Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Homem reage a abordagem fura irmão policial,acaba sendo alvejado com dois tiros e morre em Mossoró


Jens Douglas tentou matar seu irmão policial e acabou sendo alvejado,morrendo horas depois no HRTM

Arma branca que estava em poder de jens

SD Salustriano atendeu a ocorrência

Tenente-Coronel Alvibá Gomes comandante do 2º BPM

VTR da cavalaria em que estava o policial atingido
Uma abordagem policial agora a pouco no bairro Doze Anos em Mossoró terminou com um policial ferido à faca e o suspeito baleado.
Policiais da cavalaria foram informados que uma pessoa estaria circulando armada de faca,nas proximidades da igreja São João no bairro 12 anos em foram para abordagem.
O homem de nome Jens Douglas Augusto Barreto,40 anos  (foto identidade),reagiu a abordagem e foi pra cima dos policiais.
O SD Dalton que é irmão do suspeito,foi ferido com um cutilada de faca de mesa na região da cabeça e para conter a fúria do agressor, o outro policial que estava com Dalton,teve que efetuar dois disparos que atingiram Jens no abdomem.
Os dois irmãos foram socorridos pela própria VTR da PM para o Hospital Tarcísio Maia,onde estão foram atendidos pelos médicos deplantão naquela Unidade hospitalar.
Jens Douglas não resistiu aos ferimentos e acabou vindo a óbito.
Associação de Cabos e Soldados divulga lista de PMs Mortos e Feridos em 2012

O ano de 2012 está marcado pela violência contra policiais do Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (5), durante uma perseguição em Lajes Pintada, mais um policial militar perdeu sua vida em confronto com bandidos. Fernando Quirino do Nascimento foi o nono PM assassinado até este mês de novembro, de acordo com dados da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN.

Além dessas nove mortes, outros 11 policiais militares sofreram atentados ao longo deste ano e ficaram feridos. “Nós não só lamentos as mortes desses homens, como ficamos bastante preocupados. Até porque atribuímos isso principalmente à questão da impunidade. Na maioria desses casos, a família ainda não viu a justiça ser feita. Para se ter um exemplo, no ano passado, tivemos a morte soldado Ramalho, que completou um ano nesta segunda, e até agora nada foi feito”, comenta o soldado Roberto Campos, presidente da ACS-PM.

De acordo com ele, essa não é uma realidade apenas do Rio Grande do Norte e que, por isso, “os nossos representantes nas instituições legislativas, como Câmara dos Deputados e Senado, precisam criar leis mais duras, não só para proteger a sociedade, mas também resguardar quem protege a vida da sociedade”.

Roberto Campos cita ainda que a fragilidade do sistema de segurança pública coloca em risco a vida dos policiais, principalmente no interior do Estado. “Sempre temos registros de atentados e roubos de armamentos em bases policiais, o que mostra uma clara desmoralização da estrutura de segurança. É preciso uma resposta e contratação imediata para aumentar efetivo, principalmente no interior, onde os policiais estão sendo humilhados. Hoje, na maioria dos municípios são apenas dois homens por dia, tornando-os muito vulneráveis”.
Veja relação de policiais mortos e feridos em 2012

POLICIAIS MILITARES MORTOS

- 20 de Março de 2012, Gilvanilson Gomes da Silva (folga), assassinado no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste.
- 02 de Junho de 2012, Adriano Lúcio Feliciano da Silva (folga), assassinado na Shock Casa Show, zona Norte de Natal.
- 25 de junho de 2012, Roberto Alves de Freitas (folga), assassinado nas Quintas, zona Leste de Natal.
- 18 de Agosto de 2012, Jorge Pontes Damasceno (serviço), assassinado no bairro das Quintas, zona Leste de Natal.
- 20 de Agosto de 2012, Sérgio Henrique dos Santos (folga, mas fazendo bico), assassinado nas imediações da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim.
- 08 de setembro de 2012, Algarim Medeiros da Silva (folga, mas fazendo bico), assassinado conjunto Paraíso, na zona Norte de Natal.
- 28 de Outubro de 2012, Ismael Antônio Mendes da Silva (folga), assassinado em Macaíba.
- 31 de Outubro de 2012, Sandro Richele de Araújo (folga), assassinado em São Paulo do Potengi.
- 5 de novembro de 2012, Fernando Quirino (serviço), assassinado na área rural de Lajes Pintadas.

