Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Irmãos são detidos com desmanche 

 




de motos roubadas em Natal



Três motos foram desmontadas e peças já estavam prontas para revenda.
Mãe dos menores é oficiada e responderá pela ação dos filhos.

Do G1 RN
a
Motos apreendidas no desmanche (Foto: Rafael Barbosa/G1)Motos apreendidas no desmanche
(Foto: Rafael Barbosa/G1)
A Polícia Militar apreendeu, na manhã desta sexta-feira (7), na Zona Oeste de Natal, dois irmãos adolescentes acusados de realizarem desmanche de veículos roubados. Ambos têm 17 anos, com diferença de idade de alguns meses. Os dois foram flagrados dentro da residência onde moram, na rua Tirol, bairro do Guarapes.
No imóvel, segundo a PM, foram encontradas três motocicletas, tendo uma delas sido roubada na última segunda-feira (3), além de várias peças de veículos. Das outras duas motos, uma tinha placa clonada e a outra estava desmontada, já sem o motor.
De acordo com o capitão Cláudio Henrique, comandante da operação, os adolescentes afirmaram que as peças seriam revendidas a um homem identificado como "Francisquinho do Detran". Um deles falou ao G1 que não tem envolvimento com o crime e que trabalha como mecânico. O garoto afirma que o desmanche era realizado por um terceiro irmão, que não foi detido pela polícia.
Um dos adolescente apreendidos disse que é mecânico (Foto: Rafael Barbosa/G1)Um dos adolescente apreendidos disse
que é mecânico (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia de Plantão Zona Sul, assim como todo o material apreendido em flagrante. Segundo o capitão Henrique, a mãe dos menores será oficiada para comparecer à DP e responderá pela ação dos filhos (receptação de material roubado).

Natal reúne 4,8 mil militares no desfile 




em comemoração à Independência



Comemorações da Semana da Pátria se encerraram nesta sexta-feira (7).
Médicos aproveitaram para protestar contra a falta de estrutura na saúde.


Do G1 RN

Militares abrem desfile cívico em Natal com bandeiras oficiais do Brasil (Foto: Ricardo Araújo/G1)Militares abrem desfile cívico em Natal, com bandeiras oficiais do Brasil (Foto: Ricardo Araújo/G1)
As comemorações da Semana da Pátria no Rio Grande do Norte se encerraram na manhã desta sexta-feira (7), na Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, em Natal. Quase 5 mil militares, estudantes de escolas públicas e particulares e escoteiros desfilaram para o público e autoridades civis e militares. A governadora Rosalba Ciarlini compareceu, mas a prefeita Micarla de Sousa não prestigiou o evento. Este é o terceiro ano consecutivo que a chefe do Executivo municipal não marca presença no desfile da Independência.
A organização do Desfile Cívico do 7 de Setembro este ano ficou sob a responsabilidade do Exército, que estimou um público de aproximadamente 5 mil pessoas distribuídas pelas calçadas e adjacências da Av. Prudente de Morais, uma das principais vias da cidade. O desfile também foi marcado por protestos. Bandeiras e cartazes foram empunhadas por médicos, que cobraram melhorias na infraestrutura dos hospitais e abastecimento das farmácias e almoxarifados das unidades de Saúde estaduais. No Rio Grande do Norte, a saúde encontra-se em estado de calamidade há dois meses.
Sapato cai durante o desfile e militar se abaixa para pegar o calçado (Foto: Ricardo Araújo/G1)Sapato cai durante o desfile e militar se abaixa para pegar o calçado (Foto: Ricardo Araújo/G1)
O desfile
O desfile começou às 9h e foi dividido em cinco grupamentos. O primeiro foi o escolar, com aproximadamente 1.800 estudantes de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares. Em seguida, o desfile cívico foi aberto pelo Exército, que prestou uma homenagem aos veteranos de guerra. Na sequência, 2.250 militares da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar, se apresentaram. Além destes, mais 250 militares desfilaram em tanques, viaturas e motocicletas. A Companhia Independente de Cavalaria da PM encerrou o desfile.
O arriamento das bandeiras do Brasil, Rio Grande do Norte e Natal, e o apagar da 'Tocha da Pátria', oficializaram o fim da Semana da Pátria 2012 no Rio Grande do Norte.
Protestos
Médicos servidores do Governo do RN estão em greve há mais de 4 meses e protestaram por melhores condições de trabalho durante desfile cívico (Foto: Ricardo Araújo/G1)Médicos do Estado protestaram
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
Em greve desde o dia 28 de abril, os médicos servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) aproveitaram o 7 de Setembro para protestar. Com o grito de guerra "Saúde e Independência", os médicos de diversas especialidades 'marcharam' da Praça 7 de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa, em direção à Praça Cívica.
Portando bandeiras e exibindo cartazes, os médicos cobraram melhorias na infraestrutura dos hospitais e abastecimento das farmácias e almoxarifados das unidades de Saúde estaduais. "Estamos em condições gravíssimas de trabalho que está estressando os médicos e matando o povo", afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), Geraldo Ferreira. Há aproximadamente dois meses, a governadora Rosalba Ciarlini decretou estado de calamidade pública na Saúde estadual.
Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Foto: Ricardo Araújo/G1)Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos
Médicos do RN (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Para Geraldo Ferreira, a decretação serviu apenas para o Governo usufruir de artifícios legais para contratar sem licitação e renovar contratos emergencialmente. "A situação de calamidade foi uma ação do Governo do Estado para sanar suas próprias necessidades, renovando contratos emergencialmente e contratando sem licitação", afirmou. Além disso, ele denunciou que o Governo fechou 100 leitos de clínica médica no Hospital João Machado.
Questionado sobre o motivo pelo qual os médicos escolheram o Dia da Independência do Brasil para protestar, o representante do Sinmed foi enfático: "A população do Rio Grande do Norte não se sente independente. Ela está sem segurança e sem saúde. Os hospitais que deveriam promover a vida, se transformaram em leitos de morte". Durante o desfile, a governadora Rosalba Ciarlini chegou a ser vaiada pela população quando seu nome foi pronunciado pelo cerimonial.


