Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Policial Militar tem carro incendiado em Cidade Nova

O carro de um policial militar, lotado no 9° BPM, foi incendiado esta madrugada, em Cidade Nova, próximo ao posto de saúde do bairro.
O oficial de operações da área, contou que o carro estava estacionado em via pública e que ninguém informou quem ateou fogo no veículo, mas ele confirmou que o incêndio foi criminoso.
O soldado Gustavo Henrique acordou assustado com o barulho de tiros na rua e ao olhar pela janela, viu seu carro icendiando. Segundo o sargento dos Anjos, que esteve no local, após as chamas serem controladas foi possível perceber marcas de tiros no vidro do carro. “Tinha também um depósito tipo coquetel molotov, que foi usado para atear fogo no carro”.
Este foi o quarto atentado contra policiais militares em pouco mais de 24 horas. O dono do carro, identificado apenas como soldado Henrique, não ficou ferido.
POLICIAIS MILITARES MORTOS EM 2013
06 de janeiro de 2013: CLÁUDIO SENA DA SILVA, de 43 anos (assassinado no loteamento Brasil Novo, no bairro de Pajuçara, na Zona Norte).
- 21 de janeiro 2013: MARCOS MATIAS DA SILVA (assassinado na cidade de Macaíba).
- 05 de março de 2013: SEBASTIÃO ÂNGELO DE PAIVA, de 54 anos (Policial da reserva foi arrastado de casa, em Rio do Fogo, e assassinado.
- 09 de março de 2013: DAMIÃO DAS CHAGAS IMPERIAL, de 55 anos (Policial da reserva foi assassinado no bairro Dix-Sept Rosado, zona Oeste de Natal).
- 18 de abril de 2013: JOÃO MARIA DA SILVA, de 40 anos (assassinado a tiros no bairro do Planalto).
POLICIAIS MILITARES FERIDOS EM 2013
12 de Janeiro 2013: soldado SÉRGIO RICARDO (baleado no loteamento Jardim Progresso, na Zona Norte de Natal, quando estava de serviço).
- 15 de Janeiro 2013: sargento ADELINO SOARES DE SOUSA (baleado em perseguição e tiroteio, entre Parnamirim e São José de Mipibu).
- 08 de fevereiro de 2013: tenente FLÁVIO PEIXOTO (baleado no bairro das Rocas)
- 17 de abril de 2013: soldado FERNANDES (Vítima de atentado no bairro Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante).
- 18 de abril 2013: soldado MOISÉS GONÇALO DO NASCIMENTO (baleado no bairro de Golandim, em São Gonçalo do Amarante).

Presidente do STF classifica como “desesperadora” situação carcerária do RN

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Joaquim Barbosa, está no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (19), para acompanhar de perto a inspeção carcerária realizada no estado desde o início do mês. De cara, ministro deu a seguinte declaração ao avaliar as estruturas prisionais do RN: “a situação carcerária no Estado é desesperadora”.
Joaquim Barbosa visitou o Foro das Comarcas de Natal, no início de sua agenda oficial na capital potiguar. Para o dirigente máximo do Poder Judiciário Nacional é a imagem do país que precisa ser levada em consideração, por todos, pois o Brasil deixou de ser um país periférico e passou a ser uma nação importante no cenário mundial e não se admite “mais fotos como a de presos algemados a uma barra de ferro em uma parede de um cárcere. Isto é muito grave”, salientou o ministro.
Joaquim Barbosa, acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Aderson Silvino, e do diretor do Foro, juiz Madson Ottoni, esteve em diversas dependências do fórum e fez questão de ouvir os magistrados que trabalham no Mutirão Carcerário, coordenado pelo CNJ em Natal.
Ele recebeu informações sobre a situação dos presos do regime provisório e nos presídios estaduais. E observou que se em 2010, quando foi realizado o primeiro mutirão, a situação já era ruim, e nada foi feito, em 2013, está pior. “É preciso destacar que enfrentar o problema carcerário é resolver uma questão que traz a pacificação social”, observou o presidente do Conselho Nacional de Justiça. E para reforçar a disposição em contribuir para a melhoria do sistema carcerário no Estado, o ministro enfatizou : “Podem contar comigo”.
O desembargador Aderson Silvino compreende que a presença do ministro em Natal é um fator importante para que a situação prisional no Rio Grande do Norte melhore de fato. “O CNJ está preocupado com esta realidade, que afeta não só quem lida diretamente com ela, mas a toda a sociedade, e se repete em vários pontos do país”, afirmou o presidente do TJRN. E o juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais e um dos coordenadores do mutirão, lembrou ao ministro Joaquim Barbosa que faz 15 anos que o sistema penitenciário estadual não recebe grandes investimentos.
O Mutirão Carcerário, iniciado em 2 de abril, já realizou a análise de 2.373 processos referentes a apenados de um total de 3.500 que estão na secretaria instalada no prédio do Foro das Comarcas de Natal. O juiz auxiliar do CNJ, Esmar Custódio Vêncio Filho, coordenador das atividades em Natal mostrou ao ministro a situação de diversos presídios. Uma das mais preocupantes é o do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira, um prédio úmido e abafado, inadequado para o fim que se presta. Outra unidade com sérios problemas é o Complexo Penal Dr. João Chaves na Zona Norte da capital potiguar, com problemas de ventilação no regime semiaberto.

