Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Líder da quadrilha que sequestrou Fabinho Porcino é preso no Macapá

José Wilson Trajano tem mandado de prisão expedido pela Justiça do RN.


Foto: Reprodução / Sergio Costa

José Wilson Trajano de Freitas, apontado pela Polícia Civil como líder da quadrilha responsável pelo sequestro do empresário Fabinho Porcino, foi preso nesta quarta-feira (19), no Macapá, no Amapá. De acordo com a delegada Sheila Freitas, da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), a prisão foi fruto de um trabalho integrado entre as polícias.
“Desde que o jovem foi sequestrado a gente vinha trabalhando em parceria com a Polícia Civil do Ceará e também com a Polícia Federal. Após o resgate, esse trabalho continuou e nós passamos a entrar em contato com as polícias de vários estados brasileiros, até que obtivemos sucesso da prisão”.
José Wilson Trajano tem mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte. Sheila Freitas informou ao Portal BO que, com isso, ele deverá ser trazido para cá. Porém, ainda não se sabe como e quando isso será feito.
O líder da quadrilha que sequestrou Fabinho Porcino, ainda de acordo com Sheila Freitas, é remanescente do bando de Valderário Carneiro. Ele já esteve preso várias vezes por crimes como homicídios e também é acusado de roubo de cargas no Nordeste, sendo considerado um criminoso de alta periculosidade.
Por ser bastante atuante há vários anos, a polícia acredita que José Wilson tenha conhecidos criminosos em vários estados brasileiros. 
Do:portal BO
 

 

Arquiteto assassinado no RN foi morto 




dentro de motel, diz polícia


Corpo de Petronyo Costa foi encontrado no dia 7, em Poço Branco.
Suspeito preso confessou crime e diz que usou toalha para sufocar a vítima.

Do G1 RN
1 comentário
Vestes de Petronyo Costa foram achadas às margens da lagoa onde o corpo dele foi encontrado (Foto: Igor Jácome/G1)Vestes de Petronyo Costa foram achadas às margens da lagoa onde o corpo dele foi encontrado
(Foto: Igor Jácome/G1)
O arquiteto Petronyo Costa foi assassinado dentro de um motel enquanto dormia e um dos suspeitos preso admitiu que usou uma toalha para sufocar a vítima até a morte. As informações foram repassadas pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (19), na sede da Degepol, em Natal.

De acordo com a polícia, três homens foram presos sob força de mandados de prisão temporária acusadas de participação no crime. Um deles confessou que praticou sozinho o assassinato, alegando que estava sob efeito de cocaína e "fora de si”. Em depoimento à Polícia Civil, o suspeito afirmou que não conhecia a vítima, mas que eles teriam se encontrado em um bar, na cidade de João Câmara.O arquiteto foi visto pela última vez com vida no dia 4 deste mês, após deixar um bar na cidade de João Câmara, a quase 80 quilômetros da capital. O corpo dele foi achado três dias depois, dentro de uma lagoa na cidade de Poço Branco, que fica a pouco mais de 60 quilômetros de Natal.

