Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Confronto com a PM termina com um suspeito morto e outro preso no RN

Troca de tiros aconteceu na madrugada desta quinta (29), em Mossoró.
Suposto traficante, identificado apenas como 'Yago', foi baleado e morreu.

Do G1 RN
Polícia apresentou as armas e as drogas apreendidas na residência dos acusados (Foto: Marcelino Neto)Polícia apresentou as armas e as drogas
apreendidas (Foto: Marcelino Neto)
Um confronto armado entre criminosos e policiais militares de Mossoró, na região Oeste potiguar, terminou com um dos suspeitos preso e outro morto na madrugada desta quinta-feira (29), segundo informações da própria PM. A troca de tiros, segundo a Polícia Militar, aconteceu durante a operação 'Mossoró Segura', realizada no bairro de Santo Antônio.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), viaturas foram acionadas para averiguar uma residencia na rua Juvenal Lamartine, nas proximidades de uma drogaria. Lá, segundo denúncias anônimas, quatro homens armados com pistolas estariam promovendo uma festa para comemorar o recebimento de uma carga de drogas.
A PM informou também que, com a chegada das guarnições, parte do grupo teria pulado o muro da residência na tentativa de escapar do cerco policial. Os policiais relataram que um dos suspeitos, identificado apenas como 'Yago', que já havia sido preso por assalto à mão armada, foi alvejado no confronto e morreu a caminho do Hospital Regional Tarcísio Maia.
Outro suspeito, Odailton Ferreira de lima, de 23 anos de idade, morador do bairro Quixabeirinha, ainda segundo a polícia, foi detido com um revólver calibre 38 municiado. A PM afirma que ele é foragido da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negocio, onde cumpria pena por porte ilegal de arma de fogo.
Além da prisão de um dos suspeitos e a apreensão da arma usada por Yago, a polícia disse ter encontrado no interior da residência outros dois revólveres calibre 38 com munições deflagradas e dezenove pedras de crack, entorpecente já embalado e pronto para a venda. Os outros dois suspeitos conseguiram escapar.
Fábio Marinho e Marcão com a governadora Rosalba em Brasilia
Fábio Marinho, Rosalba Ciarlini e Marcão(foto:Mariana Di Pietro)
Os prefeitos Fábio Marinho(Jandaíra) e Marcão(pedra Grande) permanecem em Brasília onde acompanham as reuniões da bancada federal do Rio Grande do Norte que trabalha na priorização de  das emendas do orçamento da União para 2013.
Depois de audiência com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho no início da semana, Fabinho e Marcão estiveram com o senador José Agripino onde trataram de viabilizar recursos para seus respectivos municípios.
Ainda no gabinete de José Agripino, Fabinho e Marcão se encontraram com a governadora Rosalba Ciarlini que se encontrava em Brasília para discutir as emendas da bancada federal para o RN  no Orçamento geral da União. Os dois prefeitos também visitaram os gabinetes dos deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte.

Governo do Estado adquire 146 novos ônibus para frota de transporte escolar


A Secretaria de Estado da Educação adquiriu 146 novos ônibus para reforçar a frota de transporte escolar, com o objetivo de qualificar o transporte, ajudando às prefeituras a prestar o serviço em regime de colaboração.  Serão contemplados agora municípios que não foram beneficiados no primeiro semestre de 2012, quando foram entregues 120 ônibus escolares, como também aqueles municípios que transportam maior número de estudantes.
As empresas vencedoras da licitação estão concluindo a entrega dos novos ônibus, que permanecerão estacionados no Centro Administrativo do Estado, aguardando a posse dos novos prefeitos eleitos, para que esses possam assinar o termo de cooperação entre município e Estado e receber os ônibus. Até o próximo dia 18 de fevereiro, quando será iniciado o ano letivo de 2013, todos os ônibus já estarão à disposição dos estudantes.
Com a nova frota, a rede estadual de ensino terá um total de 266 novos ônibus adquiridos somente em 2012, renovando seus veículos e levando transporte escolar de qualidade para todas as regiões do Estado. A ferramenta é decisiva para muitos alunos que vivem em zonas rurais distantes das escolas.
Os recursos que garantiram a compra dos 146 novos ônibus, da ordem de R$ 28.479.200,00, são da emenda parlamentar Nº 71210009, do senador José Agripino. São 80 ônibus de 50 lugares e 66 micro-ônibus de 30 lugares, dos quais 36 possuem tração 4×4, para que não haja restrição de acesso a regiões serranas.
De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação, celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social.