Dois policiais militares sofrem atentados em São Gonçalo do Amarante

Policiais militares foram vítimas de atentados, na noite desta quarta-feira (17) e madrugada desta quinta-feira (18). Dois soldados, em pontos distintos de São Gonçalo do Amarante, foram alvos de disparos de arma de fogo, mas conseguiram escapar dos bandidos. Um deles, porém, acabou sendo atingido nas costas por estilhaços.
O soldado Moisés, que é lotado na Rondas Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) teve que ser socorrido e levado para o Hospital Walfredo Gurgel, onde recebeu atendimento médico e passa bem. Esse caso aconteceu por volta das 2h30, no bairro de Golandim, quando o soldado estava chegando em casa. Os bandidos estavam em um carro e uma moto, cujos modelos e placas ainda não foram identificadas.
Antes desse atentado, o soldado Fernandes, lotado na Companhia de Rio do Fogo, já tinha sido vítima de ataca semelhante, sendo que no bairro Santo Antônio, por volta das 22h. Neste caso, os criminosos também estavam em um carro e uma moto e atiraram várias vezes contra o policial militar, que conseguiu correr e se esconder debaixo de um carro.
De acordo com o coronel Josemar, comandante do 11º Batalhão, aparentemente, os dois casos, embora características semelhantes, não têm relação. O oficial disse que conversou com o soldado Moisés, da Rocam, e ele contou que, há alguns dias, fez uma grande apreensão de drogas, em operação, e atribuiu o atentado à represália de criminosos.

Fonte: Portal BO

Traficante troca tiros com PM e é morto no Golandim


Foto cedida PM RN
Um traficante trocou tiros com a Polícia Militar e acabou morto no início da noite desta quinta-feira (18), no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante. Josenildo da Silva Pereira, de 27 anos, foi alvejado depois de atirar contra policiais que realizariam uma abordagem. Nenhum PM foi ferido.
O confronto ocorreu na rua Goiás, próximo à farmácia Unifarma. Uma viatura da PM recebeu uma denúncia anônima e foi ao encontro de Josenildo, que estava em atitude suspeita. Na abordagem. No entanto, ao perceber que a aproximação dos policiais, o criminoso sacou uma pistola 9mm e efetuou disparos contra a guarnição. Os policiais revidaram e alvejaram o criminoso várias vezes, matando o traficante no local.
Na mochila que o traficante carregava, os policiais encontraram dois carregadores da pistola 9mm usada contra a guarnição, munição para revólver calibre 38, três pedras de crack, quantidade de maconha ainda não precisada, além de uma balança de precisão, uma faca e três celulares.
De acordo com informações da PM, Josenildo já era conhecido da polícia e conseguiu fugir de outra tentativa de prisão há poucas semanas. O Itep foi até o local para fazer a retirada do corpo do bandido.

Fonte: Tribuna do Norte

Operação Força Tarefa prende PMs suspeitos de homicídio

Dois militares tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça e foram detidos.

Portal BO/Foto: Thyago Macedo
Advogada Kátia Nunes vai acompanhar os dois PMs detidos, nesta sexta-feira.
Dois policiais militares foram presos, no início da manhã desta sexta-feira (19), em uma operação denominada Força Tarefa, deflagrada pela Polícia Militar e pela Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). A polícia cumpriu mandado de prisão, sob acusação de homicídio.
A reportagem do Portal BO conversou com a advogada Kátia Nunes, que defende os dois policiais militares presos. “Ainda não conversei com Wendell e Rosivaldo, mas irei até a Deicor para acompanhar os dois e saber da polícia qual é a acusação dessa vez contra eles”, explicou Kátia.
O policial Wendel Cortez já esteve preso, no ano de 2010, também por crime de homicídio, mas, atualmente, respondia processo em liberdade. Assim como ele, o soldado Rosivaldo Azevedo também já foi presos, ainda em 2010, por suspeita de homicídio.
Os dois policiais militares detidos na manhã de hoje foram levados para a sede da Deicor e deverão ficar a disposição da Justiça. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, confirmou que as prisões desta sexta-feira foram motivadas por investigações de homicídios.

O delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério, explicou que a Deicor vem investigando a morte de Jackson Michael da Silva Soares, de 25 anos. O jovem era acusado de matar o policial militar J. Fernandes, em 2010, e foi assassinado no dia 23 de março, na zona rural de Afonso Bezerra.
Durante os procedimentos, descobriu-se que os dois policiais detidos nesta sexta-feira pode ter envolvimento com o caso, por isso, a Justiça expediu mandados de prisões. “A Polícia Civil continua investigando e, inclusive, existe a possibilidade de outras pessoas terem relação”, revelou.

 

Mulher é encontrada morta com sinais de violência sexual

Vítima estava com um pedaço de pau dentro do ânus, de acordo com a polícia.


Portal BO/Foto: Cedida / Reginaldo Bezerra















 Uma mulher de 47 anos, identificada como Maria Marluce da Silva, foi encontrada morta, na manhã desta sexta-feira (19), em São José de Mipibu. A vítima, que de acordo com moradores da região sofria de problemas mentais, estava despida e estava com sinais de violência sexual, inclusive, um pedaço de pau foi encontrado dentro do ânus dela.
De acordo com informações repassadas pela polícia, Maria Marluce morava na própria cidade de São José de Mipibu. O corpo dela foi encontrado em um terreno às margens da BR 101. Populares contaram ainda para os policiais que a vítima seria usuária de drogas, o que pode ter motivado o crime.
O local onde o corpo foi encontrado, aliás, é apontado pela polícia como ponto de encontro de viciados para o consumo de drogas. Na semana passada, outro viciado tinha sido assassinado no mesmo ponto. A morte de Maria Marluce deverá ser investigada pela Delegacia da Polícia Civil de São José de Mipibu
.

PF deflagra operação e prende suspeitos de assaltos aos Correios no RN

Três potiguares e um paulista foram presos, nesta sexta-feira, na Operação Carta-Resposta.

 Portal BO/Foto: Sérgio Costa

Superintendente da PF, delegado Kandy Takahashi, havia informado ao Portal BO que polícia estava no encalço dos bandidos.
A Polícia Federal no Rio Grande do Norte deflagrou, nesta sexta-feira (19), a “Operação Carta-Resposta”, com o objetivo desarticular uma quadrilha especializada em assalto aos Correios. Foram presos três potiguares e um paulista durante a ação.
As investigações realizadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas (Delepat), tiveram início em fevereiro deste ano, após o roubo à agência dos Correios no município de Bento Fernandes/RN. Na ocasião um dos autores do crime foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
Após interrogatório do acusado na Polícia Federal surgiram pistas que resultaram na identificação de outros membros da quadrilha, que também é suspeita de assaltar os Correios nos municípios de Francisco Dantas e Riacho da Cruz, no Oeste potiguar, em março e abril deste ano, respectivamente.
A Operação envolveu 20 policiais federais e contou com o apoio de Policiais Militares do BOPE. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Parnamirim/RN, São José do Mipibu/RN e Patu/RN.
Os mandados foram expedidos pela 14ª Vara Federal em Natal/RN. Indiciados pelos crimes de roubo e formação de quadrilha, os presos encontram-se custodiados na Superintendência da PF e serão transferidos nas próximas horas para um dos Centros de Detenção Provisória, onde permanecerão à disposição da Justiça
.

Policial Militar é encontrado morto na 



zona Oeste de Natal


Corpo de João Maria da Silva, 40 anos, estava próximo ao Leningrado.
PM trabalhava no Presídio Estadual de Parnamirim.

Do G1 RN 
João Maria da Silva trabalhava na PM há mais de 10 anos (Foto: Associação dos Cabos e Soldados/RN)João Maria trabalhava na PM há mais de 10 anos
(Foto: Associação dos Cabos e Soldados/RN)