Itep tem 14 corpos à espera de





identificação para sepultamento


O cadáver mais antigo está no necrotério desde o mês de maio.
Depois de 120 dias, o cadáver é enterrado como indigente.


Do G1 RN
agora
Corpo em necrotério do ITEP/RN (Foto: Caroline Holder/ G1)Necrotério do ITEP/RN (Foto: Caroline Holder/ G1)
O Instituto Técnico-científico de Polícia do Rio Grande do Norte, na unidade de Natal, tem atualmente 14 cadáveres aguardando identificação para serem liberados e, posteriormente, sepultados. O corpo mais antigo está no necrotério desde o mês de maio deste ano. O órgão só libera os mortos para familiares ou pessoas próximas que provem o convívio por meio judicial. Depois de 120 dias, o Itep providencia o sepultamento do cadáver como indigente.
“Enterramos como indigente, mas com toda dignidade. O morto é enterrado em cova individual. A identificação é feita por números. Se um dia a família aparecer, temos como localizar o corpo para que os parentes possam sepultar seu ente”, explicou Manoel Marques, coordenador de medicina legal do Itep.
Corpo para necrópsia no ITEP/RN (Foto: Caroline Holder/ G1)Corpo no ITEP/RN (Foto: Caroline Holder/ G1)
Segundo o Itep, depois da necrópsia - procedimento para identificar a causa da morte -, o cadáver passa pelo registro de papiloscopia, catalogação das impressões digitais, de arcada dentária e, se for necessário, é realizado o exame de DNA - este último é enviado para um laboratório em Salvador. Se durante esse tempo os familiares não se dirigirem ao órgão para o reconhecimento e liberação, o corpo fica no necrotério por até 60 dias. Transcorrido este período, a permanência é autorizada enquanto houver vaga na câmara fria.
Contudo, a retirada do corpo só pode ser feita por familiares, ou pessoas que comprovem na Justiça laços de parentesco com a pessoa morta. É o que a dona de casa Maria Teixeira da Silva terá que fazer. Ela foi com o sobrinho Antônio Teixeira ao Itep na tentativa de encontrar o pintor Manoel Claudino Coelho Neto, de 71 anos, desaparecido desde 25 de agosto, com que viveu por 32 anos. Ela reconheceu o marido, mas não pôde levar o corpo, já que o casamento não era formalizado.
“Neste caso, precisamos esperar que os filhos ou a primeira mulher do seu Manoel apareça. Ou a esposa atual terá que provar judicialmente que possui união estável com o morto. Enquanto isso ele permanece aqui”, enfatizou Manoel Marques.
Ainda de acordo com Manoel Marques, em média seis indigentes chegam por mês ao Itep, geralmente vítimas de homicídios ou de acidentes. Quando o corpo não pode mais permanecer no necrotério, é feito um requerimento junto à Prefeitura para a realização do sepultamento em algum dos oito cemitérios públicos de Natal.

Para reconhecer os 14 corpos que estão atualmente sem identificação no instituto em Natal, o familiar deve ir ao Itep localizado na avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira, das 8h às 18h. Outras informações pelo telefone: (84) 3232-6917.


Assaltantes tentam assaltar obra na Jaguarari e trocam tiros com policial.


