Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Justiça manda soltar delegado preso por fraudes no RN

Olavo Dantas foi preso em julho de 2015 na operação Prata da Morte.
Ele é acusado de participar de um esquema de desvio de recursos do Ipern.

Do G1 RN
Delegado Olavo Dantas de Medeiros Junior, preso na operação 'Prata da Morte' (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Delegado Olavo Dantas de Medeiros Junior foi preso em julho de 2015 na operação 'Prata da Morte' (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A Justiça do Rio Grande do Norte mandou soltar o delegado Olavo Dantas de Medeiros Junior, preso em julho de 2015, acusado de envolvimento em um esquema de fraudes no Ipern. A decisão é do juiz criminal Raimundo Carlyle e foi disponibilizada no sistema do Tribunal de Justiça nesta sexta-feira (22).
O delegado foi preso na operação Prata da Morte que investigou o desvio de recursos no Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais do RN (Ipern). As investigações revelaram que ele e outras quatro pessoas fraudaram a pensão por morte de pelo menos um ex-auditor fiscal do estado.
Na decisão sobre a soltura, o juiz Raimundo Carlyle proibiu o delegado e se ausentar da comarca por mais de oito dias sem autorização judicial e determinou que ele compareça mensalmente em juízo para informar e justificar atividades, pelo prazo de um ano. Olavo Dantas também está proibido de manter contato com a advogada Thayana de Moura Macedo e com Maria Cosme Sobrinho, ambas também acusadas de participação na fraude.
A fraudeOlavo Dantas foi denunciado por peculato, associação criminosa, favorecimento pessoal, falsificação de documento particular, uso de coumento falso, falsidade ideológica, estelionato, advocacia administrativa e coação do curso do processo. O delegado nega as acusações.
A investigação teve início após a polícia receber uma informação através do Whatsapp do Disk-Denúncia da Secretaria Estadual de Segurança Pública (sesed), que dava conta de que o delegado Olavo Dantas de Medeiros Júnior teria procurado um homem identificado como José Laércio Ferreira de Melo e feito a proposta de fraudar uma documentação para que o Laércio e seus familiares pudessem receber a pensão deixada pelo pai, o auditor fiscal Gonçalo Pereira de Melo, já falecido. De acordo com a denúncia, a proposta teria sido aceita e o plano executado. Além da pensão, os denunciados teriam recebido ainda R$ 240 mil que estavam depositados na conta do falecido.
Thayana de Moura Macedo está em prisão domiciliar (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Thayana de Moura Macedo está em prisão
domiciliar (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
As investigações, que tiveram início em fevereiro de 2015, também confirmaram a veracidade da denúncia e deram conta de que o esquema contou com a participação de outras quatro pessoas: a advogada Thayana de Moura Macedo, que foi responsável pela realização de um inventário administrativo no 5º Cartório do Alecrim (com renúncia dos herdeiros) e pelo levantamento do dinheiro que estava depositado na conta do falecido, através de um alvará judicial obtido de forma ilegal; Ana Cláudia de Oliveira Dantas, suspeita de falsificar os documentos utilizados pelo grupo para fraudar a pensão; e Maria Cosme Sobrinho, que se passou por companheira do auditor falecido.
O montante recebido indevidamente pelo grupo desde o início do esquema já soma cerca de R$ 600 mil em prejuízo para o Estado. O grupo foi autuado pelos crimes de falsificação de documento particular, falsidade ideológica, associação criminosa, estelionato, uso de documento falso, falso testemunho e peculato.

PM identifica vigilante baleado na cabeça em João Câmara

Um vigilante identificado até o momento como “Camarense Kelino” foi baleado na tarde desta sexta-feira (22) durante um assalto no Parque eólico da cidade de João Câmara. Segundo populares ao 190rn, a vítima teve a arma e o colete roubados e foi baleado na cabeça pelos bandidos. No local, apenas as marcas da violência. “Camarense Kelino”foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao hospital Clóvis Sarinho, em Natal.
Um suspeito de praticar o crime já foi identificado e detido pela Polícia Militar.

LEI DE PROMOÇÃO: Comando da PM anuncia atraso em promoções

POSTADO EM 
Por Glaucia Paiva
pmrnr11
O Comando da Polícia Militar do RN divulgou, na tarde desta sexta-feira (22), o atraso das promoções referentes a 21 de abril de 2016.
Aguardadas pelos policiais militares, o Comando da PM, através de nota, informou que a publicação das promoções de 1.039 praças ainda terá que aguardar mais alguns dias. Isso por que o Comando da Polícia Militar do RN teria encaminhado os processos de promoções à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social para o parecer favorável ou não às promoções das praças.
Em nota, o Comando da PM afirma que o encaminhamento à SESED dos processos de promoções é apenas uma questão de trâmite burocrático. Há alguns dias, contudo, o Comandante da Polícia Militar, Coronel PM Dancleiton, ainda chegou a anunciar que as promoções de abril ocorreriam sem atrasos; inclusive, em entrevista, a Secretária de Segurança Kalina Leite informou que as promoções estariam garantidas e que ocorreriam normalmente.
“Os processos de promoções referentes a 21 de abril de 2016 foram devidamente concluídos e encaminhados à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), segundo os trâmites burocráticos e legais”, diz a nota disponível no site da PMRN. “A PMRN aguarda para os próximos dias os respectivos processos para a sua imediata publicação”, conclui.
Com a água fria, muitos policiais questionaram nas redes sociais sobre mais esse atraso das promoções. “Desde a entrada em vigor da Lei de Promoção de Praças, ainda não vi uma promoção sair na data correta, que está na lei”, desabafou um dos policiais que consta na lista para ser promovido.
“Não entendo a demora, já que é ato do Comandante Geral. Esse atraso só desgasta ainda mais a tropa”, disse outro policial.
Formatura Geral
Há uma expectativa de que as promoções sejam publicadas até a próxima sexta-feira (29), quando será realizada no Quartel do Comando Geral da PM uma solenidade de entrega de medalhas e diplomas a policiais militares que se destacaram na prestação de seus serviços à corporação.
Até lá, os policiais que serão promovidos podem deixar as novas insígnias na gaveta.
Bandidos aterrorizam na tarde desta sexta feira em Jandaíra/RN.


Na tarde desta sexta eira bandidos armados fazem arrastões no comercio de jandaíra,primeiro foi no supermercado pinheiro e logo apos o supermercado medeiros. Os mesmos apos o arrastão saiam em direção a rua da igreja matriz,um PM de folga soube do ocorrido e saiu em perseguição aos meliantes que tomaram de assalto uma moto e atiraram no Policial,que revidou e baleou os dois meliantes já em uma estrada carroçável apos o cemitério municipal.Trata-se de: C. A. S. Jr, morador de Caiçara do Norte/RN, já conhecido da Policia pelos vários assaltos em sua cidade e o seu cunhado.Os mesmos foram socorridos para o hospital local e em seguida transferidos para Natal.segundo informações mais tarde a Policia prendeu mais dois meliantes que também participaram o assalto.