Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Atuação de PM's em área interna do Carnatal pode configurar Improbidade Administrativa

Imprimir  Enviar  Texto: 
Foto: Glaucia Paiva
 Nessa quinta-feira (05) teve início a 23ª edição do Carnatal, festa tradicional na capital do Estado. Contudo, pela primeira vez na história do evento o Carnatal passa a ser na modalidade "in-door", adquirindo um caráter particular da festa, haja vista que somente os pagantes poderão adentrar no local do evento.
Contudo, mesmo adquirindo um caráter de natureza particular, a Polícia Militar, órgão público da Administração Direta do Governo, disponibilizou PM's não apenas na área externa do evento, como também na área interna, o que, nos moldes da Lei nº 8.429/92 poderia se configurar ato de improbidade administrativa.
Isso por que o artigo 10 da referida Lei afirma que "constitui ato de improbidade administrativa que causalesão ao erário, qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que (...) notadamente: (XIII) permitir que se utilize, em obra ou serviço particular, veículos (...) de propriedade (...) de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º (União, Estados, Municípios e Territórios)bem como o trabalho de servidor público (...)". (grifo nosso).
O dano ao erário estaria caracterizado apenas pelo trabalho dos PM's na área interna do evento, como vem ocorrendo nesta 23ª edição do Carnatal, conforme se pode verificar na publicação da escala de serviço para o evento no próprio Boletim Geral da Corporação nº 228/2013. O referido boletim, traz publicada a relação dos Oficiais que irão atuar como Supervisor de Operação na Área Interna.
Quem compareceu ao evento em seu primeiro dia, pode constatar também a circulação de viaturas e de policiais militares realizando o patrulhamento na área interna, mediante diárias operacionais pagas pelo Estado do RN, para que seja garantida a segurança no evento notadamente de natureza privada.

Mais batalhões da PM aderem à operação “Segurança com Segurança”


Mais batalhões da PM aderem à operação “Segurança com Segurança”

















Além do Esquadrão Águia, que atende a ocorrências de trânsito, do 4º Batalhão, responsável por toda a Zona Norte de Natal e do 5º Batalhão, que atende a Zona Sul da cidade, acaba de aderir à operação “Segurança com Segurança”, o 3º Batalhão, que é responsável também pelo policiamento da Zona Sul. Os policiais alegam que as viaturas não oferecem condições adequadas para realizar o trabalho. Ao todo, já são contabilizadas, 29 viaturas e 14 motos paralisadas.
 Enquanto isso, mais de 200 praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que não estão de serviço, acampam, de forma ordeira e pacífica, em frente à Governadoria, para cobrar providências do Estado quanto à tramitação mais célere do Projeto de Lei de Promoção de Praças, para que seja aprovado pela Assembleia Legislativa ainda em 2013. Segundo as associações representativas, que dão apoio à mobilização, a intenção dos militares é permanecer no Centro Administrativo, até que a demanda seja atendida.
Para policiais e bombeiros militares que queiram participar da operação “Segurança com Segurança”, formulários de vistoria das viaturas estão disponíveis para impressão na página inicial do site da ASSPMBM/RN. A presença e o estado de cada item descrito no formulário devem ser verificados pelos praças, antes de irem às ruas. Caso o militar encontre alguma irregularidade é permitido que recuse o exercício do ofício sem as condições mínimas de segurança.  
Os formulários também estão sendo distribuídos pelos titulares das Associações representativas de praças, no acampamento em frente à Governadoria. Eles também se colocam à disposição para mais informações, através dos contatos:

- Presidente da ACS/RN Roberto Campos: 8844-1910
- Presidente da ABM-RN Rodrigo Maribondo: 8829-6688
- Presidente da ASSPMBM/RN Eliabe Marques: 9980-2568

Chuva de bala na comunidade de Baixa do Meio.

Sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza, com o apoio do Sd- Albuquerque, Sd-Jonatas, Sd- Claudio e o novo efetivo, os agentes foram recebidos à bala na operação denominada como Matagal nas extremidades entre Baixa do Meio e Pedro Avelino na noite de ontem, dia (04).
Uma denuncia anônima deu-se de conta que quatro traficantes se encontravam dentro do Mato, em uma cabana cortando droga para venda, tipo Crak e Maconha. Foi feito um planejamento por parte da polícia para adentrar e deter os infratores, só que já anoitecia, a escuridão foi um dos obstáculos e os policiais foram recebidos à bala de fuzis, 380 e calibre 12.
A pequena comunidade de Baixa do Meio parou na noite de ontem com o pipoco de bala. Houve tiroteio, perseguição e correria.
As primeiras informações da polícia informava que havia possivelmente traficantes ferido ou morto, fato que não foi comprovado hoje pela manhã ao clarear o dia.
No local, onde os traficantes estavam concentrados, a polícia encontrou drogas tipo Crak e Maconha, triturador de maconha, dinheiro, cápsula de calibre de 380, de fuzil e de calibre 12. Também foi encontrado sacos de dimdim, giletes, serras e uma arma artesanal com capacidade para munição de calibre 12. Todos conseguiram fugir por dentro do mato, mas há forte suspeita que um dos bandidos se encontra  ferido.
O blog Guamaré em Dia pede de público desculpas pela falta das fotos da operação Matagal, confessamos que o editor do blog passou por momentos de pânico. A troca de tiros foi intensa, e ficamos escondidos em baixo do carro se protegendo dos disparos, esperando o melhor momento para capturar a melhor imagem para nosso público. Mas infelizmente não tivemos êxito devido a escuridão, o pipoco de bala e precaução.
Conseguimos no final da operação registrar a apreensão de parte do material deixado pelos os traficantes no local do confronto, na ocasião que eles empreenderam fuga.
A polícia continua em diligência. Aguardem novas noticias.

Por Guamaré em Dia.
Os bandidos que assaltaram, na manhã de hoje, a agência dos Correios de Triunfo Potiguar, conseguiram passar pela barreira Policial de jucurutu, seguindo em direção a Florânia. 
Chegando lá, eles se depararam com outra barreira e, ao ser dada a ordem de parada, novamente desobedeceram, dando início assim, a uma intensa perseguição, que culminou próximo ao motel daquela cidade, quando eles desceram um aterro e abandonaram o carro, um gol, de cor preta, que, para a surpresa dos Policiais, estava com um refém dentro da mala. 
Eles tomaram o gol de assalto na cidade de Mossoró, prenderam o proprietário na mala e seguiram para Triunfo, onde praticaram o assalto, 
Policiais Militares da Cidade de Florânia e região prenderam três suspeitos de terem assaltado a Agência dos Correios de Triunfo Potiguar. Segundo informações vindas de Policiais que participaram das prisões, os três estavam embrenhados na mata fechada daquele município, mas, com o incansável trabalho dos Policiais Militares, eles foram presos. A Polícia continua as diligências, com o intuito de prender um quarto suspeito que estaria compondo o bando. 
PM de Jucurutu

Após briga, jovem é morto a tiros na 




zona Norte de Natal, diz polícia


Crime acontece na noite desta quinta-feira (5) na zona Norte da capital.
Vítima morreu com dois tiros na cabeça; criminoso fugiu do local.

