Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

 O Piloto Schumacher acorda do coma e deixa hospital em Grenoble

A semana começou com uma ótima notícia para a Formula 1 e para o mundo esportivo em geral,  Michael Schumacher acordou do coma.
A informação foi confirmada pela assessora de imprensa do ex-piloto, Sabine Khem. Além disso, o alemão deixou a UTI em Grenoble, na França, onde estava para ir a uma clínica de reabilitação que não foi informada.
Confira o comunicado da assessora de Schumacher:
Michael deixou o (hospital) CHU Grenoble para continuar sua longa fase de reabilitação. Ele não está mais em coma.”
“Sua família gostaria de agradecer a todos os medicos, enfermeiros e terapeutas que o trataram em Grenoble, bem como os socorristas que o atenderam no local do acidente, que fizeram um excelente trabalho nestes primeiros meses.”
“A família também gostaria de agradecer a todas as pessoas que enviaram pensamentos positivos a Michael. Estamos certos de que isso o ajudou.”
“Para o future, gostaríamos de pedir compreensão, uma vez que sua posterior reabilitação acontecerá distante dos olhos do público

VEJAM quanto choveu em Natal nas últimas 72 horas

Confiram quanto caiu de chuva nas ultimas 72 horas em Natal, os dados são do CIMAD – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais:
CEMAD1

Veículo Astra envolvido no acidente

Motorista da L-200 é resgatada pelo corpo de bombeiros
Um grave acidente envolvendo dois veículos foi registrado na tarde deste domingo(16) na BR 304 no município de Fernando Pedroza. Segundo informações da Polícia, os veículos envolvidos no acidente foram uma caminhonete L-200 e um Astra, de placas HWX-1811 da cidade de Mossoró.
O condutor do Astra seria da cidade de Mossoró e morreu no local. Duas crianças que estavam no veículo também ficaram feridas. Várias viaturas do corpo de bombeiros e ambulância do Samu estiveram no local prestando socorro as vitimas.
Uma perseguição policial acabou com a apreensão de uma Hilux que havia sido tomada de assalto na cidade do Alto do Rodrigues na manhã de ontem, 14/06/2014, e dois homens detidos na tarde de ontem(15) na cidade de Caicó/RN.
De acordo com informação da PM, uma guarnição estaria fazendo ronda no bairro Walfredo Gurgel quando o veículo com os dois ocupantes passou em alta velocidade,  despertando  a atenção dos policiais.
Após uma perseguição, a dupla abandonou a Hilux na Rua João Francisco Medeiros no mesmo bairro e tentou fugir, mas não conseguindo, ambos foram  presos e levados para a delegacia para dar as devidas explicações.
Os dois suspeitos foram identificados apenas como Filé e Gordo. Em contato com a cidade de Alto do Rodrigues, dão conta de que o veículo foi tomado de assalto na manhã do sábado (14), e pertence ao dono do um supermercado Soberano.
Ainda de acordo com informações, três elementos armados entraram na casa do comerciante levando, além da Hilux, algumas jóias.
Jota Lourenço

 Trio invade lan house e faz assalto em  Parnamirim

Criminosos roubaram objetos e dinheiro dos clientes e do estabelecimento.

Foto: Reprodução



Três homens invadiram uma lan house, na rua Tenente Osório, em Parnamirim, e realizaram um assalto, neste sábado (14). O estabelecimento estava cheio de clientes e os assaltantes fizeram um verdadeiro arrastão.
Eles recolheram objetos pessoais e dinheiro tanto dos clientes como também da lan house. Em seguida, fugiram e até o momento, nenhum suspeito foi preso. O crime aconteceu no bairro de Passagem de Areia.

Ao achar formigueiro, agentes evitam fuga de 123 presos na Grande Natal

Túnel foi descoberto escavado no pavilhão 4 de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Mais de 85 sacos de areia (feitos de lençóis) estavam dentro do buraco.

Do G1 RN
Oitrnta e cinco sacos de areia, feitos com lençóis, foram retirados de dentro do túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal (Foto: Ivo Freire dos Santos Rocha/G1)Oitenta e cinco sacos de areia, feitos com lençóis, foram retirados de dentro do túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal (Foto: Ivo Freire dos Santos Rocha/G1)
A descoberta de um formigueiro, que chamou a atenção de um sentinela, acabou revelando a existência de um túnel escavado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional doRio Grande do Norte. Diretor da penitenciária, Ivo Freire dos Santos Rocha contou ao G1 que mais de 120 presos estão encarcerados no pavilhão onde o buraco foi aberto. “Se o guarda não tivesse atentado para o formigueiro, não teríamos descoberto o túnel e os detentos poderiam escapar a qualquer momento”, afirmou.
Ainda de acorro com Ivo Freire, a tentativa de fuga foi descoberta na tarde deste domingo (15). Não havia presos dentro do túnel, pois acredita-se que a fuga estivesse sendo planejada para acontecer à noite. Dentro do buraco, no entanto, os agentes penitenciários retiraram 85 sacos de areia que foram improvisados com os lençóis dos próprios apenados (veja vídeo ao lado).
“Quando o guarda nos avisou do formigueiro, fomos verificar o local, já do lado de fora do prédio. Desconfiamos que a areia perto estava afofada, então fizemos uma revista dentro do pavilhão e conseguimos achar a boca do túnel. Havia uma pedra tampando a entrada. Estava quase tudo pronto para fuga”, acrescentou o diretor.
A última fuga de Alcaçuz, de acordo com a diretora Dinorá Simas, aconteceu no dia 3 de outubro de 2012, quando três detentos conseguiram escapar. Na ocasião, dois foram recapturados e um morreu ao ser baleado com um tiro de fuzilA fuga foi evitada, mas uma sindicância será instaurada para descobrir quem foram os presos responsáveis pela tentativa de fuga. A Penitenciária Estadual de Alcaçuz possui quatro pavilhões e mais de 900 presos. A unidade fica em Nísia Floresta, na Grande Natal.

