Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tiroteio em Pau dos Ferros termina com um indivíduo morto, um ferido e outro preso.

Vitima, Gilberto

Fotos: Nossa Pau dos Ferros

Uma troca de tiros entre bandidos na manhã de ontem, 13 de agosto, termina com um morto, outro baleado e um terceiro envolvido preso pela polícia de Pau dos Ferros no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. 

Tudo aconteceu próximo a Rodoviária da cidade, onde o Ex-presidiário Gilberto Oliveira Paiva dos Santos, passava seus dias quando estava em liberdade condicional. Gilberto cumpria pena no presido principal da cidade, acusado de muitos crimes de homicídios na região. 

Acusado Neguinho de Maniçoba, foi preso em flagrante

Osvaldo foi baleado na troca de tiros

Ontem pela manhã, ele foi surpreendido e morto em casa, por dois desafetos que tentavam vingar a morte de um familiar. Antes de morrer ele acertou um dos acusados. Osvaldo Ferreira da Silva, foi baleado na troca de tiros, ainda tentou fugir de motocicleta, mas caiu ferido ainda no mesmo bairro. Ele recebeu atendimento médico no local e foi transferido por uma equipe do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró. 

Militares de uma Viatura de Rádio Patrulha da Policia Militar de Pau dos Ferros estava a poucos metros da ocorrência e quando se deslocava para verificar o que havia acontecido, encontraram em fuga o terceiro envolvido no tiroteio, Antônio Maniçoba de Oliveira filho de 26 anos de idade, foi preso em flagrante. 

Neguinho de Maniçoba, como é conhecido foi preso por trás do Hospital Regional de Pau dos Ferros em uma manobra que contou com o apoio do Grupo Tático Operacional e da guarnição do adjunto da cidade de Pau dos Ferros. 

Neguinho Maniçoba disse em seu depoimento que fugiu da cadeia para matar Gilberto. Segundo Neguinho, Gilberto estava acabando com sua família. Ele, Gilberto Já tinha matado três tios de Neguinho. 

Com o grupo, a Polícia apreendeu uma pistola 380 e um revolver 38, e uma Ponto 40 com Gilberto. 

Colaboração: Sgt Gilvan e Sd Tiago – Pau dos Ferros/O Câmera

CEARÁ=TRÊS INTEGRANTES DE GRUPO SUSPEITO DE CHACINA EM TIBAU-RN MORREM EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA NA CIDADE DE MILAGRES.







Um tiroteio entre bandidos e policiais militares por volta das 14h30min desta quinta-feira no Km 478 da BR-116, imediações do Posto Papai Noel em Milagres, resultou na morte de três acusados de crimes e a prisão de duas pessoas. As cinco pessoas procediam da região do Jaguaribe em uma Hilux de cor bege e placas OCL-5279, inscrição de Limoeiro do Norte. O veículo vinha sendo perseguido diante da informação que tinha passado por Russas e se encontrava na direção do Cariri. Na tentativa de interceptação em uma barreira montada em Milagres, os acusados atiraram contra os militares da Força Tática de Apoio (FTA) e Serviço de Inteligência que revidaram quando houve um cerrado tiroteio. Nenhum dos PMs saiu ferido e, no local, morreram Antonio Wellington, apelidado por “Elton da Burra”; Raimundo Alves Rocha, o “Dim Rocha”; e mais um conhecido apenas pelo apelido de “Chiquinho”.

Dim estava com um revólver 357, Chiquinho possuía outro calibre 38 e Elton conduzia uma pistola 9 mm. Duas pessoas que se encontravam na Hilux foram presas e conduzidas à Delegacia de Polícia Civil de Brejo Santo. Francisca Amélia Matias de Freitas, de 25 anos, reside em Morada Nova e é esposa de “Dim Rocha”, enquanto Antonio Aldair Gomes Nogueira, de 18 anos, mora no Sítio Bonfim em Limoeiro do Norte. Chiquinho era fugitivo da Cadeia de Limoeiro do Norte e acusado de crimes de pistolagem em vários municípios no Vale do Jaguaribe.

Já “Elton da Burra” era envolvido em sequestros na região da Chapada do Apodi e nos municípios de Limoeiro do Norte e Quixeré. Inclusive, ele teria matado um ativista conhecido por “Zé Maria” na Chapada do Apodi. Existem informações ainda não confirmadas pela polícia que o grupo teria praticado uma chacina na noite desta quarta-feira na cidade de Tibau-RN, quando quatro pessoas foram mortas dentro de uma casa perto do Clube Álibi. O fato está sendo investigado.