Do G1 RN

Um jovem de 18 anos foi morto com dois tiros na cabeça na noite desta quinta-feira (5) no bairro Pajuçara, na zona Norte de Natal. Felipe Christian Alves Bessa foi assassinado na rua Santa Rita de Cássia, no Conjunto Brasil Novo, por volta das 21h. Testemunhas ouviram o som de pelo menos quatro tiros. A vítima foi encontrada morta momentos depois.
O jovem não portava documentos e só foi identificado no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). De Acordo com os peritos, o corpo tinha marcas de luta corporal. Ele levou dois tiros de pistola 380 na cabeça e morreu na hora.
"O pessoal que mora aqui no entorno informou que houve uma discussão acirrada na rua, dois homens brigando em luta corporal", disse o delegado Aldo Lopes, da Delegacia de Plantão da zona Norte da cidade.
A motivação do crime ainda não foi esclarecida. O suspeito também não foi identificado. "A gente não sabe, ele (a vítima) não é daqui, não mora na região. Ninguém conhece. E as pessoas também se preservam muito no sentido de dar informação. Têm medo", colocou
.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM MACAÍBA


Tentativa de homicídio aconteceu durante a noite de ontem (05) por volta das 20h30m no bairro campo das Mangueiras na cidade de Macaíba,  um jovem por nome de ELVIS estava conversando com um amigo quando foi surpreendido por dois meliantes em uma moto não identificada, ELVIS sofreu um tiro no braço de calibre 12, a vitima mesmo baleada conseguiu fugir para a residencia de um tio no bairro Campo da Santa Cruz, a equipe do SAMU e a Policia Militar foram acionadas e ELVIS foi encaminhado para o hospital, segundo informações é que a vitima pode perder o braço pois o estrago foi enorme.

Fonte: CONNECTTV

Chuva de bala na cidade de Deus em Baraúna na noite de quinta feira

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu da cidade de Baraúna, prestaram socorro e conduziram para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró "Francisco Gledson Borges" de 35 anos de idade, com ferimentos provocados por disparos de arma de fogo, no bairro Cidade de Deus.

Segundo os socorristas do Samu que prestaram atendimento, Gledson, foi encontrado por populares com os ferimentos, mas ninguém no local soube informar o que teria acontecido e nem a família do mesmo foi encontrada na cidade.

Os técnicos do Samu de Baraúna informam que aparentemente o estado de saúde da vitima é bom, mas requer um certo cuidado. Ele foi atingido com dois disparos penetrante na região lombar, na altura do tórax.

A família de Francisco Gledson Borges deverá procurar o Serviço Social do Tarcísio Maia em Mossoró. Ele foi deixado no hospital sem os cuidados de um acompanhante.

Fonte e Fotos: O Camera

HOMEM FOI ASSASSINADO EM FRENTE AO PETI NO NOVO JUREMAL EM SÃO PAULO DO POTENGI, RN

Fotos blog do Vandinho.

Por volta das 17:30 da tarde do dia, 05.12.2013, um homem foi assassinado em frente ao PETI, no bairro do Novo Juremal, em São Paulo do Potengi, algumas pessoas dão conta que este rapaz estava preso e de liberdade condicional, o rapaz foi morto com vários tiros que atingiram cabeça e tórax, muitos curiosos se encontram no local.
Aldeniz Victor da Silva, natural de Natal/RN, nascido aos 21/06/1994
ALDENIZ VITOR DA SILVA cumpriu pena de aproximadamente (10) meses no regime fechado no CDP (Centro de Detenção Provisório de São Paulo do Potengi/RN, por crime de trafico de drogas na Cidade de São Tomé/RN. atualmente tinha ganhado progressão de regime para o semi-aberto e aproximadamente uns (02) meses estava residindo na cidade de São Paulo do Potengi em uma rua próximo ao CDP.

Fonte. Mario Adelino

Confiança na polícia é baixa no RN

Estado com a terceira maior taxa de vitimização do Brasil, o Rio Grande do Norte não confia plenamente nas instituições responsáveis pela proteção do cidadão. Isso é o que indica a Pesquisa Nacional de Vitimização, divulgada ontem pelo Ministério da Justiça. O estudo foi realizado em duas etapas pelo Datafolha e acompanhado pelo Centro de Estudos da Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais. 