Foto: Daniel Morais / Portal BO










Criminosos invadiram uma edifício em construção na avenida Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, para tentar assaltar, mas foram surpreendidos por um policial que estava no local. Os bandidos pretendiam roubar dinheiro que seria usado para o pagamento dos operários. No entanto, eles não contavam com a presença de um homem armado na obra.
Com isso, o policial teria reagido e acabou atirando contra os assaltantes. O tiroteio assustou os moradores da região e várias viaturas da Polícia Militar foram acionadas para a ocorrência. Um dos operários chegou a falar com a reportagem do Portal BO durante a confusão e disse que os trabalhadores tinham corrido para cima do edifício Mirador Rosália Carrilho, onde se esconderam dos tiros.
O edifício está sendo construído vizinho ao Hospital Sandra Celeste, na própria avenida Jaguarari. Durante a ocorrência, algumas pessoas informaram que o policial tinha sido baleado. Porém, ele havia caído de uma estrura de ferro durante o confronto e acabou sofrendo ferimentos. O homem, que não teve identidade revelda, foi socorrido e passa bem. Os assaltantes fugiram sem levar nada da obra
.

Idoso e jovem roubam Correios em 




mais um assalto no Oeste potiguar



Alvo da vez foi o município de Pendências, a 200 quilômetros de Natal.
PM afirma que os suspeitos usaram 'apenas' um revólver calibre 38.

A agência dos Correios da cidade de Pendências, distante pouco mais de 200 quilômetros de Natal, foi alvo da ação de assaltantes na tarde desta quinta-feira (6). De acordo com o soldado da Polícia Militar Jonatas Cavalcante do Carmo, que realiza policiamento ostensivo no município, pelas imagens das câmeras de segurança foi possível identificar que um dos assaltantes aparentava ser idoso. O outro, um homem bem jovem. "A dupla portava apenas um revólver calibre 38 quando anunciou o roubo", disse a PM.
Ainda segundo a Polícia Militar, os acusados chegaram à agência por volta das 14h20 e permaneceram no local por quase uma hora. “Eles abordaram os clientes e funcionários, pedindo o dinheiro do cofre. Quem chegava era impedido de sair”, explicou o soldado Jonatas.
O policial conta que apesar da agência ficar localizada no centro da cidade, em frente à prefeitura, ninguém percebeu a ação dos criminosos. “Nós passamos algumas vezes na frente dos Correios enquanto eles estavam lá, mas não conseguimos ver nada porque a porta da agência é de vidro fumê”, justificou o soldado.
O PM disse também que as vítimas do assalto acionaram a polícia poucos minutos após a fuga dos bandidos, que saíram levando uma quantia em dinheiro não revelada. Foram realizadas diligências na região na tentativa de encontrar os responsáveis pelo crime, mas ninguém foi preso
.D:G1RN

Agricultor do RN confessa à polícia ter 



matado a mulher e o cachorro


Crimes foram cometidos na cidade de Lagoa Salgada.
Manoel Justino de Almeida se entregou à polícia nesta quinta (6).

Arma usada por agricultor para matar mulher no RN (Foto: Cedida/Polícia)
Arma usada por Manoel Justino para matar Maria José em Lagoa Salgada (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
O agricultor Manoel Justino de Almeida, de 36 anos, confessou à polícia do Rio Grande do Norte que matou a própria mulher, a dona de casa Maria José da Silva de Almeida, e o cahorro da família na cidade de Lagoa Salgada, distante cerca de 80 quilômetros de Natal. Os crimes foram cometidos no dia 31 de agosto e Manoel Justino se entregou à Polícia Civil nesta quinta-feira (6), quando resolveu confessar os crimes.
Maria José da Silva foi morta quando dormia na cama do casal com tiro na cabeça. Manoel Justino matou o cachorro da família com um golpe de enxada na cabeça. O animal foi enterrado no quintal da casa onde moravam, no sítio Felizbela, zona rural de Lagoa Salgada.
Após cometer os crimes, Manoel Justino chamou a polícia e disse que a família foi vítima de um latrocínio. "Inicialmente, ele alegou que no dia 31 de agosto dois homens retiraram as telhas da casa deles e anunciaram um assalto. O Manoel chegou a informar que os supostos criminosos tinham roubado a quantia de R$ 2.350 e uma moto de Maria José. Para piorar, o Manoel relatou à polícia que não reagiu ao ver a mulher morta porque tinha levado uma coronhada na nuca", falou o delegado Raimundo Rolim de Albuquerque Filho, que elucidou o crime.
Já na segunda-feira (3), o delegado Rolim foi à casa de Manoel Justino e constatou que a cena do crime havia sido adulterada. "A casa estava vazia, o quarto do casal destelhado e tinha sinais de arrombamento na parede que segura a porta da cozinha, constatando que o local do crime foi completamente adulterado", disse. No mesmo dia, o delegado conduziu Manoel Justino para fazer exame residuográfico nas mãos.
  •  
Manoel Justino confessou ter matado a mulher no RN (Foto: Cedida/Polícia)Manoel Justino se entregou à polícia e confessou ter matado a mulher e o cachorro
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Nesta quinta, por volta das 18h, Manoel Justino se apresentou ao delegado Rolim e confessou o assassinato da mulher. Após a confissão, a polícia foi ao local do crime e encontrou o revólver usado para matar Maria José enterrado no quintal da casa.
O delegado Rolim acredita que o crime foi premeditado. "Isso porque o Manoel já havia alertado anteriormente suas filhas para que se ouvissem um tiro dentro de casa, não abrissem a porta do quarto, pois poderia se tratar de um assalto".
Manoel Justino de Almeida foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. O delegado Raimundo Rolim antecipou ao G1 que vai indiciar Manoel Justino por homicídio.
Do:G1RN

