Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012



Policiais encontram drogas no centro
 
de Internação de Mossoró/RN




Foram encontrados crack, maconha, isqueiros, fósforos e um estilete. Atualmente seis adolescentes estão no local.

Do G1 RN
Agentes da Delegacia Especializada de Atendimento ao Menor Infrator (DEA) realizaram uma vistoria na tarde desta segunda-feira (20) no Centro de Internação para Adolescentes Infratores (CIAD), no bairro Liberdade II, em Mossoró. De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Socia do RNl, durante a operação foram encontras pedras de crack e maconha, além de isqueiros e fósforos, escondidos nas alas. A ação no CIAD foi motivada pelo arrombamento da unidade, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20).
A inspeção teve o apoio da Polícia Militar, que fez a retirada dos internos e a revista nos alojamentos. Durante a busca foram encontradas drogas (crack e maconha), isqueiros e fósforo (materiais não permitidos nas alas), além de um estilete de fabricação caseira. Atualmente seis adolescentes estão no local.
Representantes da Vara da Infância e do Ministério Público acompanharam a vistoria  para garantir a integridade dos menores infratores e a legalidade da ação policial.
 
Arrombamento
A sala do delegado foi a única violada durante o arrombamento, mas nenhum objeto ou documento desapareceu. Segundo a delegada titular, Karla Viviane de Souza, os bandidos provavelmente estavam à procura de armas. “Apesar das gavetas mexidas, não demos por falta de nenhum procedimento”. A Polícia Civil segue investigando o arrombamento
.

Barco de pesca Jeferson I está desaparecido há 10 dias.
Três navios da Marinha, avião da FAB e 200 homens participam da ação
.

A Marinha e a Aeronáutica já vasculharam cerca de 100 mil quilômetros quadrados nas buscas ao barco de pesca Jeferson I, desaparecido desde o dia 11 passado. Na operação para localizar e resgatar a ambarcação, foram mobilizados três navios, um avião da Força Aérea Brasileira e mais de 200 homens. A área percorrida equivale a duas vezes o território do Rio Grande do Norte.

Em nota emitida nesta segunda-feira (20), a Marinha informou que até o momento "não encontrou quaisquer vestígios da embarcação ou dos seus tripulantes".
O Comando do 3º Distrito Naval determinou o contato com toda a Comunidade Marítima local e solicitou ao Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) a emissão de Avisos Rádios Náuticos com o propósito de alertar todas as embarcações que transitam pela área quanto à ocorrência e solicitando a informação de qualquer indício.
O Navio-Patrulha vai regressar à Base Naval de Natal (BNN) para reabastecimento e manutenção de seus equipamentos e permanecerá atracado, de prontidão, para o emprego imediato. De acordo com a Marinha, estão mantidos os Avisos-Rádios Náuticos e a interação com a comunidade marítima
.Do G1 R
N

Dono de Jogo do Bicho e PM São Mortos a tiros de pistola em Natal




Gilberto Tavares e um PM que fazia a segurança dele são as vítimas.
Ele tinha bancas do jogo-do-bicho em cidades da Grande Natal

Um contraventor e um policial militar que fazia a segurança dele foram mortos a tiros na noite desta segunda-feira (20) em Natal. Gilberto Tavares da Silva e o policial, cujo nome não foi confirmado, foram alvo de vários disparos de pistola calibre 380 em frente à sede do jogo-do-bicho no bairo do Alecrim, zona Leste da capital potiguar. As informações foram repassadas pelo comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.
De acordo com o coronel, o policial militar que trabalhava para Gilberto Tavares tinha ido pegar a caminhonete do contraventor e havia estacionado o veículo para que ele entrasse. "Foi neste momento que um homem a pé apareceu e efetuou vários disparos de pistola, matando o segurança e o contraventor", relatou.
O assassino foi resgatado por um outro homem que o aguardava com uma moto ligada a poucos metros do local do crime. Até o momento ele não foi identificado e a polícia não tem a placa da moto.
Gilberto Tavares ainda chegou a ser levado para um pronto-socorro, mas chegou sem vida à unidade hospitalar. Ele havia sido preso em uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio Grande do Norte em junho de 2007, mas foi solto poucos dias depois.
As famílias de Gilberto Tavares e do policial militar ainda não confirmaram local e horário dos enterros
.
Do:G1/RN

Dono da Paratodos e policial militar são assassinados no Alecrim

Gilberto Tavares e o policial Sérgio Silva foram vítimas de um atentado.

