Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O Moto Clube Fé na Estrada sobre Duas Rodas fará uma intensa mobilização nas cidades de Caiçara do Norte e São Bento do Norte neste (24) a partir do meio dia. O evento constará de toda uma mega estrutura patrocinada pelo Clube. A mobilização terá como objetivo final  a evangelização.
O evento terá início com a chegada das cerca de 50 motos e ciclomotores. Haverá distribuição de 500 cestas básicas junto a famílias carentes previamente selecionadas, 300 lancheiras e centenas de brindes. Às 15h no ginásio de esportes haverá uma programação destinada as crianças. Em seguida desfile das motos pelas ruas da cidade.
Às 19h haverá uma grande cruzada evangélica. A programação  tem o  apoio da Prefeitura de Caiçara do Norte. Os pastores Alexandre Juvencio(Assembleia de Deus), Abel Elias(Igreja Pentecostal Lar em Cristo) e Cláudio Florentino da Silva(Assembleia de Deus Ministério Madureira.
De:Assis Silva

Juíza nega destituição de advogado a Bruno e adia julgamento de Dayanne

Para juíza, pedido de goleiro visa desmembrar júri do caso Eliza Samudio.
Julgamento continua com 3 réus; Rui Pimenta não representa mais Bruno.

 Do G1, em Contagem (MG)
19.nov.2012 - Advogado Rui Pimenta conversa com Bruno dentro da Sala do Tribunal do Júri. Dayanne, ex-mulher do goleiro, está ao lado do atleta (Foto: Vagner Antonio/Tribunal de Justiça de Minas Gerais)Advogado Rui Pimenta conversa com Bruno dentro da sala do Tribunal do Júri, na segunda-feira (19) (Foto: Vagner Antonio/Tribunal de Justiça de Minas Gerais)
A juíza Marixa Fabiane, que preside o julgamento do caso Eliza Samudio, negou o pedido do goleiro Bruno Fernandes para a destituição do seu advogado Francisco Simim, no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, nesta terça-feira (20). O goleiro pediu destituição de toda sua defesa, mas a juíza entendeu que o goleiro pretendia adiar seu julgamento.
Bruno pediu para falar com a juíza logo ao início da sessão e afirmou que não se sentia seguro para continuar com seu advogado, Rui Pimenta. O goleiro pediu tempo para contratar outro advogado, mas a juíza Marixa Fabiane lembrou que ele ainda possuía outro defensor, Francisco Simim, que também representa sua ex-mulher, a ré Dayanne Rodrigues.
O goleiro retornou ao banco dos réus, mas, depois de alguns minutos, pediu a palavra novamente. Nesse momento, a juíza anunciou que ele estava destituindo também Francisco Simim de sua defesa. A magistrada afirmou que isso estava ocorrendo "claramente com vistas ao desmembramento do julgamento".
Bruno, ainda no banco dos réus, negou e afirmou que não queria prejudicar a defesa de Dayanne. O promotor Henry Castro, então, pediu para que Dayanne, que responde em liberdade, tivesse mais tempo para ser defendida por outro advogado. Bruno, réu preso, tem preferência de julgamento. A juíza seguiu este entendimento.
Para evitar o adiamento, a juíza determinou que a ré Dayanne seja julgada em outra data, possivelmente junto com o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de ser o executor de Eliza. Ele foi o primeiro a ter o júri desmembrado, nesta segunda, depois que sua equipe de advogados deixou o plenário.
O advogado destituído, Rui Pimenta, disse ter sido pego de surpresa pela decisão do goleiro. "O Bruno agradeceu o trabalho feito, mas disse que queria mudar de estratégia", afirmou. O defensor disse que o goleiro perguntou se ele ficaria chateado, e Pimenta respondeu que de forma nenhuma. "Faço votos que isso [a destituição] seja bom para ele", comentou.
Segundo o defensor, ele continua atuando para o goleiro Bruno no pedido de habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 1º de outubro deste ano, o ministro Joaquim Barbosa, do STF, negou liminarmente o pedido. O mérito ainda não foi julgado.
Multa
No começo do segundo dia do júri do caso Eliza, nesta terça-feira, a juíza estipulou multa aos advogados do ex-policial Bola. Eles abandonaram o júri na segunda-feira (19), atitude que foi considerada "injustificada" pela magistrada.
A multa é de R$ 18.660 para cada um dos defensores, o equivalente a 30 salários mínimos. Somados, eles terão que pagar R$ 55.980 em até 20 dias, de acordo com a decisão da juíza. Os advogados de Bola são três: Ércio Quaresma, Zanone de Oliveira Júnior e Fernando Magalhães.
Os responsáveis pela defesa do ex-policial Bola haviam deixado o júri por discordarem do limite de 20 minutos estipulado pela juíza Marixa para cada defesa apresentar seus argumentos preliminares. "A defesa não vai continuar nos trabalhos, nós não vamos nos subjugar à aberração jurídica de impor limites onde não há", disse Quaresma.
No entendimento da juíza, o abandono ocorreu "sem haver razão juridicamente relevante". "Esse tipo de conduta causa grande prejuízo ao estado e à sociedade que implica em gasto de dinheiro público", afirmou ela, durante o julgamento.
O fato será comunicado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que deve avaliar a conduta dos defensores, ainda de acordo com a magistrada.
O goleiro Bruno durante o julgamento (Foto: Maurício Vieira/G1) 
O goleiro Bruno Fernandes durante o julgamento do
caso Eliza Samudio (Foto: Maurício Vieira/G1)
 
