Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Polícia e Segurança Pública: A guerra que perdemos...

Pensar Segurança Pública não é uma tarefa fácil...São conceitos desordenados, que precisam de um mínimo de orientação para que possam fazer sentido. Então, pensar Segurança, pensar Polícia é um belo exercício de persistência...pois pensar em algo impensável é muito complexo.

Da definição pura, com tendências claramente jurídicas temos que polícia é intervenção da autoridade, como atividade essencialmente preventiva das violações da lei, garantindo a ordem pública com os objetivos de evitar danos sociais e de reprimir a criminalidade.

Analisando friamente, percebemos que o termo “preventiva” está presente na definição. Então, havemos de supor que os operadores de segurança exercem a função de não-polícia, ou a negação do que deveria ser a atividade policial, uma vez que, na maioria esmagadora dos casos, a instituição policial é acionada de forma meramente reativa, sendo raros seus lampejos proativos.

Precisamos também ser sinceros, a ponto de perceber que evitar danos sociais não é bem a praia de nossas gloriosas forças policiais. Não porque falta vontade a seus integrantes. Tenho certeza absoluta que as instituições de segurança, em todas as esferas, têm em seus quadros uma grandiosa maioria de profissionais honestos e dedicados. O problema é que uma polícia cidadã custaria caro a determinados setores da sociedade civil, que acabaria acuada diante de suas próprias incoerências. Para a parcela dominante, que dorme tranqüila em seus bunkers, encasteladas em suas ilhas de segurança, a polícia deveria, simplesmente, trabalhar para ela. Como diria um antigo, honesto e quixotesco Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro: “ A burguesia nos considera seus cães de guarda.”

É evidente o fracasso atual do ordenamento institucional da instituição polícia. E evidente será o fracasso futuro também, se determinados e cruciais aspectos não sofrerem mudanças estruturais contundentes.

Perguntamos incessantemente, montados em nossa própria coerência, que sentido há em uma polícia militarizada, em um país democrático (?), que se livrou da ditadura há algumas décadas?? Ou, ainda insistindo em uma polícia militar, porque não traçar uma linha que permita a esses homens, fornecer uma qualidade de vida decente aos seus familiares? Que esperança têm soldados e outros praças antigos, diante da falta de horizontes que se mostra tão clara, diante deles? Estudar? Para que? Que tipo de ascensão existe para esses elementos que combatem o crime na ponta?

Interessante se mostra a doutrina militar, para a sanha punitiva dos gestores da polícia. O conceito de cidadania passa distante de alguns quartéis, enquanto alguns oficiais e praças tentam, de forma literalmente amadora e quase heróica, mudar a realidade, interagindo de maneira construtiva com a sociedade que protegem.

As polícias judiciárias não estão muito mais próximas da sensatez que as ostensivas. As próprias taxas de resolução de ilícitos, mostradas há pouco por diversos meios de comunicação, explicitam a realidade. Em plena revolução da informação, revolução digital e tecnológica, nossos detetives se debatem com métodos arcaicos de investigação e total falta de celeridade, muito por conta do modelo que aí se apresenta.

Talvez o mal maior seja a vaidade de alguns. Essa vaidade é o que corrói os corações e entorpece as mentes, impedindo-as de ver o óbvio. A hora da mudança já passou. Estamos atrasados...estamos perdendo a guerra em várias frentes. Para cada caminhão de maconha que prendemos, outros tantos passam pelas fronteiras. Para cada quadrilha de assaltantes de banco que é desmantelada, inúmeros outros bandidos são recrutados para o mesmo serviço. É evidente que o despreparo traz entusiasmo para os inimigos reais do sistema, aqueles que querem abraçar o caminho fácil da criminalidade.

Muitos que lêem este blog têm o coração nobre, de quem realmente deseja mudar o panorama desolador que aí está. Mas o que poderão fazer, diante da letargia sistêmica que é quase palpável? Digam-me vocês... O QUE PRETENDEM?? Saibam que o quadro atual é de DESÂNIMO nas três esferas da instituição POLÍCIA...e esses desanimados, eram, pouco tempo antes de ostentar os distintivos, pessoas como vocês, loucos para entrar, fazer a diferença e mudar tudo.