O empresário Gilberto Tavares, um dos donos da Paratodos, que explora jogo do bicho no Rio Grande do Norte, foi assassinado, na noite desta segunda-feira (20), no bairro do Alecrim. Além dele, um policial militar identificado como Sérgio Santos, que fazia serviço de segurança para Gilberto, também foi executado.
A equipe do Portal BO esteve no local do homicídio e ouviu de populares que as vítimas estavam comendo churrasquinho em um ponto quase em frente a uma das lojas da Paratodos. Por volta das 20h, o empresário e o policial militar se dirigiram para a caminhonete dele, uma Hillux de cor preta.
Logo após o segurança e Gilberto entrarem no veículo, um homem se aproximou armado e começou atirar. Foram efetuados vários disparos, principalmente do lado onde estava o policial Sérgio Silva, que acabou morrendo na hora. Já Gilberto Tavares tentou se livrar dos disparos e chegou a se esconder embaixo da caminhonete.
Apesar disso, ele também foi baleado. Após os disparos, o acusado fugiu correndo em direção à Guarita. Ele teria sido auxiliado por outro homem que estava em uma motocicleta. O suspeito teve as características divulgadas por moradores do Alecrim que testemunharam o crime.
Ele seria careca e gordo. Logo após o atentado, a Polícia Militar foi acionada e chegou a socorrer Gilberto Tavares para um hospital, onde ele já deu entrada sem vida. Depois, várias viaturas passaram a realizar diligências, porém, nenhum suspeito foi localizado. O policial Sérgio Silva era lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar.
 Do:PortalBO




Confirmada fuga de quatro detentos


Ausência dos presos foi notada na manhã desta segunda-feira (20).
Fugitivos abriram buraco no forro de um dos pavilhões.

Do G1 RN
O sistema carcerário potiguar registrou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20) mais uma fuga. Quatro detentos do Complexo Penal João Chaves, localizado na zona Norte de Natal, escaparam após abrirem um buraco no forro do teto de um dos pavilhões. A informação foi confirmada pelo agente penitenciário Rondinele Victor do Santos, vice-diretor da unidade.
Os presos que escaparam, ainda de acordo com o vice-diretor, são: Lindolfo Francisco da Costa Araújo, Marcilio Rusível Feitosa Tomé, Matheus Gomes França Sandeira e Arlon Cleidson de Souza Barbosa.
A ausência dos presos só foi percebida quando o dia amanheceu e após contagem de rotina. A PM foi acionada e realizou diligências pela imediações do presídio, mas até o momento nenhum dos fugitivos foi recapturado
.

Detento é morto a facadas dentro de presidio


Crime ocorreu na manhã do domingo (19) dentro do Pavilhão B.
Ioris Henrique Araújo de Sá tinha 31 anos e cumpria pena por furto

Do G1 RN
O detento identificado como Ioris Henrique Araújo de Sá, de 31 anos, que cumpria pena por furto, foi assassinado na manhã do domingo (19) dentro do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, segundo informações do agente penitenciário Francisco Renilson, diretor da unidade. O preso foi morto a facadas durante uma briga envolvendo outros internos.
Ainda segundo o diretor, a confusão começou durante o banho de sol do Pavilhão B. Apesar de ser dia de visita social, somente os detentos do Pavilhão A recebiam familiares e amigos, devido ao regime de escala de visitas determinado pela direção.
Por volta das 11h, o policial militar que trabalhava na guarita que vigia o Pavilhão"B percebeu que os presos lavavam uma ala das celas e a água que escorria era avermelhada. Desconfiado, ele acionou os agentes penitenciários. Quando se deslocaram ao pavilhão, os agentes encontraram o corpo do detento no chão, ensanguentado. De acordo com o agente penitenciário Moisés Brito, foram desferidos diversos golpes em todo o corpo da vítima.
O diretor contou também que o preso assassinado foi atingido por golpes de faca artesanal e os agentes suspeitam que outro tipo de arma rústica, feita com barras de ferro pontiagudas, também possa ter sido utilizada. Ioris Henrique Araújo de Sá morreu próximo a uma das celas do Pavilhão B, antes da chegada do socorro médico.
O detento que assumiu a autoria do crime se chama Everaldo Ferreira dos Santos, segundo a direção do presídio. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado à Delegacia de Plantão Zona Norte, onde prestou depoimento. "O que matou chegou aqui há 20 dias. Na realidade, ele não matou. Apenas assumiu a culpa. Entretanto, não temos pista de quem possa ter matado", informou Renilson. O diretor disse, ainda, que desconhecia uma possível desavença entre os detentos envolvidos
.



