Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Aditamento ao BG 67 traz resultado da inspeção de saúde para constituir o Quadro de Acesso às promoções previstas para 21 de abril

Acaba de ser publicado aditamento ao BG nº 067 com o resultado da inspeção de saúde para constituir o Quadro de Acesso às promoções previstas para 21 de abril, o que representa mais um passo dado ao cumprimento da lei de promoção de praças. 
Foram publicados 182 nomes da graduação de 1º Sargentos, 375 de 2º Sargentos, 408 de 3º Sargentos, 601 de Cabos e 5.093 Soldados. Confira aqui a listagem completa. 
Para Eliabe Marques, presidente da ASSPMBM, a publicação mostra que o setor administrativo da PM está fazendo a parte que lhe cabe. "Estamos observando que o setor administrativo da PM está trabalhando para cumprir a lei. Esperamos que agora o Governador do Estado faça o mesmo no sentido de cumprir a lei integralmente". 

mudanças propostas pela câmara para o estatuto do desarmamento vai de direito de compras a outros mais cedo.

arma1O projeto em discussão no Congresso desfigura o Estatuto do Desarmamento. O texto propõe, por exemplo, a diminuição da idade permitida para compra de arma de 25 para 21 anos, afrouxa os antecedentes criminais que proíbem a aquisição de armamento, e aumenta de 6 para 9 o número permitido de armas por pessoa, entre outras mudanças.
Confira abaixo cada ponto da proposta:
Antecedentes criminais
Como é hoje: Quem solicita autorização para comprar armas não pode ter nenhum tipo de antecedente criminal.
O projeto: Processados ou condenados por crime culposo podem comprar armas. Só ficam proibidos condenados por qualquer tipo de crime doloso. Investigados por crime doloso contra a vida ou cometido com violência também não podem pedir autorização.
Quantidade de armas
Como é hoje: Civis (pessoas comuns) podem ter até 6 armas.
O projeto: Civis passam a poder comprar até 9 armas.
Quantidade de munições
Como é hoje: O Estatuto fixa limite máximo de 50 munições por arma por ano.
O projeto: Até 600 munições por arma por ano podem ser compradas por civis.
Idade do comprador
Como é hoje: Idade mínima para comprar armas é 25 anos.
O projeto: Idade mínima para compra de armas é 21 anos.
Publicidade de armas
Como é hoje: A publicidade de armas só pode ser feita em meios especializados.
O projeto: Fica liberada a publicidade de armas em todo e qualquer veículo.
Registro das armas
Como é hoje: O registro de posse de arma tem que ser revalidado a cada três anos.
O projeto: Uma vez obtido o registro de posse, não é mais necessário renová-lo.
Comércio ilegal
Como é hoje: A pena para comércio ilegal é de 4 a 8 anos.
O projeto: Penas de 3 a 7 anos.
Porte de armas (na rua)
Como é hoje: O porte para civil é proibido, sendo concedido apenas em casos excepcionais.
O projeto: Se preenchidos os requisitos, o civil terá direito de portar a arma. Os requisitos são ter curso básico de manuseio e iniciação ao tiro, atestado de pleno gozo das faculdades mentais, e não ter crime doloso.
PF x Polícia Civil
Como é hoje: Somente a Polícia Federal faz os registros de armas de fogo de civis no país.
O projeto: As polícias civis dos estados também teriam competência, por delegação, de fazer o registro e autorização para porte de arma de fogo.
Apreensões
Como é hoje: Arma apreendida deve ser destruída.
O projeto: Destina as armas apreendidas ao Exército, aos órgãos de Segurança, aos museus, entre outros locais.
O Globo




