Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bando amedronta cidade do RN com explosão de caixa e tiros para o alto

Crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (18) em Lagoa Salgada.
Agência do Bradesco foi a 38ª a ser alvo de explosão este ano no estado.

Do G1 RN
Explosão deixou parte da agência do Bradesco destruída em Lagoa Salgada (Foto: 190rn.com)Explosão deixou parte da agência destruída
(Foto: 190rn.com)
Uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos explodiu o terminal do Bradesco em Lagoa Salgada, cidade da região Agreste do Rio Grande do Norte. Segundo informações do major Genilton Tavares, comandante do 8º Batalhão da PM, os criminosos ainda amedrontaram os moradores com vários tiros para o alto. A polícia, no entanto, não soube informar se havia dinheiro no terminal.
Ainda de acordo com a PM, a quadrilha chegou à cidade em dois veículos. Foram usados um Gol de cor preta e uma caminhonete. Após a detonação do explosivo, parte da agência ficou destruída. Apenas um policial estava de serviço no momento do crime. O soldado pediu reforços, mas quando guarnições de cidades vizinhas chegaram a Lagoa Salgada os assaltantes já haviam escapado.
Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, esta foi a 38ª agência bancária alvo de explosão este ano em território potiguar.

Vice-governador eleito do RN e advogada são assaltados em Natal

Crime aconteceu na madrugada desta quinta (18) na praia de Areia Preta.
Fábio Dantas havia saído do apartamento de Robinson, governador eleito.

Do G1 RN
Robinson Faria e Fábio Dantas foram eleitos governador e vice nas eleições deste ano (Foto: Canindé Soares/G1)Robinson Faria e Fábio Dantas foram eleitos governador e vice nas eleições deste ano (Foto: Canindé Soares/G1)
O vice-governador eleito do Rio Grande do Norte, deputado estadual Fábio Dantas, do PCdoB, e a advogada Tatiana Mendes Cunha, que participa da equipe de transição do governo, foram vítimas de um assalto na madrugada desta quinta-feira (18) na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal.
Segundo a assessoria de Fábio, ele e a advogada haviam acabado de sair do apartamento do governador eleito, Robinson Faria (PSD), quando foram surpreendidos por cinco homens armados. Foram levados vários pertences.
A Polícia Militar informou que a ocorrência não foi registrada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
O blog Informática & Fotos, de Caiçara do Norte teve acesso a cópias da Certidão de Julgamento emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE com decisão em favor do prefeito Alcides Fernandes, e do pedido de renuncia do prefeito Alcides comunicando que o vice-prefeito tomará posse em seu lugar. O documento foi direcionado a presidente da Câmara Municipal, vereadora Raimunda Elisangela dos Santos Gomes.
Segundo alguns populares de Caiçara do Norte, está havendo suspeita de boicote na prefeitura. Falam que o prefeito eleito Alcides Fernandes foi coagido a passar a prefeitura para seu vice, Dr. Vinicius. logo após surgir as conversas nas ruas da cidade, de que Alcides renunciou ao cargo, ficou notório uma grande manifestação de insatisfação, por parte da  população, que o elegeu prefeito e nele depositou   toda confiança. E esse povo também acredita que ele pode reverter a situação de calamidade  em que se encontra o município.

Na quinta-feira (18), haverá uma reunião extraordinária na Câmara dos Vereadores, onde teoricamente irá ter uma cerimônia de posso do vice, mas segundo alguns advogados, tudo pode ser desfeito e Alcides ser o prefeito de fato. Ainda circula que terá uma manifestação amanhã, na Câmara Municipal, para protestar ao contrário a essa renúncia. Vai ser algo nunca visto na história do município.
Da Folha de Pedra Grande

184º Homicidio em Mossoró 2014 - Jovem foi morto a tiros na comunidade rural de Riachinho


Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte,registra mais uma morte violenta,elevando o número de homicídios para 184 neste ano de 2014.

Um jovem identificado como Maximiliano Fernandes das Silva,de 19 anos de idade,morador do Sítio Riachinho na zona rural de Mossoró,foi surpreendido por dois indivíduos,que chegaram e invadiram sua residência,disparando várias vezes contra o mesmo.

O crime aconteceu por volta das 22h30min desta quarta feira 17 de Dezembro e segundo informações,Maximiliano mesmo baleado tentou pular a janela do quarto,onde estava com a esposa,mas tombou sem vida no quintal de sua casa.

Segundo a Perícia Técnica,o jovem foi atingido com seis disparos de arma de fogo,provavelmente de revolver calibre 38,uma vez que no local não foram encontradas capsulas de pistola.

Uma VTR do Grupo Tático Operacional-GTO,fez o isolamento do local do crime,até a chegada dos peritos do ITEP,que após a perícia no local,removeram o corpo da vítima para sede do órgão,onde será necropsiado e liberado para sepultamento.