Saibam, vocês...que eu os admiro. São o combustível que a Polícia precisa...Mas, infelizmente, o muito que há por fazer, em níveis estruturais, jamais dependerá da raça e vontade de todos vocês...

Sugestões???

Vamos debater isso...Daqui poderemos ganhar céus maiores, sermos ouvidos...

FALEM!!! ESCREVAM!!! Comecem a fazer a diferença que espero que farão, mesmo ANTES de mergulhar de cabeça no Universo Policial.


Texto: Sandro Araújo/http://sandro-anjodanoite.blogspot.com.br

Fantasiado de Capitão Nascimento homem 
é preso com farda, armas e carteira da PM 

RIO - Um homem que usava ilegalmente uma farda de Major do Bope e uma carteira falsa da Policia Militar, foi preso, na tarde deste domingo, com duas armas, em Vargem Pequena, na Zona Oeste. 

De acordo com policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), Alexandre da Silva Braga, 35 anos, estava com um revólver calibre 38 e uma pistola 9mm, sem registro. Com o criminoso também foram encontradas 30 munições de pistola 9mm, 6 de revólver calibre 38, além de R$ 1.290 em dinheiro, na comunidade César Maia, perto da Estrada dos Bandeirantes.

Alexandre foi localizado após uma denúncia 
anônima de moradores da comunidade.


Alexandre da Silva Braga foi preso com farda 
do Bope, em Vargem Pequena Fernando Dias 

O criminoso foi levado para a 16ª DP- Barra da Tijuca, e de acordo com o delegado adjunto, Robson Pereira, ele vai ser encaminhado para a Polinter e será processado por uso de documento falso, uso ilegal de farda e porte de arma de uso restrito. Alexandre já tem antecedentes criminais pelos mesmos crimes, e a policia investiga a origem das armas e da farda.
A exemplo do RN - ato de Vandalismo 
também no Rio de Janeiro 

Assim como aconteceu no último deia de Carnaval em Natal-RN onde vândalos depredaram uma viatura policial do RN, no Rio não foi diferente.Algumas pessoas passaram mal na avenida, e na tentativa de abrir espaço no meio da multidão para que as pessoas fossem socorridos, a PM do Rio foi agredida  por vândalos, que  subiram nos carros da PM e pisotearam como se estivesse sambando na avenida.

Foto  postada no Facebook
 "Viatura é um patrimônio público 
Ninguém mais respeita a polícia mesmo"


Pelo menos três carros da Polícia Militar do Rio de Janeiro foram depredados durante a passagem do bloco carnavalesco Cordão da Bola Preta, neste sábado (9), no centro do Rio. A informação foi confirmada pelo Serviço Reservado do Batalhão da Praça da Harmonia (5º BPM).

A Polícia Militar, assim como, a Polícia Civil, são representantes legítimos do Estado - Ato de vandalismo é crime, e qualquer um que desrespeitar a estes representantes da lei que zelam pelas vidas e cuidam do patrimônio público devem sere punidos rigorosamente, se não vai chegar um momento que não terão mais controle sob a bandidagem que subestima a força da lei.

Homem morre preso no telhado de casa
Depois de ter passado a noite em uma festa, o agricultor Ademir Leite Filho, de 32 anos, morreu pendurado no telhado da própria casa, localizada no sítio Santo Antônio, zona rural de do município de Carnaíba, no Estado de Pernambuco, fato ocorrido na manhã do último domingo(17).
Segundo informações Admir Leite havia perdido a chave de casa e ao tentar entrar pelo telhado, devido o estado de embriaguez, acabou ficando preso entre os caibros e ripas, morrendo acidentalmente.


