Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2013

RIO GREVE DO NORTE

Felipe Gibson
Do G1 RN
                                                       
Alber da Nóbrega, secretário de Administração
(Foto: Ricardo Araújo/G1)

Todos os servidores estaduais que faltarem o dia de trabalho terão o ponto cortado no Rio Grande do Norte. Expedido em maio durante a greve do Departamento Nacional de Trânsito (Detran/RN), o ofício interno que determina o corte para os grevistas continua valendo, conforme garantiu o secretário estadual de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Antônio Alber da Nóbrega.
"O servidor que faltar o dia de trabalho terá o ponto cortado", enfatiza o secretário, que foi nomeado pela governadora Rosalba Ciarlini para negociar com as categorias em greve. Ao G1, o secretário explicou o que vem sendo feito em cada uma das negociações. Atualmente estão em greve os servidores da saúde, da Polícia Civil, do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e professores da rede estadual de ensino.
                                                 

Professores

Deflagrada nesta segunda-feira (12), a paralisação na educação ainda não foi tratada em negociações. Entretanto, o secretário reforça a posição já colocada pela Secretaria Estadual de Educação (SEEC) em nota. "Se existe uma categoria que vai bem, é esta. Não acredito que o sindicato esteja em greve por crise na educação", afirma.
Sobre o descumprimento de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), colocado pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, como um dos motivos da paralisação, Alber da Nóbrega afirma que a reivindicação não pode ser cumprida de imediato. "Seria um impacto muito violento se o Estado fosse pagar agora. Ainda estamos fazendo o levantamento para calcular o que será gasto com isso. Tem de haver paciência", ressalta o secretário.

Itep

Quanto a greve do Itep, também deflagrada nesta segunda, o secretário de Administração exalta a necessidade de normatizar a atividade do instituto em lei. A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) informou ao G1 que há total interesse do Governo e da direção do Instituto que o estatuto esteja pronto o mais rápido possível. O documento, no entanto, não está pronto. A categoria exige que o Governo do Estado encaminhe o estatuto do Itep à Assembleia Legislativa.
Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep)
"Ele ainda está sendo discutido por vários setores do estado, inclusive com a categoria. Mas a expectativa é que ele esteja concluído o mais rápido possível. Até porque ele vai disciplinar, vai organizar o Itep", afirmou João Ricardo Correia, assessor de imprensa da Sesed.
De acordo com Djair Oliveira, que é presidente do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol-RN), o estatuto é uma lei orgânica que organizaria o Itep. “Ele define os direitos e deveres dos servidores e cria o plano de cargos e salários dessa categoria, que até hoje não tem”, detalhou. Para o presidente do sindicato, falta vontade política para o projeto chegar à Assembleia Legislativa.
                                         
Servidores da saúde acendem velas pelos mortos do Walfredo Gurgel
(Foto: Victor Lyra)

Saúde

Alber da Nóbrega confirma que o Estado ficou de nomear uma comissão para discutir a tabela de níveis salariais dos servidores da saúde. Porém, existe um impasse para a realização da medida com a continuidade da greve. "Se voltarem a trabalhar a comissão será nomeada, mas da forma como eles querem não é interessante. É bom quando negociamos e os dois saem ganhando", ressalta.
A análise dos níveis salariais seria feita em 45 dias, segundo informa o secretário. "Se formos passar 45 dias com eles sem trabalhar a situação se complica. Nossa ideia é acabar com gratificações e montar uma horizontalização de plano de cargos e salários. Queremos modernizar", diz Nóbrega. Os servidores estão em greve desde o dia 1º de agosto.

Polícia Civil

Já no caso da greve dos agentes da Polícia Civil, o governo pede paciência aos grevistas. "Não está havendo compreesão. Os agentes querem que se resolva do dia para a noite. Todo o norte-riograndense sabe da stiuação financeira difícil que vive o estado", ressalta Nóbrega, que pede o apoio da categoria para elaborar propostas.
                                          Policias Civis protestam em frente à Governadoria
(Foto: Jorge Talmon/G1)

A pauta de reivindicações é extensa. “Queremos nomeação e curso de formação dos aprovados no último concurso, que vem se arrastando desde 2008; vale refeição para os agentes; serviço terceirizado de limpeza das delegacias, que muitas vezes fica a cargo dos próprios policiais; retirada de presos das delegacias; melhoria das condições de trabalho, como armamento, informatização e melhor comunicação entre as delegacias e reajuste salarial. Somos uma polícia de nível superior recebendo menos que cargos de nível médio. Também queremos reajuste das gratificações de chefes de investigação e chefes de cartório, que trabalham acima das possibilidades pela polícia”, afirmou o presidente do sindicato, Djair Oliveira.

Assalto aos correiros de Felipe Guerra.