RN registra mais de 3 mil casos de AIDS nos últimos 11 anos e 67% deles correspondem aos homens


Estatística revela revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres. Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através do Programa Estadual DST, AIDS e Hepatites Virais, divulgaram nesta quarta feira (28), o Boletim Epidemiológico 2012, cuja  análise epidemiológica é  relativa aos casos de Hepatites Virais, Aids em Adultos e Crianças, Gestantes infectadas pelo HIV e Crianças Expostas, Sífilis na Gestação, e Sífilis Congênita até dezembro de 2011.
As informações epidemiológicas são de importância para a criação de respostas efetivas à epidemia, contribuindo para a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) , podendo, portando, ser utilizadas para este fim pelos diferentes setores: públicos, privados e sociedade civil.

Hepatites Virais
Na análise epidemiológica foram constatados que  entre os anos de 2005 a 2011, o Rio Grande do Norte teve 3017 (Tabela 01) casos notificados em hepatites virais, sendo 2362 casos confirmados em Hepatite A, 271 confirmados em Hepatite B e 384 em Hepatite C.
A hepatite A é a hepatite que possui maior número de casos, ela é causada por meio de água e alimentos contaminados. As crianças menores de 14 anos de idade são as mais acometidas, cerca  de 79%.
A hepatite B é transmitida principalmente, por via sexual, com predominância na faixa etária de 20 a 49%.
A hepatite C possui um alto índice de cronificação no estado, cerca de 93% dos casos, onde 42% estão concentrados na faixa etária de 50 a 59 anos

AIDS
No Boletim também estão colocados o resultado do trabalho de vigilância epidemiológica da Aids, tornando-se como referência a notificação dos casos confirmados de HIV.
De 2000 a 2011 foram diagnosticados 3122 casos de AIDS em adultos no Rio Grande do Norte.  Destes casos, 67% corresponderam ao sexo masculino e 33% ao sexo feminino, o que revela uma razão média de 02 casos em homens para 01 em mulheres.
Na distribuição por faixa etária, os adultos da faixa 25 a 49 anos concentram 74% dos casos Já  os jovens de 13 a 24 anos representam 9% dos casos. No Brasil, esta concentração  na faixa de 40 a 49 anos  é equivalente a 24,8%.
De 2000 a 2011, 826 pessoas morreram  por causa da  Aids no Rio Grande do Norte, sendo 69% homens e 31% mulheres.

Dia Mundial de Luta contra a AIDS
No próximo dia 01 de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a SESAP vai realizar uma série de ações como palestras, caminhadas e exposições de vídeo, além de  incentivar os municípios a oferecer  a testagem rápida para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C.
A campanha deste ano  tem como slogan “Não fique na dúvida, fique sabendo”, e tem por objetivo enfatizar e incentivar o diagnóstico precoce do HIV. Com apenas uma gota de sangue colhida na ponta do dedo, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado.

Preso do regime semiaberto por tráfico de drogas é assassinado a tiros no bairro de Petrópolis


Graciano Bezerra estava a caminho o presídio onde iria passar a noite. Foto: Sérgio Costa
Um detento que cumpria pena no regime semiaberto foi morto a tiros, no início da noite desta terça-feira (27), no bairro de Petrópolis. Graciano Bezerra de Souza, de 25 anos, mais conhecido como Kiko, estava indo para o Presídio Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, onde deveria passar a noite.
O jovem, no entanto, foi seguido por um homem ainda não identificado que, de posse de uma arma, aproximou-se da vítima e atirou três vezes. Graciano Bezerra caiu morto em via pública, na Travessa Altanira. Ele cumpria pena no regime semiaberto pelo crime de tráfico de drogas. O homicídio foi registrado por volta das 18h30.
Policiais militares e civis estiveram na ocorrência, no entanto, não conseguiram localizar nenhuma testemunha do assassinato. Apenas um guarda patrimonial do Centro de Turismo contou que ouviu os disparos, mas ao chegar ao local não encontrou ninguém além do jovem executado.
A ex-mulher de Graciano, que se identificou como Edilza Guedes, também foi até o ponto do homicídio. Ela afirmou não ter dúvida que a morte do ex-companheiro foi um acerto de contas em decorrência da guerra do tráfico de drogas.

Fonte: Portal BO

Suspeito de tráfico é preso em Nova Cruz pelo GTOR

Ele estava com revólver calibre 38, drogas e cerca de R$280.

