Páginas

domingo, 19 de julho de 2015

Revés de Cunha muda rumo da 


oposição



A crise em torno de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) preocupa o PSDB e obriga seus principais líderes a rever os estrategemas montados até agora com objetivo de substituir Dilma Rousseff na Presidência. Se, de um lado, a instalação – determinada pelo presidente da Câmara – de mais duas CPIs para investigar o governo federal ajuda a oposição, de outro, um eventual enfraquecimento do peemedebista pode tirar dos tucanos seu maior ardil institucional contra a presidente da República.
No comando da Câmara dos Deputados, Cunha sempre funcionou para os tucanos como um posto avançado de desgaste para a presidente e, agindo dessa forma, se tornou peça essencial da munição da oposição contra Dilma e o PT. Se ele deixar o cargo ou permanecer nele com um poder esquálido, os tucanos e seus aliados na oposição terão de redesenhar os projetos de voltar ao Planalto.
Segundo líderes do PSDB consultados pelo jornal O Estado de S. Paulo, todos os interesses do partido passam, de alguma maneira, por Eduardo Cunha. Por isso, os tucanos vão aguardar os desdobramentos da crise desencada na última quinta-feira com o depoimento do lobista Julio Camargo, que acusa Cunha de ter cobrado US$ 5 milhões de propina. O efeito imediato foi uma aproximação dele com a oposição, o que resultou na criação das CPIs do BNDES e dos Fundos de Pensão, duas antigas bandeiras dos tucanos.
“O caminho da oposição depende muito do que Eduardo Cunha fará. Serão três CPIs funcionando (com a da Petrobras) contra Dilma e mais uma frente no Tribunal de Contas da União. Neste momento, Cunha dá força para a oposição”, afirma o deputado federal Silivo Torres (SP), secretário-geral do PSDB nacional.
No longo prazo, no entanto, o desfecho da crise deve influenciar na divisão de forças dentro do PSDB. Se Cunha cair ou permenecer no poder sem força para levar adiante o ímpechment de Dilma, o grupo na legenda comandado pelo senador Aécio Neves (MG) ganhará argumentos para sua tese que defende a cassação da candidatura da presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encampada na convenção nacional do partido. Por essa via, o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB) também poderia ser atingido, o que acarretaria na convocação de novas eleições. Conforme o Ibope, Aécio é o líder da mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente.
Para o grupo do PSDB reunido em torno do governador de São Paulo Geraldo Alckmin, Cunha funcionou até agora como o maior entrave para que o segundo mandato de Dilma tenha alguma chance de decolar, e os entusiastas da candidatura Alckmin a presidente em 2018 esperam que Dilma permaneça desgastada no poder até lá.
Há também uma espécie de “terceira via” em curso dentro da oposição e ela passa diretamente pelo poder de Cunha e de Temer. No PSDB, aliados do senador José Serra (SP) se movimentam para que o vice-presidente assuma o lugar de Dilma Rousseff e contemple a oposição na formação de uma nova coalizão governista nos moldes da que sustentou Itamar Franco (morto em 2011) quando Fernando Collor sofreu impeachment. Serra teria papel fundamental nesse cenário, seja como ministro e candidato de Temer em 2018, ou até mesmo como primeiro-ministro, caso avance, com apoio de um novo governo, o projeto que reestabelece o parlamentarismo.
Nesse estratagema, Cunha tem de levar adiante a subtituição de Dilma na Câmara após uma possível rejeição das contas da gestão da presidente no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Congresso. Anteontem, Cunha também deu sinal verde para que avancem na Câmara pedidos de impeachment da presidente. Se ela for deposta por uma dessas vias, Temer estaria desimpedido para assumir. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
fonte: Estadão Conteudo


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3gLXxAQl8

Kelps Lima questiona início do Ronda Cidadã em Mãe Luiza

kelps_governo











O deputado Kelps Lima (SDD) disse nesta quinta-feira (16) em pronunciamento na sessão plenária que “estranha” o início do Programa Ronda Cidadã ser no bairro onde mora o governador do Estado. Kelps afirma que todo o Rio Grande do Norte está sofrendo com a falta de segurança e que estava havendo uma propaganda de marketing.
“Hoje pela manhã vi carros com adesivos do programa. Dá a impressão que não é um programa de combate à violência e sim de marketing, pois o governo não comprou uma bala, munição para o Ronda Cidadã. Também acho que não é uma boa providência começar uma campanha pelo bairro onde o governador tem casa”, afirmou Kelps