Segundo informações repassadas para a Policia Militar, dão conta que 04 elementos bem vestidos de caras limpas fortemente armados, chegaram em um carro tipo Cruze de cor verde escuro com placa do estado do Maranhão na agência dos correios renderam a funcionária e subtraíram o dinheiro e fugiram saindo da cidade em direção a BR-405. 
Durante a ação que durou aproximadamente 15 minutos, os bandidos quebraram as câmeras do circuito interno da agência e renderam os clientes que ali estavam e que chegavam aos correios.
O GTO de Apodi já se encontra em diligência vasculhando toda a região, e Rádios Patrulhas das cidades vizinhas estão formando barreiras nas entradas no intuito de prender o bando. quem tiver alguma informação que possa levar a policia aos elementos, denuncie ligando para o 190, não precisa se identificar.
                            modelo do carro usado no assalto

Militares do RN vão pra rua em busca de valorização profissional

Policiais e bombeiros lançam campanha e vão realizar mobilizaçõe

Foto: Divulgação / ACS-PM

Na próxima semana, os militares do Rio Grande do Norte vão para rua em uma campanha de valorização profissional. No dia 25 de agosto será celebrado o Dia do Soldado, mas ao longo dos próximos dias policiais e bombeiros militares vão realizar várias ações, em especial no dia 23, quando será realizado o Dia Nacional de Mobilização, um grande ato que contará com apoio de toda a categoria.
A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, uma das organizadoras do movimento, explica alguns dos motivos pelos quais os militares buscam valorização profissional. “Um dos pontos principais dessa mobilização é mostrar que polícia também é sociedade e assim como vários segmentos vêm realizando protestos pelo Brasil, nós temos nossas reivindicações e lutamos por elas”, destaca Roberto Campos, presidente da ACS-PM.
Ela cita, por exemplo, que a Polícia Militar do RN tem, atualmente, em seu efetivo, mais de seis mil soldados. No entanto, a maioria desses homens nunca teve e continua sem ter perspectiva de promoção. “O último concurso para promoção a cabo foi realizado há 12 anos. Já o último concurso para mudança de cabo para sargento foi realizado há 16 anos. Ou seja, como as vagas nesses concursos foram limitadas, muitos não passaram, então, hoje, nós temos na Polícia Militar centenas de soldados que estão há 30 anos sem promoção”, frisa Roberto.
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados explica que a falta de valorização acaba levando ao desestimulo e a desistência no trabalho de policial. De acordo com ele, está sendo registrado um alto índice de pedidos de dispensa da Polícia Militar. Somente este ano, foram mais de 40 policiais desligados por vontade própria.
“Hoje, nossa categoria, soldados e cabos, tem o menor salário da segurança pública. Além disso, não contamos com carga horária e temos um regulamento disciplinar criado há mais de 30 anos, estando totalmente defasado. Para completar, os militares enfrentam problemas como diárias atrasadas e o pagamento das férias foram suspensas”, comenta.
Outros problemas clássicos dos militares são a falta de estrutura física e material de trabalho, em alguns casos com registros até mesmo de falta de munição para os policiais saírem para o combate à criminalidade. “Outra questão grave é a falta de atendimento à saúde dos militares, com déficit de médicos, pois o último concurso foi em 2001, bem como constatamos que o projeto da abertura de vagas no quadro de psicólogos nunca saiu do papel”.
Dia Nacional de Mobilização
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM-RN, soldado Roberto Campos, ressalta que os problemas elencados acima são apenas alguns dos enfrentados diariamente pelos policiais e bombeiros militares do Estado e frisa que eles não são exclusivos de soldados e cabos, pois oficiais também sofrem, por exemplo, com a falta de promoção.

Diante de tudo isso, os militares organizaram o Dia Nacional de Mobilização para o próximo 23 de agosto. A partir das 9h desse dia, toda a categoria e cidadãos que apoiam a campanha estarão concentrados no Clube Tiradentes, na avenida Presidente Bandeira, no Alecrim. Uma grande caminhada está programada para ser realizada pelas ruas de Natal, com destino à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
“Esse será um ato público em defesa de uma segurança pública verdadeiramente cidadã. Por isso, convocamos todos os militares, seus familiares, outras categorias e todos aqueles que se preocupam com uma qualidade de vida melhor no nosso Estado”, completa o soldado Roberto Campos.
 
*Fonte: Assessoria / ACS - PM/RN

Usuário de drogas é assassinado a tiros em Mãe Luiza

Jovem de 20 anos já tinha sofrido atentado, há duas semanas, mas retirou a queixa.

