Páginas

terça-feira, 15 de março de 2016

Tragédia: Três pessoas morrem durante acidente em Santana do Matos

Com informações da PM de jucurutu
Três pessoas morreram durante um acidente de transito no final da tarde deste domingo (13) na RN 041 nas proximidades da Fazenda Santa Terezinha no Município de Santana do Matos. O motorista do veículo modelo Voyage de placas MXV3562, identificado como Erimar Balbino de Araújo, perdeu o controle do veículo e acabou capotando várias vezes.
Segundo a Polícia Militar, no veículo, além do motorista encontravam-se mais duas pessoas identificados como José Lopes da Silva, 64 anos, e uma mulher identificada apenas por Lindalva, todos residentes na Cidade de Santana do Matos.Ainda segundo informações da PM, todas as vítimas chegaram a ser socorridas para o Hospital local, mas não resistiram e morreram antes de chegarem ao seu destino.
A Polícia Rodoviária Estadual de Caicó (3º CPRE) foi até o local e colheu todas as informações necessárias para tentar entender o que ocorreu, mas já se suspeita que todos os três ocupantes do carro estavam sem cinto de segurança, pois todos foram jogados para fora do veículo. Só após os exames realizados no ITEP, será possível constatar se o condutor do veículo havia ingerido bebida alcoólica, ou se foram outros os motivos que provocaram a tragédia.


MP pede condenação de 15 pessoas por desvios no Idema/RN

Alegações finais foram anexadas ao processo da operação Candeeiro.
Mentor do esquema, Gutson Reinaldo responde por quatro crimes.

Fred CarvalhoDo G1 RN
Ex-diretor do Idema, Gutson Reinaldo é apontado pelo MP como líder do esquema descoberto no Idema (Foto: Reprodução/ Inter TV Cabugi)Gutson Reinaldo é apontado como líder do esquema no Idema (Foto: Reprodução/ Inter TV Cabugi)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte pediu a condenação dos 15 réus do processo da operação Candeeiro, que apura desvios de mais de R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema). O ex-diretor administrativo do órgão Gutson Jonhson Giovany Reinaldo Bezerra, apontado como mentor do esquema fraudulento, responde pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e organização criminosa. Gutson está preso desde setembro de 2015, quando foi deflagrada a operação. Por ser advogado, ele está preso em um alojamento no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Natal.
Os promotores de Justiça Paulo Batista Lopes Neto, Keiviany Silva de Sena e Hellen de Macedo Maciel assinam as alegações finais do MP. O G1 teve acesso ao documento, que tem 118 páginas. Nele, os promotores descrevem individualmente a conduta criminosa de cada um dos réus do processo.

As alegações finais do MP foram remetidas ao juiz da 6ª vara Criminal de Natal, Guilherme Newton Pinto, na semana passada. Nesta segunda-feira (14), foi aberto o prazo de 10 dias para que as defesas dos réus também entreguem suas alegações finais. Depois disso, o juiz irá sentenciar ou absolver cada um dos réus.
Em relação a Gutson Reinaldo, o MP apresenta a versão de colaborador, que descreve como ele "lavava" a verba desviada do idema com a compra de imóveis em Natal e em Mossoró.
Os promotores pedem que todos os 15 réus sejam condenados por lavagem de dinheiro, crime que prevê pena de 3 a 10 anos de reclusão, mais o pagamento de multa. Os réus que são ou foram servidores públicos respondem por peculato, que é quando servidor usa do cargo para obter bens em benefício próprio ou de outras pessoas.
Há ainda o pedido para que alguns réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa e ainda associação criminosa. O primeiro se aplica quando é cometido por quatro ou mais pessoas e envolve crime organizado, inclusive com divisão de tarefas dentro do esquema. Já a associação criminosa é cometida por três pessoas ou mais e é aplicada para qualquer tipo de crime. Gutson responde pelos dois.
Veja a lista abaixo dos réus e os crimes que são atribuídos a eles pelos representantes do Ministério Público potiguar.
Antônio Tavares Neto – peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa
Aratusa Barbalho de Oliveira – lavagem de dinheiro
Clebson José Bezerril – peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa
Eliziana Alves da Silva – lavagem de dinheiro
Elmo Pereira da Silva Júnior - lavagem de dinheiro
Euclides Paulino de Macedo Neto – peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e uso de documento falso
Fabíola Mercedes da Silveira – peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa
Faulkner Max Barbosa Mafra – peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa
Geraldo Alves de Souza - lavagem de dinheiro
Guilherme de Negreiros Diógenes Reinaldo – lavagem de dinheiro e associação criminosa
Gutson Jonhson Giovany Reinaldo Bezerra – peculato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e organização criminosa
Handerson raniery Pereira - lavagem de dinheiro
João Eduardo de Oliveira Soares – peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e uso de documento falso
Ramon Andrade Bacelar Felipe Sousa – peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa
Renato Bezerra de Medeiros - lavagem de dinheiro e associação criminosa
Operação Candeeiro
Quatro pessoas foram presas na operação Candeeiro, deflagrada pelo Ministério Público Estadual no dia 2 de setembro de 2015. Um dos detidos foi o filho da ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa do RN, Rita das Mercês Reinaldo. Segundo o MP, Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, ex-diretor administrativo do Idema, é o principal responsável pelo esquema, que teria desviado mais de R$ 19 milhões do órgão. A mãe dele foi presa no dia 20 de agosto na operação Dama de Espadas por suspeita de desvio de recursos públicos na AL. Ela foi solta três dias depois por força de um habeas corpus.

