Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Com 190 mil animais a menos, RN tem 



a 3ª maior redução do país, diz IBGE


Pesquisa Produção da Pecuária Municipal foi divulgada nesta quinta (10).
Quedas também se estenderam às demais categorias da pecuária.

Do G1 RN

  •  
Com a morte do gado, produção de leite diminui no interior do RN (Foto: Rafael Barbosa/G1)Rebanho bovino do RN acumulou perda de 189.586 animais em 2012 (Foto: Rafael Barbosa/G1)
O rebanho bovino do Rio Grande do Norte acumulou uma perda de 189.586 animais no ano passado. Com 18,1% de queda, o estado amargou o terceiro pior resultado do país na pesquisa Produção da Pecuária Municipal, divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As quedas também se estenderam às demais categorias de animais da pecuária potiguar.
No Brasil, o rebanho bovino do RN só não teve perda maior do que os estados da Paraíba ePernambuco, que tiveram quedas de 28,6% e 24,2%. A pesquisa mostra o estado com 858.211 bovinos, o menor rebanho de todo o Nordeste.

O resultado foi similar na produção de leite, na qual o RN acumulou perda de 18,6%, atrás mais uma vez Paraíba e Pernambuco, que ficaram com as maiores reduções do país. A quantidade de vacas ordenhadas caiu 17,2% e o valor da produção 5,2%.

Além dos bovinos, no grupo de rebanhos de grande porte, o estado teve reduções na quantidade de equinos (1,4%), bubalinos (13,6%), asininos (1,1%) e muares (2%). Nos efetivos de médio porte, o RN também acumulou perdas nas categorias de suínos (10,4%), caprinos (5,6%) e ovinos (4,9%).

No grupo de pequeno porte, novas quedas nas categorias de galos, frangas, frangos e pintos (8,8%) e galinhas (3,4%)
.

Ex-PM João Grandão é absolvido de 



acusação de homicídio em Natal


João Maria da Costa, o João Grandão, foi ao banco de réus nesta quinta.
Também réu e ex-PM, Manoel Peixoto, o Néo, teve o julgamento suspenso.

Do G1 RN
João Maria da Costa Peixoto, o João Grandão (Foto: Fred Carvalho/G1)João Maria da Costa Peixoto, o João Grandão, é um
dos acusados (Foto: Fred Carvalho/G1)
Acusado por um assassinato ocorrido em 2008 no bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal, o ex-policial militar João Maria da Costa Peixoto, o João Grandão, foi absolvido do crime nesta quinta-feira (10) em júri popular presidido pela juíza Eliana Alves Marinho, titular da 1ª Vara Criminal de Natal. O julgamento aconteceu no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul da capital potiguar.

Também estava previsto o julgamento do irmão de João Grandão e também ex-PM Manoel da Costa Peixoto, o Néo, no entanto a juíza Eliana Alves Marinho decidiu desmembrar os processos. De acordo com a 1ª Vara Criminal de Natal, Néo é considerado incapaz em uma vara cível, possuindo inclusive tutor. Com isso, a juíza determinou que o acusado deve se submeter a um exame de insanidade mental. O julgamento desta quinta trata da morte de José Cremildo Fernandes, executado a tiros em dezembro de 2008. Na ocasião, o filho da vítima, um adolescente de 13 anos, escapou dos tiros.
Os irmãos Peixoto ganharam notoriedade na mídia potiguar em 2005, quando foram apontados pelo Ministério Público como líderes de um suposto grupo de extermínio. Na época, João, Néo e outros 13 policiais foram presos suspeitos de terem executado pelo menos 26 pessoas na Grande Natal. Pouco tempo depois, todos foram postos em liberdade.