Foto: Cedida

A polícia registrou um crime de homicídio, no bairro de Mãe Luiza, na madrugada desta terça-feira (13). Um jovem identificado como Iago Gabriel de Medeiros Oliveira, de 20 anos, foi morto a tiros, quando estava na rua Vereador João Soares de Araújo, por volta de 1h30.
Informações repassadas por policiais da Delegacia de Plantão da Zona Sul dão conta que Iago Gabriel era usuário de drogas. Ele foi morto por duas pessoas que o cercaram e atiraram várias vezes. Ainda de acordo com a polícia, foram efetuados oito tiros contra o jovem.
Em seguida, os criminosos fugiram e, até o momento, ainda não foram localizados. A polícia revelou ainda que, há duas semanas, Iago Gabriel tinha sofrido um atentado e escapado de morrer. Na ocasião, ele chegou a procurar a delegacia para registrar queixa.
Porém, pouco tempo depois retirou a queixa, tendo em vista que estava com medo de denunciar as pessoas que tentavam matá-lo. O corpo do jovem foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) e deverá ser liberado na manhã desta terça-feira.


Do Portal BO
 

Policial suspeito de integrar grupo de extermínio se apresenta à Polícia Federal

Rosivaldo Azevedo tinha mandado de prisão em aberto e era considerado foragido.

Foto: Arquivo / Portal BO

O policial militar Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes se apresentou à Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (13), acompanhado de um advogado. Ele tinha um mandado de prisão em aberto e vinha sendo procurado pela polícia desde o dia seis deste mês, quando foi deflagrada a Operação Hecatombe.
Segundo investigações da Polícia Federal, Rosivaldo e outros policiais militares seriam integrantes de um grupo de extermínio com atuação na zona Norte de Natal e também em São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz. A PF, em entrevista coletiva no dia da operação, declarou que pelo menos 22 homicídios são atribuídos ao grupo.
Rosilvado e sua defesa negam envolvimento dele nesses crimes e em possível grupo de extermínio. O policial já tinha sido preso em abril deste ano, em virtude de um processo que responde por um homicídio na cidade de Afonso Bezerra.
Na ocasião, ele foi detido juntamente com o policial Wendel Fagner Cortez de Almeida, que também foi alvo de mandado de prisão na Operação Hecatombe. A Polícia Federal atribui aos dois, inclusive, um plano de assassinato de uma delegada da Polícia Civil, um promotor de Justiça e um agente da Polícia Federal. Os dois negam, no entanto, negam.
 

 
Exclusivo: Caçada policial mobiliza todo efetivo de Guamaré/RN, na comunidade de Salina da Cruz.



Uma denuncia anônima levou vários policiais à procura de três homens armados.
Neste exato momento os três acusados estão cercados pela a polícia, os meliantes já foram identificados como “Yure Cabeção, Galego e Capinha”.
Segundo a denúncia, eles planejavam cometer assaltos na comunidade e eliminar o subtenente Luiz Carlos de Souza, responsável pelo o destacamento de Guamaré.
Do Guamaré em Dia

 HAVERÁ NOVA ELEIÇÃO EM CAIÇARA DO  NORTE/RN 

ACORDAM 

os Juízes do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, à unanimidade de votos, em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, em conhecer e negar provimento ao recurso, a fim de manter a sentença de primeiro grau que julgou procedente a representação ajuizada pelo Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, para cassar os diplomas do atual Prefeito, ALCIDES FERNANDES BARBOSA e do vice, VICTOR VINÍCIUS DE ALMEIDA, com a manutenção da multa arbitrada pelo juízo singular, devendo ainda, a teor do art. 224 do CE ser realizada novas eleições no Município de Caiçara do Norte/RN, em razão da nulidade ter atingido mais da metade dos votos válidos, devendo permanecer interinamente no cargo, o Presidente do Poder Legislativo Municipal, nos termos do voto do relator, parte integrante da presente decisão. Anotações e comunicações.

Prefeito e Vice são Cassados
Com a confirmação da cassação dos diplomas e mandatos do prefeito Alcides Fernandes Barbosa e do vice-prefeito Victor Vinicius de Almeida, ambos em Caiçara do Norte, pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral-TRE-RN, o município terá uma nova eleição em data a ser marcada. Até lá, fica exercendo o cargo de prefeito, a presidente da Câmara Municipal.
Os dois, Alcides e Vinicius são acusados de captação ilícita de sufrágio, conhecido popularmente como compra de voto. Conforme a decisão do TRE estão também não poderão concorrer as eleições, pois estão inelegíveis por oito anos.
O prefeito Alcides e o vice-prefeito Vinicius já haviam sido cassados em primeira instância, mas recorreram a Corte Eleitoral e estavam governando através de liminar, a qual foi derrubada na tarde de hoje.
Por Assis Silva

Meus parabéns hoje vai para uma pessoa muito especial minha 4ª filha Tábita Myrlla




Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. 
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; 
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.