Testemunhas
O segundo dia de julgamento deve prosseguir com os depoimentos das testemunhas de acusação. Na segunda, o ex-motorista do goleiro Bruno Fernandes, Cleiton Gonçalves, foi ouvido no júri. Além de Bruno, outros dois réus - incluindo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão - estão sendo julgados por cárcere privado e pela morte de Eliza, ex-amante do goleiro.
Nesta terça-feira, a primeira testemunha que deve ser ouvida é João Batista, que presenciou o depoimento do ex-motorista à polícia antes do julgamento. Em seguida, deve ocorrer uma acareação entre João Batista e Cleiton.
Na sequência, a testemunha que deve depor é a delegada Ana Maria Santos, que atuou nas investigações do desaparecimento da ex-amante de Bruno. Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ela foi convocada para comparecer ao fórum às 9h, assim como a delegada Alessandra Wilke, que também trabalhou na apuração. Apesar de não ter sido arrolada pelo MP, ela também pode ser ouvida nesta terça-feira, segundo a Justiça.
Além destes, fazem parte do corpo de testemunhas de acusação o detento Jaílson Alves de Oliveira, que diz ter ouvido uma confissão de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Por fim, deve ser lido o depoimento de Renata Garcia da Costa, assistente do sistema socioeducativo de Minas Gerais, que acompanhou os primeiros depoimentos feitos à polícia.
Somente após a conclusão dos depoimentos das testemunhas de acusação é que serão ouvidas as testemunhas de defesa. A previsão inicial era de que o julgamento duraria pelo menos duas semanas, mas é possível que seja resolvido em menos tempo, já que o júri foi desmembrado e dois réus não serão mais julgados.

PMs do RN protestam por melhores condições de trabalho

Militares cobraram, ainda, punição mais enérgica contra quem pratica crimes em desfavor dos policiais Militares
Cabo Jeoás, presidente da Associação de Praças da PM do Brasil 

Cruzes pelo chão marcam protesto contra morte de policiais no RN .Ato foi realizado na manhã desta terça (20), na calçada do Midway Mall.

Manifesto aderiu à 'Caminhada Nacional em Defesa da Vida dos Policiais'.