Na versão do suspeito, ele estava no bar bebendo juntamente com outro homem que foi preso, quando Petronyo teria pedido para se juntar a eles. Em seguida os três teriam seguido para um posto de gasolina e de lá foram juntos para um motel a convite de Petronyo. Nesse local, decidiram voltar para o referido posto, onde resolveram deixar o outro homem. A partir daí, o suspeito e Petronyo, teriam, segundo depoimento, seguido para outro motel, onde teria ocorrido o crime. "Ele disse que eles teria tido relação sexual e depois enforcou a vítima com a toalha, enquanto esta dormia", informou a polícia.
Depois do crime, o suspeito disse ter colocado a vítima no banco traseiro do carro, abastecido o veículo no posto e no caminho jogado o corpo no lago por meio de uma ponte, situada emPoço Branco. O carro, segundo ele, foi deixado no bairro de Mãe Luiza, em Natal, e as chaves com os documentos teriam sido jogadas na rua. As imagens das câmeras do posto de gasolina mostram que os suspeitos estavam juntos no dia do crime, conforme o relato.
Em seu relato, o suspeito descartou a presença de outras pessoas no cenário do crime, mas essa versão está sendo contestada pela Polícia Civil, tendo em vista várias contradições no depoimento dos suspeitos. O delegado titular da Delegacia Especializada de Polinter e Capturas (Decap), Ben-Hur Medeiros, responsável pelo caso, espera a conclusão dos laudos das perícias técnicas feitas pelo Itep e no decorrer das investigações descobrir a real participação dos acusados.  “Agora o nosso objetivo é esclarecer toda a verdade. Vamos ver se essa versão contada pelo suspeito é verdadeira e qual o real envolvimento dos acusados nesse crime”, explicou.
Entenda o caso
De acordo com Josafá Araújo da Costa, que é tio de Petronyo e vice-prefeito da cidade deJoão Câmara, o arquiteto foi visto pela última vez com vida na noite do dia 4 deste mês, após sair de um bar que fica nas proximidades da igreja matriz de João Câmara.
O carro de Petronyo foi achado na madrugada do dia 6. O veículo do jovem, um Sandero de cor prata, foi abandonado no bairro de Mãe Luiza, em Natal, perto de uma residência onde foram detidos dois suspeitos. Na ocasião, foram conduzidos à delegacia um adolescente de 16 anos e um jovem de 25 anos, que estavam de posse de um revólver. Mais tarde, dois adultos e um menor de 17 anos também foram presos suspeitos de participar do desaparecimento do arquiteto. Estes últimos foram localizados em João Câmara. Um deles, de acordo com o delegado Antônio Taveira, que iniciou as investigações, foi flagrado por câmeras de vigilância de um posto de combustíveis dirigindo o carro de Petronyo.
Nas imagens, feitas entre as 3h e 4h da quarta-feira (5), Taveira disse que é possível ver que o arquiteto também estava no veículo. A polícia ainda confirmou que o suspeito que aparece nas imagens tem um histórico de crimes. “Ele tem envolvimento com dois homicídios, um quando era menor de idade e outro já quando maior”, disse o delegado. “E também é envolvido com o tráfico de drogas”, acrescentou.
Apesar das evidências, a Justiça não acatou os pedidos de prisão temporária feitas pelo delegado e todos os suspeitos foram soltos.
Na manhã do dia 7, o corpo de Petronyo foi encontrado dentro de uma lagoa no município de Poço Branco, mais precisamente num distrito chamado Pousa, a 60 quilômetros de Natal. Segundo Abelardo Rangel, médico-legista do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), o arquiteto  foi morto por "constrição no pescoço, uma forte pressão que causou o impedimento da respiração”.

Municípios do RN podem perder recursos do Ministério do Turismo




Os Municípios que receberam recursos do Ministério do Turismo em 2011 e estão com o contrato suspenso terão até 28 de junho para regularizar o processo. Após o fim do prazo, os empenhos serão cancelados.
De acordo com análise do Ministério, são 454 projetos com problemas em mais de 400 Municípios. As obras estão paralisadas ou não foram iniciadas devido a pendências com a Caixa Econômica Federal, como falta de licenciamento ambiental e comprovação de titularidade da terra.
A orientação é que os responsáveis pelos projetos nos Municípios procurem imediatamente a Caixa para regularizar a situação. O Ministério do Turismo tem notificado desde janeiro todos os Estados e prefeituras com obras com cláusulas suspensivas. Em janeiro, mais de mil contratos apresentavam problemas.
Os Municípios que foram notificados estão empenhados em resolver as pendências, pois apostam no potencial turístico de suas regiões. 
Os municípios com pendências contratuais são: SAO BENTO DO NORTE, BOM JESUS, ASSU, GOIANINHA, LAJES, RUY BARBOSA, MAJOR SALES, TIBAU DO SUL, ALEXANDRIA, CAICARA DO RIO DO VENTO, JUCURUTU, RAFAEL FERNANDES, DOUTOR SEVERIANO, SENADOR GEORGINO AVELINO, TIMBAUBA DOS BATISTAS, SENADOR ELOI DE SOUZA, PAU DOS FERROS, ALEXANDRIA, NISIA FLORESTA, NATAL, JANDUIS, PORTO DO MANGUE, AREIA BRANCA, LAGOA DE PEDRAS, SAO TOME, ITAJA, ALEXANDRIA, MAJOR SALES, MAXARANGUAPE, VARZEA, PORTO DO MANGUE, FRUTUOSO GOMES, TENENTE ANANIAS, BAIA FORMOSA, SAO RAFAEL, BODO, JOAO DIAS, AGUA NOVA e PURESA.
Fonte:

Servente de pedreiro é assassinado quando estava indo trabalhar

Vítima estava em uma bicicleta e foi morto com cinco tiros de pistola

Do:Portal BO
O servente de pedreiro Daniel Félix Pereira, de 36 anos, foi morto a tiros, na manhã desta quarta-feira (19), na zona Norte de Natal. A vítima estava indo trabalhar em uma bicicleta quando foi atingido por cinco disparos de arma de fogo e caiu morto em via pública.
O crime aconteceu na rua Piloto Carlos Del Prete, no loteamento Boa Esperança, bairro Lagoa Azul. Um cunhado da vítima, que esteve no local e pediu para não ser identificado, contou que Daniel Félix era trabalhador e não tinha envolvimento com drogas.
O cunhado revelou ainda que a única coisa que sabia era que a vítima tinha um desentendimento com um vizinho, mas que não sabia o que poderia ter motivado o assassinato de Daniel Félix.
Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar estiveram na área do crime, porém, não conseguiram muitas informações sobre quantos pessoas teriam participado do homicídio e nem se os suspeitos estariam em moto ou carro. Próximo ao corpo, os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia encontraram cápsulas de pistola calibre ponto 40.

 

Polícia Civil Divulga à Imprensa detalhes da ação que libertou o empresário Fabinho Porcino

A delegada Sheila Freitas, titular da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor),divulgou hoje os detalhes da ação que libertou o empresário Fábio Porcino, ocorrida na última sexta-feira (14), no município de Canindé, interior do Ceará, após cinco dias de seqüestro.
A vítima foi resgatada após um trabalho conjunto das Polícias Civil, Federal e dos Setores de Inteligência dos estados do Rio Grande do Norte eCeará.
Fábio estava numa cabana de lona preta montada dentro de um matagal na Fazenda Garrote, localizada na zona Rural do município cearense. “Ele estava acorrentado pela perna e um pouco debilitado, pois não havia sealimentado direito durante o período”, explicou a delegada da Deicor.
Doishomens foram presos José Carlos Anastácio Leitão, vulgo“Carlinhos”, que levou os policiais até o local do cativeiro e Rivelino Raquel Filho, que estava vigiando a vítima.
De acordo com a delegada Sheila Freitas, os presos não foram os mesmos que raptaram Fábio Porcino, pois segundo ela, a quadrilha seria bastanteorganizada.
No mínimo 13 pessoas teriam envolvimento no crime. Na coletiva, adelegada preferiu não divulgar os detalhes de como a Polícia Civil chegou ao paradeiro da vítima e a quantia exigida pelos sequestradores, mas destacou que testemunhas e as imagens das câmeras do estabelecimento de onde o empresário foi levado foram extremamente importantes nas investigações.
Duas pistolas e um revólver, além de um capuz preto e um rádio comunicador foram apreendidos pela equipe da Deicor. Um dos veículos utilizados pelos bandidos também foi encontrado escondido perto do local do cativeiro, um carro tipo Cross Fox, de cor preto, com placas frias, que teria sido roubado em Fortaleza. Esse foi o mesmo carro em que o empresário foi levado pelos bandidos no dia do seqüestro.
Outros dois homens estão sendo procurados pela polícia acusados de envolvimento no sequestro, identificados como José Wilson Trajano de Freitas, considerado líder da quadrilha, e Ezequiel Serafim Leitão, proprietário da Fazenda Garrote. Quem tiver quaisquer informações sobre o paradeiro dos acusados pode ligar para o disque-denúncia através do número 181 (não é necessária identificação).
“Temos muito trabalho ainda a fazer e nós estamos ainda na fase investigatória do crime e agora tentamos identificar e prender o restante dos seqüestradores”, frisou a titular da Deicor.
José Wilson Trajano foi preso em setembro do ano de 2006, no estado do Ceará, acusado de fazer parte de uma quadrilha que seqüestrou o empresário gaúcho Dagoberto Antônio Faedo, que permaneceu 57 dias em cativeiro. Considerado pela polícia bandido de alta periculosidade, Trajano também já respondeu por homicídio e tentativa de assassinato no município de Tabuleiro do Norte-CE, ocorrido no dia 3 de junho de 1998. Ele também é apontado por ter sido um dos participantes da quadrilha de Valdetário Carneiro.
Informações Polícia Civil RN