Familiares informaram a equipe da Delegacia de Plantão,que foi ao local,que Maximiliano respondeu bronca na justiça a três anos atrás,por receptação. Ele teria comprado um Moto no Vuco-Vuco,com queixa de roubo,mas já estava livre do Processo.

A família não sabe a que atribuir a morte do jovem,uma vez que o mesmo não tinha inimigos e nem envolvimento com delitos.O Crime será investigado pela Delegacia de Homicídios
.

Juiz acusado de beneficiar presos nega ter recebido propina; magistrado acusa MP de perseguição e diz que PF “armou”



Denunciado por beneficiar presos de facções criminosas mediante recebimento de propina, o juiz Amaury de Lima e Souza, 51, disse nesta quarta-feira (17) que é “inocente de todas as acusações” e que sempre se preocupou com a ressocialização dos detentos.
O juiz, que está preso há seis meses, deu a declaração no primeiro interrogatório após virar réu no processo que tramita no órgão especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Lima e Souza foi denunciado sob acusação de favorecer três presos, membros de facções criminosas, com a progressão de pena para prisão domiciliar, depois que eles foram transferidos de outros Estados para Minas.
Souza negou as acusações e disse que deu a decisão porque, na condição de juiz da Vara de Execuções Criminais em Juiz de Fora (MG), ele precisava dar direito ao preso de se ressocializar.
“Para mim não interessa se ele [o preso] é um assassino ou um vendedor de CD pirata. Estou ali para ressocializar o criminoso e para que ele cumpra a sua pena da melhor maneira possível”, disse o juiz.
Em um determinado momento do interrogatório, Lima e Souza disse que não sabia que os presos a quem concedeu o benefício eram perigosos e com ficha extensa, porque a vara em que trabalhada “é uma zona”.
O juiz responde por crimes como organização criminosa, colaboração com associação para o tráfico de drogas, conexão com outras organizações criminosas independentes, lavagem ou ocultação de bens e valores.
Segundo o Ministério Público, há 14 volumes contendo provas, inclusive gravações autorizadas e vídeos, contra ele.
Um dos presos que teriam sido favorecidos indevidamente pelo juiz é José Severino da Silva, o “Cabecinha”. Ligado ao PCC, o criminoso é um dos envolvidos no assalto ao Banco Central de Fortaleza, em 2005, e teria sido beneficiado duas vezes pelo juiz acusado.
O outro beneficiado com a prisão domiciliar é o traficante Álvaro Daniel Roberto, que teria pago R$ 600 mil ao magistrado, conforme interceptação telefônica feita pela PF, na qual um integrante da facção pede o dinheiro para pagar a libertação do comparsa.
Segundo a PF, Álvaro Daniel é um dos principais fornecedores de droga vinda da Bolívia para organizações criminosas do Rio e São Paulo, como Comando Vermelho e PCC, respectivamente.
TRANSFERÊNCIAS
Em todos os casos, as defesas dos presos solicitavam transferência para Juiz de Fora, onde um parente do preso já residia. Essa era uma condição para que o pedido pudesse ser feito.
Laudos médicos falsos, segundo a PF, também eram usados nessas transferências.
O juiz acusou o Ministério Público de “persegui-lo” há muito tempo e disse que a PF “armou” para ele ser preso. Afirmou ainda que a investigação é baseada em “muitas suposições”. Como juiz, disse ele, o inquérito policial é visto com “perplexidade”.
“Eu não sou membro de nenhuma organização criminosa. Isso é um absurdo. Eu não recebi um tostão, não fiz lavagem”, disse o juiz.
Durante o interrogatório, de três horas e meia de duração, ele tentou explicar a compra de um Camaro e de um apartamento pagos em dinheiro vivo. O juiz disse que possuía R$ 250 mil em espécie no seu sítio, onde tem um “quarto-cofre”.
Ele também é acusado de manter 34 armas de uso permitido e de uso restrito. O juiz alegou que todas as armas são registradas e que ele é exímio praticante de tiro.
O advogado dele, Gustavo Carneiro Mendes, disse que seu cliente foi “firme” e “conseguiu demonstrar sua inocência”. Já o procurador Geraldo Soares Basques afirmou que o juiz estava “bem instruído” nessa fase preliminar, mas que “a prova documental contra ele é muito forte”.
Folha Press


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3MF9bxnrJ

Henrique Alves chora na despedida da 

Câmara


Está na Folha:
Em sua sessão de despedida depois de 44 anos na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou às lágrimas na noite desta quarta-feira (17) ao ser homenageado por colegas.
Nas eleições de outubro, o peemedebista deixou de disputar a reeleição para o Congresso e tentou se eleger para o governo do Rio Grande do Norte, mas acabou derrotado. Agora, ele é cotado para assumir um ministério no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff na cota do PMDB da Câmara.
A homenagem ocorreu após quase nove horas de sessão, sendo prestigiado por parlamentares governistas e oposicionistas.
“Vai ter a Câmara antes e [a Câmara] depois de Henrique Eduardo Alves”, disse o líder do PT, Vicentinho (SP). “O senhor tem uma carreira brilhante, de muito respeito”, completou.