Fonte: Miséria
Fotos: VC Repórter

Policial reformado por tiro em Alcaçuz é ouro em jogos do Parapan-Americanos

Soldado Felipe foi reformado após sofrer um tiro enquanto estava de serviço em Alcaçuz
No último dia de disputas no halterofilismo dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, teve um potiguar confirmando sua superação subindo ao degrau mais alto do pódio. Joseano Felipe ganhou a medalha de ouro na categoria pesado (unificado entre atletas de até 107kg e acima de 107kg). Para Joseano, a conquista veio com um levantamento de 200kg e coroou o bom momento do atleta, que chegou a pensar em desistir do esporte em 2007.
A medalha e o lugar mais alto no pódio coroaram uma vida de perseverança, uma vez que Joseano foi obrigado a refazer o seu projeto de futuro a partir do dia 4 de  novembro de 2000, quando foi atingido por um tiro e o projétil se alojou em uma das vértebras de sua coluna, o deixando paraplégico. Com apenas dois anos como soldado da Polícia Militar, ele foi uma das vítimas da ação de um grupo criminoso no presídio de Alcaçuz, para soltar dois integrantes da família Carneiro, na verdade terminou sendo a única baixa militar na operação, que acabou também com um fugitivo morto.
“Fico muito feliz com a medalha de ouro, porque era isso que estava procurando aqui em Toronto. Já tinha ganhado o ouro no Regional das Américas e o Parapan era o foco. O alívio é maior porque em 2007, no meu primeiro Parapan, queimei as três tentativas e pensei em parar, mas muita gente falou comigo que isso era coisa do esporte e eu não larguei. Voltar para o Brasil com a medalha de ouro é como tirar um peso enorme das costas”, disse.
Joseano que brinca dizendo não pretender se aposentar enquanto tiver forças para suportar pesos, tem uma gratidão muito grande a Zeca Villar, uma das pessoas que o fizeram trilhar pela carreira de atleta. “O esporte me trouxe a vida novamente, antes de conhecer o esporte eu vivia numa depressão grande”, afirma.
Mas isso não é nada de anormal para quem sofreu um grande trauma do destino e a partir dos 27 anos teve de redescobrir uma nova maneira de viver. O acidente que provocou a paralisia mexeu com toda família, uma vez que como a própria mãe de Joseano Felipe disse, na época do acidente,  ele desde a infância queria ser policial. Sem pensar mais na armadilha do destino e com novas metas no esporte, o potiguar medalhista de ouro no halterofilismo disse que mensurou sua recuperação em outros personagens do atletismo paralímpico do RN.
“Quando comecei no esporte passei a conviver com  outros paratletas como Gênezi Alves e Gledson Soares, que tinham uma vida social normal. Então vi que eu também poderia conviver da mesma forma, sem ter de ficar numa cama reclamando e questionando por que tinha acontecido isso comigo”, ressaltou.
Apesar da forte depressão, após ser forçado a abandonar a carreira que sempre sonhou dois anos após iniciada, Joseano destaca que nunca pensou em cometer uma atitude extrema salientando, que se conseguiu chegar onde se encontra, foi devido ao forte apoio da família, depois o incentivo que sempre recebeu para iniciar uma nova vida tendo como objetivo o esporte.

CÂMARA DOS DEPUTADOS: Projeto que transfere poder de concessão de porte de arma para as polícias civis gera polêmica em audiência