Policiais estenderam curzes na calçada para simbolizar policiais mortos no RN (Foto: Rafael Barbosa/G1)Policiais estiraram curzes na calçada para simbolizar policiais mortos no RN (Foto: Rafael Barbosa/G1)
O número de policiais assassinados no Rio Grande do Norte é, proporcionalmente, maior que a quantidade de policiais que perderam suas vidas em São Paulo ao logo do ano, segundo informação do Conselho Estadual de Direitos Humanos. De acordo com Marcos Dionísio, presidente do Conselho, somente em 2012, nove policiais militares e dois policiais civis foram mortos no RN, além de outros 12 PMs que sofreram atentados ao longo deste ano. No estado paulista foram 98 assassinatos. Apesar da diferença, a taxa de mortandade no RN é um pouco maior que a registrada em São Paulo, é o que relata Dionísio.
Para chegar a esta conclusão, Marcos Dionísio dividiu o número de agentes da segurança pública pela população total dos estados do RN e de São Paulo. Depois, ele multiplicou o resultado por 100 mil habitantes, o que representa o número de agrupamento de cidadãos utilizado como parâmetro pela Organização das Nações Unidas, a ONU.  De acordo com Dionísio, o resultado aponta para uma taxa de mortandade de 0,3% no Rio Grande Norte; em São Paulo, a taxa é de 0,2%.
Para demostrar a preocupação com estes índices de violência, policiais potiguares aderiram, na manhã desta terça-feira (20), ao protesto nacional batizado de 'Caminhada Nacional em Defesa da Vida dos Policiais' . O ato contou com a participação de policiais baianos.
Aconteceu em frente ao shopping Midway Mall, na avenida Senador Salgado Filho, no bairro do Tirol, zona Leste da capital. No local, representantes de associações militares e sindicatos de classe se uniram a ativistas dos direitos humanos e estiraram várias cruzes sobre a calçada para simbolizar os policiais mortos no estado.
O sargento Eliabe Marques, presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM), criticou a forma como é tratada a morte dos policiais. "Dizem que os que foram assassinados e estavam de folga eram envolvidos com o crime, mas isso não é verdade. Só serve para esconder a crítica realidade da polícia", disse o sindicalista.
Ainda de acordo com o sargento Eliabe, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte tem 9.400 homens à disposição da companhia, quando a corporação possui somente 2 mil coletes à prova de bala. "Tem muito policial trabalhando sem colete", afirmou Eliabe.
O comando da PM diz que vem fazendo esforços junto ao Governo do Estado para melhorar a qualidade do trabalho dos policiais. O coronel Francisco Araújo, comandante geral da corporação, afirma que este ano foram entregues 1.200 novos coletes à corporação, além de novos veículos, capacetes e escudos balísticos, munição e pistolas. "Tudo isso para melhorar o trabalho e protegê-los", declarou o comandante.
Araújo também afirma que todos os policiais estão sendo treinados para tomarem cautela no trabalho diário e durante as folgas. “Além dos coletes entregues em 2012, a PM possui outros 2 mil coletes balísticos”, acrescentou o comendante. Segundo ele, alguns dos equipamentos estão vencidos, mas já foram solicitados outros 2 mil novos coletes.
Por fim, o comando geral da PM reconhece que o número ainda não é suficiente. "O ideal seria que todos os PMs tivessem seu colete", declarou Francisco Araújo. O coronel informou ainda que, no início do mês de dezembro, haverá um treinamento de tiro para capacitação dos policiais. "Organizamos também uma reunião para ministrar cursos aos nossos homens e mulheres sobre medidas de segurança a serem adotadas", reforçou Araújo.

BNB assaltado na Grande Natal

Tesoureira foi obrigada a abrir o cofre; Deicor vai investigar o crime.
Assalto aconteceu na manhã desta terça-feira (20) em Parnamirim.

 Do G1 RN
A agência do Banco do Nordeste assaltada na manhã desta terça-feira (20), em Parnamirim, na Grande Natal, permanecerá fechada durante todo o restante do dia. A informação foi confirmada pelos próprios funcionários da agência.
Agentes da Divisão Especializada no Combate ao Crime Organizado (Deicor) da Polícia Civil foram ao local do crime para dar início às investigações. As imagens das câmeras de segurança do banco serão utilizadas para identificar o trio suspeito. Segundo a PM, dois homens e uma mulher renderam a tesoureira da agência e a forçaram a abrir o cofre. O valor levado pelos criminosos não foi divulgado.
Informações iniciais repassadas pela polícia davam conta de que vários funcionários e o gerente haviam sido rendidos durante o assalto. No entanto, uma tesoureira do BNB informou que somente ela estava no local no momento que o trio chegou ao banco. A mulher, que preferiu não se identificar, afirmou que chegava para abrir a agência quando foi abordada pelos criminosos.
O assalto ocorreu por volta das 7h30 desta terça. Dois homens e uma mulher armados e bem vestidos renderam a tesoureira do banco e a obrigaram a abrir o cofre. A polícia realizou diligências pela região, mas não localizou os assaltantes.

Ex-PM apontado como líder de grupo de extermínio em Natal volta ao RN

João Maria da Costa Peixoto, o João Grandão, retornou a Alcaçuz dia 12.
Segundo diretora do presídio, ele agora é evangélico: "um novo homem".

