Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013


Policial militar é suspeito de matar duas pessoas após discussão sobre política

Soldado teria atirado em dois vizinhos durante a briga e fugiu do local.


Fotos: Cedidas / Blog do João Moacir


Damacicleide de Medeiros Bessa    e    Lima Neto de Bessa
O soldado da Polícia Militar Odionelson Pereira está sendo procurado, desde o início da tarde desta quinta-feira (4), após ser apontado como autor de um duplo assassinato, na cidade de Taboleiro Grande, distante 379 km de Natal. Ainda não se sabe realmente o que teria motivado o crime, mas populares contaram que seria uma discussão por causa da política.
Testemunhas contaram aos policiais da cidade que o soldado Odionelson Pereira estaria discuntindo com as duas vítimas, identificadas com Damacicleide de Medeiros Bessa, de 37 anos, e Lima Neto de Bessa, de 24 anos. Os dois são primos e, inclusive, moravam vizinhos ao policial militar.
Durante a discussão, o clima ficou tenso e o soldado acabou sacando a arma e atirando contra as vítimas. Um dos homens morreu no local e o outro foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Logo em seguida, o policial militar fugiu com destino ignorado.
Várias equipes da região já foram acionadas para tentar localizar e prender o soldado Odionelson Pereira, que é lotado no próprio Destacamento de Taboleiro Grande.

Gesseiro é assassinado enquanto descansava do almoço

Colega de trabalho é o principal suspeito e fugiu após o crime.

Foto: Reprodução / TV Ponta Negra
O gesseiro Bráulio da Silva, de 24 anos, foi assassinado a tiros, no início da tarde desta quinta-feira (4), quando estava deitado descansando no intervalo do almoço, na empresa onde trabalhava, na Cidade da Esperança. O jovem foi morto e, de acordo com testemunhas, o assassino é um colega de trabalho.
O tenente Dias, oficial de serviço do 9º Batalhão da Polícia Militar informou que Bráulio da Silva teria tido uma discussão, pela manhã, com o colega identificado como Lindonilson Nascimento, de 20 anos. O suspeito teria ido em casa, no final do dia e voltado armado com um revólver calibre 38.
Ele aproveitou que Bráulio estava dormindo por cima de uns blocos de gesso e atirou contra o rapaz, que não teve tempo de reação e morreu no local. Em seguida, o suspeito teria fugido em uma motocicleta. Na fuga, ele chegou a deixar o revólver cair no chão, no entanto, outro motociclista que passava na hora viu a arma, apanhou e fugiu levando o 38.
A Polícia Militar ainda realizou algumas diligências para tentar encontrar o suspeito do homicídio e o motociclista que havia roubado a arma, mas nenhum dos dois foi localizado. A morte de Bráulio da Silva deverá ser investigada pelo 8º Distrito Policial.

Suspeito de assalto a Correios detalha crime em depoimento à polícia

Rodrigo Rodrigues teve prisão preventiva decretada pela Justiça Federal após confessar crime.

Por Redação/ Portal BO
Foto: Reprodução
 Um jovem de 20 anos, identificado como Rodrigo Rodrigues Salviano, preso por assalto aos Correios da cidade de Tangará e que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal, no começo desta semana, havia relatado com detalhes o crime para a polícia. Inclusive, esse foi um dos motivos que fez com o juiz federal Ivan Lira de Carvalho, titular da 5ª vara Federal, estabelecesse a prisão preventiva.
A reportagem do Portal BO teve acesso ao depoimento do jovem. Rodrigo contou, inclusive, que também assaltou uma agência dos Correios na cidade de Serra Caiada, no dia 5 de março de 2013, quando ele e comparsas roubaram R$ 35 mil e ele ficou com a quantia de R$ 11.300. Devido a esse crime, ele alega que passou a conhecer a região.
No dia 26 de março, o jovem relatou que estava em um bar, em Natal, juntamente com mais três comparsas, quando decidiram fazer uma “parada” nos Correios de Tangará. Ainda no depoimento, Rodrigo relata que um dos suspeitos, identificado pelo apelido de “Careca”, conseguiu um carro Siena azul para o uso da quadrilha.
O jovem informa ainda que ele usava um revólver calibre 38 e que outro integrante do bando também estava armado com um revólver do mesmo calibre. A quadrilha chegou à Tangará por volta das 15h e deixou o veículo em uma rua próxima à agência. Rodrigo e o outro comparsa que estava armado entraram nos Correios, enquanto os outros dois, que seriam adolescentes, ficaram no carro esperando.
Os suspeitos renderam os funcionários e entrou na sala para esperar o cofre abrir, no entanto, quando estavam no interior da agência, a Polícia Militar teria chegado ao local e feito um cerco, que resultou na prisão dos quatro integrantes da quadrilha.