João e Néo voltaram a ser detidos em 2009, quando se apresentaram espontaneamente à polícia, após serem apontados, também pelo Ministério Público, como autores do homicídio de José Cremildo.
A morte de Cremildo
José Cremildo estava numa motocicleta com o filho quando foi assassinado a tiros. O crime aconteceu no dia 26 de dezembro de 2008 em frente a uma borracharia na avenida Napoleão Laureano (Km 6), no bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal. Segundo as investigações, dois homens, também numa moto, se aproximaram e atiraram na vítima. O filho de Cremildo teria sido poupado.
O Ministério Público afirma que João Grandão e Néo executaram a vítima para se vingar. No mesmo processo, os irmãos também foram acusados pela tentativa de homicídio contra o filho de Cremildo. Desta acusação, ambos foram inocentados.
A vingança contra Cremildo se daria pelo fato de que a vítima teria atentado contra a vida de João Grandão no dia 8 de setembro daquele mesmo ano, quando três homens armados o abordaram em frente da casa da mãe dele, localizada na rua Maceió, em Neópolis, na zona Sul da cidade.
Naquele dia, a Polícia Militar informou que criminosos haviam efetuado 23 tiros contra o carro do ex-PM, sendo que cinco o atingiram. Dois acertaram os braços, uma bala penetrou a região lombar e outros dois disparos atingiram a perna esquerda. No revide, João Grandão acabou matando um dos indivíduos. Dos dois que conseguiram escapar, apenas José Cremildo foi identificado e reconhecido por João.

Gratificação para PMs na Guarda Patrimonial é inconstitucional

A inconstitucionalidade ocorre, segundo o Pleno do TJRN, pois a lei burla o concurso público, além da existência da vedação do acúmulo de proventos da aposentadoria com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, o que constitui também afronta ao artigo 26 da Constituição Estadual.
A decisão também foi baseada no artigo 267, do Código de Processo Civil, bem como no artigo 6°, da Lei n.° 12.016/2009, o que resulta na revogação da medida liminar, já que os autores do mandado amparam seu direito em lei declarada inconstitucional pela Corte potiguar.
Do:TJRN
(Mandado de Segurança n° 2013.001665-6)

Pedra Grande/RN: Festa da vitória de Marcão será realizada nesta segunda-feira(14), com a Banda Farra de Rico.


A festa da vitória obtida na eleição de 2012, se repetiu na noite desta terça-feira(8) na cidade de Pedra Grande com a notícia do julgamento do prefeito Marcão pelo Tribunal Regional Eleitoral, onde ganhou por 4 x 3.

Para comemorar com grande estilo, o prefeito Marcão estará realizando uma festa do jeito que o povo merece, com uma mega estrutura, em praça pública, ao som da Banda "Farra de Rico" Nana Neném e Júnior Banda Show. A festa será realizada na próxima segunda-feira(14), tendo início às 21:h no centro da cidade de Pedra Grande/RN. Desde de já, todos estão convidados.

Do:Folha de Pedra Grande
Foto:André Correia
F
A festa da vitória obtida na eleição de 2012, se repetiu na noite desta terça-feira(8) na cidade de Pedra Grande com a notícia do julgamento do prefeito Marcão pelo Tribunal Regional Eleitoral, onde ganhou por 4 x 3.
Logo que a notícia se espalhou, o povo ganhou as ruas da cidade e o prefeito Marcão foi recebido com muitos abraços e o entusiasmo do povão que em passeata percorreu as ruas num clima de muita festa. 
De:Assis Silva

Mulher é assassinada a tiros em restaurante de Parnamirim


Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

Vanessa Moreira de Menezes, de 23 anos, foi assassinada a tiros, na noite desta quarta-feira (9), quando estava em um restaurante, na rua Bela Parnamirim, no bairro Parque de Exposições, em Parnamirim.
A mulher estava na frente do estabelecimento comercial, quando um chegou, comprou um cigarro e ficou de frete para a vitima. Neste momento, dois outros homens se aproximaram em uma moto e atiraram contra ela.
Para tentar se livrar dos bandidos, a mulher chegou a entrar no restaurante, no entanto, ela foi baleada e acabou caindo morta dentro do estabelecimento. Logo em seguida, os bandidos fugiram.
De acordo com os policiais militares do 3º Batalhão, foram relizadas diligências e dois suspeitos foram perseguidos, mas eles conseguiram escapar.
Uma mulher que se disse companheira de Vanessa foi até o local e afirmou que não sabia o que pode ter motivado o crime, pois ela não tinha envolvimento com drogas.