 Do G1 RN

Penitenciária Estadual de Alcaçuz (Foto: Ricardo Araújo/G1)Penitenciária Estadual de Alcaçuz (Foto: Ricardo Araújo/G1)
O ex-soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte João Maria da Costa Peixoto está de volta à penitenciária estadual de Alcaçuz, na Grande Natal. A informações foi confirmada pela diretora da unidade, a agente penitenciária Dinorá Simas. João Grandão, como é mais conhecido, retornou às carceragens da penitenciária na segunda-feira (12). Até então, ele cumpria pena por assassinato no presídio federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, desde setembro do ano passado.
João Maria da Costa Peixoto, o João Grandão (Foto: Fred Carvalho/G1) 
João Maria da Costa Peixoto, o João Grandão
(Foto: Fred Carvalho/G1)
João Grandão ganhou notoriedade em 2005, quando foi apontado pela polícia potiguar como chefe de um grupo de extermínio. Segundo as investigações, João Grandão e outros 13 policiais detidos na época eram suspeitos de terem executado pelo menos 26 pessoas na região metropolitana da capital.
O G1 tentou contato com o advogado Marcus Alânio Martins Vaz, intercessor do preso. Contudo, ele não atendeu e não retornou as ligações. Em agosto, o Pleno do Tribunal de Justiça do RN negou recurso apresentado pela defesa de João Grandão e ele foi impedido de retornar ao estado. O TJ também não se pronuncia sobre o retorno de João Grandão ao RN.
Quando removido de Alcaçuz, o Departamento Nacional Penitenciário (Depen) do Ministério da Justiça, informou que o ex-policial havia sido foi transferido para Mato Grosso do Sul porque o presídio federal de Campo Grande dispõe de uma ala exclusiva para abrigar ex-policiais condenados.
Segundo informação da assessora Flora Matela Lobosco, da comunicação social do Ministério, a transferência de João Grandão foi solicitada pelo Estado do Rio Grande do Norte. Ela confirmou que o pedido de remoção foi assinado pelo juiz da 5ª Vara Criminal e corregedor da Penitenciária Federal de Campo Grande, magistrado Dalton Igor Kita Conrado. No comunicado, a assessora lembrou que o juiz federal é a autoridade competente para decidir quanto à inclusão, ou não, dos presos numa Penitenciária Federal  (atendidos os requisitos previstos na Lei 11.6710/2008 e decreto 6.877/2009)”.
"Um novo homem"
Em Alcaçuz, a diretora Dinorá Simas disse que o ex-PM está isolado e “aparenta ser um novo homem”. Ainda segundo ela, “João Grandão é evangélico agora”. Apesar disso, ele não teria feito qualquer exigência e ainda não recebeu visitas. “Nem o advogado dele apareceu aqui ainda. A família também não. Ele precisa passar duas semanas na adaptação para depois ter contato com os parentes”, acrescentou.
João Grandão
João Maria da Costa Peixoto, o João Grandão, foi preso em 2005 em decorrência da Operação Fronteira, deflagrada pela Polícia Civil após um ano de investigações. Na ocasião, ele foi apontado como líder de um grupo de extermínio que atuava na Grande Natal. Além dele, outros 13 policiais também foram indiciados. Alguns, inclusive, já respondiam a outros processos por tentativa de homicídio, porte ilegal de armas, tentativa de extorsão e adulteração de veículos. Segundo a polícia, o grupo era suspeito de ter cometido 26 assassinatos.
João Grandão voltou a ser detido em abril de 2009 ao ser acusado pelo Ministério Público pelo assassinato de José Cremildo Fernandes, executado a tiros no dia 26 de dezembro de 2008. Contudo, ele se entregou.
A morte de José Cremildo aconteceu em frente a uma borracharia na avenida Napoleão Laureano (Km 6), no bairro do Bom Pastor, na zona Oeste de Natal. O Ministério Público afirma que João Grandão matou para se vingar. No mesmo processo, o ex-PM também responde por tentativa de homicídio contra o filho de Cremildo, uma criança que na época tinha 13 anos. O garoto, segundo o próprio MP, acabou se tornando a peça chave da acusação. O garoto, segundo seu próprio relato, também teria sofrido um disparo, conseguindo fugir sem que a bala o atingisse. Daí a tentativa de homicídio contra João.
A vingança se dá pelo fato, ainda de acordo com a acusação, de que José Cremildo teria atentado contra a vida de João Grandão no dia 8 de setembro daquele mesmo ano, quando três homens o abordaram em frente da casa de sua mãe, localizada na rua Maceió, em Neópolis, na zona Sul da cidade.
Naquele dia, a Polícia Militar informou que criminoso haviam efetuado 23 tiros contra o carro do ex-PM, sendo que cinco tiros o atingiram. Dois acertaram os braços, uma bala penetrou a região lombar (abdômen) e outros dois disparos atingiram sua perna esquerda. No revide, João acabou matando um dos indivíduos. Dos dois que conseguiram escapar, apenas José Cremildo foi identificado e reconhecido por João.

Cerca de meia tonelada de maconha é achada em freezer na Grande Natal

Apreensão é resultado da prisão de 2 suspeitos de tráfico nesta terça (20).
Com um deles, PM ainda encontrou mais de R$ 20 mil em dinheiro e ouro.