Mulher desaparece após sair de casa para visitar amigo no Vale Dourado

Edilma Dantas recebeu uma ligação e não foi vista, desde a segunda-feira.

Foto: Reprodução / Sérgio Costa/Portal BO
Familiares de Edilma Dantas de Souza, de 41 anos, estão desesperados com o desaparecimento misterioso da comerciante que saiu de casa, no bairro Nordeste, na última segunda-feira (1º) e não mais voltou. Edilma disse que iria se encontrar com um amigo, no loteamento Vale Dourado, mas voltaria em seguida, o que não aconteceu.
De acordo com Gilvan Martins, irmão da desaparecida, Edilma não costumava sair de casa e ficar tanto tempo fora sem avisar a família. "Eu estou muito preocupado com o silêncio dela. Tenho certeza que algo de ruim aconteceu por que ela nunca faria isso, ela nunca ficaria sem dar notícias esse tempo todo", relatou.
O irmão da vítima ainda disse que ligou para o amigo de Edilma e foi informado que a comerciante realmente esteve na casa dela na segunda, mas teria recebido uma ligação e em seguida saiu apressada de sua casa. Gilvan foi até a delegacia de plantão informar oficialmente o caso a polícia. Ele fez um Boletim de Ocorrência e saiu esperançoso em poder brevemente ter notícias da irmã.
Se alguém tiver alguma informação que possa chegar até a Edilma Dantas po de entrar em contato pelo telefone 8823-4849 ou 9671-1530.

Governo do RN substitui viaturas locadas nas unidades operacionais da PM

Distribuição das novas viaturas operacionais atendem ao plano de reaparelhamento.

Foto: Divulgação / PM
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte está realizando a substituição dos veículos locados distribuídos nas Unidades Operacionais da Polícia Militar do RN em todo o Estado, conforme autorização da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini. Alguns Municípios do Estado já receberam as viaturas tipo caminhonete Ford Ranger, as quais estarão atuando de maneira mais eficaz em ambientes de difícil acesso, principalmente no interior do Estado.
Já foram entregues vinte viaturas Ford Ranger nas Unidades da PMRN nos Municípios de Mossoró, Parnamirim, Caicó, Jardim do Seridó, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Canguaretama, Macau, João Câmara, São Miguel do Gostoso, Currais Novos, Santa Cruz e Jardim de Piranhas. Além desses Municípios, foram distribuídas mais cinco viaturas para o Comando de Polícia Rodoviária Estadual.
A distribuição das novas viaturas operacionais atendem ao plano de reaparelhamento da Polícia Militar do RN no enfrentamento da criminalidade no Estado.
O comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, anunciou que nos próximos dias todos os veículos locados e usados serão substituídos por veículos novos. Ao todo, serão 220 veículos, dos quais 200 serão veículos tipo Volkswagen Gol e outros 20 tipo caminhonete Ford Ranger .
O reaparelhamento reforçará a Segurança Pública em todo o Estado, proporcionando uma maior mobilidade e segurança aos policiais militares e, consequentemente, para a população norte-rio-grandense.

*Fonte: Assessoria / PM

Jandaíra: Agentes de saúde reclamam por atraso no pagamento de salários

Os agentes de saúde do município de Jandaíra, não andam nada satisfeitos com a situação que estão enfrentando por causa do atraso no pagamento de seus vencimentos referentes ao mês de março deste ano. Segundo informações repassadas ao blog, por um dos agentes, também não foram pagos o terço de férias que geralmente teriam que ser pagos desde janeiro deste ano. 

Ainda segundo o servidor, o Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande Norte (SINDAS/RN), já foi acionado e agendará uma data para enviar seus representantes a Jandaíra nos próximos dias. Ficou acordado ainda com os servidores que, caso a prefeitura não regularize a situação haverá a paralisação dos serviços. O que causaria um grande malefício a população jandairense.

