Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Arena das Dunas: um ano depois e 30 por cento de obras concluídas

Ritmo de trabalho deixa as obras em índice         acima dos estipulados pela Fifa. 
Foto: José Aldenir
A construção do estádio Arena das Dunas completa hoje seu primeiro ano. Aos poucos, o estádio vai tomando forma e quem passa pela BR 101 já consegue perceber a evolução da obra e o esqueleto do que serão as arquibancadas. Hoje, a construção segue em ritmo acelerado e já ultrapassa os 30% (no último dia 31 de julho, estava em 29,75%), acima do cronograma estabelecido pela Fifa, em que as obras deveriam estar em torno de 27%, e a expectativa é que até o final do ano, as obras possam estar com 50% concluídas.
O diretor-presidente do Consórcio Arena Natal, Charles Maia, disse que, atualmente, as obras de construção da Arena das Dunas estão na fase da superestrutura, o que deve permanecer até os primeiros meses do próximo ano. “Conseguimos estar à frente do cronograma, mas é uma mudança muito grande, fruto de um trabalho árduo,  que não seria possível sem a participação dos nossos colaboradores. É um esforço conjunto para chegarmos onde estamos”, destacou. Hoje, as obras estão cerca de 2% à frente do cronograma Fifa, o que significa, fazendo uma projeção, que anteciparam as atividades em um mês.
O turno da madrugada tem agilizado as outras frentes de trabalho. “São segmentos que estão sendo criados e que vão tornar mais ágil o processo”, afirmou Charles. As vigas que vão receber os primeiros degraus das arquibancadas já estão sendo implantadas e serão agilizados os trabalhos nos setores quatro e seis. “É no setor Oeste que vão se concentrar os camarotes, área de imprensa, setor de hospitalidade, camarote Fifa, zona mista, vestiários e as salas de aquecimento. O setor Sul já atingiu praticamente a altura do estádio e já passa uma ideia de como ele será”, ressaltou Charles Maia. A cobertura será a última fase da obra, mas segundo Charles, nos próximos dias, será feita a contratação da empresa responsável e o início da confecção, que será feita em outro local.
O secretário Extraordinário para assuntos relativos à Copa do Mundo (Secopa-RN), Demétrio Torres, comemorou a atual fase de construção da Arena, no entanto, reconheceu que a obra ainda não chegou em sua plenitude. “Cada avanço que se tem são abertos novas frentes de trabalho. Este momento é importante, pois desde que começamos as obras, há um ano, nunca estivemos atrás do cronograma. Uma obra quando é bem planejada a expectativa é ser superada e seguimos nesse ritmo”, afirmou o secretário. Hoje, trabalham na obra 1.200 funcionários, mas, quando chegar ao ápice, somado aos terceirizados, o número de trabalhadores deve chegar aos 1.500.
“Passamos muito tempo trabalhando na fase de infraestrutura, aquela que dá sustentação e que não é visível, mas abaixo disso, temos mais de quatro mil estacas, com 20 metros de profundidade. A tendência, caso não ocorra nenhum sinistro, será as coisas acontecerem mais rápido daqui por diante”, afirmou Demétrio Torres. O secretário destaca a funcionalidade da Arena das Dunas. “Esta Arena, quando estiver lotada, na pior das situações, poderá ser esvaziada em 8 minutos, pois ela atende diversas normas de conforto e segurança e dispomos de uma grande quantidade de saídas que permitem que isso aconteça”, disse.
A Arena das Dunas foi idealizada para ser um grande espaço flexível a vários tipos de eventos e, segundo Charles Maia, vai abrir as portas do Rio Grande do Norte para eventos de grande porte, fortalecendo o turismo e a economia local, fomentando a geração de renda de empregos e trazendo mais oportunidades à população. “Futebol é muito importante para nós, mas também estamos pensando no legado da Arena”, afirma Charles Maia, diretor-presidente do Consórcio Arena Natal.
 Por: Portal JH