Polícia Civil prende suspeito de estuprar mulher dentro de ônibus

Roosevelt Silva ainda tentou fugir em outro transporte, mas foi cercado pela PM

Sérgio Costa   
FOTO: CEDIDA
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), com apoio de policiais militares, prendeu em flagrante um homem investigado de ter estuprado uma mulher, dentro do ônibus da empresa Via Sul, número 50, na tarde desta terça-feira (14), em Natal. Roosevelt Silva Lima (28 anos) foi preso quando tentava fugir usando outro ônibus.
Segundo a delegada titular da Deam, unidade zona sul, Ana Paula Diniz, a vítima de 20 anos estava sentada próxima à janela do coletivo. “A vítima nos contou que o homem sentou-se ao lado dela e a empurrou um pouco mais para o lado da janela. Ele usou a mochila para disfarçar o ato, pegou nas pernas e colocou a mão na vagina da vítima, que estava de saia. Logo após, ela começou a gritar no coletivo avisando que o homem era um tarado”, detalhou a delegada.
O motorista do coletivo ao perceber a reação da vítima, parou o ônibus e entrou em luta corporal com o investigado, sendo o crime presenciado por diversas testemunhas. Após o embate, Roosevelt Silva conseguiu descer do ônibus número 50 e entrou em outro coletivo de número 79. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu parar o ônibus que estava sendo utilizado pelo suspeito. Ele foi detido nas proximidades da avenida Xavier da Silveira.
Algumas testemunhas já foram ouvidas pela delegada Ana Paula Diniz e outras vítimas de Roosevelt Silva já compareceram à Especializada, relatando que sofreram ataques do suspeito, dentro de coletivos. A delegada solicita, que caso outras mulheres tenham sido alvo do investigado, elas compareçam à Deam/Zona Sul, localizada à Rua do Saneamento,28, Ribeira, fone: 3232-2530.
 

Quatro homens são mortos em troca de tiros com a polícia em Arez, RN

Operação das polícias civil e militar aconteceu na noite desta terça (14).
Homens chegaram a ser socorridos, mas morreram no hospital.

Do G1 RN

Arma estava com um dos bandidos (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)Arma estava com um dos bandidos (Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Quatro homens morreram em uma operação das polícia Civil e Militar realizada na noite desta terça-feira (14) na cidade de Arez, região Leste potiguar. A ação teve o objetivo de buscar foragidos da justiça depois de uma denúncia anônima da população.
A operação aconteceu em uma área de matagal e viveiros de camarão, uma região pouco movimentada na periferia da cidade. Quatro homens foram baleados. Eles foram levados feridos pelos próprios policiais ao hospital no centro da cidade.
Uma multidão foi até a frente da unidade de saúde tentar invadir o local em protesto pelas mortes e os policiais pediram reforços. Somente com a segurança reforçada, o Itep conseguiu transportar os corpos para perícia em Natal.
O chefe de investigação da Polícia Civil falou sobre a abordagem sem ser identificado porque disse estar recebendo ameaças. “Fomos ao local todos descaracterizados, com carros descaracterizados. Chegamos lá, deixamos o carro e fomos a pé verificar se procedia a informação de que eles estavam o local e, chegando lá, fomos recebidos a tiros e revidamos e nenhum policial ferido, apenas os bandidos”, disse.
Um dos mortos foi identificado como Rodrigo Nascimento da Silva. De acordo com a polícia, ele é foragido da Justiça e tem mandado de prisão por homicídio. Além dele, um adolescente ainda não identificado também morreu. Os outros mortos foram identificados como Henrique e Moisés Lindolfo da Silva.
“O Moisés também estava armado com um 38 mas caiu lá no mato e ninguém encontrou, a polícia ainda está fazendo incursão pra ver se encontra. O trabalho principal é combater o tráfico em Arez e a violência decorrente do tráfico e sabíamos na nossa investigação que Rodrigo era o chefe dessa quadrilha que estava se formando aqui em Arez e que estava atentando contra a vida de outras pessoas”, disse o policial civil
.

Jovem de 22 anos é assassinado a tiros em Natal; avó é baleada

Jovem foi atingido por cerca de 15 tiros; avó foi baleada na perna.
Crime aconteceu na Zona Norte da capital potiguar.

Do G1 RN
Um jovem de 22 anos foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (15) na Zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a avó da vítima, uma idosa de 74 anos, foi baleada.

O crime aconteceu no conjunto Vale Dourado. Raimunda Alves Pereira e Erivelton da Silva Pereira estavam em frente a residência da idosa na rua dos Eucaliptos, quando dois suspeitos se aproximaram em um carro e efetuaram vários disparos. Erivelton foi atingido por cerca de 15 tiros. A avó dele, Raimunda, foi baleada na perna. De acordo com a PM, o jovem já respondeu pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Os dois foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, também na Zona Norte da capital. O homem não resistiu aos ferimentos. A polícia ainda não possui informações sobre os suspeitos
.