Nota do Blog: Caso a prefeitura queira se posicionar a respeito, estaremos a inteira disposição oferecendo nosso espaço para possíveis explicações.
De:Ricardo Fernandes
Guamaré: Operação da Polícia resulta em oito prisões
 
 Material apreendido pela polícia
Numa operação bem sucedida da policia militar de Guamaré, sobre o comando do  Subtenente Luiz Carlos de Souza, Sd- Albuquerque, Sd-Marques e Sd- Pedro. Após patrulhamento de rotina pela madrugada, a polícia conseguiu prender Herivelto Pacheco Filho “Vulgo Bigai” (27 anos), Diego Galvão “Vulgo Dieguito” (20 anos), Erison Joy França da Silva “Vulgo Joy” (21 anos), Michele Cavalcante Pontes “Vulgo Princesa” (28 anos), Vera Lúcia de Brito “Vulgo Esmeralda” (20 anos), Luilson da Silva Souza “Vulgo Ursinho” (19 anos) e dois menores de iniciais P. N. de L. (16 anos) e T. da S. (17 anos).
Por volta das 3 horas da madrugada de ontem(3) em patrulhamento ostensivo, a polícia militar recebe denuncia que um Fiesta de cor cinza, de placa MZC 7518 – Procedente de olho d’água dos Borges, estava distribuindo drogas em pontos da sede do município e no distrito de Salina da Cruz.
O Subtenente Luiz Carlos com os demais policiais conseguiram abordar o veiculo suspeito na saída da cidade, o homem que saiu do carro foi identificado como Herivelto Pacheco, “Vulgo Bigai”, foi neste exato momento que começava uma série de prisões.
O experiente subtenente ficou com o celular do acusado, e ainda na madrugada ele não parava de chegar ligações, foi destas ligações que foram presas duas mulheres, Princesa e Esmeralda, uma veio comprar para outra e ao chegar ao local combinado se deparou com a polícia, os menores também estavam envolvido, um usou sua mota para transportar Princesa, o outro estava em salina da cruz junto com Diego e Joy.
Os menores disseram que são estudantes da Escola Benvinda, e trabalham como vigia noturno no conjunto Vila Maria. Eles afirmam que são inocentes, apenas estavam no lugar errado e na hora errada. Já Joy não foi pego com drogas, mas estava junto com Diego, ou seja, no lugar e na hora errada também.
Guamaré em Dia

Policiais civis do RN decidem paralisar atividades no dia 16 de abril

Paralisação será feita em resposta ao retorno de presos para delegacias.

Foto: Divulgação / Sinpol-RN
Os policiais civis do Rio Grande do Norte decidiram que vão paralisar suas atividades no próximo dia 16 de abril. A decisão foi tomada, em assembleia geral da categoria, no auditório do Sinpol/RN. A medida acontece principalmente em virtude do retorno de presos para as delegacias, situação considerada inaceitável, visto que a custódia deve ser feita pelo sistema prisional, ou seja, por agentes penitenciários.

De acordo com a categoria, a situação se tornou insustentável com as recentes decisões judiciais de interdições de cadeias públicas e presídios, notadamente nos municípios de Caicó, Goianinha, Mossoró e Macau. Os policiais civis, que há pouco tempo conseguiram acabar com os presos em delegacias na Grande Natal, informam que não vão admitir o retrocesso vindo do interior. O desvio de função é considerado ilegal no Brasil, com várias decisões judiciais, que apontam que policial civil não deve custodiar presos de justiça, situação que atrapalha o papel que possuem: de investigar e solucionar crimes.

A paralisação, inclusive, está sendo chamada de "O dia do resgate da Polícia Civil" e também acontece por outras razões. Os policiais farão greve na busca pela convocação dos 306 policiais concursados, que aguardam desde 2010 a nomeação, uma vez que o Governo do Estado apenas está fazendo substituições com as vacâncias por aposentadorias ou falecimentos, e lutam ainda pelo curso de formação de 290 suplentes aprovados.

A assembleia também apreciou o fechamento da pauta 2013, a ser encaminhada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, e ao Governo do Estado. Dentre os pontos aprovados por unanimidade estão: alterações pontuais no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e na LC 270, além de luta pela carreira única na Polícia Civil, que irá propor alteração legal e inovadora no formato da carreira policial, posto que o atual modelo encontra-se falido e há muito não atende aos anseios da sociedade.

Dentre os demais pontos, estão: adicional noturno para plantonistas, auxílio-saúde para todos os policiais civis, carga horária ininterrupta de 6 horas diárias, funcionamento das delegacias distritais durante 24 horas por dia (condicionada à nomeação de novos policiais e em quantidade necessária para desenvolvimento das atividades), autonomia da comunicação (retirada da equipe de policiais civis do Comando da PM), e melhorias das condições de trabalho (armamento adequado, colete, algemas e munições; além da modernização, aparelhamento e informatização das unidades policiais).

*Fonte: Sinpol-RN

Jovem de 17 anos é assassinado no Lagoa Azul

Vítima tentou correr mais foi baleada dentro de uma residência.