Juízes eleitorais de 111 municípios do RN solicitam apoio de tropas federais




Número de cidades corresponde a 66,46% dos municípios potiguares.
Comando Geral da Polícia Militar garantiu que irá atender às solicitações


Arte eleições (Foto: Reprodução / TV Liberal)Eleições 2012  (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Os juízes titulares de 45 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral, o reforço de tropas federais para o dia de votação. O número de municípios que deverão receber reforços na segurança no dia 7 de outubro chega a 111. O comandante geral da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Araújo, garantiu que as solicitações de reforços serão atendidas.
No estado, são 69 zonas eleitorais que atendem a 167 cidades, incluindo a capital. Os juízes eleitorais de Natal, porém, não encaminharam pedido de reforço, até hoje. O presidente do Tribunal Eleitoral Regional, desembargador Saraiva Sobrinho, foi procurado pelo G1 para comentar a quantidade de pedidos encaminhados e comparar os dados com eleições anteriores. O magistrado, porém, disse via assessoria de imprensa que não iria falar sobre o assunto.
A solicitação de reforço policial na véspera e no dia da eleição, é uma decisão que depende de cada juiz eleitoral. Eles avaliam a possibilidade de conflitos entre eleitores adversários, a manutenção da ordem nos municípios durante a montagem dos equipamentos para a votação e ao longo do dia do pleito. Dependendo da necessidade, os juízes solicitam o apoio de tropas ao TRE através de ofício.
O presidente do Tribunal Eleitoral, por sua vez, confirma o recebimento do documento e o encaminha ao Governo do Estado, para analisar a possibilidade de atendimento ou não do pedido do juiz eleitoral. O Executivo Estadual decide, em conjunto com o Comando Geral da Polícia Militar, se o efetivo disponível atende ou não a solicitação judicial e, ainda, se autoriza a entrada de tropas federais no estado.
Em caso negativo, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral encaminha o pedido de envio de tropas federais ao Tribunal Superior Eleitoral, que veta ou aprova o deslocamento dos soldados. Tanto os policiais militares e as tropas federais que atuam durante o período de votação, trabalham na segurança das urnas eletrônicas, dos locais de votação e, em alguns casos, na logística de transporte dos eleitores.
 No Rio Grande do Norte, entretanto, a segurança será garantida pela Polícia Militar. "Todos os anos de eleição, a Polícia Militar do RN garantiu a segurança dos municípios. Nós sempre fazemos a guarda das urnas e das cidades. Nós estaremos em todos os locais de votação", afirmou o coronel Francisco Araújo. De acordo com o comandante geral, os policias que atuam na área administrativa dos quartéis serão convocados e receberão diárias operacionais. "Teremos reforços em todas as cidades", garantiu o coronel.
 Em todo o estado, existem 1.586 locais de votação. Na capital, estão 211 deles. O número de zonas eleitorais chega a 69 e abragem 7.146 seções eleitorais

Do:G1RN
.

Polícia Civil do RN quer criar grupo de elite para operações de alto risco

Delegado geral apresentará projeto de criação do GOE nos próximos dias.
Sequestro de jovem empresário mossoroense evidenciou necessidade.

