Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ASSOCIAÇÕES RETOMAM LUTA POR UMA SEGURANÇA PÚBLICA MELHOR E VALORIZADA

A partir da próxima semana, a segurança pública estadual será colocada em discussão de forma ainda mais intensa. Em resposta à ausência de prioridade do Poder Público no atendimento das urgentes demandas dos policiais e bombeiros militares do RN, titulares das associações representativas definiram um novo calendário de mobilizações para cobrar do Estado providências nesse sentido. A reunião foi realizada hoje à tarde, na sede da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do RN (ASSPMBM/RN).
Além da aprovação do Projeto de Lei de Promoção de Praças, que permite a criação de um plano de carreira ao militar estadual, na lista de reivindicações apontadas pelas entidades estão o cumprimento da Lei de Subsídio, aprovada em 2012 e ainda não aplicada, o pagamento dos vencimentos compatíveis com as graduações dos militares, bem como do terço de férias e das diárias operacionais para esses profissionais.
As entidades planejam para o próximo dia 22, data em que será feita a entrega oficial do estádio Arena das Dunas para a Copa do Mundo, em evento que terá a presença da presidente Dilma Rousseff, realizar mais uma vez, um “abraço simbólico” em torno do estádio. A concentração será em frente à Associação de Cabos e Soldados (ACS), localizada na Av. Prudente de Morais e todos que se sentirem insatisfeitos com a segurança pública estadual estão convidados a participar. Já confirmaram presença na ocasião, entidades de praças também do interior do RN.
Para o dia 10 de fevereiro, as entidades organizam uma grande Assembleia Geral Unificada, com o intuito de discutir com policiais e bombeiros militares do RN, os próximos passos das mobilizações em defesa de melhores condições de trabalho.
Na reunião, será sugerida a retomada mais forte da Operação Segurança com Segurança, que, em dezembro do ano passado, chegou paralisar as atividades de policiamento ostensivo em batalhões de diversas regiões da capital e do interior, além de constatar que 80% das viaturas operacionais do RN circulam em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
“O governo não está dando a devida atenção às nossas demandas. Por isso temos que reagir e lutar pela melhoria da segurança pública. Através das mobilizações, iremos mais uma vez mostrar às autoridades e à população a necessidade de valorização da classe”, declara o presidente da ASSPMBM/RN, Eliabe Marques.
ASSPMBM/RN

COMANDANTE-GERAL DA PM ANUNCIA METAS E INVESTIMENTOS PARA 2014

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, realizou a primeira Formatura Geral do ano de 2014 na manhã de hoje e aproveitou a oportunidade para apresentar um balanço das ações e as metas para o próximo ano além de, finalmente, confirmar o pagamento de todas as Diárias Operacionais do ano de 2013.
Inicialmente, o comandante-geral agradeceu o empenho e a motivação de todos os Policiais Militares do RN pelo trabalho realizado no ano de 2013. Depois, coronel Araújo falou sobre o emprego operacional da Polícia Militar do RN, como durante a inauguração do estádio Arena das Dunas, onde a Polícia Militar realizará testes de ação para a Copa do Mundo, também programada para este ano.
Além disso, o coronel Araújo lembrou da responsabilidade da PM na Segurança Pública em eventos como o carnaval, campeonatos estadual e brasileiro e pleito eleitoral. “Após a Copa do Mundo, nós teremos a missão operacional durante as Eleições 2014, na qual garantiremos o Estado Democrático de Direito”, declarou. Na ocasião, o comandante agradeceu o apoio inconteste da governadora Rosalba Ciarlini, que nunca mediu esforços para proporcionar melhores condições de trabalho aos integrantes da PM.
Além das metas operacionais, o Comandante Geral anunciou alguns investimentos já no primeiro bimestre de 2014, onde serão distribuídos 5 mil uniformes para as Unidades Operacionais, 3,5 mil coturnos e botas, previstos para serem entregues em fevereiro. De acordo com o Comandante Araújo, já estão sendo entregues nas Unidades Operacionais 100 coletes balísticos, 30 metralhadoras e 62 mil cartuchos de calibre .40.
“Estamos distribuindo a partir de hoje mais 40 mil cartuchos de calibre .40 para as Unidades Operacionais de toda a Polícia Militar do RN”, anunciou o Comandante, ressaltando a distribuição já realizada de 22 mil cartuchos do mesmo calibre. Por fim, o comandante ressaltou a importância da Polícia Militar do RN na manutenção da ordem pública em todo o Estado. “Nós, integrantes da Polícia Militar, somos representantes dignos da sociedade potiguar. Qualquer missão que nos for dada, nós estaremos prontos para cumpri-la”, finalizou o Coronel PM Araújo.
PORTAL NO AR