Policiais do GTOR (Grupo Tático Operacional de Rodovias), prendeu, na noite desta terça-feira (27), um homem de 33 anos acusado de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. O acusado, identificado como Francisco da Silva Filho, foi detido na rodovia 315, no distrito de Cobé, em Vera Cruz.
De acordo com o Sargento Lima, o acusado pilotava uma motocicleta 125 quando foi surpreendido pela guarnição. "Nós estávamos em patrulhamento quando nos deparamos com o suspeito. Fizemos a abordagem de rotina e descobrimos todo o material escondido debaixo do banco do veículo, Um revólver calibre 38, uma pequena quantidade de drogas e cerca de R$280 em dinheiro fracionado", disse.
Na delegacia, os policiais civis da 1º Equipe descobriram que Francisco já tinha respondido pelo crime de tráfico, mas não tinha nada pendente com a justiça. No entanto, a suspeita é de que ele teria jogado parte da droga ou vendido o material ilícito antes da abordagem policial.
O acusado conversou com a reportagem do Portal BO e revelou que não era traficante e que só estava armado para se proteger de inimigos. "Eu sou um cidadão de bem. Não vivo mais nessa vida do crime", argumentou.

Revolta 

Aumento salarial dos agentes públicos de Parazinho causa indignação entre populares

Neste mês de novembro foi aprovado pelo legislativo municipal de Parazinho o Projeto de Lei 001/2012 que trata do reajuste salarial dos secretários municipais, vereadores e do prefeito. O projeto de Lei como diz seu protocolo (001/2012) foi o primeiro e será o único  lançado pelo legislativo durante o ano de 2012, o que revoltou muita gente, pelo fato do único projeto de lei lançado beneficiar os próprios vereadores e mais indignante ainda é saber dos novos valores com o reajuste.

Os novos salários é um dos assuntos mais discutidos no momento nas rodas de conversa da cidade. Na área da educação e da saúde o assunto é discutido com tom de indignação pelos profissionais que trabalham 30h semanais e não recebem nem 1/6 do novo salário de vereador que podemos citar com exemplo aprovado pelo legislativo municipal e fixado em R$ 6.000,00, a partir de janeiro de 2013. O reajuste do salário do executivo por exemplo, representa um aumento de mais de 125 % de 6 mil para 14 mil reais, o que é um contraste enorme comparando  a realidade de Parazinho e de alguns municípios vizinhos. 

Veja na tabela a baixo alguns municípios que podemos citar como exemplo:
    
Município
Habitantes
Prefeito (R$)
Vereador (R$)
Parazinho
4.800
14.000
6.000
Jandaíra
6.800
10.000
4.008
João Câmara
32.300
18.200
7.800
Touros
31.000
17.000
4.000
Como mostrado acima, o município de Parazinho tem uma população bem inferior à outros municípios como Touros e Jandaíra, porém os salários aprovados para o legislativo são superiores ou se comparando com a população e com a realidade do município os valores são ABUSIVOS. A cidade de João Câmara que tem uma população maior que Parazinho quase dez vezes, tem quase o mesmo salário para os vereadores e prefeito. 

Diante dos expostos, o reajuste salarial do legislativo e executivo de Parazinho parece ser ABUSIVO. Além disso, o aumento não pode ser realizado no período compreendido entre o dia 10 de abril de 2012 até a posse dos eleitos, segundo calendário eleitoral fixado na resolução do Tribunal Superior Eleitoral n.º 23.341/2011.

Argumentam os beneficiados que os novos salários devem-se aos impostos que o município vem recebendo dos parques eólicos instalados no município de Parazinho. O que deixa ainda mais revoltada boa parte da população, pelo fato de muitos dos vereadores não participarem ou contribuírem diretamente com esse "DESENVOLVIMENTO" por quê vem passando Parazinho, tem vereador que não sabe nem o que é uma Audiência Pública, ou ainda não sabe nem quanto representa os valores repassados ao município pelas empresas.

Fonte: Blog de Pereiros
Homem é preso com arma e munições na Zona Norte de Natal



DN Online

Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar conseguiram apreender uma arma de fogo na manhã desta quarta-feira (28), na Zona Norte de Natal. O revólver calibre 38, com munições, estava com Anderson da Silva, de 24 nos.

De acordo com informações do tenente Gustavo, oficial de plantão na área, o fato aconteceu durante um patrulhamento de rotina realizado na região. Anderson foi abordado pelos policiais na rua Esdras César, no bairro Panatis, e flagrado com a arma de fogo.

Anderson da Silva foi encaminhado para o procedimento na 9ª DP.
Prefeitos do Mato Grande tem reunião com ministro Garibaldi
 
Prefeitos Fábinho(Jandaíra) e Marcão(Pedra Grande) com o ministro Garibaldi Filho
Os prefeitos Fábio Marinho(Jandaíra) e Marcão(Pedra Grande) estiveram reunidos com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho em Brasília onde trataram de diversos assuntos referentes as suas administrações. Os dois gestores são do PMDB, partido do ministro Garibaldi.
Fabinho está se preparando para deixar a prefeitura de Jandaíra no dia 31 de dezembro próximo e o prefeito Marcão que foi reeleito para um novo mandato tratou de viabilizar convênios para Pedra Grande.