Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Seis motociclistas furam barreira na Grande Natal e um morre baleado

Blitz foi armada para coibir assaltos em distrito de Parnamirim.
PM diz que suspeitos não pararam e ainda atiraram contra as viaturas.

 Do G1 RN
Um homem ainda não identificado morreu na noite desta terça-feira (11), por volta das 20h, depois de trocar tiros com policiais militares em uma barreira montada nas proximidades da Ponte do Vigário, em Parnamirim, na região da Grande Natal. De acordo com informações do tenente-coronel Jair Júnior, comandante do policiamento na cidade, o suspeito estava acompanhado de outros cinco homens, todos em motocicletas, que conseguiram furar o cerco e fugir.
A polícia recebeu informações de que, durante a noite de ontem, bandidos realizariam assaltos nas proximidades da referida ponte, próximo ao distrito de Mendes. A PM então montou uma blitz para tentar coibir os crimes.
Por volta das 20h, os seis homens passaram pela barreira policial e não obedeceram as ordem de parada. O grupo ainda atirou contra os policiais, que responderam. No revide, um deles foi atingido e tombou. O ferido ainda foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele não portava documento de identificação.
O outros suspeitos fugiram do local. Três ainda abandonaram as motocicletas poucos metros depois da barreira. Além das motos, a PM apreendeu ainda um revólver calibre 38 que estava com o indivíduo que morreu no confronto.

Não é história de pescador.!!

Pescador captura tambaqui de 40 quilos em açude do RN

Animal virou atração na cidade de Parelhas, na região Seridó do estado.
Moradores dizem que este é o maior peixe da história do Açude Boqueirão.

 Do G1 RN
Tambaqui pescado no Açude Boqueirão, em Parelhas (Foto: Marcos Silva/Cedida) 
Chico Pescador e seu tambaqui de 40 quilos
(Foto: Marcos Silva/Cedida)
O pescador Francisco das Chagas Morais, de 52 anos, pegou na manhã desta terça-feira (11) um tambaqui de 40 quilos. Segundo ele, este é o maior peixe já visto desde a inauguração do Açude Boqueirão, localizado no município de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A barragem, cuja construção ficou pronta em 1988, é o segundo maior lago artificial do estado, com capacidade para 85 milhões de metros cúbicos d'água.
Francisco contou que o tambaqui (Colossoma macropomum), também conhecido como Pacu Vermelho, ficou enroscado nas redes de pesca.

Chico Pescador, como é mais conhecido na região, disse também que, ao perceber que o peixe ainda estava vivo, utilizou o remo que carregava para matar o animal.
Anos atrás, segundo ele, outro tambaqui chamou a atenção dos moradores locais. O peixe, no entanto, pesava 32 quilos.
Tambaqui pescado no Açude Boqueirão, em Parelhas (Foto: Marcos Silva/Cedida) 
Tambaqui pescado no Boqueirão, em Parelhas
(Foto: Marcos Silva/Cedida)
O tambaqui pescado nesta terça agora serve de atração para as pessoas que visitam a localidade. De acordo com o presidente da colônia de pescadores Z-26, a colocação de alevinos de tambaqui no Açude Boqueirão aconteceu em 1990 e 1991.
Publicação da revista Pesca & Companhia mostra que o tambaqui é um dos maiores peixes do Rio Amazonas, chegando a atingir mais de 90 cm de comprimento e 30 quilos.

Antigamente, eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da pesca demasiada, praticamente não existem mais exemplares desse porte.
Jandaíra/RN
Blog x Blog