O sequestro do jovem empresário mossoroense Porcino Fernandes da Costa Segundo, de 19 anos, o Popó, que passou 37 dias em cativeiro e foi libertado sem o pagamento de resgate, levou o delegado geral da Polícia Civil potiguar, Fábio Rogério, a elaborar um projeto para a criação de uma força de elite dentro da instituição. O reforço, batizado de GOE (Grupo de Operações Especiais), será constituído de um delegado e doze agentes treinados para intervenções em investigações de alto risco.
O projeto deve ser apresentado nos próximos dias ao Conselho Superior de Polícia, o Consepol. “Depois de aprovado, vamos preparar estes policiais para que comecem a atuar ainda este ano”, disse Fábio Rogério. O chefe da Polícia Civil potiguar é o único delegado do Rio Grande do Norte integrante da Unidade de Investigação Criminal do Ministério da Justiça (MJ). “A Polícia Militar tem o Bope. A nossa Polícia Civil terá o GOE”, enfatizou.
A ideia de criar o GOE, ainda de acordo com Fábio Rogério, surgiu exatamente em razão da complexidade que foi o caso do jovem mossoroense. Durante os 37 dias de cativeiro – o sequestro mais longo da história do RN, segundo a própria polícia – praticamente toda a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), responsável pelas investigações, interrompeu as atividades diárias para se dedicar inteiramente à libertação do refém. “Este caso nos despertou para a necessidade de um grupo de policiais civis preparados para intervenções complexas, que envolvem momentos de crise, usando como modelo outras equipes que já se fazem presentes em vários estados, mas que o RN ainda não possui”, acrescentou Fábio Rogério.
O delegado e os doze policiais que farão parte do GOE serão treinados fora do RN e, logo terminem a capacitação, ficarão sediados juntamente com a equipe da Deicor, que hoje acumula sozinha as investigações de crimes considerados complexos, como os casos que envolvem assaltos a bancos, grandes estabelecimentos comerciais, detonação de explosivos e arrombamentos de caixas eletrônicos.
O emblema e o uniforme do GOE já estão em fase de criação e três viaturas serão adquiridas para dar suporte às ações. Além de casos de sequestro, o grupo também deverá ser acionado para auxiliar autoridades policias no cumprimento de qualquer missão que envolva uma situação de extremo perigo.
Do:G1.Com

Homem efetua cinco disparos contra base da PM na zona Sul de Natal

Fato aconteceu na madrugada desta segunda-feira (20).
Motoqueiro usou pistola de uso restrito das forças armadas.

Um motoqueiro ainda não identificado, armado com uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito do Exército, efetuou cinco disparos contra a base comunitária da Polícia Militar que fica no bairro de Potilândia, na zona Sul de Natal. O fato aconteceu na madrugada desta segunda-feira (20), por volta das 4h. As informações foram confirmadas pelo sargento João Maria Batista, do 5º Batalhão.
Ninguém ficou ferido. Diligências tentam localizar o atirador. A base comunitária de Potilândia fica a poucos metros do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O homem, que pilotava uma motocicleta de cor preta, ainda não foi identificado e não há informações se alguma testemunha conseguiu anotar as placas do veículo.
Do:G1.com

Aniversariante do dia...

Aniversariante desta segunda-feira dia 20 de agosto
Hoje é dia de parabenizar a belíssima jovem Monaliza Monteiro por estar rasgando mais uma folhinha em seu calendário natalício nesta segunda-feira dia 20 de agosto. Seus pais  Jacó e Lucineide, seu irmão Lázaro e toda sua família a desejam toda felicidade do mundo neste dia tão especial. Nós do blog Jandaíra em Foco a desejamos muitos anos de vida repletos de muita saúde, paz, sucesso e infinitas realizações...


Faço das suas palavras a minha amigo Ricardo,Quero parabenizar minha sobrinha Monaliza e que O Senhor Jesus lhe cubra de Benção em todos os dias de sua vida e que seja muito Feliz nessa nova Jornada de sua Vida..
do Blog Na Alça de Mira.

PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
 Centro Municipal de Ensino Rural promove encontro pedagógico
Encontro pedagógico em jandaíra
A Secretaria de Educação do município de Jandaíra, promoveu através do Centro Municipal do Ensino rural na sexta-feira(17) o Encontro Pedagógico do segundo semestre. O evento constou no primeiro momento de informes e palestra com a assistente social Lucineide.
No segundo momento houve dinâmica, discussão a respeito das sequências didáticas, elaboração do planejamento e mensagem de encerramento com o professor João Batista e Naninha.
Fonte:Assis Silva

POLICIAL MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE É CONSTRANGIDO E HUMILHADO POR POLICIAIS MILITARES NA PARAÍBA

Leiam a seguir o depoimento do Soldado Damião da Silva Belo, praça desde 2006 e lotado no 7º BPM em Pau dos Ferros:

“Momentos de terror pensei um dia sofrer se um dia caisse na garras de marginais aos quais de forma constitucional bons policiais os colocam na cadeia e não durante uma abordagem da polícia militar a instituição ao qual pertenço Eram 14h30, da sexta 17de agosto eu soldado da policia militar do rio grande do norte Damiao da silva belo lotado no 7º BPM de pau dos ferros me deslocava ao açude da serragem para fazer um treinamento de flutuação aquática a poucos metros do meu destino fui parado por uma viatura da policia militar, sem saber que as horas seguintes seriam de intenso terror, Estacionei o veículo e, sem reação, desci da motocicleta Três policiais da viatura do choque fortemente armados gritavam descontroladamente para que colocasse as mãos para cima para ser revistado .

De imediato me identifiquei e relatei o motivo de estar ali, mais De acordo com eles, eu era suspeito de um assalto a um posto de combustível que teria acontecido na cidade de são João do rio do peixe”. Depois de ser revistado , apalpado , jogados em cima do carro de braços para cima O policial que coordenava a “ação truculenta e violenta” da Polícia Militar de Cajazeiras alegou que eu era o assaltante mesmo eu estando sô e desarmado o roubo teria sido cometido por dois elementos armados de revolver e de pistola Quando tentava explicar que não deveria estar passando por aquilo, mais berros eram despejados em meus ouvidos.

E claro, para me intimidar, sempre com armas em punho. Quando berravam comigo podia sentir o bafo e as cuspidas de cada um dos três policiais na minha cara . Ao invés das viaturas continuarem as diligencias se deslocaram todas para onde fui abordado fiquei cercado por mais de 15 viaturas a situação ficou pior quando chegou a viatura da p2 de são João do rio do peixe a todo custo o cabo Neurion e um soldado a paisana existiam que eu era o assaltante fique cerca de três horas sendo constrangido pelas guarnições de cajazeiras uma delas comandada pelo sargento Deusimar depois de me humilharam resolveram me conduzir a são João do rio do peixe para ser reconhecido pelas vitimas do assalto fui levado direto para posto de combustível e não para a companhia como manda o procedimento legal fizeram questão de me expor a vitima de imediato quando me viu disse em alto e bom som tenho certeza absoluta que não é ele os policiais ficaram sem ação.

Como bestas despreparadas em nem um momento me ouviram expliquei a mais de 30 policiais o que estava fazendo ali naquele local disse a todos que estava ali para treinar para o teste físico da força nacional ,mais e nem um momento foi dado credibilidade a minha pessoa insistiam a todo custo que eu era o assaltante e que eu estava preso comemoravam prendemos o assaltante mesmo eu estando desarmado sozinho .Eu que faço parte da corporação militar fui vitima de abuso, constrangimento e humilhações de todas formas grosseiras a todo custo queriam que eu fosse um criminoso imagine as atrocidades e injustiças que estes policiais cometem no dia a dia.Diante do acontecido pergunto: qual é a forma de proteção que o cidadão tem nos dias de hoje se ele é objeto de humilhação de policiais que abusam de seus postos?”


SOLDADO DAMIÃO DA SILVA BELO

Educação 

 Professor Helcio Luiz esclarece matéria publicada pelo blog Jandaíra News sobre os resultados do IDEB 2011

Professor Helcio Luiz
O professor Helcio luiz esclarece matéria enganosa publicada pelo blog Jandaíra News na última quinta-feira dia 16 de agosto a respeito da divulgação das notas do IDEB 2011. Veja abaixo a matéria publicada pelo jornalista Wendell Câmara:

Educação de Jandaíra fica sem nota no IDEB 2011

Escola Municipal José Maria dos Santos é a maior do município e ficou sem nota
Fachada da Escola Prefeito José Assunção Costa
Falta manutenção. A pintura está deteriorada
Na rede municipal de educação de Jandaíra, o que já era horroroso ficou ainda pior. Os gestores do município conseguiram a proeza de fazer o sistema de educação ficar sem nota, nas séries finais do Ensino Fundamental, na avaliação do IDEB 2011.