Bandidos atiram em ambulância do SAMU que prestava socorro a um baleado

Viatura estava socorrendo um jovem de 18 anos, no Centro de Macaíba.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Criminosos atiraram contra uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite desta quarta-feira (9), quando ela estava sendo usada para prestar socorro a um homem baleado, em Macaíba.
A ocorrência foi registrada no Centro daquela cidade, por volta das 19h. Os paramédicos do SAMU foram acionados para socorrerem um jovem de 18 anos que tinha sido alvo de dois disparos de arma de fogo.
Quando já estavam com a vítima dentro da ambulância, os socorristas passaram a ser perseguidos, provavelmente pelos mesmo homens que praticaram o atentado anteriormente. Eles atiraram contra a viatura do SAMU, que foi atingida três vezes.
Os disparos pegaram na lateral do veículo. Com isso, a Polícia Militar foi acionada e passou a fazer a escolta da ambulância. Os criminosos conseguiram fugir e o jovem baleado foi levado para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. 


 

Corpo com marcas de tiros e queimaduras é encontrado no Jardim Lola

Polícia acredita que jovem tenha sido submetido à tortura antes de ser executado.

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO

















Mais um caso de homicídio foi registrado na Grande Natal. Na manhã desta quarta-feira (9), o corpo de um jovem ainda não identificado foi encontrado na rua Ítalo Pinheiro, no Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante. A vítima tem marcas de tiros, nas costas, cabeça e perna, bem como queimaduras.
O sargento Martins, do 11º Batalhão da Polícia Militar, afirmou para o Portal BO que as características indicam que a vítima deve ter sido submetida a uma sessão de tortura, tendo em vista que o corpo apresentava várias queimaduras. De acordo com o policial, o jovem pode ter sido queimado antes de ser executado a tiros.
A vítima tem aproximadamente 25 anos e alguns moradores daquela região estiveram no local do encontro de cadáver e afirmaram que ele seria morador da Baixa da Coruja, também no Jardim Lola, sendo apelidado de Laranja.
A identificação oficial, no entanto, só deverá ser feita por familiares, na sede do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), para onde o corpo foi levado.

 

 

Greves dos policiais civis e servidores do ITEP chegam ao fim

Categorias voltam ao trabalho já na manhã desta quinta-feira.


Foto: Divulgação / Sinpol-RN

Chegou ao fim as greves dos policiais civis e servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), que estavam parados há mais de 60 dias. A decisão do retorno ao trabalho veio na noite desta quarta-feira (9), em assembleia que quase entrou pela madrugada.
Ainda nesta quarta-feira, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu as categorias e garantiu aprovar até o dia 31 de dezembro o Estatuto do ITEP, que já está pronto e acatado pela categoria, que seria enviado para votação na Assembleia Legislativa tão logo seja concluída a auditoria que está sendo realizada por uma comissão.
Para os policiais civis, a governadora reafirmou a nomeação de todos os aprovados no Concurso de 2009, o atendimento de pontos da pauta, como limpeza para as delegacias, retirada de presos, melhorias das condições de trabalho e modernização e aparelhamento das delegacias.

As categorias resolveram ainda dar o voto de confiança pedido pela governadora, que se comprometeu a se reunir para avançar na questão salarial dos policiais civis desde que houvesse o encerramento da greve. Rosalba ressaltou que todas as categorias que ela negociou e retornaram às atividades ela atendeu todos os pontos posteriormente. Desta maneira, ficou acordada nova reunião com gestores estaduais para a próxima segunda-feira, 14, às 9h. Serão tratados neste encontro a tabela salarial dos policiais civis e outros pontos considerados primordiais nas pautas das duas categorias.

O Sinpol esclarece que suspendeu o movimento paredista, mas a luta continua, uma vez que as categorias continuarão mobilizadas até que consigam todos os pontos da pauta, que sempre teve como objetivo melhorar os serviços essenciais prestados pelos policiais civis e servidores do Itep ao povo potiguar. O sindicato agradece ainda o fundamental apoio popular, da imprensa, das instituições, sindicatos, federações e de todos os políticos que se envolveram para tentar intermediar o processo de negociação.

*Com informações do Sinpol-RN