Sede da Copa, Natal entra em estado de calamidade após deslizamentos

Decreto assinado pelo prefeito Carlos Eduardo foi publicado nesta segunda.
Está autorizada a desapropriação de imóveis que estejam em área de risco.

Fred CarvalhoDo G1 RN
Chuva abre cratera e casas correm risco de desmoronamento no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal (Foto: Everaldo Costa/Inter TV Cabugi)Chuva abre cratera e casas correm risco de desmoronamento em Mãe Luíza (Foto: Everaldo Costa/G1)
























A Prefeitura de Natal decretou estado de calamidade pública por 180 dias no município devido aos deslizamentos de terra e transbordamentos de lagoas de captação registrados no sábado (14) e domingo (15). O documento, assinado pelo prefeito Carlos Eduardo, foi publicado na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial do Município (DOM). Natal é uma das sedes da Copa do Mundo. Nesta segunda, a cidade recebe a partida entre Gana e Estados Unidos, válida pelo Grupo G do Mundial. Mesmo com as chuvas, o jogo está confirmado. A Polícia Militar orienta que os turistas que estejam na Via Costeira sigam para a Arena usando a avenida Engenheiro Roberto Freire.
De acordo com o decreto, a Prefeitura de Natal está autorizada a "penetrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação". O documento frisa ainda que a Prefeitura pode iniciar "processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre". No processo de desapropriação, deverão ser consideradas a depreciação e a desvalorização que ocorrem em imóveis localizados em áreas inseguras.O decreto diz que no fim de semana choveu 333 mm em Natal. Várias ruas tiveram erosões. Há pessoas desabrigadas ou desalojadas. A Prefeitura de Natal e a Defesa Civil ainda não sabem precisar a quantidade de pessoas atingidas pelo desastre.
A Prefeitura ressalta que, "sempre que possível, essas propriedades em áreas de risco serão trocadas por outras situadas em áreas seguras, e o processo de desmontagem e de reconstrução das edificações, em locais seguros, será apoiado pela comunidade".
Motivos
O temporal provocou o "deslizamento de encosta, comprometendo entre 20 a 40 residências na rua Guanabara, no bairro de Mãe Luíza afetando ainda outros imóveis, inclusive prédios residenciais localizados na avenida Silvio Pedrosa e a faixa da praia de Areia Preta".

Barranco desabou na tarde deste sábado na comunidade do Jacó, em Natal (Foto: Luis Beserra/Inter TV Cabugi)Barranco desabou sábado na comunidade do Jacó, em Natal (Foto: Luis Beserra/Inter TV Cabugi)
Na mesma data, ocorreu o comprometimento do muro de contenção da encosta na
comunidade do Jacó, no bairro das Rocas, provocando risco de deslizamentos e desabamento comprometendo aproximadamente 50 residências.

O decreto cita que "as chuvas agravaram a situação erosiva existente na rua São Bráulio e iniciou novo processo erosivo no final da avenida dos Caiapós, na divisa dos bairros do Planalto e Pitimbu, ambos apresentando voçorocas, carreando material para o leito do rio Pitimbu e culminando no assoreamento do rio, dentre outros impactos ambientais". (O vídeo ao lado mostra imagens aéreas da região do deslizamento).
Houve ainda transbordamento das 10 lagoas de captação de Natal: Pirangi, Jiqui, Cidade Jardim, Preá, Potiguares, conjunto Iprevinat, São Conrado, Horto, Cidade da Esperança e Nova Cidade. As chuvas intensas provocaram fissuras e rachaduras no canal do Passo
da Pátria e no canal do Baldo, na zona Leste da cidade.

Trégua
No final da manhã deste domingo, após mais de 50 horas, as chuvas que começaram a cair em Natal na sexta-feira (13) deram uma trégua. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), em 48 horas choveu mais de 330 mm na capital potiguar. A média histórica de chuvas no mês de junho em Natal, ainda segundo a Emparn, é de 284 mm. “Choveu nestes dois dias o equivalente a média histórica de todo o mês de junho”, afirmou o meteorologista Gilmar Bristot.

Chuva abre cratera e casas correm risco de desmoronamento no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal (Foto: Everaldo Costa/Inter TV Cabugi)Chuva abre cratera e casas correm risco de desmoronamento no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal (Foto: Everaldo Costa/Inter TV Cabugi)