Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Projeto do novo Estatuto dos Militares Estaduais está parado há 4 anos

Estatuto definiria carga horária e estabeleceria promoções
Há aproximadamente 4 anos atrás os policiais e bombeiros militares do RN se reuniam com o Comando Geral de ambas as corporações para elaborar uma minuta do novo Estatuto dos Militares Estaduais. Concluído em novembro de 2010, o projeto do novo Estatuto seguiu para os corredores do Governo do Estado, onde permanece até hoje.
Pelo novo Estatuto, os Militares Estaduais teriam sua carga horária definida em 160 horas mensais, com turnos de serviços de no máximo 12 horas, além da exigência de nível superior para ingresso nas Instituições Militares Estaduais e o aumento da carga horária do Curso de Formação de Soldados, que passaria a 12 meses.
Outro ponto tratado e incorporado no novo Estatuto foi a promoção exclusivamente por antiguidade para a graduação de Cabo após 6 anos de efetivo serviço sem a necessidade de qualquer espécie de Estágio ou Curso de Habilitação e a graduação de 3º Sargento após 4 anos na graduação de Cabo, este mediante a conclusão do Curso de Habilitação a Sargento com duração de 90 dias.
Apesar dos pontos importantes para a valorização profissional dos Militares, pode-se afirmar que o novo Estatuto se perdeu no limbo dos corredores do Governo, sem qualquer posicionamento ou previsão para sua tramitação.

Adolescente é morto a facadas na zona Oeste de Natal


A+A-
O envolvimento com drogas pode ter levado à morte o adolescente Luiz Flávio Fernandes de Oliveira, de 17 anos. O jovem foi encontrado morto na noite de ontem (1º) em casa, no bairro dos Guarapes, zona Oeste de Natal. O jovem foi morto a facadas e a Polícia tem um suspeito de ter cometido o crime, que estaria relacionado ao suposto consumo de drogas por parte da vítima.

Segundo relatos da PM, o jovem estaria vendendo constantemente objetos de casa para conseguir dinheiro que era aplicado na compra de drogas. O principal suspeito, que é o padrasto do adolescente, está foragido.

As circunstâncias em que ocorreu o crime ainda não estão claras, mas a PM acredita que o homicídio ocorreu entre as 20h e 21h. Moradores da região acionaram a PM após ouvirem os gritos vindos de dentro da cas do adolescente e, ao chegarem ao local, os policiais encontraram somente o corpo do adolescente com várias marcas de cutiladas e já sem vida.

A PM chegou a realizar diligência em busca do autor do crime, mas não obteve sucesso. O corpo do jovem foi levado para o Itep e as buscas pelo assassino deverão continuar, mas comandadas pela Polícia Civil.

Governo corre para equipar polícias

Da/Tribuna do Norte
A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) tem 60 dias para concluir 16 processos de aquisição de equipamentos. O  reaparelhamento servirá ao efetivo das polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, em prol da Copa do Mundo. Os processos são referentes a contrapartida do governo estadual nos investimentos em segurança, um total de R$ 37 milhões, garantidos na Matriz de Responsabilidades, assinada pelo Governo do Estado com a União.
João Maria AlvesMinistro da Justiça, José Eduardo Cardozo esteve em Natal reunido com a governadora Rosalba Ciarlini e a cúpula de Segurança PúblicaMinistro da Justiça, José Eduardo Cardozo esteve em Natal reunido com a governadora Rosalba Ciarlini e a cúpula de Segurança Pública

Segundo o titular das Sesed, general Eliéser Girão, os processos estão em fase de compra, alguns por licitação, outros em sistema de registro de preço – compra em conjunto com órgãos de outros estados. Apenas um dos 16 processos para compra de equipamentos já foi concluído. Cerca de mil dos 5.500 radiocomunicadores portáteis chegaram à Sesed, no valor de R$ 6.600 milhões empenhado em fevereiro deste ano. Os demais rádios estão encaminhados por lote. Os demais equipamentos deverão ser obtidos até a Copa do Mundo, porém, sem data definida para chegada, informa. Segundo o registro dos processos, a maior parte, dez deles, foi dada entrada em 2013. E ainda, um deles iniciou  em 2012 - a torre de radiocomunicação do Ciosp  e três neste ano corrente.

Além dos radiocomunicadores, veículos de quatro rodas (com e sem compartimento prisão), motocicletas, pistolas automáticas, fuzis de precisão, coletes refletivos e balísticos, algemas, capacetes para controle de distúrbios civis e  torre de radiocomunicação para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), escudos e capacetes para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estão listados para compra  (veja quadro).