Homem é perseguido e morto em Nova Parnamirim

“Rato”, como era mais conhecida a vítima, tombou em uma marcenaria

Sérgio Costa   
FOTO: SÉRGIO COSTA / PORTAL BO
Um homem de aproximadamente 30 anos e identificado apenas como “Rato”, foi morto a tiros, na noite desta sexta-feira (17), na rua Carmindo Quadros, no bairro Nova Parnamirim, região metropolitana de Natal. A vítima foi perseguida pelo atirador e tombou dentro de uma marcenaria.
De acordo com informações repassadas pela equipe da Dehom ( Delegacia Especializada de Homicídios), o jovem estava em um bar localizado em um quarteirão próximo ao local do fato, quando um homem se aproximou e passou a efetuar disparos de arma de fogo. O alvo do suspeito era o jovem que correu e tentou se esconder em uma marcenaria que estava aberta, porém, gravemente ferida, a vítima acabou morrendo dentro fábrica de móveis.
As razões para o assassinato não foram reveladas nem esclarecidas, as pessoas que estavam no cenário do crime relataram que não conheciam a vítima. A equipe da Dehom e do ITEP colheram o máximo de informações, mas o suspeito não foi identificado.

Usuário de crack é executado no Lagoa Azul

Vítima sonhou que seria morta e revelou para a mãe

Sérgio Costa  
FOTO: CEDIDA
Um jovem de 24 anos foi executado na noite desta sexta-feira (17), na rua Juliana de Oliveira, no loteamento Nordelândia, no bairro Lagoa Azul, zona Norte de Natal. Leonardo Duarte da Silva saiu de casa para se encontrar com a irmã quando foi baleado na cabeça por um homem ainda não identificado pela polícia. A vítima tinha sonhado com a própria morte dias antes e relatado para a mãe.
De acordo com os policiais do 4º Batalhão, que terão o nome preservado, nenhum morador conseguiu testemunhar o assassinato, nem ouvir o barulho dos tiros que atingiram o jovem. A irmã de Leonardo, disse que o rapaz era usuário de crack desde a adolescência e que já tinha passado uma temporada em uma clínica de reabilitação, porém desistiu e voltou para as drogas.
A jovem que preferiu não ter o nome revelado relatou ainda que dois dias atrás ele sonhou com a própria morte e relatou para a mãe o que viu. “Minha mãe e todos da família fizemos de tudo para livrar ele desse mundo, mas ele acabou assim. Na quarta-feira ele disse que tinha sonhado algo como a morte dele”, relatou.
A polícia considera o crime como um mistério, ma vai ainda ouvir algumas pessoas ligadas diretamente ou indiretamente como o fato. Policiais civis da Dehom ( Delegacia Especializada de homicídios), investigarão o caso.

Noite de sábado violenta em João Câmara com dois homens mortos durante uma troca de tiros com a polícia. O tiroteio ocorreu na antiga rua 29 de outubro e os estampidos foram ouvidos em grande parte da cidade por volta das 22h30.
Segundo informações tudo começou com uma tentativa de homicídio na cidade de Caiçara do Norte.  Os três homens em um carro tipo Fiat de placa NNK 7795 - Natal, fugiram em direção a João Câmara quando chegando no trevo  de Bento Fernandes se depararam com  a Polícia civil e o Grupo Tático Operacional – GTO. Houve intensa troca de tiros.
O carro que os homens estavam bateu na parede de uma residência. Morreram no local  Marcelo Lima da Silva, de 30 anos, mais conhecido por  Marcelo Capachão e outro não identificado. O terceiro home conseguiu fugir.

João Câmara/RN: GTO prende homem com arma de fogo na BR 406


Por volta das três horas da manhã deste sabado, o GTO em patrulhamento nas imediações da BR  406, mais precisamente no clube de Willame, realizou abordagens a vários indivíduos que lá se encontravam em atitude suspeita. 
Na oportunidade, um dos indivíduos que tentava se evadir do local ,mas sem êxito, foi abordado e com ele foi encontrada uma pistola tipo Mauser 7.65.Trata-se de um elemento bastante conhecido na área policial. Acusado de vários crimes de assalto,entre outros, o "Espingarda" como é conhecido o jovem apreendido, foi conduzido a DP para realização dos procedimentos legais.Na ocasião foi também verificada a procedência de todos os veículos que lá estavam.

Por Cento e Noventa 190 com informações do GTO de João Câmara/RN