Veículos
Apelo japonês
Com o Etios a partir de R$ 29.990, Toyota mostra que não vai facilitar a vida da concorrência
Sorocaba (SP) - Quem está pensando em comprar um carro na faixa dos R$
30 mil pode se preparar para gastar algumas horas ou até mesmo dias para
decidir pela marca e modelo. Na semana passada destacamos um dos
lançamentos mais aguardados do ano, o HB20 da Hyundai. Os sul-coreanos
entraram no segmento dos compactos para conquistar clientes fieis dos
ditos "nacionais", como Volkswagen Gol e Fiat Palio. Agora é a vez da
outra opção que chega prometendo cativar os brasileiros que buscam a
relação custo/benefício. É o Etios, compacto de entrada da Toyota que
parte de R$ 29.990 na versão hatch e R$ 36.190 no sedã.
Design semelhante ao do Renault Logan não causou boa impressão. Fotos: Bruno Vasconcelos/DP/D.A. PRESS |
Pouca
gente acreditava a Toyota iria enquadrar o Etios abaixo dos R$ 30 mil.
Parece que nem mesmo a montadora esperava por esse preço, tanto que há
cerca de um mês, quando iniciou um programa de reserva para clientes
interessados pelo compacto, anunciou que o modelo partiria de R$ 35 mil.
Apesar de não assumirem, o que parece que aconteceu foi um
contra-ataque dos japoneses à estratégia da Hyundai em lançar o HB20 por
menos de R$ 32 mil.
Você deve estar se perguntando qual a mágica
feita pela Toyota para chegar a esse valor. O "truque" foi lançar uma
versão pelada do Etios. Quem poderia imaginar que nos dias de hoje, a
refinada Toyota colocaria para vender em suas concessionárias um carro
sem ar-condicionado, direção elétrica ou hidráulica e nem mesmo vidros
elétricos?
Compacto nasce pelado, mas com bons equipamentos chega a R$ 38.790 |
Para
ter um Etios hatch completinho na garagem é preciso comprar a versão
XS, que custa R$ 38.790 e vem com todos os itens mencionados acima e
mais freios ABS, sistema de áudio com entrada USB, conta-giros,
retrovisores na cor do veículo e travas elétricas. O duplo airbag
frontal é de série em todas as versões.
Conhecendo os
concorrentes e seus respectivos preços, fica claro que a Toyota deverá
sustentar a estratégia de vendas do Etios em sua mecânica (o modelo não
utiliza motor 1.0, partindo do 1.3 litro de 16 válvulas) e na confiança
que o brasileiro tem na marca. Você já deve ter escutado, ou até mesmo
dito, que "Toyota não quebra". Essa fama deverá ajudar a marca vender as
70 mil unidades por ano - que é a capacidade de produção de sua nova
planta, no município de Sorocaba, interior de São Paulo.
Esperto
Painel de instrumentos é centralizado no Etios. Foto: Studio Malagrine/Divulgacao |
Nossa
equipe teve um primeiro contato com o Etios durante o test drive e
avant première das duas versões no Japão, no mês de julho. Na mecânica
nenhuma alteração aparente foi realizada (ou sentida). O motor flex 1.3
16V com 90 cavalos de potência (etanol) é capaz de deixar qualquer 1.0
comendo poeira sem nenhuma dificuldade. Casado com um câmbio preciso de
cinco marchas, o motorzinho é valente na estrada, quando são necessárias
retomadas, e esperto na cidade, com saídas rápidas.
A impressão é
que você está dirigindo um carro de maior motorização. E se você quiser
um Etios hatch de motor maior mesmo, a Toyota oferece a versão topo de
linha (XLS), que custa R$ 42.790 e vem com propulsor 1.5 - mesmo que
equipe a versão sedã. Um dos destaques do três volumes é o bom espaço
interno e porta-malas de 562 litros.
O que não mereceu muitos
elogios em relação ao Etios sedã foi o design. O carro é facilmente
confundido com o Renault Logan - o que não é um elogio, quando se trata
de formas e desenho. Já o hatch tem uma proposta mais jovial e
interessante, principalmente na traseira, o que deverá agradar a várias
faixas de público.
O interior do Etios deverá ser outro tema de
longas discussões entre os defensores e os críticos do modelo japonês. O
que não se pode fazer é querer comparar o acabamento do Etios com
Corolla ou outro modelo da Toyota. É preciso avaliar olhando o que
oferecem Gol, Palio, March e HB20. Fazendo isso, você verá que o Etios
não está fora da linha dos rivais, tanto na qualidade do acabamento como
no espaço interno. A polêmica posição do painel de instrumentos acima
do console central do modelo é uma questão que vai depender gosto de
cada um.
*Jornalista viajou a convite da Hyundai do Brasil
Tabela de preços
Etios
Hatch
Etios 1.3: R$ 29.990
Etios X 1.3: R$ 33.490
Etios X 1.3 com ar-condicionado: R$ 36.190
Etios XS 1.3: R$ 38.790
Etios XLS 1.5: R$ 42.790
Sedã
Etios X: R$ 36.190
Etios x com ar-condicionado: R$ 38.890
Etios XS: R$ 41.490
Etios XLS: R$ 44.690
Do:DN