Responsável por puxar a série de afagos ao colega, o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), afirmou que a “história da Câmara se confunde com a história de Alves”.
Ao ouvir os deputados, Alves chorou, tirou um lenço do bolso para enxugar as lágrimas, agradeceu os cumprimentos, mas não se manifestou.
Há quase dois anos no comando da Casa, Alves colecionou enfrentamentos com o Planalto, impondo derrotas ao governo da presidente Dilma Rousseff, e também com o STF (Supremo Tribunal Federal) ao defender, por exemplo, autonomia do Parlamento para discutir propostas.
Ele deixa o comando da Casa sem conseguir aprovar sua principal bandeira de campanha que torna obrigatória a execução de obras e investimentos indicados por deputados e senadores ao Orçamento – as chamadas emendas parlamentares.
Nos bastidores, congressistas dão como certo a volta da proposta para a gaveta do Congresso.
As emendas parlamentares são um dos pontos mais sensíveis na relação entre o Congresso e o Executivo. A liberação das verbas é usada como moeda de troca, pelos dois lados, especialmente em meio a votações de projetos estratégicos.
Ao longo dos anos no Congresso, Alves ficou conhecido por deslizar em forças concorrentes no Congresso. Henriquinho, como é conhecido, é herdeiro político do clã iniciado pelo governador do Rio Grande do Norte Aluísio Alves (1921-2006).
Parceiro do vice-presidente, Michel Temer, Alves trabalha agora para eleger o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), para sucedê-lo, mesmo com a resistência do Planalto.
Em outras tentativas de atuar fora do Congresso, o peemedebista não teve sucesso. Tentou a Prefeitura de Natal em 1988 e 1992. Na primeira, perdeu para Wilma de Faria. Na seguinte, o clã Alves rachou e ele teve que enfrentar a irmã gêmea, Ana Catarina, o que assegurou a vitória de Aldo Tinoco no 2º turno.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3MF8osg98

GOVERNADORA PARTICIPA DA CONCLUSÃO DO CURSO DA POLÍCIA MILITAR



A governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta quarta-feira (17), da cerimônia de conclusão do Estágio de Habilitação à Graduação de Sargento (EHS) 2014.5 e do Curso de Nivelamento de Praças (CNP) 2014 segunda turma. A solenidade aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CEFAPPMRN), na Zona Norte de Natal, com a presença do comandante Geral da PM, coronel Francisco Canindé Araújo, e do secretário Estadual de Segurança, General Eliéser Monteiro.

“Parabéns a todos; é o conhecimento que faz com que vocês cresçam na profissão; agradeço o apoio, vocês são exemplos de coragem, união, força, resistência e perseverança para encararmos o trabalho e enfrentarmos os desafios para transformar o Rio Grande do Norte em um lugar melhor”, declarou a governadora. Ao todo 311 Policiais Militares, lotados em várias cidades do Estado, concluíram os dois cursos, sendo 243 no EHS e 68 no CNP. Os cursos são compostos por 24 disciplinas com matérias voltadas para a rotina profissional e são pré-requisitos para a promoção dos policiais.

PM leva tiro na cabeça em frente a restaurante na Zona Sul de Natal

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira (17) no bairro de Capim Macio.
Policial não estava de serviço. Paulo Melo dos Santos corre risco de morte.

Do G1 RN
Crime aconteceu em frente a um restaurante no bairro de Capim Macio, na Zona Sul da cidade (Foto: Matheus Magalhães/Inter TV Cabugi)Crime aconteceu em frente a um restaurante no bairro de Capim Macio, na Zona Sul da cidade (Foto: Matheus Magalhães/Inter TV Cabugi)
Um policial militar foi baleado na cabeça, no final da noite desta quarta-feira (17), em frente a um restaurante no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal. Segundo a própria PM, os criminosos são dois homens que fizeram os disparos de dentro de um carro. Em seguida, um deles teria descido do veiculo e levado a arma do soldado. Paulo Melo dos Santos, de 43 anos, não estava de serviço. O dono do estabelecimento disse que ele trabalhava como segurança particular.
O proprietário do restaurante disse também que esta foi a primeira noite de serviço do soldado, uma vez que ele estaria tirando a folga de um colega que deveria estar no lugar dele. A Polícia Militar ainda fez buscas pela região, mas não conseguiu encontrar os criminosos.Em contato com o G1, o comandante geral da PM no estado, coronel Francisco Araújo Silva, relatou que o policial tem 14 anos de carreira, trabalhou por muitos anos na Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), mas atualmente é lotado na Diretoria de Pessoal da corporação. “Ele foi socorrido e permanece em estado grave no Pronto-Socorro Clóvis Sarinho”, acrescentou.