Muito se viu nesses meses de campanha política em Jandaíra, e sempre esses momentos eram marcados, pelas "grandes" postagens de blogueiros que outrora informavam a todos na cidade. No entanto, o  blog Terra Jandaíra, volta nessa reta final para por os pingos nos (i's) dessa história.
Pouco antes de começar o processo político na cidade, o blogueiro Euripedes Dias lanchou seu "blog" onde nele cabia informar a todos sobre tudo o que se passava nas "entranhas" e fora das terras jandairense, que por vez cumpria seu papel muito bem. logo depois veio ao ar o "Jandaíra em Foco" mais um blog que abordava a mesma justificativa, informar.
Com o passar dos dias, e com a chegada das eleições, tanto o blog do Euripedes, quanto o "Jandaíra em Foco" posicionaram-se partidariamente. Hoje, vemos um certo distúrbio na famosa blogosfera, que ambos insistem em defende-la.
A questão é, deram mais credibilidade ao Jandaíra em Foco em relação ao blog do Euripedes Dias, que por sua vez, o dono do blog passou a dar cobertura a ambos os eventos dos partidos em Jandaíra. Enquanto isso, os tais bacurais, sem o apoio do blogueiro, passou a descredibilizar mais ainda o blog na rede social facebook. 
E Agora? Depois de tanto serviço prestado a comunidade, o Senho Euripedes Dias é o sem razão da história? Ou a "blogosfera" de Jandaíra resumi-se ao período político das eleições? Antiprofissionalismo?
Fonte: Blog Terra Jandaíra
OAB: comando da PM se desculpa
Conselheira foi agredida por PMs durante protesto no desfile cívico de 7 de Setembro

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, o presidente seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Paulo Eduardo Teixeira, e conselheiros da instituição se reuniram na tarde de ontem por pouco mais de duas horas na sala da presidência da OAB para discutirem a situação de agressão denunciada pela advogada Elke Mendes Cunha, que representava a entidade durante protesto pela saúde pública realizada durante o desfile de 7 de setembro, na Praça Cívica.


Policiais militares impediram manifestantes de se aproximarem das autoridades no desfile. Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
De acordo com o comandante da PM que solicitou a audiência com os advogados, houve uma explicação de que o fato foi isolado. "Nós apresentamos que a situação em questão foi um fato isolado, onde será investigada a participação dos policiais, porém não representa a posição da instituição Polícia Militar. Estamos à disposição e vamos apurar o caso e responsabilizar quem agiu de forma errada", declarou Araújo.

Para a advogada Elke Mendes Cunha,que também esteve presente na reunião, a atitude do Comando da PM reestruturou os laços entre as instituições. "Houve um restabelecimento da relação entre a polícia e a OAB, a atitude que estava faltando. Aconteceram excessos e agressões, espero que haja punições, mas que o foco do protesto que denunciou a situação da saúde pública não seja perdido por este caso isolado", explicou a advogada.


Elke Mendes Cunha espera punições pelos excessos. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Durante o desfile cívico no último dia 7, a advogada estava em um grupo formado por médicos, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde, que participavam de um protesto e queriam se aproximar do palanque onde estavam a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e outras autoridades.

Desfile
O desfile cívico foi organizado pelo Exército Brasileiro, mas a confusão envolveu policiais militares e manifestantes. Além de Elke, a presidente da comissão de saúde da OAB, Elizângela Fernandes, se envolveu na confusão e foi empurrada por policiais, mesmo estando grávida de 7 meses. "Não vou levar o caso adiante em termos judiciais. Acho que a gente estava na manifestação fazendo a nossa parte de chamar a atenção para a realidade da saúde do Estado. Eles estavam fazendo a parte deles. Os policiais militares tinham a missão de não permitir que a gente incomodasse as autoridades. Só que eu acho que alguns policiais se excederam", comentou Elke.

O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) e Centro Acadêmico de Medicina da UFRN, que convidou a OAB e outros membros do Fórum para engrossar o corpo de manifestantes. Elke ficou irritada ao ver sua amiga e também conselheira Elizângela Fernandes sendo empurrada com a multidão, após uma decisão da PM de afastar o protesto o mais distante possível do palco, montado na Avenida Prudente de Morais, na Praça Cívica. "Ela gritava desesperadamente, pedindo para sair dali; 'estou grávida, estou grávida', dizia. Quando ouvi ela gritando, avancei no meio de dois policiais. Quando peguei na gola de um deles, veio um brutamontes e gritou: 'respeite a Polícia Militar'. Ele me levantou e um outro policial rodou meu braço e me levou ao chão", contou a advogada.

