Segurança pública do RN ganha reforço
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte recebeu hoje mais 2,5 mil pistolas, 37 viaturas e 1.200 coletes à prova de balas, que serão distribuídos entre os Batalhões e Pelotões do interior. A entrega aconteceu na manhã de hoje, durante solenidade no Centro Administrativo, em Natal, que contou com a participação da cúpula da Segurança Pública no Estado. Além dos equipamentos, foram distribuídos ainda 15 mil munições e equipamentos usados na prevenção e combate a incêndios.Segundo o comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, a partir de agora, será possível um policiamento ostensivo com maior ênfase em todo o Estado e a maior segurança dos próprios militares. Ele disse que a expectativa é que, com os equipamentos novos, seja possível reduzir o índice de criminalidade existente no Estado. “A partir de agora, vamos ter uma maior ostensividade da Polícia Militar nas ruas das cidades e também mais operações e melhores condições de trabalho para os militares exercerem suas atividades com mais segurança e eficiência no enfrentamento à criminalidade. Já pudemos perceber uma redução de 9% no número de crimes ocorridos no Estado, se comparados aos totais ocorridos no ano passado e a nossa expectativa é aumentar esse percentual”, afirmou o coronel Araújo.
Para o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, os investimentos nesta área refletem em uma melhor qualidade de vida para todos e também o interesse do Estado em garantir o direito básico de segurança. “Saímos da Idade da Pedra e estamos avançando ainda mais, com a informatização e a interiorização das ações de Segurança Pública no Rio Grande do Norte”, explicou.
Com as 37 novas viaturas entregues hoje à Polícia Militar, já são 164 veículos novos que são colocados nas ruas, para o policiamento ostensivo. Para a governadora Rosalba Ciarlini, isso favorecerá a realização de mais operações policiais em todo o Estado, incluindo municípios do interior, que são os que mais sofrem com a violência. “Vivemos com uma violência crescente, que é causada em parte por causa das drogas que assolam a população. Por isso, a prevenção e a educação voltada para a conscientização das pessoas é tão importante quanto o equipamento da Polícia Militar. Além desta entrega, que completa a distribuição de pistolas a todos os policiais militares que trabalham hoje, pedimos o apoio da sociedade na prevenção e combate aos crimes”, falou.
Do:JH