Praia do Tourinho em São Miguel do Gostoso
Quem mora em São Miguel do Gostoso, sabe das dificuldades que o ex-prefeito Miguel Teixeira teve para concluir a estrada que liga a praia de Tourinhos (foto) aos distritos dos Morros e a Praia do Marcos, no extremo norte do município.
O proprietário de uma fazenda do Tourinhos não permitiu que a estrada cortasse suas terras. A estrada correria numa linha reta, sempre próxima ao mar, e encurtava em vários quilômetros o trajeto para quem vem daqueles distritos para a cidade, beneficiando os moradores da região.  Diante de tamanha resistência do italiano que é proprietário da fazenda, o prefeito passou a estrada diante da sua fazenda. Ocorre que o traçado da estrada ficou muito próximo ao limite de desovas de tartarugas, contrariando a lei ambiental do pais.
Pois agora o tiro vai sair pela culatra. O proprietário desta fazenda em Tourinhos vai ser obrigado a ceder parte de suas terras para que a estrada seja refeita, sem que haja ameaça às tartarugas. A Justiça obrigará que esta estrada tenha novo traçado.
O Idema, o órgão ambiental do Rio Grande do Norte, e o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) já estiveram em Tourinhos para definir o novo traçado da estrada. A UFRN vai dar consultoria para que este novo traçado seja definido.
O traçado desta estrada está dentro do que é chamado Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte, que é coordenador pelo Idema. São Miguel do Gostoso está inserido nesta área de proteção ambiental.
Por causa disso, o proprietário desta fazenda de Tourinhos vai ser obrigado a abrir caminho para a nova estrada. A legislação brasileira garante a liberação destas terras, que passa por áreas alagadiças e dunas – de responsabilidade da União.
Fica, no caso desta estrada, o mau exemplo de proprietários de terras que não querem ceder parte de seus imóveis –por menor que seja - para que haja benefícios da população. No caso de Tourinhos, há um tremendo egoísmo deste dono de terras da região.
E olhem que se trata de estrangeiros que são proprietários destas terras.
Fonte:Emanuel Neri

Polícia Civil prende acusado de assaltos em Itajá



Policiais civis da Delegacia de Assu cumpriu mandado de prisão preventiva no início da manhã desta quarta-feira (20), contra Joab Rodrigues Baracho, de 22 anos. Acusado de assaltos a estabelecimentos comerciais na cidade de Itajá, ele foi preso em sua casa. A investigação em torno de Joab Baracho durou menos de um mês, sendo ele apontado de envolvimento em dois roubos ocorridos em janeiro em Itajá, ao um supermercado e uma panificadora.
DegepolJoab Baracho, 22 anos, foi preso por suspeita de participação em assaltos no interior do estadoJoab Baracho, 22 anos, foi preso por suspeita de participação em assaltos no interior do estado

Um dos suspeitos desses assaltos de nome Leandro Ricardo Varella Souto Silva, mais conhecido por "Abu", já havia sido preso pela Polícia, no último dia 25. O outro comparsa, identificado como Nike Lauda Eduardo da Fé, morreu durante troca de tiros com policiais.

De acordo com as investigações feitas pela Polícia Civil, Joab emprestou sua motocicleta Honda/CG Titan, de placas NOF-4410, para que Nike e Abu praticassem os roubos.

Joab já responde a um processo criminal por tráfico de drogas, estando novamente à disposição da Justiça, desta vez para responder pelo crime de roubo majorado.

Mãe confessa que matou bebê em 



Natal: 'Espero o perdão de Deus'


Josenilde Lopes admite que teve um surto e estava bêbada e drogada.
Mãe teve prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça do RN.