Do G1 RN
Buscas realizadas na tarde desta terça-feira (20), em um imóvel localizado no município de Parnamirim, na Grande Natal, resultaram em uma surpresa para a polícia: "aproximadamente meia tonelada de maconha escondida dentro de um freezer", confirmou o tenente Flávio Peixoto, do 3º Batalhão da Polícia Militar. Toda a droga recolhida, algo em torno de 445 quilos, foi recolhida e levada para a 1ª Delegacia de Polícia, lá mesmo, em Parnamirim.
A apreensão é resultado de uma prisão ocorrida também nesta terça, quando um homem suspeito de tráfico de drogas foi detido. Com o suspeito, identificado como Antônio Laurentino da Silva – que também conhecido como 'Toinho do Morro' – foram recolhidos R$ 22 mil, sendo R$ 10 mil em dinheiro e o restante em peças de ouro. Um segundo suspeito foi detido logo em seguida.
Na ocasião da primeira prisão, a PM afirmou ter encontrado um colete à prova de balas, três pistolas (calibres 45 e ponto 40), além de munições de fuzil 762, uma balança de precisão e uma certa quantidade de cocaína ainda não pesada. “Toinho do Morro foi detido no bairro de Vida Nova, em uma residência localizada por trás da fábrica da empresa Dore”, acrescentou o tenente.
À polícia, o tenente revelou que o suspeito alegou que já cumpriu pena em regime fechado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz por roubo e homicídio, mas afirmou que havia progredido para o semiaberto na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP).
Droga apreendida em São José de Mipibu é recorde no RN (Foto: Cedida/PRF) 
Droga apreendida em outubro é recorde no RN
(Foto: Cedida/PRF)
Grandes apreensões
Esta é a terceira grande apreensão de drogas do ano no estado. No dia 30 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte realizou a maior apreensão de entorpecentes da história em território potiguar segundo a assessoria de imprensa da própria PRF: aproximadamente uma tonelada e 200 quilos de maconha e crack.
O entorpecente estava sendo transportado em uma Toyota Hilux com placas de Pernambuco. O veículo foi perseguido a partir do posto policial da BR-101, em São José de Mipibu, na Grande Natal, e tombou numa curva, espalhando a carga pela pista.
Ao todo, 340 quilos de maconha foram apreendidos em Mossoró (Foto: Divulgação/Polícia Civil) 
340 quilos de maconha é recorde em Mossoró
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Já no dia 8 deste mês, um recorde também foi batido em Mossoró, na região Oeste do estado,  segundo a Polícia Civil.
Na ocasião, foram apreendidos 340 quilos de maconha. Uma mulher de 18 anos foi presa em flagrante.
De acordo com o delegado Rafael Arraes, esta foi a maior apreensão de maconha já ocorrida na cidade de Mossoró.

24 presos fogem da Penitenciária Mário Negócio,3 são recapturados



Willian Daliane Batista Ferreira - Art 33

Canindé Marcelino da Silva - Art 157

Deusivan fernandes (semi-aberto)
24 detentos fugiram do Bloco B do pavilhão 3 da Penitenciária Mário Negócio em Mossoró,na noite de segunda feira 19 de novembro de 2012,sendo 23 do regime fechado e 1 do semi-aberto.
Os presos fugiram usando um túneo,cavado durante quatro dias,passando  por baixo das demais celas e alcançando a parte externa do complexo penal.
Dos 24 fugitivos três já foram recapturados: Canindé Marcelino da Silva,Williame Daliane da Silva e Deusivan Fernandes (regime semiáberto).
Veja a lista completa dos fugitivos:
Cela 01
Antonio Izamar - Art. 12
Canindé Marcelino da Silva - Art 157 (Recapturado)
Daniel Santos de Sales - Art 157
Francisco Fernandes da Silva Neto - Art 157
Francisco Luciano da Silva - Art 157
Lazaro Nunes - Art 157
Renato Everton de lima - Art 157

Cela 02
Damião Arimateia Targino de Oliveira - Art 155
Francisco Alisson da Silva - Art 155
José Augusto - Art 157
Leo Charles de Souza - Art
Manoel Gomes de Souza
Roneilson Cardoso de Lima - Art 157/14
Suendel Carlos Felix
Vanderson Lima Barreto - Art 33
Willian Daliane Batista Ferreira - Art 33, f( Recapturado)

Cela 05
Chamilton Franceildo da Silva
Irael Andrade Tavares - Art 157
Jeilson Paulo de Souza

Cela 06
Diego Armando Almeida de Oliveira - Art 33
Francisco Benedito da Silva - Art 157
Iran da Silva Liberalino - Art 157
Oseilton Rodrigues Nascimento - Art 157.
Regime Semi-aberto
Deusivan Fernandes (Recapturado)