Travesti é assassinado na zona Norte de Natal

Vítima fazia ponto na avenida Florianópolis e foi surpreendida por bandido em moto.

Foto: Daniel Morais / Portal BO
Um travesti, identificado como Alexandre Nascimento de Araújo, de 22 anos, e mais conhecido pelo apelido de Cristal, foi assassinado a tiros, na noite deste domingo (19), na zona Norte de Natal. O crime aconteceu na avenida Florianópolis, no conjunto Santa Catarina, por volta das 21h.
De acordo com informações repassadas por populares para a polícia, Cristal estava em uma esquina juntamente com outro travesti. Um homem em uma motocicleta se aproximou deles e atirou, acertando somente Cristal.
O outro travesti, ainda segundo relatos, conseguiu correr e escapou da morte. A polícia descobriu também que o travesti morto sempre fazia ponto naquele local, no entanto, ainda não se sabe o que pode ter motivado o assassinato. Os policiais do 4º Batalhão da PM realizaram diligências, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Vigilante é seguido ao sair do trabalho e executado em Petrópolis

Dupla em uma moto encostou no carro da vítima quando ela estava parada em semáforo

Fotos: Daniel Morais / Portal BO
Um vigilante de uma empresa de segurança privada foi executado na noite deste domingo (19), na rua Rodrigues Alves, no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal. Israelton Carlos de Solto Cunha, de 29 anos, voltava para casa dirigindo um veículo Pálio, quando foi baleado na cabeça e morrendo de ser socorrido. De acordo com a polícia, dois homens em uma moto foram os autores do crime.
O homicídio aconteceu por voltas das 20h. Israelton trabalhava no hospital São Lucas e ao sair foi seguido por uma dupla que esperou a vítima parar o carro no semáforo da rua Alberto Maranhão para atirar. Segundo o tenente Dastaev, oficial do 1º Batalhão, um mulher que caminhava na avenida testemunhou o assassinato e relatou o que viu.
"Recebemos informações de uma moradora que trafegava pelo local, e mulher que terá a identidade preservada relatou que a motocicleta estava parada em uma esquina e se deslocou quando o carro do vigilante foi visualizado. A testemunha disse ainda que um homem alto no banco garupa atirou seis vezes", disse.
A reportagem do Portal BO conversou com irmão da vítima, que estava no local inconsolável. O jovem, que terá sua identidade preservada, disse que o vigilante não tinha problemas com drogas ou outra coisa que pudesse comprometer a integridade, mas vinha reclamando de uma discussão que teve com um colega de trabalho. O crime sera investigado no 1º Distrito Policial.

Prefeito de Coari (AM) é acusado de 




abusar de meninas de 9 a 15 anos


Segundo denúncia, Adail Pinheiro oferecia dinheiro e presentes em troca de práticas sexuais com menores de idade.

O Fantástico denuncia uma vergonha nacional: um lugar onde meninas de 9 a 15 anos sofrem abusos sexuais por parte de um grupo de pedófilos que seria liderado por um prefeito.
“Eu tinha 9 anos. E a minha mãe cozinhava no barco. Eu ficava lá brincando, enquanto minha mãe estava trabalhando. Ele me estuprou dentro do barco mesmo, entendeu. Eu fiquei muito apavorada, com vergonha, nunca consegui colocar isso para fora. Hoje em dia, ele quer a minha filha”, conta uma vítima.
“Ela tem 11 anos, então ele está destruindo a minha vida inteira, porque aconteceu comigo, aconteceu com o meu sangue e agora ele quer a minha filha. É monstruoso demais”.
Uma mulher conta e desenha a sua história. O caso acabou de chegar ao Ministério Público do Amazonas. Também chegaram outros depoimentos e vídeos.
As autoridades ficaram chocadas com as novas acusações feitas contra um velho conhecido deles, um político que há anos é alvo de graves denúncias de pedofilia.
O acusado pela Justiça de crimes sexuais contra menores é Adail Pinheiro. Adail vive na mesma cidade das vítimas. Ele é prefeito de Coari, uma cidade de 77 mil habitantes, às margens do Rio Solimões, no interior do Amazonas. Para chegar lá, é preciso enfrentar uma viagem de nove horas de lancha.
Coari é a segunda cidade com maior arrecadação do Amazonas. É também o segundo município com o maior PIB do estado. Uma empresa de petróleo instalada lá levou mais recursos para a região, mas boa parte da população não sente os reflexos disso.
Adail é do PRP, Partido Republicano Progressista, e está no terceiro mandato. Foi eleito pela primeira vez em 1999. Em 2008, chegou a patrocinar o desfile de carnaval de uma escola de samba do Rio de Janeiro. Os cariocas cantavam Coari.
E Coari, alguns meses depois, foi surpreendida por uma grande operação da Polícia Federal. A polícia acredita que nos últimos cinco anos foram desviados mais de R$ 49 milhões. Na época, os policiais também colheram indícios de que o prefeito Adail Pinheiro chefiava uma rede de exploração sexual que contava com servidores públicos para identificar e aliciar as vítimas.
Adail chegou a ser preso. Ficou 63 dias na cadeia, mas foi solto por determinação da Justiça.
Depois de prestar depoimento em uma investigação do Senado, foi incluído como suspeito na lista da CPI da exploração sexual infantil da Câmara dos Deputados.
“Nós temos vários depoimentos que guardam uma coerência absolutamente incontestável, inclusive utilizando recursos públicos para manter uma rede de exploração sexual que ele se beneficia dela; são absolutamente concretos e absolutamente fundamentados”, diz a presidente da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Érika Kokay.
“Essa gente não sabe viver em sociedade. Essa gente tem que ser presa para que a gente possa dar uma resposta para a sociedade e mostrar que é possível sim se fazer justiça e desencorajar novas práticas criminosas, principalmente essa que se pratica contra crianças indefesas”, destaca o procurador-geral da Justiça do Amazonas, Francisco Cruz.
Setenta processos foram abertos contra Adail. Nada aconteceu com ele até agora.
“Eu não tenho nenhuma dúvida de que há uma morosidade. Nós estivemos com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas. O processo estava absolutamente parado. Ele não tinha caminhado nem um passo”, destaca a presidente da CPI.

O Conselho Nacional de Justiça está vindo nesta próxima semana para Manaus para analisar os processos de exploração sexual, inclusive as denúncias contra o prefeito de Coari que já foram feitas há quase seis anos. Os conselheiros querem saber por que, apesar de tantas provas e depoimentos, nada aconteceu com os envolvidos até agora. O Conselho disse que vai responsabilizar os juízes e também transferir os processos caso seja comprovada a negligência.
Fantástico: Há alguma rede de proteção ao prefeito de Coari?
“Eu não conheço. O que eu acho é que todos os processos deles estão tramitando de uma maneira muito rápida. Não há nenhuma proteção ao poder judiciário. Se eu descobrir algum lugar, alguma comarca, alguma vara, que o processo esteja paralisado a respeito desse cidadão, nós haveremos de tomar uma providência enérgica”, disse o presidente do Tribunal de Justiça do AM, Ari Moutinho.

Enquanto na Justiça o ritmo é lento, mais vítimas aparecem para depor no Ministério Público. Como a mulher do início da reportagem. A filha dela e uma parente.
“Eu quero que vocês confiem na gente, que a relação seja de confiança mesmo”, diz uma funcionária.
Fantástico: O que ele fez, exatamente?
Vítima: Passou a mão assim, depois ficou passando a mão. Depois tirou. Normal.
Fantástico: No seu seio?
Vítima: Aham. Aí botou a mão na minha cintura. Aí eu fiquei um pouquinho depois e saí.
Fantástico: Você achou estranho?
Vítima: Sim. Estranho.

“Ele me levou pro quarto, nossa é muito, muito. Ele me violentou, ele me estuprou, porque eu pedi para ir embora, ele não deixou”, disse a vítima.
Fantástico: Nessa época você tinha que idade?
Vítima:“Tinha 10 anos. Alguém, tem que parar esse cara, ele é terrível, é um doente, ele é um monstro tem que parar esse cara”.

A denúncia mais recente chegou ao conselho tutelar de Coari no fim de 2013: uma menina de 13 anos contou que estava sendo obrigada pela mãe a ter relações íntimas com o prefeito em troca de dinheiro.
“A denúncia diz que ela chegou a ser levada até a residência do prefeito”, disse o conselheiro tutelar José Alberto dos Santos.
Fantástico: E ela teria que fazer o que com ele na residência?
Conselheiro tutelar: Ela teria que provavelmente ter essa relação. Uma relação íntima com ele.
Fantástico: Ele chegou a oferecer dinheiro para ela?
Conselheiro tutelar: Segundo a denúncia, houve essa questão de oferecimento de dinheiro.

José Alberto chegou a gravar em vídeo o depoimento.
Vítima: O que eu faço? Ninguém consegue me responder. O único jeito é perder minha virgindade. Ele sugeriu R$ 2 mil por cada menina se eu levasse.
Conselheiro Tutelar:“Você ganhava R$ 2 mil?
Vítima: Por cada menina. Contando que seja virgem. Ele quer menina e tem que ser só virgem. Eu estou me sentindo triste porque eu não quero fazer isso.

A menina, virgem, de apenas 13 anos, foi prometida ao prefeito para a noite do último Réveillon.
“Você vê a que ponto se chegou. Você ter a virgindade oferecida por uma autoridade como brinde do Ano Novo”, disse o procurador.
Não houve o encontro. Dias antes da virada do ano, a garota decidiu sair da cidade e foi para casa de parentes em Manaus. Ela contou para uma amiga que foi espancada pela mãe.
“Inclusive eu vi os hematomas. Por ela não ter ido. Ficava tratando ela com indiferença. Entendeu? Para que ela fosse”, conta a amiga.
Em outro vídeo conseguido com exclusividade pelo Fantástico, um ex-motorista da prefeitura, Osglébio da Gama, conhecido como Canarana, conta qual o pagamento as meninas recebiam, depois do encontro íntimo com o prefeito.
“Foi dado muita coisa para ela, comprado muita coisa: máquina, celular caro, um monte de coisa foi comprado em meu nome e dado para ela. Quem dava era eu para ela. Sempre eu levava para ela dinheiro: R$ 5 mil, R$ 6 mil”, conta.
“É porque o Adail é doente. Ele é doente. Ele não é um cara assim de tesão. Porque nós vemos uma mulher bonita, a gente fala: 'olha aquela gata ali'. Ele não, é carne de pescoço para ele. Ele quer saber daquelas menininhas novas”, destaca o ex-motorista.
A equipe do Fantástico telefonou para o ex-funcionário que aliciava as meninas para o prefeito. “No momento eu estou viajando. Eu não tenho nada a declarar”. 
“As práticas são sempre as mesmas. Troca-se dinheiro. Algumas vezes, tratamento de saúde, residência para os familiares. Ou seja: é uma compra”, disse o procurador.
O prefeito Adail Pinheiro ficou de receber a equipe do Fantástico no escritório do advogado dele em Manaus. Ele daria uma entrevista para a gente, mas na última hora desistiu. Quem recebeu a nossa equipe foi o advogado de Adail.
Fantástico: O prefeito Adail é inocente em relação à essas acusações de exploração sexual?
Advogado: Acredito que sim.
Fantástico: Ele chegou a ameaçar alguma vítima, pediu para que algum funcionário ameaçasse alguma vítima?
Advogado: Pelo que eu conheço o prefeito Adail, não é o perfil dele. O que eu vejo em Coari é uma oposição política em relação ao prefeito Adail, muito forte nesse sentido, de fomentar esse tipo de notícia e informação.