Segundo Elke, a atitude hostil não foi da corporação Polícia Militar, e sim de alguns militares que se excederam. "Fiquei extremamente triste com tudo isso. O ato era pacífico. Queríamos mostrar que estamos indignados com a saúde pública do Estado. Parte da polícia militar não soube lidar com a situação. Havia alguns policiais que, inclusive, tentavam dialogar, mas os ânimos estavam acirrados. Mas reafirmo: a perda de controle não foi da Polícia Militar e sim de alguns integrantes".
Do:DN

Diretor do Detran e mais dez são presos em Mossoró


Operação Cangueiros foi deflagrada em Mossoró e desarticulou gangue que vendia carteiras de habilitação. 
Foto: Cedida/PRF
Onze pessoas, entre donos de autoescolas e funcionários públicos do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), foram presas acusadas de integrar uma quadrilha que fraudava os processos de emissão da carteira de habilitação no Estado. A ação, intitulada “Operação Cangueiros”, cumpriu ainda 18 mandados de busca e apreensão contra os acusados, que foram detidos na manhã de hoje por uma força-tarefa composta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Entre os detidos durante a operação está o diretor do Detran em Mossoró, Jáder Luiz Henrique da Costa, além dos proprietários das autoescolas Siga, Parada Obrigatória, Piloto e Piteu. De acordo com informações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPE, as investigações começaram há nove meses, após os agentes da PRF terem constatado, em fiscalizações de rotina, o despreparo e desconhecimento das normas de trânsito por parte de muitos condutores no Estado.
As investigações encabeçadas pelo Gaeco revelaram que o esquema fraudulento funcionava com a captação de candidatos à carteira de habilitação, que eram abordados ou que procuravam funcionários das referidas autoescolas e também servidores do Detran de Mossoró. Após as negociações, os fraudadores não precisavam assistir as aulas teóricas e/ou eram favorecidos nas provas exigidas para a obtenção do documento.
Conforme as investigações, a quadrilha agia nos municípios de Assu, Alexandria, Mossoró e Tibau, no Oeste Potiguar e também em Aracati, no Ceará, através da fraude de diversas etapas do processo de emissão de carteiras de motorista. As irregularidades iam desde o registro falso da presença dos candidatos nas aulas teóricas até as facilidades nos testes escritos, práticos, psicológicos e exames médicos.
Muitos candidatos que aderiam à fraude para tirar a carteira de habilitação de forma irregular recebiam os gabaritos da prova teórica já com as respostas corretas, que eram repassadas pelos integrantes da quadrilha mediante um pagamento, que podia chegar até a quantia de R$ 4 mil.
Além disso, muitos candidatos que aderiam ao esquema não faziam sequer o teste de direção, que é a última etapa exigida para quem pretende tirar a habilitação.
Com isso, o MPE descobriu que muitos candidatos analfabetos ou com algum tipo de deficiência, como a visual, por exemplo, conseguiam passar em todas as etapas e obter a habilitação normalmente. Entre outras irregularidades, os candidatos tinham acesso antecipadamente aos testes psicológicos e eram aprovados nos exames de visão mesmo que tivessem algum problema que o incapacitasse.
FRAUDADORES PAGAVAM ATÉ R$ 4 MIL POR CARTEIRA
Quem queria tirar a carteira de habilitação e não preenchia os requisitos básicos poderia conseguir o documento oficial através do pagamento de propina para os integrantes da quadrilha, que possuía uma tabela com valores para cada tipo de fraude pretendida.
Os valores cobrados pelos acusados variavam entre R$ 200 e R$ 4 mil, de acordo com o que o candidato fraudador quisesse. Assim, quem não estivesse preparado ou interessado em fazer o psicoteste, bastava desembolsar a quantia de R$ 200, que era o menor valor cobrado. Quem quisesse apenas a aprovação no teste de volante pagaria R$ 250 à quadrilha, já as demais etapas do processo podiam valer até R$ 4 mil.
As investigações realizadas pelo Gaeco comprovaram que o alvo principal dos integrantes da quadrilha eram os candidatos analfabetos. “Imagine o risco que essas pessoas representam para quem está no trânsito, sem conhecer as normas de circulação, totalmente despreparados e com um veículo nas mãos”, enfatizou o inspetor da PRF, Everaldo Morais.
CONVOCADOS PELO MPE
Além dos 11 acusados que tiveram a prisão temporária decretada, centenas de pessoas que pagaram para tirar a CNH de forma fraudulenta também foram identificadas e devem ser convocadas coercitivamente para prestarem esclarecimentos. O MPE, através do Gaeco, pretende criminalizá-los, inclusive pela prática de delito, já que obtiveram vantagem ilícita diante pagamento de propina, ou seja, corrupção.
Alguns condutores já foram convocados e outros devem ser chamados nos próximos dias. Para isso, o Gaeco orienta que as pessoas que participaram, de alguma forma, da fraude, se apresentem espontaneamente aos promotores do MPE, para evitar constrangimentos futuros. Além disso, o órgão espera receber denúncias da população, para que contribua para a punição das pessoas que obtiveram a carteira de habilitação de forma fraudulenta e que, dessa forma, coloca em risco a vida de todos.