O policial militar João Maria da Silva, de 40 anos, foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira (18) próximo à comunidade do Leningrado, zona Oeste de Natal. De acordo com a PM, a polícia chegou ao local por meio de uma ligação anônima. Foram localizadas seis marcas de tiros no corpo do PM, sendo duas delas na nuca. Ninguém foi preso.
"Ainda não podemos afirmar que foi uma execução, mas os dois tiros na nuca nos levam a crer que foi. Só saberemos as circunstâncias do crime no decorrer da investigação", disse a assessora de comunicação da PM, capitã Geórgia Câmara.
Ainda segundo a assessoria de comunicação, a Polícia Civil e a Inteligência da PM estão investigando o crime. "Estamos com total empenho neste caso. Nosso serviço reservado de Inteligência está auxiliando a Polícia Civil. Em breve chegaremos aos suspeitos", afirmou.
A polícia recebeu uma denúncia anônima indicando que havia um corpo próximo ao Leningrado. "A vítima não estava com a farda da PM, mas os policiais reconheceram o colega", contou Geórgia. O corpo foi conduzido ao Itep.
Nesta quarta-feira (17), dois policias militares foram vítimas de atentados na Grande Natal. Um saiu ileso, o outro foi atingido por um tiro, mas já recebeu alta médica . Para o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo, as três ocorrências não têm relação.
"São casos isolados e pontuais. O nosso serviço de inteligência está investigando os três casos. Precisamos saber o porquê destes policiais terem sido os alvos dos bandidos. A Polícia Civil também está investigando e, em breve, chegaremos aos suspeitos. Estamos atentos", garantiu o comandante
.

Mulher suspeita de liderar quadrilha é 



presa em Natal; veja vídeo de assalto


Suspeita foi presa na noite desta quarta ao visitar o marido no presídio.
Polícia acredita que ela liderava quadrilha de assaltantes.

G1.COM/RN
Kilssia Carneiro Pereira é suspeita de liderar quadriilha (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
Kilssia Carneiro Pereira é suspeita de liderar
quadriilha (Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN)
Uma mulher suspeita de liderar uma quadrilha que praticava assaltos a estabelecimentos comerciais e residências em Natal há pelo menos dois meses foi presa na noite desta quarta-feira (17). Kilssia Carneiro Pereira, de 21 anos, é natural de São Sebastião da Boa vista, no Pará, e foi presa ao visitar o marido que está preso no Presídio Provisório da zona Norte da capital potiguar. Ela vem sendo chamada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte de "Loira do Mal".
Os detalhes da prisão foram divulgados nesta quinta-feira (18), na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol). De acordo com o delegado titular da Defur, Atanásio Gomes, a prisão da mulher aconteceu na noite de desta quarta (17) após informação que chegou à equipe da especializada. “Nós recebemos a informação que ela estava no presídio provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na  zona Norte, para visitar o companheiro e fizemos campana no local, onde conseguimos prendê-la”, relatou.
Assista ao lado as imagens de câmeras de segurança de um shopping de Natalem que a mulher aparece em ação.
Em depoimento à polícia, a mulher afirmou que foi ao presídio perguntar se o marido tinha visto o vídeo em que ela pratica um assalto em um shopping da capital. “Eu fui no presídio perguntar para ele se ele tinha visto o vídeo na televisão. Ele ficou com raiva, porque não conhecia (as outras pessoas), que não era para eu ter feito isso, que já bastava ele preso e disse que eu era louca, que já bastava ele preso. Pediu para eu ir embora, para eu ligar para minha mãe”, disse a acusada à polícia.
 
No vídeo ao lado, feito pela Polícia Civil potiguar, Kilssia admite que estava na cena do crime.
A Defur vinha investigando há dois meses uma quadrilha de assaltante comandada por uma mulher de cabelo loiro.
Segundo depoimento da acusada à polícia, ela estaria na capital potiguar há dois meses e teria vindo à cidade para visitar o marido, pai de seu filho de 4 anos, que está preso e custodiado no presídio provisório da zona Norte. Ela confessou apenas um assalto que teria sido feito a uma loja do shopping com o auxílio de mais dois comparsas, no qual teriam subtraído a quantia de R$ 45 mil. Ela disse ter recebido R$ 1 mil na partilha. No entanto, negou ter praticado outros assaltos.
Segundo o delegado Atanásio Gomes, a mulher já foi reconhecida por pelo menos duas vítimas de assaltos. Há cerca de seis inquéritos na delegacia em que ela figura como suspeita. Dois homens e uma mulher que seriam integrantes do bando estão sendo procurados pela polícia. “Agora estamos no encalço dos comparsas dela que estão foragidos”, finalizou. Kilssia deve ser indiciada por roubo, receptação e formação de quadrilha.
Os policiais civis seguiram até a residência da acusada, localizada em Parnamirim, onde foram apreendidos diversos objetos possivelmente frutos de roubo, como pares de tênis, aparelhos celulares e um microondas. Kilssia Carneiro Pereira está presa no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim.