Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013


Quadrilha acusada de assaltos na zona Leste é detida nas Rocas

Uma quadrilha acusada de praticar assaltos em bairros da zona Leste foi detida no final da manhã de hoje no bairro das Rocas. De acordo com a polícia, os assaltantes foram encontrados após uma denúncia dizendo onde eles estavam.
Rafael Barbosa /CelularQuadrilha foi encontrada no bairro das Rocas após denúnciaQuadrilha foi encontrada no bairro das Rocas após denúncia

Rafael BarbosaA Polícia cercou a quadrilha no bairro das Rocas após denúnciaA Polícia cercou a quadrilha no bairro das Rocas após denúncia
Policiais do 1º Batalhão de Polícia foram até lá e, constatando a veracidade da denúncia, pediram reforço policial. Os assaltantes ainda tentaram fugir pulando os muros das casas vizinhas, mas acabaram capturados. Foram presos quatro adultos, Jonathas Thiago França de Sousa, 20 anos, Diego Santos de Oliveira, 20 anos e Gustavo Sammy Duarte de Medeiros, 23 anos e mais um não identificado, e três adolescentes de 15, 16 e 17 anos apreendidos, que negam a participação nos assaltos.

O bando é acusado de assaltar estabelecimentos comerciais nos bairros da região, como Petrópolis, Tirol e Cidade Alta. Dois assaltos teriam acontecido ontem, em uma lotérica e padaria no bairro das Rocas. Com a quadrilha foram apreendidas quatro armas, sendo três revólveres calibre 38 e uma pistola.
Rafael BarbosaOs três bandidos foram presos pela Polícia Militar no bairro das RocasOs três bandidos foram presos pela Polícia Militar no bairro das Rocas

Jonathas, um dos presos, é suspeito de matar um ucraniano após um assalto há cerca de dois anos. "Eu matei. Ele reagiu, roubou a faca do meu parceiro. Sabe como é, né?! É tudo ou nada", disse Jonathan assumindo a autoria do crime.

Defesa de PMs acusados de homicídio vai pedir reavaliação das prisões

Rafael Barbosa - Repórter

A defesa dos policiais militares reformados Wendel Fagner Cortez de Almeida e Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes vai suscitar em juízo a reavaliação da prisão dos dois. A justificativa da advogada Kátia Nunes é uma liminar que suspende a portaria de criação da força-tarefa para a investigação de homicídios formada pela Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM (Bope). “Eles foram detidos por uma força-tarefa que não pode existir, segundo a Justiça”, explicou a bacharel.

A ação contra a força-tarefa foi impetrada pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), sob a alegação de que as investigações criminais não devem ser realizadas pela Polícia Militar. O presidente do Sinpol, Djair Oliveira, explicou que a ação se deu pelo fato do Bope integrar a equipe de apuração dos assassinatos, quando deveria atuar o policiamento ostensivo. “Não somos contra a Deicor investigar os assassinatos, mas isso não é função do Bope”, afirmou Oliveira.

A liminar foi concedida nesta quarta-feira (24) e publicada no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A decisão foi do desembargador Vivaldo Pinheiro, suspendendo a portaria 069/2013, que criava a força-tarefa. O descumprimento da decisão leva a Justiça a encaminhar as informações à polícia e ao Ministério Público para se averiguar a eventual prática do crime previsto no artigo 330 do Código Penal, que consiste no desacato.

Os dois policiais reformados foram presos sob força de um mandado de prisão temporária. Mesmo sem os efeitos da ação da defesa, caso a detenção não seja convertida em preventiva, eles devem ser liberados da Penitenciária Estadual de Alcaçuz ainda esta semana.

As prisões

Wendel Cortez e Rosivaldo Azevedo, policiais reformados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, foram presos na semana passada sob a acusação de um homicídio ocorrido na zona rural da cidade de Afonso Bezerra em 23 março deste ano. A vítima é Jackson Michael da Silva Soares, 24 anos, que foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no assentamento Floresta I. Os acusados foram detidos pela Deicor, que integra a força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) para a resolução de crimes de assassinato.

Wendel foi preso em julho de 2010, acusado de homicídio ocorrido em dezembro de 2009, na cidade de Monte Alegre. Ele também é acusado de pelo menos outro homicídio e uma tentativa de homicídio, ambos em 2010., mesmo ano em que foi aposentado pela Polícia Militar por insanidade mental. Rosivaldo também foi preso em 2010, acusado de envolvimento em grupos de extermínio e de um duplo homicídio ocorrido no conjunto Pajuçara, na zona Norte de Natal. Em 2012, também foi aposentado pela corporação sob a alegação de insanidade mental.

Menino de cinco anos vê pai morrer eletrocutado em Macaíba

Igor Jácome
Um homem de 25 anos morreu na noite desta terça-feira (23) vítima de um choque elétrico na zona rural de Macaíba, município da Grande Natal. Segundo o subtenente Pereira, do 11º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o homem estava mexendo na caixa de energia de uma fábrica desativada quando sofreu a descarga. "O filho dele, um menino de 5 anos de idade, presenciou a morte do pai", disse o policial.
Ainda de acordo com o subtenente, a vítima estava em uma fábrica de beneficiamento de mamão desativada há alguns anos, que fica por trás da Coteminas. Pereira também contou que o homem morava na região. "Ele foi encontrado morto pelos próprios familiares", disse, acrescentando que, a chuva que caia na hora, pode ter contribuído para o choque
.