POLICIAIS FERIDOS
- 02 de Junho de 2012, Márcio Albuquerque Firmo de Souza (folga), baleado na Shock Casa Show, zona norte de natal.
- 05 de Março de 2012, João Maria Marques da Silva (folga) baleado no município de Goianinha.
- 25 de Junho de 2012, Luiz Eduardo da Cunha (serviço), baleado nas Quintas, zona leste de Natal (atentado ao Soldado Roberto Alves de Freitas).
- 25 de Junho de 2012, Jair Edson Lima (serviço), baleado nas Quintas, zona Leste de Natal (atentado ao Soldado Roberto Alves de Freitas).
- 29 de Outubro de 2012, Daniel Galdino da Silva (folga), baleado no Brasil Novo, zona Norte de Natal.
- 09 de Outubro de 2012, Wellington Alves (folga), baleado em um condomínio de Nova Parnamirim.
- 01 de Novembro de 2012, sargento Gerson (folga), baleado em Igapó, em uma tentativa de assalto.
- 01 de novembro de 2012, Erivan Felix de Lima (folga), alvejado no Vale Dourado em uma tentativa assalto.
- Everton (serviço) baleado em Ielmo Marinho pelo vereador Junior do Mercadinho.
- Leandro (folga) baleado na zona Norte de Natal.
- 5 de novembro de 2012, Emanuel (serviço), baleado na área rural de Lajes Pintadas.

ATENTADOS CONTRA AS BASE E VIATURA
- 23 de abril, o posto policial de Felipe Camarão, zona Oeste de Natal, alvo de tiros.
- 21 de Agosto de 2012, Bandidos atiram contra a base da policia militar em Potilândia.
- 21 de Agosto de 2012, Bandidos atiram contra a base da policia militar do Alvorada, zona Norte.
- 25 de Outubro de 2012, Roubo de armas da Polícia Militar em Bom Jesus.
- 05 de novembro de 2012, Em Mossoró, bandido tenta invadir o 2º BPM.
- Na Delegacia de Taipu, viatura é incendiada

POLICIAIS CIVIS ASSASSINADOS
- 05 de Setembro de 2012, Jovanez de Oliveira Borges, morto na BR-101.
- 05 de Setembro de 2012, Antônio Pereira Pinto Neto, morto na BR-101.

Comandante Geral convoca associações de militares estaduais para discutir Plano de Carreiras

Por Sd Glaucia

O Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Araújo, convocou em seu blog todas as associações dos militares estaduais para participarem de uma reunião que discutirá a elaboração do Plano de Carreiras das Praças Militares Estaduais.
Segundo o Comandante Geral, a reunião irá ocorrer no próximo sábado (10) às 9 horas no Quartel do Comando Geral da PMRN e espera ter a participação de todas as associações de Praças da PMRN e de Oficiais. De acordo com o informado, a reunião discutirá a elaboração do Plano de Carreiras iniciando os debates sobre os critérios de ascensão funcional das Praças.
“Acreditamos que com essas ações iremos estabelecer melhorias na carreira profissional das Praças, corrigindo algumas distorções históricas e garantindo uma ascensão justa e sonhada por todas”, declarou o Comandante Geral em seu blog.
Contudo, as associações de praças da PMRN iniciou recentemente uma campanha pela aprovação da Lei de Promoções de Praças. Isso por que a referida Lei foi discutida entre as associações e representantes do Comando Geral da PMRN durante todo o ano em curso, encontrando-se um esboço da  minuta da Lei disponível na internet (CLIQUE AQUI E CONFIRA).