A nota de 2007, ano da primeira avaliação, foi 2,9. Em 2009, 1,7 e em 2011, os resultados divulgados, no início desta semana pelo Ministério da Educação e Cultura, foram ainda mais decepcionantes. O número de alunos participantes da Prova Brasil foi considerado insuficiente para que o resultado fosse divulgado.

Apenas três escolas do município participaram do processo de avaliação. A Escola Municipal Pref. José Maria dos Santos foi a escola que participou com alunos das séries finais (8ª série / 9º ano).

O relatório divulgado por meio do portal do INEP, instituto responsável pela avaliação, no lugar de uma nota, apresenta um asterisco e a informação de que o número de alunos foi considerado insuficiente para a divulgação do resultado.

As outras duas escolas participaram da avaliação das séries iniciais (4ª série / 5º ano). A Escola Municipal Afra Barros ficou com nota 2,9 e a Escola Municipal Pref. José Assunção Costa com nota 3,7.

O IDEB é um indicador de qualidade educacional que avalia o sistema de educação de cada unidade. A avaliação combina informações de desempenho em exames padronizados, feitos pelos estudantes ao final das etapas de ensino, com informações sobre rendimento escolar. Com os dados, o MEC visualiza o perfil de ensino nas escolas, na rede municipal, estadual e federal.

O processo fornece informações importantes para definir a política de gestão do Ministério da Educação. Combinando os resultados do IDEB com outros indicadores, como o Censo Escolar, o ministério planeja a distribuição e a forma de aplicação dos recursos federais destinados à educação pública.


Agora confira a resposta do professor Helcio Luiz:

Segundo matéria publicada Blog Jandaíra News, os resultados do IDEB de nossas escolas são horrorosos. Acredito que além de um péssimo jornalista, é um leigo quanto a análise dos números. A verdade dos fatos é a seguinte:

O IDEB é um indicador de qualidade educacional que avalia o sistema de educação de cada unidade. A avaliação combina informações de desempenho em exames padronizados, feitos pelos estudantes ao final das etapas de ensino, com informações sobre rendimento escolar. Com os dados, o MEC visualiza o perfil de ensino nas escolas, na rede municipal, estadual e federal.

A prova Brasil é aplicada a cada 2 anos para alunos do Ensino Fundamental do 4ª Série /5º ano e 8ª Série /9º ano e começou a ser utilizada a partir de 2007. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental 4ª Série /5º ano nota-se claramente que o índice, combinação de informações de desempenho em exames padronizados, feitos pelos estudantes ao final das etapas de ensino, com informações sobre rendimento escola evoluiu, sendo que no ano de 2011 já ultrapassamos a meta de 2013.

IDEB – Resultados e Metas
Escola Municipal José Assunção Costa
4ª Série /5º ano.

Ideb observados
Metas projetadas

2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015

2,4
3,0
3,4
3,7
2,3
2,7
3,1
3,4
3,7

Quanto a Escola José Maria dos Santos, a realidade é que já herdamos desde muito tempo uma estrutura física escolar que não propicia o bom desempenho do ensino como um todo. Mesmo assim em 2007 atingimos a meta de 2009, em 2011 tivemos uma queda acentuada e 2011 tivemos um agravante, o número de alunos foi considerado insuficiente para a divulgação do resultado.

Nesse caso, a escola tinha 3 turmas de (9º ano 1 matutino, 1 vespertino e 1 noturno) No ano da aplicação da prova infelizmente a mesma foi aplicada no turno da noite, onde temos uma baixa frequência e altos índices de evasão, realidade de toda e qualquer escola do município e da região.

IDEB – Resultados e Metas
Escola Municipal José Maria dos Santos
8ª Série /9º ano.

Ideb observados
Metas projetadas

2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015

2,7
2,9
1,7
*
2,7
2,8
3,1
3,5
3,9

A Escola Municipal Afra Barros participou pela primeira vez da avaliação ficando com nota 2,9. Portanto, considerando todas as dificuldades que encontramos nessa comunidade, não há motivos para nos decepcionar. O índice mostra que estamos no caminho da meta, pois estamos a 3 décimos da meta projetada para 2013.

Quando falo nós, me refiro aos gestores (secretários, diretores e coordenadores) junto a professores alunos e famílias que constituem toda a comunidade escolar pois todos somos responsáveis e corresponsáveis pelos resultados citados. Não é momento de apontar o culpado, aproveitando o momento político vivido no município, o melhor caminho é refletir, avaliar e planejar novas ações para alcançar e superar as metas projetadas.