Ex-presidiário é executado na porta de casa no Vale Dourado

Paulo Denilson sofreu três tiros, na tarde desta quarta-feira.

Foto: Sérgio Costa















Um homem de 23 anos foi executado na porta de casa, na tarde desta quarta-feira (24), no loteamento Vale Dourado, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. Paulo Denilson Tavares Bernardo ainda tentou correr para escapar dos tiros, mas acabou morrendo na segunda travessa Pedra Branca. Segundo a polícia, a vítima já tinha respondeu por tráfico e roubo.
De acordo com o tenente Santos, do 4º Batalhão, Paulo estava na calçada de casa sozinho quando foi surpreendido por homens que chegaram em um veículo tipo Pálio de cor verde. Um dos ocupantes do carro desceu armado e efetuou três disparos em direção ao ex-presidiário. Dois tiros atingiram as costas e outro a cabeça da vítima. 

"Esta execução tem características de acerto de contas, mas somente a polícia civil que irá investigar e apontar a verdadeira razão para o crime", disse. O crime aconteceu por volta das 14h, mas mesmo assim poucas pessoas testemunharam o fato. As testemunhas que poderiam enriquecer o relatório da polícia preferiram se afastar do local e manter a lei do silêncio.

 

Casa de PM é invadida e família fica sob 



ameaça de assaltantes em Natal


Fato aconteceu na noite desta terça-feira (23) no Planalto, zona Oeste.
Quatro homens armados passaram uma hora com esposa e filha do policial.

Do G1 RN
A casa de um soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi invadida por quatro homens armados na noite desta terça-feira (23) no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. De acordo com o oficial de operações do 9º Batalhão da PM, tenente Abdênago Dias, ao descobrirem que a casa era de um policial, os assaltantes ameaçaram a família de morte.
Eram 19h quando os homens entraram na residência, localizada na rua Vale do Pitimbu e renderam a esposa do policial, que estava com a filha do casal, ainda de colo. “Três homens entraram na casa começaram a roubar aparelhos de televisão, microondas e roupas”, explicou o tenente.
Ao descobrir fardas da PM no armário, os assaltantes as rasgaram e ameaçaram a mulher. “Eles diziam que iam esperar o policial chegar para matá-lo”, relatou o oficial. Ainda de acordo com o ele, aproveitando um descuido dos assaltantes, a esposa do soldado saiu da casa e trancou os três homens dentro do imóvel. “Mas ela se deparou com um deles que estava de vigia do lado de fora”.
Segundo o tenente, a mulher foi agredida quando voltou para dentro de casa. Passada um hora, desde que chegaram ao local, os assaltantes fugiram levando os objetos roubados. “Os criminosos picharam a parede de casa com o número 157, referente a assalto no código penal”, disse o oficial. O policial chegou pouco tempo depois em casa.
A polícia fez várias diligências pela região à procura dos suspeitos, porém ninguém foi preso até o momento
.

Após menos de três horas preso, ex-



prefeito é solto por juíza no RN


Juíza Ana Carolina Maranhão, que decretou, revogou a própria decisão.
Ricardo Araújo é acusado de estelionato e vai cumprir medidas cautelares.

Fred CarvalhoDo G1 RN

Ricardo de Santana Araújo foi prefeito de duas cidades no RN (Foto: Divulgação/TSE)Ricardo Araújo foi solto na tarde desta quarta
após 3 horas preso (Foto: Divulgação/TSE)
O agropecuarista Ricardo de Santana Araújo, preso por força de um mandado no início da tarde desta quarta-feira (24), não chegou a ficar nem três horas detido. A juíza Ana Carolina Maranhão, da 2ª vara Criminal da zona Sul de Natal, que havia decretado a prisão preventiva, revogou a própria decisão. Ricardo Araújo é ex-prefeito de Galinhos eSerra de São Bento. Ele foi preso por estelionato.
De acordo com a Polícia Civil, Ricardo Araújo vendeu apartamentos a compradores diversos de forma irregular. O ex-prefeito havia sido preso no fórum da zona Sul de Natal por uma equipe da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações do Rio Grande do Norte(DEFD). O alvará de soltura já foi cumprido.
No final da tarde desta quarta, além de assinar a revogação, a juíza expediu medidas cautelares para a soltura. Segundo Ana Carolina Maranhão, o ex-prefeito terá que comparecer mensalmente ao fórum; não ter contato com o empresário vítima do estelionato; não se ausentar de Natal sem prévia autorização judicial; e não poderá alienar propriedade ou posse de bem imóvel.
No dia 7 de março passado, em depoimento ao delegado Júlio César Barbosa da Costa, titular da DEFD, Ricardo Araújo admitiu ter negociado apartamentos a pessoas diferentes. O G1 teve acesso com exclusividade ao documento. No termo de qualificação, o ex-prefeito diz que "revendeu os apartamentos a (...) sem cientificá-lo da sua decisão, tendo este comprador tomado conhecimento que os apartamentos tinham sido revendidos a terceiros quando procurou registrá-los em cartório".
No depoimento, Ricardo Araújo disse que "está arrependido de ter revendido os apartamentos que foram negociados com o senhor (...), uma vez que está passando por constrangimentos desnecessários"
.