A medida está prevista no PL 3941/04, que também destina as armas e munições apreendidas ou encontradas aos órgãos estaduais de Segurança Pública e autoriza o policial estadual a registrar arma de fogo de calibre restrito.
Contrário à proposta, o delegado e assessor da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal, Jorge Luiz Xavier, acredita que retirar a competência da Polícia Federal enfraquece o controle sobre o fluxo de armas e munições.
“Criticar os parâmetros usados pela Polícia Federal para rejeitar o registro de armas não é algo correto, existem regras de segurança específicas. Por exemplo, nem todas as pessoas da área rural podem ter armas de porte longo”, disse Xavier. “Essa transição, se feita, deve ser aos poucos, porque o cenário piora se houver um derrame de armas de fogo”, afirmou.
Ele defendeu menor intervalo para a renovação do registro como forma de melhor apurar a capacidade da pessoa de dominar a arma de fogo e as condições de armazenamento da arma. “Nesse ponto, não há corporativismo nas polícias militar e civil, os policiais são punidos criminal e administrativamente se não prestarem conta da situação de suas armas”, disse o delegado.
Porte de armas
Xavier também criticou a revogação do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) prevista no PL 3722/12. Entre outras medidas, esse projeto facilita o porte de armas para o cidadão comum e reduz a idade mínima para comprar arma de 25 para 21 anos.
“Imagina-se que possuir arma de fogo em casa traz proteção. Isso não é verdadeiro, a vítima tende a ser rendida antes mesmo de chegar em casa”, disse.
O delegado informou ainda que, no Distrito Federal – que tem o maior volume de armas registradas do País (22 mil) – são raros os casos em que a reação da vítima tenha ocasionado a morte do criminoso.
Na avaliação do coordenador do Viva Rio, Rangel Bandeira, o aumento do número de armas de autodefesa por pessoa – o limite máximo passará de 6 para 9 com a revogação do estatuto – vai elevar o arsenal em posse de bandidos.
Segundo ele, a Polícia Civil do Rio de Janeiro constatou que 60% das armas dos bandidos são roubadas de residência. “Isso é colocado como um avanço, mas é um retrocesso que remonta à ditadura militar e contrário à opinião de 78% dos brasileiros”, sustentou.
Rangel Bandeira citou o Mapa da Violência para demonstrar que, com o estatuto, foi possível salvar mais de 160 mil vidas. A lei também diminuiu o crescimento da taxa de homicídio, de 8% ao ano, para 1%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “É uma das politicas públicas que mais deu resultado.”
Direito à autodefesa
Os deputados que defendem a revogação argumentam o contrário. Para o deputado Delegado Edson Moreira (PTN-MG), a lei resultou na “explosão da criminalidade e da construção de fortalezas domésticas”. Já o deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA) acredita que as “armas que matam não estão com as famílias, são aquelas que entram pelas fronteiras e param nas organizações criminosas”.
Contrário ao estatuto, o desembargador José Damião Cogan, do Tribunal de Justiça de São Paulo, citou dados do Infocrime para demonstrar que os roubos com armas de fogo em São Paulo eram da ordem de 166 mil em 2001 e saltaram para 366 mil em 2014. “A polícia não está onipresente, as pessoas devem ter direito à autodefesa. Esse poder não pode ser integralmente passado para terceiros”, disse.
O desembargador elogiou, porém, o controle de armas de uso restrito centrado na Polícia Federal e no Exército pela lei atual. “A partir do registro, as armas estão indisponíveis, não podem transitar e não podem ser transferidas. Se houver dúvidas sobre isso, são apreendidas”, salientou.
Ele ressaltou que, antes do estatuto, havia 2.500 lojas de venda de arma. Hoje, são 225 no País, sendo 8 em SP.

Policiais Militares de Poço Branco/RN, prendem trio com carro roubado

Trio ocupava carro com queixa de roubo
Trio ocupava carro com queixa de roubo
Na tarde desta quarta feira (12) durante patrulhamento ostensivo, os policiais militares da cidade de Poço Branco ao desconfiaram da atitude dos ocupantes de um carro e realizarem a abordagem aos ocupantes ao veículo.
E ao consultar a G1 da placa constataram que o carro tipo Gol de placa NNN 0134 E de cor prata era roubado sendo que a placa original do veículo é NNL 8484 o mesmo estava com uma placa falsa caracterizando uma clonagem.
Os três homens que estavam no veiculo são, Joab Ribeiro da Silva 22, Wendell Wagner Santos de Oliveira 23 e Rodrigo Gomes da Silva. Ambos foram conduzidos a delegacia de plantão da Zona Norte de Natal para os procedimentos de praxe.
O veículo foi tomado de assalto no ultimo dia (05) de Agosto, o proprietário já foi localizado e reconheceu o homem por nome de Wendell (camisa preta da foto) como um dos assaltantes que levaram o carro no dia do assalto.
Cento e Noventa 190

Duas pessoas são presas e armas e drogas apreendidas no interior do RN

Prisões aconteceram no municípios de Pendências, na região Oeste.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.