Foto: Daniel Morais
Mais um homicídio foi registrado na zona Norte de Natal, nesta quarta-feira (3). Desta vez, a vítima foi Paulo Tiago da Silva, de 17 anos. O jovem estava dentro de uma residência, no Lagoa Azul, quando foi surpreendido por homens armados. Vizinhos ouviram cinco tiros, mas quando chegaram ao local já encontraram a vítima morta.
Paulo foi baleado três vezes, sendo atingido na cabeça, nádegas e nas costas. A cunhada da vítima, que preferiu não se identificar, contou para o Portal BO que o rapaz estava na frente da casa com a mãe da namorada, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e, armados, começaram a atirar.
Paulo Tiago tentou fugir e entrou na casa da sogra, no entanto, os bandidos o seguiram e conseguiram terminar a execução no quintal da residência. A polícia recebeu informações repassadas por moradores da região que o jovem era usuário de drogas e também suspeito de vários assaltos na região.
Portal BO 

Jovem leva dois tiros no rosto e pega táxi para ir a hospital em Natal

Tentativa de homicídio aconteceu na manhã desta quarta-feira (3).
Vítima não esperou chegada do Samu e foi de táxi para o hospital.

 Do G1 RN
Rapaz cortava cabelo quando sofreu atentado (Foto: Saulo de Tarso) 
 
Rapaz cortava cabelo quando sofreu atentado
(Foto: Saulo de Tarso)
Um rapaz levou dois tiros no rosto em uma tentativa de homicídio ocorrida no final da manhã desta quarta-feira (3) na avenida Boa Sorte, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar, o rapaz estava cortando o cabelo em um salão de beleza quando sofreu o atentado. A vítima não esperou socorro do Samu e foi de táxi para o hospital.
De acordo com populares que presenciaram o fato, dois homens chegaram em uma bicicleta, disparam três vezes contra o rapaz e fugiram. Dois disparos acertaram o rosto da vítima. “Ele estava sangrando bastante e tinha dificuldade de falar”, relatou o universitário Saulo de Tarso, que chegou minutos após o crime e fotografou o rapaz antes dele pegar um táxi para ir ao hospital.
“Nós recebemos duas ligações informando que um homem tinha sido alvejado. Mas, quando nossa guarnição chegou ao local, ele já havia sido socorrido”, afirmou o tenente Santos, oficial de serviço do 4º Batalhão da PM.
O universitário contou ao G1 que, mesmo ferido, o jovem permaneceu consciente, mas não esperou a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Ele pegou um táxi e foi para o Hospital Santa Catarina”, acrescentou Saulo.
A Polícia Militar fez diligências na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso.

PM é preso por aplicar golpes em mais de 50 colegas de farda no RN

Segundo a polícia, soldado prometia refinanciar veículos apreendidos.
Vítimas teriam pago de R$ 3 mil a R$ 25 mil, dependendo do modelo.

Igor Jácome Do G1 RN
Um soldado da PM do Rio Grande do Norte, com mais de 10 anos de carreira, foi preso na noite desta quarta-feira (3), em Natal, suspeito de aplicar golpes nos próprios colegas de corporação, segundo informou a própria Polícia Militar. “Pelo menos 52 pessoas foram vítimas dele e de uma quadrilha”, confirmou o major Manoel Kennedy, comandante do 4º Batalhão, onde o policial é lotado. Ao ser detido, foram apreendidos R$ 9 mil em poder do suspeito.
Segundo o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, o policial teria dito aos colegas que agenciaria carros apreendidos e que seriam refinanciados. “Ele recebeu dinheiro das vítimas para comprar carros que seriam leiloados”, explicou Araújo.
Ainda de acordo com o major Kennedy, outras pessoas também estão envolvidas no suposto golpe. “Eles diziam que as entradas e mensalidades seriam bem razoáveis. Teve gente que pagou R$ 3 mil. Outros pagaram até R$ 25 mil, dependendo do modelo do carro. Eles entregavam esses valores para o soldado”, acrescentou.
Esta quarta-feira foi o dia marcado para que os carros chegassem aos seus pagadores. No entanto, sem receber os veículos nem informações, os policiais desconfiaram do esquema. “Eles começaram a fazer diligências e foram até uma casa no bairro Redinha Nova, onde estavam as pessoas suspeitas. No entanto, ao chegar no local, os policiais não encontraram ninguém. Como os outros sumiram, sobrou para o policial”, revelou o major.
“Se comprovado o crime, o policial suspeito pode ser expulso da corporação”, afirmou o major.
O policial, que possui mais de dez anos de farda, foi autuado na Delegacia de Plantão da Zona Norte e depois conduzido ao 4º BPM, onde ficará detido.