Mas as justiças federal e estadual têm muitos elementos para incriminá-lo. “As informações são contundentes. Nós estamos fazendo a coleta desse material para que a gente possa instruir e propor uma ação penal no futuro”, disse o procurador.
“Ele se diz muito poderoso, ele persegue, ele oprime e ele obriga a fazer o que ele quer, senão você não tem p\ra onde ir, você morre de fome e você sai da cidade”, conta a vítima.
“Acabou o sorriso, acaba a sua vida, tudo, tu não tem mais vida, e hoje eu estou tendo oportunidade de pôr para fora o que eu estou sentindo, que eu escondi esse tempo todo por medo. Eu não quero ser só mais uma pessoa falando, pedindo socorro e nada acontecer”, disse outra vítima.
G1.com

Homem que usou criança como escudo 




é encontrado morto no RN


José Carlos Lopes Jerônimo tinha 18 anos e estava no CDP da zona Norte.
Em dezembro, um menino morreu após servir de escudo humano dele.

Do G1 RN

O homem que usou uma criança como escudo humano durante um tiroteio na Grande Natal em dezembro passado foi encontrado morto na cadeia. José Carlos Lopes Jerônimo tinha 18 anos e estava no Centro de Detenção Provisória da zona Norte de Natal. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte vai investigar como ele morreu. A hipótese de suicídio não está descartada.
No dia 12 de dezembro passado, José Carlos, que era suspeito de ter envolvimento com o tráfico de drogas, se envolveu em um tiroteio na cidade de Macaíba. Para tentar se proteger, ele fez refém o estudante Cleyton Osório dos Santos Mendes, de 10 anos. O menino acabou baleado e morreu no local.
  •  
Cleyton Osório, de 10 anos, estava perto de casa quando foi baleado em Macaíba, Grande Natal (Foto: Arquivo de família/Reprodução Conecttv)
Cleyton foi usado como escudo por José Carlos
(Foto: Arquivo de família/Reprodução Conecttv)

Cleyton havia saído de casa casa minutos antes para comprar pão, no bairro Campo Santa Cruz. José Carlos também foi baleado nesse tiroteio e acabou preso.
Segundo boletim de ocorrência registrado na delegacia de plantão da zona Norte, José Carlos Lopes Jerônimo teria se enforcado usando uma corda feita de lençois.

Bando desvia R$ 73 milhões da mega-sena, a maior fraude da história da caixa.


Uma operação da Polícia Federal deflagrada neste sábado em três Estados (Goiás, Maranhão e São Paulo) desarticulou uma quadrilha que teria desviado R$ 73 milhões da Mega-Sena, jogo de loteria da Caixa Econômica Federal. O banco relatou à PF que se trata da maior fraude já sofrida em toda sua história.

O dinheiro do “falso prêmio” foi depositado em uma conta bancária aberta em Tocantinópolis (TO) e a partir dela distribuído para várias pessoas. Um dos envolvidos, segundo o Estado apurou, é o suplente de deputado Ernesto Vieira Carvalho Neto, que disputou a vaga em 2010 pelo PMDB do Maranhão na chapa da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Segundo os investigadores relataram ao Estado, ele teria comprado um avião com o dinheiro desviado da Caixa. Até o final da manhã deste sábado, a PF não o havia encontrado para cumprir o mandado de prisão expedido contra ele e outras quatro pessoas. Nenhuma delas foi presa até agora.

Conforme o banco, já foi recuperado 70% do dinheiro. O gerente da agência onde a conta foi aberta foi preso antes de a operação batizada de Éskhara ser deflagrada. 
(Estadão)
Uma operação policial batizada como ‘Pescaria’, sob o comando do Subtenente Luiz Carlos  no distrito de Baixa do Meio, município de Guamaré, neste final de semana, resultou na prisão de sete pessoas acusadas de tráfico de drogas e porte ilegal de arma.
Uma denúncia anônima levou o comando do destacamento de polícia de Guamaré a montar uma operação de guerra na tarde deste sábado(18) no distrito de Baixa do Meio. A grande mobilização da polícia parou a comunidade. Foram quase quatro horas em campana sem beber um gole de água ou comer um pedaço de pão. Quando foi dado o sinal verde, a polícia surpreendeu os acusados na Rua Projetada, especificamente nas extremidades de Pedro Avelino em Baixa do Meio, alguns estavam bebendo em baixo de uma arvore, já outros estavam dentro de uma residência.
Com elas foram apreendidas três revolveres, calibre 22, 38, uma Garrucha, uma espingarda, facas, facão, várias munições de vários calibres, como 22, 38 e 380. Balança de precisão, sacos de dimdim, drogas tipo maconha, celulares, chips de várias operadoras, relógios e baterias.
Os acusados são Jefferson da Cruz  Gomes (33 anos) “Vulgo Jefferson”, considerado pela polícia como o cabeça, Ricardo da Cruz Gomes (27 anos) “Vulgo Espeto”, João Maria Alves (27 anos) “Vulgo J. Maria”, Jonas do Nascimento Luna (43 anos) “Vulgo Bil Cambalhota”, Janaina Barbosa Souza (39 anos) , José Joel da Silva (65 anos) “Vulgo Mulato” e Nísia Maria da Cruz (51 anos).
Guamaré em Dia

Tragédia entre dois veículos deixa três vitimas fatais na BR 406 próximo a Baixa do Meio.


Três pessoas morreram, e um ficou preso nas ferragens num acidente envolvendo dois veículos na BR 406, próximo ao distrito de Baixa do Meio por volta das 13h30min da tarde de hoje, dia (19). Um caminhão de placa MYL 0433 de Caiçara do Norte, e um Gol de Placa MMP 2011 de Natal.
As três vítimas foram identificadas como Josivania Martins da Silva (30 anos), José Antônio da Silva (35 anos) “Motorista do Gol”, João Victor Santos da Silva (4 anos) “filho do Casal” e José Rodolfo Santos da Silva (12 anos) “Filho do Casal” que foi retirado das ferragens ainda com vida e encaminhado para Natal em estado grave.
O motorista do caminhão foi identificado como Francisco Vital da Silva, mas conhecido como Chico do Tiro, ele se evadiu do local.
Segundo as primeiras informações colhidas, Antonio motorista do Gol, morava na fazenda de Chico Olegário, entre a sede do município em Guamaré  e do distrito de Baixa do Meio.
Eles tinham vindo para a feira de Baixa do Meio, ao sair do mercado, revolveram seguir viagem por uma estrada carroçal para encurtar o caminho até a fazer onde trabalham de cuidadores.
O motorista resolveu fazer a volta  para  entrar na estrada carroçal em cima da pista na BR. Momento este que vinha no sentido oposto, um caminhão de carga e colidiu de frente, arrastando o gol por vários metros.
A frente do caminhão esmagou o veiculo de passageiro, ceifando três vidas e deixando uma em estado grave.
O trânsito ficou muito lento nos dois lados da BR, mas a Polícia Militar e Guarda Municipal deram todo o apoio, realizando os procedimentos de praxe, aguardando a chegada da Policial Rodoviária Federal e do Itep para remoção dos corpos.