Do G1 RN
Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
Duas pessoas foram presas nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (14) durante o cumprimento de mandados judiciais na cidade de Pendências, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, foram apreendidas armas de fogo, drogas e uma moto apreendidas.
Ainda segundo informações da Polícia Civil, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz Marcos Antônio Ribeiro, da comarca de Pendências.
A operação foi coordenada pelo delegado Delmontiê Falcão e foi realizada em conjunto pelas Polícias Civil e Militar de Pendências, com o apoio do GTO e CPRE de Macau e da Policia Militar do Alto do Rodrigues e Guamaré.

Homem é preso acusado de estuprar criança de seis anos em Touros

A Polícia Militar prendeu em flagrante na tarde de hoje, 12, Adriano Soares da Silva, de 19 anos, acusado de estuprar uma criança de seis anos de idade.
A PM recebeu a denúncia e quando chegou a residência da avó da criança encontrou o acusado que estava trabalhando na casa como pedreiro. Foi dada voz de prisão a ele e feita a condução à Delegacia de Polícia Civil onde agora ele ficará a disposição da justiça.

Servidores do Itep cruzam os braços por 24 horas


Os serviços do Itep em Natal e Mossoró estão parados nesta sexta-feira (14). Os servidores do órgão realizam uma paralisação por 24 horas para pressionar o Governo do Estado a aprovar o estatuto do Itep, que prevê a regulamentação de atividades da entidade e benefícios aos profissionais que atuam no local.
Durante a paralisação, que teve início às 7h e vai até as 7h de amanhã (15), os servidores deram um abraço simbólico na sede do órgão. Enquanto durar a paralisação, somente uma equipe estará atuando na remoção de cadáveres em todo o estado. Serviços como emissão de documentos de identidade, necrópsia e perícia estão suspensos.
Na segunda-feira (17), os funcionários farão uma assembleia da categoria para definir se entrarão em greve por tempo indeterminado.

Polícia Civil investiga chacina e triplo homicídio ocorridos em Tibau e Serra Caiada

Sete pessoas foram mortas a tiros, na noite desta quarta-feira.

FOTO: CEDIDA
A Delegacia de Polícia Civil de Tangará, responsável pela cidade de Serra Caiada e a Delegacia de Areia Branca, incumbida pela área de Tibau, estão investigando os homicídios que vitimaram sete pessoas, na noite desta quarta-feira (12). Três homens foram mortos na cidade de Serra Caiada e outros quatro foram assassinados em Tibau.

“O delegado de Tangará, Anderson Tebaldi, e a delegada de Areia Branca, Cristiane Magalhães, estão empenhados para elucidar quem são os autores destes crimes executados com tamanha violência. Até o momento, temos a certeza de que algumas vítimas já praticaram crimes. No caso de Tibau, dois dos homens assassinados já respondiam pela prática de posse ilegal de arma de fogo”, detalhou o diretor de Polícia Civil do Interior (DPCIN), delegado Clayton Pinho.

Logo após os crimes, o delegado Anderson Tebaldi e o delegado de plantão de Mossoró, Antônio Teixeira Júnior, foram ao local do crime e acompanharam todos os procedimentos preliminares de colheita de depoimentos. “Durante esta quinta-feira (13), os delegados estarão acompanhando todas as perícias e buscando mais informações que nos ajudem a elucidar os casos o mais breve possível”, conclui o delegado Clayton Pinho. 

*Fonte: Assessoria / Degepol

Bandido invade academia e mata jovem com tiro na nuca na zona Norte

Ítalo estava aguardando a namorada terminar de malhar quando foi morto.

  
FOTOS: SÉRGIO COSTA / PORTAL BO
Na noite desta quinta-feira (13), um jovem de 18 anos foi morto com um tiro na nuca, dentro de uma academia. Ítalo Juan de Medeiros Silva, de acordo com testemunhas, estava aguardando a namorada terminar de malhar quando foi assassinado, no Potengi, na zona Norte de Natal.
Os policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar informaram que dois homens chegaram em uma motocicleta e um deles desceu do veículo, subiu as escadas da academia e foi em direção a Italo.
Mesmo diante de várias pessoas, o criminoso atirou na nuca do jovem, que morreu no local. Em seguida, os bandidos fugiram. O pai da vítima, o senhor Reginaldo Pereira, relatou que o filho tinha sido apreendido com um carro roubado, há um ano, quando era menor de idade.
Por esse motivo, o pai contou que acredita que a morte do filho pode ter relação com esse passado dele de envolvimento com atos ilícitos.