Duas Pessoas executadas a tiros de pistola na Estrada da Granja em Mossoró

Dois corpos crivados de bala foram encontrados na manhã deste quarta feira 19 de junho de 2013, na estrada da Granja área do Abolição IV em Mossoró. Ciclistas que passavam no local,viram os corspos e acionaram a polícia Militar.
A polícia Civil confirmou a identidade dos dois jovens assassinados a tiros de Pistola 380. Francisco Thiago da Silva,24 anos,natural de Baraúna e Paulo Jorge da Fonseca 21 anos,natural do Ceará que residiam no loteamento Três Vintèns,próximo ao Big Love Motel
Ontem a noite duas mulheres compareceram à DP de Plantão,onde registraram um boletim de ocorrência,sobre o sequestro de seus companheiros.
No histórico as duas relataram que por volta das 19 horas de terça feira 18 de junho,quantro homens encapuzados,armados de pistola,se passando por policiais,arrombaram a porta da casa onde os dois homens estavam,trrancaram uma das mulheres em um quarto e passaram a revirar a residência em busca de algo.
Depois levaram as duas vítimas e saíram em um veículo não identificado e executaram os dois na estrada da Granja. Segundo o perito do Itep,pelos 12 tiros foram efeutados nos dois jovens. As 12 capsulas de Pistola 380 foram recolhidas no local pelos peritos do Instituto.
De acordo com a Polícia Civil,Os dois homens assassinados tem passagem pela polícia,por tráfico de drogas,assaltos e homicídios.
Os corpos foram removidos para a sede do ITEP onde serão necropsiados e liberados para sepultamento.
Do:O câmera 2
Jandaíra: Gilson Soppa pede exoneração da Secretaria de Administração, Planejamento e Desenvolvimento
Gilson Soppa deixa Secretaria de Administração
Baixa no quadro de auxiliares do prefeito de Jandaíra, Beto Roque. O secretário de Administração, Planejamento e Desenvolvimento, Gilmar Gilson Soppa, entregou o pedido de exoneração do cargo ao prefeito Beto Roque nesta terça-feira(18), conforme cópia do documento enviada ao blog.
No pedido, Gilson Soppa, agradece a confiança do prefeito Beto Roque e diz está convicto de que executou sua função dentro dos princípios técnicos, pautado na legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.
Considerado com status de “1º ministro”, Soppa não vinha agradando nem mesmo os correligionários com sua forma de conduzir a secretaria. Integrantes da bancada de apoio ao prefeito na Câmara Municipal já haviam em reunião com o gestor, pedir a cabeça de Soppa. 
Com a saída de Gilgon Soppa fica a expectativa do nome que será indicado para substituí-lo numa pasta tão complexa.


Operação apreende armas e drogas 




com adolescentes em Natal, diz PM


Ação policial ocorreu na comunidade Alto da Torre, na zona Norte.
Menores de idade foram levados para Delegacia do Adolescente.

Do G1 RN
Material apreendido na operação na comunidade Alto da Torre (Foto: BPChoque)Material apreendido na operação na comunidade
Alto da Torre, na zona Norte (Foto: BPChoque)
O Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) apreendeu drogas e armas com dois adolescentes em operação realizada na manhã desta terça-feira (18) na comunidade Alto da Torre, no bairro da Redinha, zona Norte de Natal. Os menores de idade foram apreendidos e levados para a Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente (DEA).

De acordo com a assessoria de comunicação do BPChoque, a operação mobilizou cerca de 40 militares e foi acompanhada pelo comandante e subcomandante da unidade. Foram apreendidos uma pistola 380 com 12 munições, 67 pedras de crack, um quilo de crack em tablete, dezenas de trouxas de cocaína, um tablete de maconha e uma balança de precisão.

Além disso, os policiais também recolheram um moto da marca Broz com queixa de roubo, uma caixa com diversas jóias, dezenas de relógios, duas potências de som de carro, além de R$ 475 em dinheiro trocado
.