Só um míope não enxerga…

Presidente da FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN -, o mossoroense Marcelo Rosado revela que o atual governo não estabelece uma boa relação com os empresários do comércio.
>>>
Corroborando com as declarações do empresário-Riachuelo-Guararapes Flávio Rocha, que afirmou em entrevista à imprensa, neste domingo, que no RN “o clima é hostil” para quem quer investir em terras de Poti, Rosado ressaltou a falta de planejamento e de incentivos, a ausência de estrutura e de segurança para esse setor no Estado e disparou:
>>>
- Talvez eu esteja míope, mas não vejo nada disso melhorar, não vejo um bom projeto desse governo para o RN.
Tirando o time de campo…
Marcelo Rosado admite que a maioria dos empresários da indústria e comércio reclamam insistentemente da falta de incentivo da atual gestão.
>>>
O tão comentado
Flávio Rocha prestigiando a apresentadora
Sabrina Sato, do Pânico na TV, namorada do
deputado conterrâneo do empresário-Riachuelo Fábio Faria. “Na gravação do Pânico com a Sabrina”, escreveu ele em seu TT
>>>
E avisa: alguns grandes investidores preparam-se para retirar suas empresas do RN para investir no Ceará e em Pernambuco, onde há tudo o que eles precisam.
>>>
“Percebo hoje com tristeza que os empresários daqui estão tendo que fazer investimentos fora do RN”, disse ele em entrevista hoje ao Jornal da Cidade, na 94 FM.
Incentivo zero
Falando nisso…
>>>
…informação de uma fonte dos bastidores do comércio garante que o governo-Rosado tem falhado no pagamento de feiras que promovem a indústria e o comércio no RN e que são realizadas em municípios de grande porte no Estado.
>>>
Alguns prefeitos, inclusive, acabam pagando o evento do próprio bolso. E a espera pelo reembolso é longa…
Secretário-fantasma
Outra notícia que chega do setor é sobre a constante ausência do secretário de Desenvolvimento Econômico Benito Gama.
>>>
Empresários e diretores de entidades ligadas à indústria e comércio garantem que ele dificilmente os atende e nem faz questão de saber o que querem dele.
>>>
“Com Benito ninguém consegue falar”, confirmou o presidente da FCDL Marcelo Rosado à coluna.
>>>
Assim fica difícil!
Buscando ideias…
Candidato a retomar o poder na capital dos Reis Magos, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves reservou o domingo para conversar política e tecer estratégias para atrair novos aliados para a sua campanha.
>>>
Na mesa, o pai-deputado Agnelo Alves e o aliado de primeira hora Wober Júnior, presidente do PPS no RN.
Otimista…
O papo entre o trio também passou pela questão da análise das contas do pedetista pela Câmara Municipal de Natal.
>>>
E o ex-prefeito mostrou-se absolutamente tranqüilo de que serão aprovadas.
>>>
Isso porque já existiria um parecer da própria Controladoria da Casa favorável à aprovação das contas…
Ex-aliados na linha de frente
Além do mais, Carlos e seu grupo confiam no poder de alguns vereadores-líderes que num passado recente estiveram ao seu lado…
DNA
E segundo uma fonte com livre trânsito nos principais gabinetes da Câmara…
>>>
…os líderes do movimento para desgastar a imagem do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, nos bastidores da Câmara Municipal do Natal, tiveram os seus DNA’s descobertos.
>>>
E atenderiam pelas legendas PSDB e PV.
Agenda com o tucano
Candidato a vereador em Natal, Rafael Motta prestigiou, neste fim de semana, o pré-candidato do PSDB a prefeito de Natal, deputado federal Rogério Marinho.
>>>
Filho do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, Rafael acompanhou o tucano em andanças pela Zona Norte.
>>>
Entre os locais visitados, o conjunto Potengi.
Ganhando
fama nacional…
A coluna Panorama Holofote, da Veja, revelou para todo o País, neste fim de semana, o que já não é novidade por aqui.
>>>
Que quem manda de fato na atual administração estadual é o marido de Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto Rosado. E que a Rosa enfrenta grave crise política por conta do “excesso de poder do ‘primeiro-marido’”.
>>>
A nota sobre o assunto citou como exemplos dessa crise as saídas do ex-Chefe da Casa Civil Paulo de Tarso Fernandes (que ao sair contou à imprensa como agia o casal Rosado), o rompimento do vice-governador Robinson Faria… e ainda anunciou o que foi tentado abafar por aqui: que o cartunista Amâncio – agora da equipe deste JH – foi demitido do jornal do deputado Henrique Alves por ordem de Carlos Augusto, que não teria gostado nadinha da charge feita por ele indicando o grau de poder exercido pelo mandachuva do RN na gestão democrata.
>>>
O que também acaba mostrando ao Brasil como alguns políticos da Terrinha agem em relação aos funcionários que atuam nos meios de comunicação que eles comandam…
Lapso
A única informação questionável do que foi publicado pela Holofote da Veja foi a de que Rosalba é a primeira mulher a governar o RN.
>>>
Wilma de Faria é quem detém esse ‘título’.
>>>
Na verdade, a Rosa foi a primeira mulher senadora do Estado.
Giro pelo twitter
…do deputado estadual Hermano Morais: “Muito feliz com a grande reunião do PMDB e com o empenho dos líderes Henrique Alves e Garibaldi Filho na nossa pré-campanha. Vamos à luta! A boa novidade é que o deputado Walter Alves aceitou ser o coordenador da nossa pré-campanha. PMDB unido e fortalecido nesse projeto”.
 Por: Daniela Freire

Ex-prefeito pode ser preso se participar da campanha de Amazan

Parecia tudo normal: novo candidato a prefeito, com apoio de um ex-gestor púlico em seu palanque. Normal se o ex-prefeito em questão não fosse Patrício Joaquim de Medeiros Júnior, que teve seus direitos políticos suspensos e, teoricamente, não poderia estar participando da campanha do candidato Amazan Silva, cantor e nome do PSD para a Prefeitura de Jardim do Seridó.
A situação, inclusive, já foi constatada e apontada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) como irregular. Tanto é assim que a promotora Liv Ferreira Augusto, da 23ª Zona Eleitoral, já enviou uma recomendação para a coligação União e Trabalho pelo Progresso, encabeçada por Amazan, que se abstenha de ter em seu palanque a figura do ex-prefeito. Isso porque a situação é um “total desrespeito ao Poder Judiciário, ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e às forças policiais, em especial à Polícia Militar deste Município”, conforme afirmou a promotora.
Baseado nisso, a coligação de Amazan deve ser abster de “permitir a participação do Patrício Joaquim de Medeiros Júnior em atividades partidárias, inclusive, comícios e atos de propaganda em recintos fechados ou abertos, sob pena de serem responsabilizados na forma da lei”.
E não é só: o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Jardim do Seridó, do 6º BPM, está autorizado a proceder “à detenção em razão de flagrante, com a respectiva condução à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis, de Patrício Joaquim de Medeiros Júnior, caso o referido senhor venha a incorrer em quaisquer das condutas constantes do artigo 337 do Código Eleitoral, quais sejam, participar de atividades partidárias, inclusive, comícios e atos de propaganda em recintos fechados ou abertos, o que deverá ocorrer tantas quantas forem às vezes em que houver reiteração de tal ato, sob pena de restar configurado crime de prevaricação”.
A promotora garante que por se tratar de um crime eleitoral previsto em legislação vigente “deve ser aplicada em sua plenitude, inclusive, com a atuação da Polícia Militar em caso de configuração de flagrante, inexistindo, ainda, qualquer medida ou exceção que autorize o referido senhor a participar de atividades partidárias”.
SITUAÇÃO
Ouvido pel’O Jornal de Hoje sobre esse caso, o mestre em Direito Eleitoral e Doutor em Direito Constitucional, Erick Pereira, afirmou que há uma diferenciação importante a ser feita sobre condenações penais e as previstas na Ficha Limpa. “Sendo uma condenação penal, realmente há cassação dos direitos políticos e a pessoal fica proibida de participar de campanhas eleitorais, podendo até ser preso se desrespeitar a Lei. No caso da Ficha Limpa, a pessoal fica apenas proibida de ser candidata, inelegível, mas pode participar da campanha de outros”, explicou.
 Por: Portal JH

Polícia descobre que mãe mandou sequestrar a própria filha

O desaparecimento da menina Esther Leal, de apenas 3 anos, ganhou novos rumos, no fim da tarde desta terça-feira (14). Os policiais civis do 9º Distrito Policial, que investigam o sumiço da criança, descobriram que a própria mãe dela ordenou o sequestro. A mulher está sendo procurada junto com Esther, que foi raptada no início da manhã, por volta das 6h, quando ia pra escola.
A menina de 3 anos estava com a tia, Aline Bruce França, que teve uma arma apontada para a cabeça e foi obrigada a entregar a criança. A moça contou ao Portal BO, na tarde desta terça-feira, que a sobrinha foi sequestrada por um homem que estava em um veículo Pálio de cor cinza.
Após as primeiras investigações, a Polícia Civil conseguiu chegar até o veículo e descobriu que ele pertence ao atual namorado da mãe da menina Esther. A partir daí, descobriu-se que ela ordenou o rapto da filha, pois perdeu a guarda da criança para o pai e não aceitou a decisão da justiça.
Mesmo com o atual namorado da mãe da criança tendo contado sobre o rapto, ele não quis revelar aos policiais para onde a mulher fugiu e se escondeu com a pequena Esther. Com isso, a polícia continua realizando diligências para tentar descobrir o paradeiro de mãe e filha. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro delas pode ligar para 8869-0573 e falar com Gerucia.
Fonte:JH

‘Boy Clen’ é executado com vários disparos de arma de fogo dentro de restaurante em Dix-Sept Rosado

Crime aconteceu por volta das 13h, após a vítima ter sido seguida e correr para dentro do estabelecimento. Foto: José Aldenir
A polícia registrou mais um assassinato na zona Oeste de Natal. No início da tarde desta quarta-feira (15), um homem foi assassinado dentro de um restaurante, no bairro de Dix-Sept Rosado. O crime aconteceu por volta das 13h, após a vítima ter sido seguida e correr para dentro do estabelecimento.
De acordo com informações repassadas pelo tenente Isaac, oficial de serviço do 9º Batalhão da Polícia Militar, Clen Ferreira da Silva, de 29 anos, mais conhecido como Boy Clen, estava passando em via pública, na rua João Francisco de Oliveira, quando observou que estava sendo seguido.
Ele correu e entrou para dentro do Marquinhos Bar e Restaurante, onde o criminoso também entrou armado e efetuou vários disparos. Pelo menos seis tiros atingiram o homem, que caiu morto dentro do estabelecimento. Logo após o homicídio, o acusado saiu correndo e não foi identificado.
Tenente Isaac contou que um irmão da vítima esteve no local do crime e contou que a Boy Clen teria atirado contra um vigilante daquela região, no ano passado, e pode ter sofrido vingança. A informação também foi repassada para a Polícia Civil, que irá instaurar inquérito e investigar o caso.
De acordo com a Polícia Militar, as pessoas que estavam dentro do restaurante não quiseram comentar sobre as características do homem que matou Clen Ferreira. O corpo dele foi levado para a sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), na Ribeira.

Fonte: Portal BO

Polícia recupera armas roubadas de major da PM

Oficial é da Paraíba e estava passeando com a esposa na praia de Areia Preta, em Natal.

Delegado Frank Albuquerque, titular do 4º Distrito Policial.
Os policiais civis do 4º Distrito Policial, localizado em Mãe Luiza, conseguiram recuperar as armas roubadas de um major da Polícia Militar, durante assalto registrado há quatro dias, na praia de Areia Preta. O delegado Frank Albuquerque, titular daquela DP, informou que os suspeitos do roubo já foram identificados e estão sendo procurados.
Ele explicou que o major Alessandro Frank Borges Ribeiro é de João Pessoa e trabalha na Corregedoria da Secretaria de Segurança da Paraíba. Ele veio a Natal passear com a esposa e foi até a praia de Areia Preta, no último domingo (11), quando acabou tendo duas armas roubadas, sendo uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 38.
“O major foi se banhar na água e deixou as armas em uma bolsa na areia, onde a esposa ficou olhando. Enquanto ele estava no mar, a mulher foi aborda por um homem que estava armado com um objeto que ela não soube identificar. O acusado puxou a bolsa e saiu correndo, chegando a derrubr a vítima”, conta o delegado Frank Albuquerque.
Depois disso, o major procurou a Polícia Civil e relatou o caso. “A partir daí, instauramos um inquérito e conseguimos chegar até o acusado, que foi identificado como Sheltom Nascimento Miranda, de 25 anos”, revela o titular do 4º Distrito Policial.
Os policiais civis foram até a casa do suspeito e conseguiram recuperar a pistola ponto 40, o revólver calibre 38 e os três carregadores com 45 munições. O jovem apontado como autor do roubo, no entanto, ainda não foi localizado. O delegado Frank informou que ele é morador de Mãe Luiza e já esteve preso pelo crime de furto.

Por Thyago Macedo
Foto: Thyago Macedo

Irmãs relatam estupros e polícia divulga retrato falado do suspeito

Mulheres, além de serem estupradas, ainda foram agredidas e ameaçadas.

Duas irmãs moradoras do bairro Lagoa Azul, na zona Norte de Natal, foram vítimas de estupros e após relatarem o caso, a Polícia Civil fez um retrato falado do criminoso. O crime aconteceu no último sábado (11), mas na noite desta terça-feira (14), as vítimas decidiram quebrar o silêncio.
Elas contaram que moram no conjunto Nova Natal e estavam caminhando em direção a AMI, onde foram abordadas por um homem armado que chegou anunciando um assalto. Quando não encontrou nenhum objeto de valor com as duas irmãs, o criminoso decidiu estuprá-las. O homem levou as duas irmãs para uma casa abandonada na mesma rua e, com arma em punho, ameaçou e estuprou as duas.
Uma das vítimas, de 24 anos, está grávida de dois meses e, mesmo sabendo disso, o bandido continuou a praticar o estupro. "Ele batia minha cabeça na parede enquanto me estuprava e obrigava a minha irmã a olhar tudo que fazia comigo", relatou. O acusado ficou com as duas irmãs cerca de 30 minutos.
As mulheres, além de serem estupradas, ainda foram agredidas e ameaçadas caso contassem para alguém. Logo depois de serem violentadas, as duas irmãs foram para o hospital e, em seguida, prestaram queixa na delegacia. A polícia fez o retrato falado do acusado que é apontado como sendo autor de mais quatro estupros na mesma localidade. Qualquer informação sobre ele pode ser repassada para o Disque Denúncia, através do telefone 181.
 
Por Sérgio Costa
Foto: Cedida