Os demais presos da operação Candeeiro foram: Clebson Bezerril, ex-diretor financeiro do Idema; João Eduardo de Oliveira Soares, também funcionário do setor de contabilidade do órgão; e Renato Bezerra de Medeiros. Todos já foram soltos. O único que permanece preso é Gutson.
Foram emitidos cinco mandados de prisão temporária, 10 mandados de condução coercitiva e 27 mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim, Santana do Matos e Mossoró. De acordo com o MP, os desvios dos cofres do Idema aconteceram entre os anos de 2013 e 2014.

“Preso da Tornozeleira” é flagrado recebendo droga pelos Correios

190rn
PF02A Polícia Federal prendeu na tarde desta segunda-feira, 14, no bairro de Neópolis, zona sul da capital, um auxiliar de produção e um autônomo, respectivamente, de 24 e 25 anos, ambos potiguares, acusados de tráfico de drogas. Com a dupla, foi apreendido um quilo de cocaína que chegou ao RN através de uma encomenda postada no Acre.
A ação teve início quando os policiais receberam a informação dos Correios dando conta de que uma encomenda suspeita de conter algo ilícito estava no Centro de Triagem para ser entregue no dia de hoje.
Os policiais, então, resolveram acompanhar o momento em que o carteiro entregaria o objeto e viram quando dois homens chegaram de carro no endereço apontado como destinatário, sendo que um deles desceu e entrou na casa. Instantes depois, quando ele saía com uma encomenda na mão, foi abordado e revistado. Ao ser examinado o conteúdo da caixa foi encontrado um tablete com aparência de droga, tendo os homens recebido voz de prisão.
Em seguida, eles foram levados para autuação na sede da PF, onde a substância, submetida a exames periciais, apontou resultado positivo para cocaína.
PF08Durante o depoimento, os suspeitos se mostraram dissimulados ao afirmar que não sabiam que a encomenda continha substância entorpecente, pois “aguardavam o recebimento de livros” que haviam sido comprados pela internet.
Indiciados por tráfico de drogas, os acusados permanecem custodiados na sede da PF, à disposição da Justiça. Um deles possui antecedentes criminais e já foi condenado por crime de roubo cometido no RN. Atualmente, cumpre pena no regime semiaberto e está usando uma tornozeleira eletrônica.
Esta foi a segunda apreensão de cocaína feita pela PF este ano na Região Metropolitana de Natal.

Três jovens são executados dentro de casa em Extremoz

Vítimas foram surpreendidas por quadrilha armada que chegou arrombando a porta da residência

Sérgio Costa   
FOTO: CEDIda
Três jovens foram mortos a tiros, na noite deste domingo (13), dentro de uma residência, na rua Jerusalém, na cidade de Extremoz, região metropolitana. Segundo a polícia homens fortemente armados invadiram a casa onde estavam as vitimas, arrombando a porta.
O fato foi registrado às 20h, de acordo com testemunhas, os suspeitos chegaram a pé e gritando as iniciais de uma facção criminosos e já atirando diversas vezes. Os três jovens ainda tentaram se esconder nos cômodos da casa, mas foram rendidos e baleados.
Uma das vítimas foi identificada como Gildson José de Melo Tavares, de 18 anos, os outros dois não tiveram os nomes revelados pois não portavam nenhum documento no momento da perícia da equipe da coordenadoria de criminal

Polícia prende suspeito de estuprar quatro mulheres

Homem praticou os crimes em apenas um mês na zona Norte de Natal.