IDEB – Resultados e Metas
Escola Municipal José Maria dos Santos
8ª Série /9º ano.

Ideb observados
Metas projetadas

2005
2007
2009
2011
2007
2009
2011
2013
2015




2,9



3,2
3,5

PARA REFLETIR

Se os resultados são horrorosos, imaginem se o índice existisse numa realidade vivida neste município não muito distante... Mais ou menos 2001-2004, a saber:

Escolas sucateadas: Motivo, falta de manutenção;
Alunos indo mais cedo para casa: Motivo, falta de merenda;
Péssimas condições de trabalho: Motivo, falta de material didático e de expediente;
Alunos da zona rural ficando na estrada: Motivo, falta de combustível;
Professores desestimulados na sala de aula: Motivo, salários defasados e atrasados;
Reunião com os professores: Só no Ministério Público;
Secretária: Não tinha, nomearam uma adjunta.

Diante do exposto peço aos nobres leitores deste blog que prestem bastante atenção nas palavras enganosas que estão tentando divulgar nesse período de campanha política na tentativa de ofuscar a imagem do atual prefeito e seu sucessor.

Por tanto o titulo da matéria “Educação de Jandaíra fica sem nota no IDEB 2011.” é irrelevante, desesperador, e com conteúdo remendado. Jandaíra tem nota do IDEB sim, é 3,6 maior que a meta projetada para 2013 de 3,5. Acesse www.ideb.inep.gov.br/resultado/ e verifique o resultado do município e por escola.

Para finalizar, quero ressaltar que se formos mais além, dentro de um contexto regional, não estamos muito aquém dos municípios da região Confira os índices de desenvolvimento do ensino básico das cidades do Mato Grande:

Parazinho: 4,5
Guamaré: 4,1
São Miguel do gostoso: 3,9
Galinhos: 3,9
Pedra Grande: 3,8
Taipu: 3,8
São Bento do Norte: 3,6
Jandaíra; 3,6
Maxaranguape: 3,4
Bento Fernandes: 3,3
Caiçara do Norte: 3,2
Poço Branco: 3,2
Pureza: 3,1
Jardim de Angicos: 3,0
Pedra Preta: 3,0
João Câmara: 3,0
Rio do Fogo: 2,8

Professor Helcio Luiz

85º homicídio em mossoró 2012
jovem de 19 anos é executado a tiros de pistola no macarrão

Foto o câmera

Foto: rn midia

Mossoró registra na noite de domingo (19/08),o Homicídio de número 85 neste ano de 2012.

O Crime aconteceu por volta das 20:10Hs,na rua Rita Marcelino no bairro Macarrão,em que foi vítima a pessoa de João Vittor Dantas Marques,19 anos,residente naquela bairro.

Ele foi executado com vários tiros de pistola dentro de uma residência,depois de ser perseguido por elementos ainda desconhecidos da polícia.

Segundo Informações,João Vittor vinha tentando se livrar da perseguição correndo pela rua,quando encontrou uma casa com o portão aberto e adentrou na mesma,mas os elementos não desistiram do intento e entraram também na residência,onde executaram a vítima.

Informações de populares,João Vittor tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

84º homicídio em mossoró 2012
elemento baleado em tentativa de assalto a um posto de combustíveis morre no hrtm

Foto arquivo Passando na hora
Morreu na tarde deste domingo, (19/08),no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, o elemento que foi baleado Durante uma tentativa de assalto ao Posto de Combustível 30 de Setembro no prolongamento da Av. Rio Branco do Bairro Santo Antônio.

A tentativa de assalto se deu no inicio da madrugada deste domingo (19/09) por volta das 00h10min.

Segundo informações repassadas pela polícia, o acusado teria chegado ao posto em uma traxx de cor preta e anunciado o assalto.

O vigilante do local percebeu a movimentação e atirou contra o elemento por nome de JEFERSON ESTEFANÍ DA SILVA FELIX, 24 anos de idade, que foi alvejado com vários disparos de arma de fogo.

O assaltante foi levado para o HRTM,onde não resisitiu aos ferimentos causados pelo disparo e morreu nesta tarde de domingo.
Fonte: O Câmera 2