Outros equipamentos, porém, foram garantidos por recursos de iniciativa única do governo federal. No entanto, o secretário não soube precisar todos. Ele recordou o recebimento de sete câmeras frigorificas para o  Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep), com capacidade para sete corpos cada; a aquisição de botes infláveis para o Corpo de Bombeiros; e as centrais de controle móvel, vinculadas ao Ciosp. “Até o final do ano queremos adquirir jet-skys”, informa. “Nossa preparação não é somente para a Copa do Mundo, mas para segurança e tranquilidade da população no seu dia a dia”, afirma o secretário.

Segundo fonte ligada a Sesed, as 70 câmeras de vigilância recebidas para cobertura da área no entorno da Arena das Dunas, que serão integralizadas ao Ciosp, chegaram e estão autorizadas para uso, inclusive com contrato assinado com a empresa responsável. No entanto, o maior entrave é a obra de mobilidade na região que impede a definição dos locais de instalação. Não há previsão para instalação. 

O andamento das aquisições foi relatado ontem, durante reunião na Escola do Governo, com presença do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, e  da  secretária  Nacional  de  Segurança  Pública, Regina  Miki.  

RELATO DE UM SOLDADO DA PMRJ

-
                                                 PMERJ
*Hugo Leonardo
 
Tenho 29 anos, estou há 5 na Policia Militar, minha turma foi uma das primeiras turmas das UPPs, eu vi o projeto nascer. Já trabalhei, nos Morros: Macaco, Fallet, Fogueteiro, Providência, Vila Cruzeiro, Nova Brasília, e atualmente estou no Complexo do Alemão, tudo o que você vê na TV, eu vivo de verdade a 5 anos. Sei mais do que a GLOBO e do que a ONU sobre a UPP. Já prendi muito bandido, já salvei muitas vidas, já tirei muitas drogas das ruas... Ganhei elogios, reconhecimento dos amigos, mas nada disso importa, pois o que vende Jornal são nossos erros. Um dia vou errar, pois sou humano, pode ser um tiro errado, uma ocorrência mal sucedida, ou um Salvamento que não deu certo. Ai sim você saberá quem sou eu, mas não pelos 5 anos de Bons serviços Prestados, mas sim por um erro de fração de segundos.

Parabéns pra vc que nunca corrigiu uma questão errada professor.. pra você mecânico que nunca condenou a peça errada... pra você médico que nunca deu diagnóstico errado... pra você Jornalista que nunca errou uma palavra ao vivo.. parabéns a todos vocês, pois vocês têm sorte de terem várias chances... Pois aqui no meu trabalho, eu sou super treinado, ganho uma fortuna, não tenho Stress, sobra tempo pra estar com a família, durmo bem todos os dias, minhas condições de trabalho são perfeitas, o povo da Comunidade me adora, então por todos esses Motivos não posso errar.

Postagem do blog  do 11º BPM-Macaíba

Corpo não identificado é encontrado no Sítio Cabaço em Santa Cruz

O GTO de Santa Cruz foi informado por populares que havia um corpo no matagal no Sitío Cabaço, município de Santa Cruz, a polícia ao chegar no local por volta dás 10:30 da manhã desta terça feira (01), constatou a informação dos populares, um corpo sem identificação foi encontrado com características de execução, pois o corpo tinha marcas de tiros de armas de fogo e parcialmente queimado.

O GTO acionou o ITEP – Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN para perícia e remoção do corpo, as investigações ficarão a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz.

Fonte: Blog Tangaraense

OPERAÇÃO DA PM E CIVIL PRENDE ACUSADOS DE ASSALTOS EM SÃO PAULO DO POTENGI


                                    JOALISON E DENNIS

Ontem 1º de abril, foi realizada uma operação no bairro Santa Clara em São Paulo do Potengi, foram efetuadas algumas prisões, como: Joalison George da Silva de 20 anos de idade, morador do bairro Nossa Senhora Aparecida e Dennis Pereira Dantas de 23 anos de idade, morador do bairro Assunção, aqui em São Paulo do Potengi, acusados de praticas de assaltos, se o reconhecerem, ligue para o fone: 9659-8927, falar com o chefe de investigação Gustavo Cavalcanti, porque o fone: 3251- 5021 foi cortado por falta de pagamento do estado, ajude a polícia a desvendar esses crimes em nossa cidade.

Fonte: Blog do Vandinho Amaral
Presos homens que iam assaltar farmácia em Serra Caiada

Assaltantes presos quando planejavam assalto a farmácia(fotos:Policia Civil)
Policiais Militares da cidade de Serra Caiada, sob o comando do Sargento Albenizio, prenderam na tarde desta terça feira três homens e apreenderam um menor. O grupo pretendia assaltar uma farmácia da cidade e estava de posse de dois revólveres.
Os homens foram identificados como Luiz António de Oliveira Silva, 39 anos, Josinaldo Oliveira Silva, 33 anos, e Mateus Nascimento da Silva, 18 anos.
Eles foram conduzidos para a Delegacia de Tangará e foram autuados por formação de quadrilha e porte ilegal de arma.