Portal BO
FOTO: DIVULGAÇÃO / DEGEPOL
Uma coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) detalhou a investigação conduzida pela Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (DEAM), da Zona Norte de Natal, que resultou na prisão de Ricardo Alexandre Paulo Dias, conhecido como Pezão, 39 anos.
Ele é acusado de ter estuprado e roubado quatro mulheres, com idades entre 26 e 50 anos, em menos de um mês. Todas as vítimas são moradoras da Zona Norte de Natal e foram violentadas quando estavam em suas residências.
O homem foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, no último sábado (12), por policiais militares do 4º. Batalhão de Polícia Militar após o repasse de informações pela Polícia Civil, que identificavam o acusado. Ele foi detido quando estava em uma casa abandonada, no conjunto Vale Dourado.
“Ricardo Alexandre estava preso pelo crime de roubo e foi para o regime semi-aberto no dia 12 de fevereiro. Já no dia 13, ele estuprou a primeira vítima. Em seguida estuprou mais três mulheres, nos dias 25 de fevereiro, 27 de fevereiro e 07 de março. Logo após os estupros, ele roubava pertences e dinheiro das vítimas que estavam nas casas”, detalhou a delegada que conduziu a investigação, Ana Alexandrina Gadelha Gonçalves.
Para consumar os crimes, o acusado escolhia casas que estavam com as portas abertas. Ele usava um simulacro de arma para intimidar as vítimas das casas e escolhia a mulher que queria estuprar. “Ricardo Alexandre amarrava os moradores que estavam nas residências, os trancava em cômodos e estuprava a vítima escolhido. Além da violência usava, ele passava muito tempo na casa da vítima. Em um caso, ele chegou a ficar mais de sete horas cometendo a violência sexual”, detalhou a delegada Ana Alexandrina Gadelha Gonçalves.
Após o cometimento dos estupros, ele aproveitava e roubava as vítimas e moradores, fazendo um arrastão na casa. Ele conseguiu subtrair celulares, dinheiro, mochilas e roupas, além de ter roubado uma motocicleta de um dos parentes das mulheres estupradas.
“Nossa equipe dedicou-se imensamente a este trabalho de investigação. Foi feito um grande trabalho de campo, pois não podíamos deixamos este homem livre, cometendo mais estupros. Caso mais alguma mulher tenho sido vítima dele, pedimos que compareça à DEAM Zona Norte”, afirmou a delegada.

Assalto à farmácia na avenida Prudente de Morais termina em tiroteio

Quadrilha roubou estabelecimento e clientes.

Portal BO
FOTOS: SÉRGIO COSTA / PORTAL BO
 Um assalto a uma farmácia na avenida Prudente de Morais, no Barro Vermelho, terminou em tiroteio, na noite desta segunda-feira (14). Quatro homens em um Fiat Uno, de cor branca. Três desceram, renderam clientes e funcionários e roubaram pertences. Antes da fuga, um homem reagiu e atirou contra os bandidos.
Com isso, houve um intenso tiroteio no local. Um dos disparos chegou a atingir um carro que estava no estacionamento da farmácia. O proprietário desse veículo atingido por um tiro relatou ao Portal BO que havia chegado ao local minutos antes do assalto.
Inclusive, a filha dele, uma criança de 6 anos, havia insistido para ficar dentro do veículo enquanto ele ia à farmácia. O pai, porém, não permitiu. "O tiro atingiu justamente o vidro traseiro que era onde minha filha estava antes. Graças a Deus eu não permiti que ela ficasse no carro me esperando, pois o pior poderia ter acontecido", conta.
Mesmo com a reação de um homem e o tiroteio, os bandidos conseguiram fugir. De acordo com relatos de testemunhas, eles fugiram em direção à zona Leste de Natal.

PF prende dois homens que recebiam cocaína pelos Correios em Natal

Suspeitos disseram que “aguardavam livros” comprados pela internet.

Portal BO 
FOTO: DIVULGAÇÃO / PF
 A Polícia Federal prendeu na tarde desta segunda-feira, 14, no bairro de Neópolis, zona sul da capital, um auxiliar de produção e um autônomo, respectivamente, de 24 e 25 anos, ambos potiguares, acusados de tráfico de drogas. Com a dupla, foi apreendido um quilo de cocaína que chegou ao RN através de uma encomenda postada no Acre. A ação teve início quando os policiais receberam a informação dos Correios dando conta de que uma encomenda suspeita de conter algo ilícito estava no Centro de Triagem para ser entregue no dia de hoje.
Os policiais, então, resolveram acompanhar o momento em que o carteiro entregaria o objeto e viram quando dois homens chegaram de carro no endereço apontado como destinatário, sendo que um deles desceu e entrou na casa. Instantes depois, quando ele saía com uma encomenda na mão, foi abordado e revistado. Ao ser examinado o conteúdo da caixa foi encontrado um tablete com aparência de droga, tendo os homens recebido voz de prisão.
Em seguida, eles foram levados para autuação na sede da PF, onde a substância, submetida a exames periciais, apontou resultado positivo para cocaína.
Durante o depoimento, os suspeitos se mostraram dissimulados ao afirmar que não sabiam que a encomenda continha substância entorpecente, pois “aguardavam o recebimento de livros” que haviam sido comprados pela internet.
Indiciados por tráfico de drogas, os acusados permanecem custodiados na sede da PF, à disposição da Justiça. Um deles possui antecedentes criminais e já foi condenado por crime de roubo cometido no RN. Atualmente, cumpre pena no regime semiaberto e está usando uma tornozeleira eletrônica. Esta foi a segunda apreensão de cocaína feita pela PF este ano na Região Metropolitana de Natal.