Realização de concursos é solução imediata para ascensão profissional na PMRN

Por Sd Glaucia

Há dois anos foi sancionado o Decreto nº 21.667, de 17 de maio de 2010, o qual dispõe sobre o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Formação de Cabos e de Formação de Sargentos, além de dá outras providências.
O Decreto prevê a realização do processo seletivo para ascensão profissional na PMRN às graduações de Cabos e Sargentos através de mérito intelectual e de antiguidade. Segundo o Decreto, as vagas existentes seriam distribuídas na proporção de 50% para cada um dos critérios (intelectual e antiguidade), ou seja, caso fossem aberto o concurso para Sargento PM com as vagas previstas atualmente seriam disponíveis 400 vagas para concorrentes policiais em exame intelectual e 400 vagas para os policiais mais antigos da Corporação, somando as 800 vagas existentes.
Apesar do referido Decreto estar em vigor desde o ano de 2010, o quadro funcional da PMRN ainda permanece quase inalterado, haja vista a Instituição não realizar um concurso para a graduação de Sargentos há 15 anos e para Cabos há 10 anos.
As associações dos militares estaduais, por sua vez, tentam desfazer essa inércia de promoções com a aprovação da Lei de Promoções de Praças. No entanto, para a referida Lei ser aprovada dependerá ainda do envio por parte do Poder Executivo de um projeto de Lei para a Assembléia Legislativa do Estado, após as análises feitas pelos setores competentes de cada esfera do Governo. Há ainda o impasse com o Comando Geral da PMRN, o qual convocou recentemente as associações dos militares estaduais para uma nova reunião sobre a elaboração do Plano de Carreiras das Praças da PMRN.
Em meio a tantas dificuldades para a aprovação da Lei de Promoções e do Plano de Carreiras, o processo seletivo para o CFC e CFS seria o mais viável e a solução mais imediata para a inércia dos militares estaduais, os quais não possuem nenhuma perspectiva de ascensão profissional a curto prazo. Para a sua realização, contudo, falta apenas a vontade política do Governo do Estado, a intermediação do Comando Geral da PMRN e a mobilização das associações e da categoria policial militar, visto que a Lei prevendo 50% das vagas previstas para os critérios intelectuais e de antiguidade já está em vigor desde o ano de 2010.

Programa Bolsa Estiagem é prorrogado por mais dois meses



 
Sem produção agrícola, muitas famílias estão sendo beneficiadas com o Bolsa Estiagem
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (5) que o governo federal vai prorrogar por mais dois meses o pagamento do Bolsa Estiagem em razão da seca prolongada na Região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Segundo ela, cada família beneficiada pelo programa vai receber mais duas parcelas de R$ 80, totalizando um custeio de R$ 560 e não mais de R$ 400.

"Essa renda, que transferimos com o Bolsa Estiagem, é para muitas famílias a única alternativa para não passar fome porque, sem a produção agrícola, elas não têm o que comer nem o que vender no mercado", explicou.

A presidente Dilma Roussef destacou que os agricultores cadastrados no Garantia Safra também vão receber ajuda extra do governo federal em razão da estiagem. Serão pagas duas parcelas a mais do benefício, cada uma no valor de R$ 136.

"Com mais dois meses de Bolsa Estiagem e dois meses de Garantia Safra, estamos garantindo renda para 1,5 milhão de famílias que vivem no Semiárido", avaliou.

Outra medida anunciada pela presidenta trata da prorrogação, até fevereiro de 2013, da venda de milho a um preço mais baixo que o do mercado para pequenos agricultores. Segundo ela, o governo pretende também melhorar o sistema de distribuição do produto.
Além disso, Dilma informou que a Operação Carro-Pipa será ampliada - o Exército Brasileiro foi autorizado a contratar mais 906 carros-pipa, que vão se juntar aos 4.082 em serviço. Os estados, segundo ela, também receberam recursos e já contrataram mais de 2 mil carros-pipa.

Sobre investimentos em obras para tentar solucionar a falta de água na região do Semiárido, Dilma destacou o Eixão das Águas, as barragens do Missi e do Riacho da Serra, no Ceará; a Adutora do Pajeú e a Adutora do Agreste, em Pernambuco; as Vertentes Litorâneas, na Paraíba; a Barragem do Atalaia, no sul do Piauí; o Sistema Adutora Alto Oeste, no Rio Grande do Norte; e o Canal do Sertão Alagoano, em Alagoas.

Na próxima sexta-feira (9), segundo ela, será inaugurada a Adutora do Algodão, em Guanambi, na Bahia. A expectativa é que a estrutura leve água para 140 mil pessoas. A presidenta destacou ainda que a seca atual é uma das piores já registradas nos últimos 40 anos. "Obras como essas e como as obras da transposição do Rio São Francisco preparam o Semiárido para enfrentar em melhores condições as próximas estiagens." (Fonte: Agência Brasil - Abr)




Juízes federais "cruzam os braços" pela valorização da carreira e reajuste salarial


Fotos : CACAU
 
Em Mossoró, a sede da Justiça Federal fica situada no conjunto Ulrick Graff
Juízes federais e trabalhistas insatisfeitos com os próprios salários prometem cruzar os braços na próxima quarta e quinta-feira (7 e 8 de novembro) para dar visibilidade à causa.
Os cartazes, bottons e folders de divulgação das ações de mobilização foram enviados para todas as seções judiciárias federais do país.

O material, que será exposto e distribuído nos dias da paralisação, apresenta as principais reivindicações dos magistrados: reposição das perdas do subsídio, adicional por tempo de serviço e equiparação com as Magistraturas Estaduais e com o Ministério Público.

