Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Diárias Operacionais do Carnatal ainda não tem data para pagamento

Por Sd Glaucia, via Portal BO

1,5 mil PM’s foram empregados diariamente, mas não tiveram seus serviços extraordinários repassados
Há apenas quatro dias do final do ano de 2012, a novela das Diárias Operacionais da Polícia Militar entra em mais um capítulo. Dessa vez, são relativas ao serviço extraordinário durante o Carnatal 2012.
Segundo divulgado na imprensa local, o custo com os policiais militares para garantir a segurança do Carnatal foi de aproximadamente R$ 1 milhão. O gasto público foi criticado por alguns atribuindo ser de natureza privada o evento festivo; no entanto, o Governo do Estado custeia as diárias operacionais dos agentes de segurança pública empregados no evento desde sua criação.
Apesar disso, os 1,5 mil policiais militares empregados no Carnatal diariamente ainda não receberam os proventos relativos ao serviço extraordinário. Em contato com a Assessoria de Comunicação da PMRN a mesma informou que o Comandante Geral da PM, Coronel PM Araújo, já teve audiência com o Secretário de Planejamento, mas ainda não há previsão para o pagamento.
Em recente nota de recomendação à PMRN e ao Governo do Estado, o Ministério Público entende que os eventos nos quais são empregados os PM’s através de diárias devem ter seu orçamento previsto anteriormente para que o pagamento ocorra o mais rápido possível. Contudo, na prática isso não ocorre, ficando os PM’s vários meses sem receber os proventos devidos.
Soma-se a isso, o fato do Carnatal ser um evento sazonal, ou seja, ocorre todos os anos e, devido a isso, seu orçamento ser previsto no mínimo com um ano de antecedência.
A segurança foi garantida e elogiada por muitos foliões; as diárias operacionais, no entanto, parecem que não.

Operação Verão será lançada nesta sexta-feira no RN, confirma PM

Ao todo, 800 PMs serão empregados por dia na ação.
Operação segue até o dia 13 de fevereiro de 2013, após o carnaval.

Do G1 RN
Coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (Foto: Ricardo Araújo/G1)Coronel Francisco Araújo, comandante PM
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte lança nesta sexta-feira (28) a operação Verão. A ação segue até 13 de fevereiro do próximo ano, após o período de carnaval. Segundo nota emitida pela PM, serão empregados 400 policiais em cada turno, totalizando um emprego diário de 800 PMs de serviço extra na operação.
O primeiro turno será das 10h às 16h e o segundo das 16h às 22h, podendo ser ajustado de acordo com a necessidade do serviço em cada área de policiamento. Em dias de grandes movimentações, o policiamento será intensificado, seja durante o dia ou à noite.
Segundo a nota, a PM tem a responsabilidade de preservar a ordem e garantir a segurança e a tranquilidade da população durante o período de férias, o trabalho é intensificado nas praias de todo o litoral do Estado. "A PM integra a Operação Verão através do Policiamento Ostensivo nos seus diversos processos: a pé, motorizado, montado e com apoio de motos. O objetivo é coibir a ação de assaltantes, traficantes de drogas e ladrões de carros, bem como prevenir as infrações de menor gravidade, prestação de socorro, auxílio ao público e outras atividades na preservação da paz pública", destacou o comandante da PM no RN, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.
O patrulhamento será realizado em todas as praias do litoral potiguar, desde a divisa com a Paraíba até a divisa com o Ceará. Para a orla marítima, a PM terá à disposição viaturas tipo camionetas 4X4, quadriciclos, além de 100 motocicletas e cerca de 50 viaturas convencionais. A PM também utilizará decibelímetros para coibir a poluição sonora e etilômetros (bafômetros) para inibir o consumo de álcool pelos motoristas, visando à preservação da vida.
Serão realizadas diariamente Barreiras Itinerantes, onde as viaturas e motocicletas ocuparão os pontos de bloqueios definidos pelo supervisor de Operações de cada dia. As barreiras itinerantes têm por finalidade estabelecer pontos de controle provisórios nas principais vias de acesso aos locais e vias de fluxo intenso, dificultando a evasão de criminosos bem como, de veículos furtados ou roubados e será desenvolvida com apoio de efetivo de tropa especializada.

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Pedro Velho

Acusado estava com 94 pedras de cracak, 600g de maconha, dois celulares e duas facas.

Foto: Cedida
Policiais civis da delegacia de Pedro Velho, cidade distante 78km de Natal, prenderam na tarde desta quinta-feira (27), um jovem de 21 anos acusado de tráfico de drogas. A prisão em flagrante acontece na residência de Walter Ribeiro da Costa. Os policiais foram até ao local de posse de um mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz daquela comarca.

De acordo com informações repassadas pela Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), uma equipe de policiais foi até a casa de Walter já com informações que davam conta da existência de drogas no local. Quando realizaram a incursão acabaram encontrando 94 pedras de cracak, 600 gramas de maconha, dois celulares e duas facas.

Diante do flagrante foi dada voz de prisão e o acusado conduzido para a delegacia da cidade, onde foi autuado no artigo 33 da lei 11.343 de 26 de agosto de 2006.
Portal BO

Jovem é assassinado e duas pessoas são vítimas de balas perdidas

Ocorrência foi registrada na Favela do Jopão, nas Quintas.

Foto: Sérgio Costa
Um crime de homicídio registrado na noite desta quinta-feira (27), no bairro das Quintas, deixou dois populares feridos, após eles terem sido vítimas de balas perdidas. A ocorrência foi registrada na rua Santa Helena, na comunidade Novo Horizonte, mais conhecida como Favela do Japão.
Diego Paulino França da Silva, de 20 anos, foi perseguido por um homem armado que atirou várias vezes contra ele. O jovem acabou morrendo em uma das escadarias da localidade. De acordo com informações repassadas pela polícia, dois dos vários tiros efetuados pelo bandido atingiram dois populares.
Ricardo Ferreira de Moraes, de 24 anos, foi atingido na perna, enquanto estava sentado na frente da casa dele. Já uma adolescente de 13 anos, que não foi identificada, passava em via pública e foi atingida no braço. Os dois, ainda segundo a polícia, foram socorridos e não correm risco de morte.
Segundo o cabo Lucena, do 9° Batalhão da Polícia Militar, o crime pode ter sido motivado por acerto de contas, visto que a vítima seria usuária de drogas. O Portal BO conversou com um primo da vítima, que revelou que Diego Paulino era natural de Brasília e, inclusive, recentemente tinha passado em um concurso para Fuzileiro Naval, mas desistiu continuar usando drogas.
Um detalhe curioso, é que no momento em que a polícia estava na cena do homicídio, inclusive alguns jornalistas, foi iniciada uma sequência de tiros na parte baixa da comunidade. Rapidamente, os policiais solicitaram reforços e iniciaram diligências, no entanto, ninguém foi preso.
Do Portal BO
Policia do interior vai passar ano novo sem viaturas

 
 
Viaturas sendo recolhidas ao pátio do comando da PM
As viaturas da Polícia Militar, alugadas pelo governo começaram a ser recolhidas ao pátio do Comando da PM. De acordo com o Coronel Araújo, comandante geral da PM, os carros foram locados pela Secretaria de Segurança e seguindo determinação do Tribunal de Contas, teriam que ser devolvidas nesta quinta-feira(27) quando termina o contrato de locação com a empresa Locavel.
O coronel disse que o governo já assinou contrato com um consórcio de empresas e a partir de primeiro de janeiro serão 220 novos carros entregues aos municípios. Até lá, a polícia deverá ficar sem viaturas.
De:Assis Silva