive a divisão da própria categoria.
Nós, diretores, somos REPRESENTANTES de cerca de 13 mil praças filiados à Aprasc. Jamais pensamos em decidir algo que não fosse levado à uma assembleia, que é a instância máxima de deliberação e orientação dos nossos atos e atitudes.
Pedimos paciência, prudência e confiança de todos neste momento que sabemos é angustiante, no entanto, vale frisar que, como todos verão na referida tabela, qualquer ganho que eventualmente venha a ocorrer, este só acontecerá em agosto de 2014 (exceto se conseguirmos antecipar o abono de março para janeiro).
Portanto, a pressa, neste momento, em minha avaliação, torna-se desnecessária e trabalha contra nós. Pois, repito, tudo o que vier, se vier, ocorrerá somente no ano que vem, o que nos dá, em minha avaliação, uma margem de tempo para negociar e negociar, e neste contexto buscar ampliar direitos.
Com relação às dúvidas que com certeza surgirão, buscaremos respondê-las na medida em que o tempo for permitindo e, inclusive, se for o caso, consultando os técnicos do governo.”
Sd Elisandro Lotin de Souza
Presidente da Aprasc

Policial militar tem carro furtado e prende suspeito pouco tempo depois

Jovem foi flagrado dentro do veículo, tentando arrancar aparelho de som.

Por Redação
Imprimir  Enviar  Texto: 
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Um soldado da Polícia Militar, lotado no 5º Batalhão, teve o carro furtado, após deixar o veículo estacionado na avenida Nascimento de Castro, enquanto ia assistir aula em uma universidade particular. Após perceber o sumiço do veículo, no entanto, ele saiu em diligências e pouco tempo depois encontrou o Fiat Uno.
O militar chamou um colega e começou a fazer rondas no local, na tentativa de encontrar. Ao chegar na rua Tororós, ele visualizou o carro parado e uma pessoa dentro. O policial fez uma abordagem e encontrou Lucas Santana de Araújo Silva, de 18 anos, com uma chave de fenda tentando arrancar o som do veículo.
O jovem não reagiu e se entregou. Ele foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul. Lá, Lucas disse que não furtou o carro e já o encontrou estacionado na rua dos Tororós, tendo arrombado para levar o som e vender para pagar aluguel da mãe.
De acordo com o sargento Teixeira, também do 5º BPM, relatou que o suspeito pode fazer parte de uma quadrilha que furtar carros e estaria mentindo quando disse que encontrou o carro parado na rua Tororós.

Dupla é perseguida pela PM e suspeito acaba baleado na ação

Adolescente de 16 anos foi atingido por tiro, após sacar arma contra os policiais.

Por Redação
Imprimir  Enviar  Texto: 
Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Dois jovens, sendo um deles adolescente de 16 anos, foram detidos, na noite desta quarta-feira (4), após uma perseguição na cidade e Parnamirim. O menor de idade foi baleado na perna, após sacar uma arma contra os policiais que tentavam detê-lo junto com o comparsa.
A ocorrência começou na avenida Paulo Afonso, no bairro Jóquei Clube, em Parnamirim. Os dois rapazes estavam em uma motocicleta e foram vistos em atitude suspeita pelos policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar. Quando a polícia tentou fazer abordagem, a dupla começou a fugir.
Eles foram em direção à BR 101 e chegaram a invadir a contramão, causando tumulto no trânsito. Mesmo assim, os policiais conseguiram alcança-los. Quando estavam se aproximando, um dos suspeitos sacou um revólver calibre 32 e, com isso, os policiais tiveram que efetuar tiros de contenção.
Um dos disparos atingiu a perna do adolescente de 16 anos, que foi socorrido e passa bem. O outro jovem preso foi identificado como Emerson Vitor de Lima, de 20 anos. Ele disse que estava usando arma para se proteger de inimigos que adquiriu por causa do envolvimento com torcida organizada.
O adolescente, por sua vez, relatou que estava indo fumar maconha e não ia assaltar. Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária.

Homem morre eletrocutado ao tentar 




entrar em casa de praia no RN


Caso aconteceu na noite desta quarta-feira (4) na praia de Cotovelo.
Polícia encontrou 'armadilhas' dentro da casa; vítima não foi identificada.