Mulher é assassinada por ex-presidiário no Planalto

Criminoso invadiu casa da vítima e atirou várias vezes. Um filho da mulher foi baleado pela polícia.

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa
No fim da noite desta segunda-feira (10), a violência manchou de sangue o bairro do Planalto, na zona Oeste de Natal. Uma mulher identificada como Francisca Letúsia, de 52 anos, foi morta a tiros por um ex-presidiário que invadiu sua residência e atirou várias vezes contra a vítima.
O suspeito do crime, de acordo com familiares da mulher, é um homem conhecido pelo apelido de “Dito”. Ele é ex-presidiário e tinha uma rixa com Francisca Letúsia. Na noite desta segunda, o acusado invadiu a casa da mulher e atirou contra ela, fugindo após balear a vítima. Um filho de Francisca chegou ao local pouco tempo depois e socorreu a mãe.
“Ela estava ferida e eu a coloquei no carro para levar ao hospital. Ainda encontramos uma viatura do SAMU e pedimos socorro, mas disseram que minha mãe já estava morta”, relatou o filho para a reportagem do Portal BO. Outro filho da vítima chegou ao local e ficou desesperado com a situação.
O rapaz, que ainda não teve o nome revelado, pegou um carro e saiu em disparada a procura do suspeito. Ele cruzou por uma viatura da Polícia Militar e teria desobedecido a ordem de parada, o que fez com que os policiais atirassem. O filho de Francisca foi atingido por um tiro no olho e outra pessoa que estava no banco de passageiro foi baleada no abdômen.
Os dois foram socorridos e levados para um hospital. A polícia realizou diligências, mas não conseguiu encontrar o ex-presidiário Dito, que de acordo com o filho da vítima seria envolvido com roubo de carros.
Do:  Portal BO

Jandaíra/RN

O Tribunal Regional Eleitoral deferiu o registro de candidatura de Rudson Raimundo Honório Lisboa (Goianinha), José Joel Dias de Oliveira (Santo Antônio), Kátia Simone Soares Lobato (Macaíba), Sione Ferreira de Souza Oliveira (São José de Campestre) e Eudes Miranda da Fonseca (Guamaré), candidatos a vereador.
Enquanto isso, Evarista Neta Martins Silvério Garcia (Viçosa), Josivaldo Atanásio de Lima (Extremoz), Raimundo Batista da Silva (Jandaíra), Luiz Pereira de Oliveira (Francisco Dantas) e Surama Cristina de Brito Silva, também candidatos a vereador, tiveram seu pedido de registro indeferido.
Atendendo requerimento do Ministério Público Eleitoral, a Juíza Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral com sede em João Câmara visando a exclusão imediata dos impugnados José Robenilson Ferreira e Paulo Marques de Oliveira Júnior, respectivamente pretensos candidatos a prefeito e vice-prefeito do município de Bento Fernandes pela coligação “De pé no chão se ganha a eleição”, decidiu deferir o requerimento.
Com a decisão Robenilson e Paulo Marques ficam impedidos de fazer qualquer ato relacionado a campanha, inclusive da foto figurar na urna eletrônica e usar horário eleitoral no rádio,se for o caso.
A coligação foi notificada e tem o prazo de 10(dez) dias para requerer o registros dos substitutos da chapa majoritária.
De:Assis Silva