Rafael BarbosaDo G1 RN

Josenilde Lopes (Foto: Jocaff Souza/G1)Josenilde Lopes confessou que matou o próprio filho e está presa. (Foto: Jocaff Souza/G1)
Josenilde Lopes de Mendonça, que no próximo dia 24 de março completa 36 anos, confessou na manhã desta quarta-feira (20) que matou o próprio filho, um bebê de oito meses. Segundo ela, o filho foi morto durante um surto. Disse também que estava bêbada e drogada quando passou a bater na criança. “Estou arrependida e espero o perdão de Deus”, disse ela. O filho de Josenilde foi encontrado morto no sábado de carnaval, dia 9, no apartamento onde morava com a mãe no bairro de Nova Descoberta, na zona Sul de Natal.
Nesta terça (19), ao ser encontrada pela Polícia Militar vagando pela zona Norte da cidade, Josenilde havia negado o crime: “Ela disse que saiu para beber e, quando voltou pra casa, o bebê já estava morto”, disse o delegado Sílvio Fernando, responsável pelo caso. A própria suspeita, em entrevista ao G1, também se defendeu alegando não estar em casa quando o filho morreu. “Eu saí para beber e deixei ele sozinho no apartamento. Ele deve ter caído de cima da cama. Eu jamais mataria o meu filho", afirmou Josenilde.
Prisão
A Polícia Militar encontrou Josenilde Lopes de Mendonça na Redinha, na zona Norte da capital, na tarde desta terça (19). "Ela estava vagando pela avenida João Medeiros Filho, próximo ao rio Doce. Ela disse que estava a caminho da Ponte Newton Navarro para cometer suicídio. Ela estava usando um vestido e parecia não ter tomado banho há vários dias", disse AiltonTrindade, tenente da PM.
Na manhã desta quarta (20), o delegado Sílvio Fernando, responsável por investigar o crime, confirmou que o Tribunal de Justiça do RN decretou a prisão preventiva de Josenilde. Laudos do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) atestam que o bebê sofreu traumatismo crânio-encefálico. De acordo com o delegado, a suspeita matou o filho com um soco na cabeça.
  •  
Bebê de oito meses, filho de Josenilde (Foto: Cedida/arquivo da família)Bebê de 8 meses foi encontrado morto no sábado (9).
(Foto: Arquivo pessoal)
O caso
O filho de Josenilde foi encontrado morto no sábado de carnaval, dia 9, no apartamento onde morava com a mãe no bairro de Nova Descoberta, na zona Sul de Natal. Segundo a polícia, o corpo do bebê estava em uma cama, enrolado em um lençol, e tinha um grande hematoma no lado direito do rosto.
O corpo do bebê foi sepultado no domingo (10), em Natal. A mãe do bebê, principal suspeita de ter cometido o crime, de acordo com a polícia, estava desaparecida desde então.
O pai da criança, Ramon Ramalho, está em Limeira, no interior de São Paulo. Em entrevista aoG1, ele cobrou justiça para a morte do filho. "A droga e a negligência acabaram com a vida do meu filho", disse ele.
Ramon conheceu Josenilde em Limeira, em 2011, ocasião em que ela frequentava uma clínica de tratamento para dependentes de drogas. Assim que iniciaram o relacionamento, ela ficou grávida e os dois se mudaram para Natal, onde viveram juntos por pouco mais de um ano. "Sempre soube do vício. Até pensei que o fato de ficar grávida e de ter um filho faria com que ela deixasse as drogas, mas infelizmente isso não aconteceu", acrescentou o pai da criança
.

Caixa de banco é arrombado no RN, 



mas terminal estava vazio, diz polícia


Crime foi registrado na madrugada desta terça (19), no município de Japi.
Polícia ainda não tem pistas dos criminosos.

Do G1 RN

O município de Japi, na região Agreste do Rio Grande do Norte, a pouco mais de 130 quilômetros de Natal, foi alvo da ação de criminosos na madrugada desta terça-feira (19). Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior, uma quadrilha especializada em saquear caixas eletrônicos arrombou o terminal do banco Bradesco, que fica no Centro da cidade. No entanto, a ação foi frustrada. De acordo com o comando da PM, a instituição bancária informou que o terminal estava vazio.
De acordo com o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da corporação, há um morador da cidade que testemunhou o arrombamento. A Polícia Civil, responsável pela investigação, ainda não colheu o depoimento dele e, em razão disso, não revelou detalhes do ocorrido. Contudo, o comandante disse que os criminosos deixaram para trás uma serra elétrica tipo maquita, usada para cortar a chapa de ferro do caixa. “Eles chegaram a violar o terminal, mas não chegaram a arrombar a gaveta onde ficam depositadas as cédulas. E, mesmo que tivessem conseguido, o caixa estava vazio”, confirmou Araújo.
O coronel Lenildo Sena, subcomandante do policiamento no interior do estado, disse que a viaturas da PM realizaram diligências pela região, mas ninguém foi preso até o momento
.