O folder informa os motivos da mobilização. Esclarece que a Magistratura Federal vem sofrendo, nos últimos anos, um processo de desvalorização que precisa ser revertido.

Desde a sua adoção, em 2005, o subsídio dos juízes e desembargadores foi corrigido apenas uma vez, acumulando perdas inflacionárias de 28,86% (IPCA).

A autonomia do Poder Judiciário foi indevidamente afetada a partir de 2011, quando o Executivo deixou de incluir, na proposta orçamentária, as previsões de aumento de despesas decorrentes da revisão do subsídio propostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O movimento é liderado pelas duas maiores entidades de classe das categorias, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

As entidades, que representam cerca de 5 mil juízes, ainda não sabem qual será a taxa de adesão nem os efeitos da greve para a sociedade. "Mas, ressaltamos que haverá magistrados de plantão para emergências e que todas as audiências agendadas para o período da paralisação serão remarcadas", informa a assessoria da Ajufe.

Os juízes também ameaçam boicotar a Semana Nacional de Conciliação, que é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006 e neste ano será de 7 a 14 de novembro. No ano passado, as duas justiças realizaram quase 110 mil audiências e cerca de 50 mil acordos, que totalizaram R$ 748 milhões.

Embora recebam salário entre os mais altos no funcionalismo público - quase R$ 22 mil em início de carreira - os juízes da União não concordam com a corrosão dos vencimentos nos últimos anos devido à inflação. Eles argumentam que, embora a Constituição preveja revisão anual dos subsídios, houve apenas um reajuste de 9% desde 2005. A categoria não concordou com o percentual oferecido pelo Executivo aos servidores federais em agosto deste ano, de 15,8% até 2015, e pede readequação para 28,86% apenas em relação às perdas dos anos anteriores.

Caberá ao Congresso Nacional bater o martelo sobre a taxa final de reajuste, e as entidades prometem procurar parlamentares durante a paralisação para negociar um novo patamar salarial. Os magistrados também querem negociar a atualização dos salários de acordo com o tempo de serviço.

Presos tentam escapar do Núcleo de Custódia

Por: Portal JH
Celulares, carregadores, serras e pequena quantidade de maconha: apreendidos.
 Foto: Wellington Rocha
Uma nova tentativa de fuga foi registrada no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, no bairro da Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. Desta vez, os presos usaram pedaços de serras e ferramentas artesanais para tentarem abrir buracos nas paredes da única cela do local, que comportava 65 presos na manhã de hoje. Durante a última revista realizada na cela, foram recolhidos 15 telefones celulares, vários carregadores, serrilhas e dois pedaços de maconha prensada.
Segundo a diretora da unidade, Tânia Pereira, todos os dias há tentativas de fuga no Núcleo de Custódia, bem como a apreensão de celulares e drogas, que chegam até a cela pelas mãos dos parentes dos presos, que arremessam os objetos embrulhados para o pátio interno do prédio. Até mesmo chocolates recheados com drogas já foram flagrados pelos agentes policiais que trabalham lá.
“Realizamos revistas semanais e sempre encontramos esses itens. Já chegamos ao ponto de encontrarmos chocolates e bombons recheados com drogas, levados por familiares ou jogados por cima do muro, para o pátio que dá acesso à cela dos detentos. Também recolhemos armas artesanais e até tesouras e facões, que são usados por eles para escavarem as paredes nas tentativas de fugas, que também acontecem com bastante frequência”, explicou Tânia.
A diretora disse que o número de presos no local está diminuindo aos poucos, graças às primeiras transferências de detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, na zona Sul de Natal, para o Pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que foi liberado na semana passada.
“Com a liberação do pavilhão novo em Alcaçuz, o CDP de Pirangi passou a oferecer um número maior de vagas para nós, o que diminuiu o total de presos aqui. Mas, apesar disso, o prédio que o Núcleo ocupa hoje não oferece as mínimas condições, já que os presos já arrebentaram as paredes e a grade toda durante as fugas e tentativas”, afirmou Tânia.
Ela disse que, apesar de tudo, a expectativa de que os presos que estão hoje no Núcleo sejam todos transferidos para o CDP ainda é alta. “Estamos aguardando uma resposta positiva do Governo do Estado, para a solução desse problema que só cresce. Vivemos na iminência de uma fuga em massa, por causa das condições da estrutura física do prédio e todos sabem disso”, falou.