De acordo com a pesquisa, só 13,9% dos entrevistados disseram que confiam plenamente na Polícia Militar e 14,9% na Polícia Civil. Como consequência da falta de confiança no aparelho policial, o Rio Grande do Norte figura entre os Estados brasileiros com menor taxa de notificação dos 12 tipos de crimes incluídos na pesquisa, entre eles agressões, fraudes, ofensas sexuais, acidente de trânsito, roubo de objetos. 

No RN, 85,8% disseram que não prestaram queixa. As maiores notificações estão relacionadas a bens que impactam o dia a dia do cidadão ou as finanças domésticas, como roubo e furto de carros e motos. E mais: das pessoas que prestaram queixa nas delegacias do Rio Grande do Norte, 45% não ficaram satisfeitas com a atuação policial para resolução do problema.

O delegado geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio, não quis comentar a pesquisa alegando que precisavam analisar os dados, fazer comparações entre critérios, indicadores, fontes e período da coleta dos dados. O promotor Edevaldo Barbosa também disse que precisava analisar os dados. Mas diante das informações passadas pelo repórter fez o seguinte comentário: “A pesquisa certamente é reflexo da ineficiência da segurança pública nessas áreas onde ela foi realizada, o que acaba estimulando a impunidade e a reiteração dos delitos.”
O coronel Araújo, comandante geral da Polícia Militar, disse que não tinha como fazer uma análise sem ler a pesquisa, mas lembrou que uma outra pesquisa, publicada há cerca de 10 dias pelo Fórum Brasileiro de Segurança, mostrava o Nordeste como uma das regiões menos violentas do país.

Os números mostram a necessidade da criação de mais serviços para que a população comunique à polícia quando for vítima de um crime, evitando a subnotificação. “Já há um alto conhecimento e uso do 190. O que nos traz surpresa é que as pessoas fazem pouco uso de alguns serviços que estão à disposição. É preciso que eles conheçam mais o 181, o Disque 100, as Ouvidorias e Corregedorias e tenham acesso a ferramentas mais imediatas para notificar os crimes”, afirmou a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Sobre o baixo índice de confiança na polícia, ela disse que há dificuldade no acesso das pessoas a delegacias em diversas cidades. Segundo ela, as polícias precisam ter independência política. “Primeiro de tudo, sobre o que pode ser feito, é a formação e a capacitação continuada, para atender no dia a dia às demandas e aos interesses da sociedade e depois fazer com que a polícia entenda que ela faz a defesa da sociedade, e não do estado. A independência política das polícias é primordial”, disse Miki

Segundo Cláudio Beato, pesquisador do Crisp/UFMG, foi a primeira iniciativa deste porte feita no Brasil. “Ela quantifica e caracteriza 12 tipos de ocorrências passíveis de registro policial no país, revela a taxa de subnotificação para cada uma delas e mapeia incidências e frequência com que elas acontecem em cada unidade da federação e nas respectivas capitais”, explicou. 


Fonte: Tribuna do Norte

Brincadeira com espingarda termina em morte de menino de 10 anos

Dois primos brincavam com arma quando o de 12 acabou acertando disparo no mais novo.

Por Sérgio Costa
Imprimir  Enviar  Texto: 
Foto: Cedida

















Duas crianças brincavam com uma espingarda, nesta quinta-feira (5), quando a arma disparou e acertou uma delas, um menino de apenas de 10 anos, identificado como Hemerson Kauã. Ele é primo do outro menino de 12 anos, que estaria com a espingarda quando o tiro foi disparado. O menor ficou em estado de choque, ao ver o primo morto.
A ocorrência foi registrada na cidade Barcelona, interior do Rio Grande do Norte. De acordo com o subtenente Ailton Pedrosa, os dois primos estavam dentro de casa e teriam pegado a arma popularmente chamada de espingarda de soca.
A criança de 10 anos foi atingida por tiro na cabeça e morreu no local. O oficial informou ainda para o Portal BO que, provavelmente, o tiro foi acidental, tendo em vista que as crianças brincavam com a arma. O incidente causou grande comoção na cidade de Barcelona.