Polícia do RN indicia 8 pessoas por 





falsificação de cartões de mortos



Suspeitos foram presos na Operação Outras Faces, deflagrada em agosto.
Atuação do grupo foi mostrada em matéria exclusiva do Fantástico.

Do G1 RN
Comente agora
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte indiciou oito pessoas suspeitas de falsificarem cartões de crédito em nome de empresários e servidores do Poder Judiciário já falecidos. A atuação do grupo foi mostrada em matéria exclusiva do Fantástico exibida em 26 de agosto, dois dias após a deflagração da Operação Outras Faces.
Clovis Alberto Almeida de Araújo, Tiago Soares da Cruz, Andrea Paula Padilha da Silva, Jorge Inoue, Gleice Kelly de Almeida Araújo, Iram Carlos da Silva, Sílvio Pereira da Silva e Arikson Moisés de Souza foram indiciados pela polícia por estelionato e formação de quadrilha. Se condenados, cada um dos indiciados poderá pegar pena de até oito anos de reclusão, e pagamento de multa.
Sete dos oito presos negam qualquer envolvimento com os crimes. O único que confessa ter praticado estelionato é Tiago Soares da Cruz, que já havia sido preso pela Polícia Federal em 2007 na Operação Colossus sob acusação de formação de quadrilha, furto mediante fraude, interceptação telemática (furto de senhas de cartões), violação do sigilo bancário, estelionato e falsificação de documento particular.
Em entrevista ao Fantástico, Tiago Soares admitiu que solicitou um cartão de crédito a uma instituição financeira em nome do empresário paulista Marcos Kitano Matsunaga. Herdeiro da empresa Yoki, Matsunaga foi morto e teve o corpo esquertejado pela própria mulher, Elize Matsunaga, em 19 de maio - crime que teve repercussão nacional.
Ele falou que conhece Clóvis Almeida há quatro anos e que pratica o crime de estelionato há meses ao lado do comparsa. Perguntado pelo Fantástico se havia solicitado um cartão de crédito em nome de Marcos Matsunaga, ele confirmou e explicou o porquê da escolha do empresário paulista: "Porque é uma pessoa que tem um limite bom. Tem um cadastro bom perante as instituições financeiras".
Tiago tentou se justificar pelo crime: "Eu achei que não ía fazer mal nenhum. Não estaria prejudicando porque ele já faleceu, já era muito rico. Acho que não ía fazer falta". O estelionatário ainda disse como iria usar o cartão em nome do empresário morto: "Eu ía usar pra mim comprar algumas coisas pra mim, fazer feira, alguma coisas pra mim me manter (sic)".
Ainda no programa Fantástico, Clovis, que também foi preso em 2007 por assalto com refém, negou participação nos crimes. Ele jogou a culpa sobre o o comparsa: "O Ttiago trabalhava com esse Fernando, dizia que era o patrão dele".
Fernando, citado por Clovis, é o empresário Fernando de Arruda Botelho, um dos donos da Camargo Corrêa, um dos maiores grupos empresariais do Brasil que morreu em abril em um acidente aéreo no interior de São Paulo. Após a tragédia, o grupo de Clovis e Tiago tentou comprar um carro no nome do empresário. Em maio, a polícia do Rio Grande do Norteregistrou o momento em que um dos criminosos concluía a compra de uma caminhonete de R$ 142 mil em nome de Fernando Botelho.
Investigações
O delegado de Capturas do Rio Grande do Norte, Ben-Hur Cirino de Medeiros, que comanda a Operação Outras Faces, disse que a polícia potiguar continua investigando a participação de outras pessoas nos crimes. "Não posso adiantar nomes para não atrapalhar as investigações. Nossa meta agora é identificar e localizar outras pessoas envolvidas com a quadrilha", finalizou o delegado.