Do G1 RN

Um homem, ainda não identificado, morreu eletrocutado na noite desta quarta-feira (4) na praia de Cotovelo, município deParnamirim, na Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, ele tentava invadir uma casa em construção quando tomou um choque de 220 volts em uma espécie de armadilha (Veja matéria do Bom Dia RN ao lado).
A vítima não portava documentos e não foi identificada no local. Após sofrer a descarga, o homem morreu na área externa da residência. Morador da região, Rogério Costa conta que tentou ajudá-lo, mas acabou levando um choque quando tocou na vítima.
Uma equipe da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) esteve no local. Os técnicos desligaram a energia da casa, revistada pela polícia. Em todos os cômodos do imóvel foi possível encontrar pedaços de arames conectados à fiação com 220 volts. A polícia ainda encontrou, no interior do imóvel, uma outra armadilha. Quem tenta entrar por uma porta acaba sendo eletrocutado.
A fiação perigosa estava instalada pelo chão, portas e janelas. E até na varanda da casa. Esse tipo de energização clandestina é proibida no Brasil, segundo o artigo 256 do código penal. Segundo a polícia, o responsável pode responder por homicídio e lesões corporais. A pena prevista varia de um a cinco anos de prisão
.

Prefeitura de cidade do RN decreta 



emergência por causa de tremores


Documento será publicado nesta quinta (5) no Diário Oficial dos Municípios.
Cidade teve 48 casas danificadas por tremores de terra.

Felipe GibsonDo G1 RN

Rachaduras aparecem nas casas de Pedra Preta após últimos tremores (Foto: Jorge Talmon/G1)Rachaduras nas casas de Pedra Preta
(Foto: Jorge Talmon/G1)
A série de tremores de terra que atinge a cidade de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal, levou a prefeitura a assinar nesta quarta-feira (4) o decreto que coloca o município em situação de emergência. O documento foi assinado no fim da tarde pelo prefeito Luiz Antônio Bandeira de Souza e será publicado nesta quinta-feira (5) no Diário da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), segundo informou o coordenador da Defesa Civil da cidade, Guilherme Bandeira.

Com a situação de emergência, o município espera viabilizar apoio financeiro para a reconstrução de casas e prédios públicos danificados pelos tremores. Guilherme Bandeira explica que o decreto foi elaborado com base nos relatórios do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Corpo de Bombeiros, secretarias de assistência social estadual e municipal, um levantamento fotográfico, além da Coordenadoria de Defesa Civil da cidade. "Vamos entregar a documentação na próxima terça-feira (10) ao presidente da Câmara da Câmara Federal, Hernrique Eduardo Alves. Brasília já tomou conhecimento", afirma.

Além dos danos a 48 casas, o posto de saúde também apresenta rachaduras e o ginásio de esportes da cidade teve a estrutura totalmente comprometida com os tremores. "Ainda temos outras questões. Fizemos contato com a Cruz Vermelha para um treinamento com a população. Também vamos solicitar apoio dos hospitais das cidades de Lajes e João Câmara em caso de necessidade", explica.
Mapa de Pedra Preta, no RN (Foto: G1)Mapa de Pedra Preta, no RN (Foto: G1)
Tremores em Série
Entre os meses de outubro e novembro de 2013, Pedra Preta foi impactada por uma série de tremores que amedrontou os moradores do município. Apenas entre o dia 24 de outubro, quando os abalos se intensificaram na região, e o dia 10 de novembro, mais de 600 tremores foram resgitrados. Por recomendação das autoridades, muitas pessoas dormiram do lado de fora de casa.

Apesar disso, a vistoria realizada por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) constatou que, apesar do grande número de fissuras e rachaduras nos imóveis da região, não houve comprometimento nas estruturas das casas do município.

Equipes do Defesa Civil e psicólogos foram enviados pelo governo à cidade para atender a população.
A cidade fica localizada na região Central do Rio Grande do Norte, tem 2.600 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Destes, 70% residem na zona rural. A cidade é pacata e quase todo mundo se conhece. Em todo o município, há sete escolas: cinco na zona rural e duas na cidade. Uma igreja católica, duas evangélicas e um centro espírita dividem a fé dos moradores. Os postos de saúde são três. A cidade conta com um ponto de apoio para a Polícia Militar, mas não tem delegacia. Cinco policiais se revezam na segurança do município
.
Fotos: Divulgação/PM
Policias da Delegacia de Polícia do município de Jardim de Angicos, deteram ontem(3) no Parque dos Coqueiros em Natal, um homem conhecido por GL, acusado de ter participado juntamente com Palito e mais duas outras pessoas, de um assalto no Povoado de Catolé, município de Jardim de Angicos.
Segundo informações da polícia no momento da abordagem a moto se encontrava estacionada em um campo onde eles estavam, dois conseguiram  se evadir, sendo que GL foi detido e reconhecido como um dos autores do assalto. Participaram da ação policial,  St. Edson, Cb. Da Silva e os Pms:  Ivanilton, Lima e Edjane.