Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Mulheres são presas ao tentarem entrar com maconha em cadeia no RN

Visitantes foram detidas nesta quarta (14) no Presídio Raimundo Nonato.
Um preso do semiaberto que trabalhava como pintor também foi detido.

Do G1 RN
Maconha estava dentro de um saco plástico, cortada em pequenos tabletes (Foto: Divugação/Coape)Maconha estava dentro de um saco plástico, cortada em pequenos tabletes (Foto: Divugação/Coape)
Duas mulheres foram presas na manhã desta quarta-feira (14) suspeitas de tentarem entrar com quase um quilo de droga dentro do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal. Segundo o diretor da unidade, Eider Brito, foram apreendidos 800 gramas de maconha. O entorpecente estava dentro de um saco plástico, cortado em vários tabletes.
As duas mulheres e o preso foram conduzidos para a delegacia, onde foram autuados.“Policiais militares que fazem a guarda externa desconfiaram da atitude das visitantes e fez a prisão. Um apenado, que está no regime semiaberto no Complexo Penal João Chaves, unidade vizinha ao presídio, estava fazendo um serviço de pintura e também é suspeito de participar do esquema. Segundo nos foi informado, as mulheres passariam pela revista normalmente. Depois, já dentro do pavilhão, o preso entraria com a droga sem se submeter ao procedimento e entregaria os pacotes para que elas repassassem a droga para os internos”, explicou.
Ainda de acordo com o diretor, o Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes possui atualmente 405 internos.
Criatividade
No último dia 8, uma tentativa frustrada de entregar drogas para o marido - um homem de 32 anos que está preso no Centro de Detenção Provisória do bairro da Ribeira, na Zona Leste de Natal - levou para a cadeia uma jovem de 20 anos. Imagens gravadas pelos agentes penitenciários mostram um pacote de bolachas com mais de 100 trouxinhas de maconha como 'recheio'. Um a um os pacotes de droga foram colocados entre as camadas dos biscoitos. Ou seja, para cada trouxinha, uma bolacha foi aberta e cuidadosamente colada.

No Rio Grande do Norte, agentes penitenciários já encontraram drogas escondidas de várias maneiras e em diferentes objetos. Muitos casos foram noticiados pelo G1 em razão da criatividade. Há registros de entorpecentes escondidos dentro de cascas de ovoscolchõesbíbliasbananas,sandálias de borrachatubos de pasta de denteprendedores de cabelovasilhas de arroz,pacotes de biscoito e até dentro de aparelhos de televisão, sem falar em inúmeros casos nos quais mulheres foram presas ao tentarem entrar com drogas escondidas nas partes íntimas.

Operação prende suspeitos de terem assaltado vice-governador do RN

Quatro jovens foram detidos na manhã desta quinta (15) em Mãe Luíza.
Segundo delegado, presos também são suspeitos de assassinatos.

Do G1 RN
Policiais civis da 4º DP prenderam na manhã desta quinta-feira (15) no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal, quatro jovens suspeitos de terem assaltado o vice-governador do Rio Grande do NorteFábio Dantas (PCdoB). Dois já haviam sido presos ainda no ano passado. O crime aconteceu no dia 18 de dezembro na praia de Areia Preta. Na ocasião, também foi vítima a advogada Tatiana Mendes Cunha, que assumiu o Gabinete Civil da novo administração estadual.
Ainda de acordo o delegado, da quadrilha que fez o assalto apenas um adolescente ainda não foi encontrado. “Tem um menor de idade que conseguiu escapar. Mas vamos encontrá-lo também”, afirmou. Além dos quatro detidos, os agentes ainda aprenderam uma pequena porção de drogas e uma certa quantia em dinheiro.Segundo o delegado Fábio Rogério, os suspeitos foram detidos assim que o dia amanheceu em cumprimento a mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça. “Hoje ainda darei entrada em um pedido de conversão para que as prisões se tornem preventivas. Estes rapazes são envolvidos com vários outros crimes, inclusive homicídios”, revelou.
O assalto
O crime aconteceu na noite de 18 de dezembro na praia de Areia Preta, na Zona Leste da capital. Segundo a assessoria de Fábio Dantas, ele e a advogada haviam acabado de sair do apartamento de Robinson Faria (PSD), então eleito governador do estado, quando foram surpreendidos por cinco homens armados. Foram levados vários pertences.

Presídio Federal de Mossoró recebe mais 18 presos de Santa Catarina

Em 2013, 37 apenados catarinenses já haviam sido levados para Mossoró.
Ano passado, ordens para a 3ª onda de ataques em SC partiram do RN.

Do G1 RN
Comboio com presos de Santa Catarina chegou a Mossoró já no início da noite (Foto: Marcelino Neto/G1)Comboio com presos de Santa Catarina chegou a Mossoró já no início da noite (Foto: Marcelino Neto/G1)
O Presídio Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar, recebeu nesta quarta-feira (14) dezoito apenados que estavam detidos em unidades prisionais de Santa Catarina. Segundo o diretor da unidade, Ricardo Marques Sarto, os detentos desembarcaram à tarde no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De lá, um comboio seguiu por terra até o Rio Grande do Norte, chegando a Mossoró já no início da noite.

Presos do sistema penitenciário catarinense desembarcaram neste sábado (16) em Mossoró, no RN (Foto: Marcelino Neto)Ainda de acordo com o diretor, está prevista a transferência de presos da unidade potiguar para outros estados, mas a quantidade e o destino não podem ser revelados por questão de segurança. Atualmente, a Penitenciária Federal de Mossoró possui pouco mais de 100 internos.
Presos do sistema penitenciário catarinense durante
desembarque em Mossoró em fevereiro de 2013
(Foto: Marcelino Neto)
Transferências
Em fevereiro de 2013, trinta e sete homens que estavam detidos em unidades prisionais catarinenses foram transferidos para o Rio Grande do Norte e três para Porto Velho. Eles foram movidos na intenção de desarticular a facção criminosa que estava em atuação na segunda onda criminosa, entre 30 janeiro e 3 de março daquele ano. No período, ocorreram 114 atentados em 37 cidades catarinenses, segundo a PM.
Antes, em 2012, ocorreu a primeira onda de atentados no estado, com 63 alvos registrados de 18 de outubro a 11 de novembro. Entre 26 de setembro e o final de outubro de 2014, ocorreu uma terceira onda de ataques, com mais de 100 atentados em 32 cidades catarinenses. Durante as ações, 74 suspeitos foram presos e 26 adolescentes apreendidos. Dois suspeitos foram mortos em confronto com a Polícia Militar e um ex-agente prisional assassinado na frente de casa em Criciúma.
AInda em outubro de 2014, o Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Santa Catarinaconfirmou que a ordem para a terceira onda de ataques no estado foi dada por detentos catarinenses que foram transferidos para Mossoró no ano anterior.