Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

João Câmara-RN: Policia Militar prende em flagrante trio que assaltava casa de comerciante




 Na manha as 07h10min horas do dia 02/06/2015 três assaltantes invadiram a residência de um comerciante muito conhecido na cidade, onde populares notaram a ação dos marginais e ligaram para o 190 que rapidamente acionou a guarnição do GTO e a Guarnição da rádio patrulha aonde os policiais chegando ao local se depararam com os assaltantes dentro da residência do comerciante, onde os mesmos todos armados de revolveres, já tinham agredido a vitima com uma coronhada de revolver em sua cabeça, onde empreenderam fuga por quintais de casas vizinhas onde os assaltantes atiraram na policia que reagiu a altura, e foi feito um cerco aos assaltantes onde acabaram presos e encaminhados para a delegacia regional da cidade para serem autuados em flagrante delito por assalto.
Sendo que tinha um quarto suspeito que conseguiu se evadir do local, houve varias buscas mais o mesmo não foi encontrado.
Acabou preso Alan Dantas Martins, Wendel Ítalo Borges de Andrade, Alexandro Barbosa Salustiano.

Em menos de 48 horas seis assaltantes são presos na cidade onde houve um esforço e trabalho muito grande dos policias que estiveram à frente dessas ocorrências, dando uma resposta positiva a cidade e a população camarense que vive dias difíceis com uma onda de assalto que toma conta da região do mato grande.
Fonte: policia militar

Quase 3 meses após rebelião, presos continuam soltos em cadeia de Natal

Cadeia Pública de Natal tem guarita desativada por falta de segurança.
Mais de 400 presos circulam livremente pelas quadras e refeitórios.


Do G1 RN
Do alto da guarita desativada, é possível ver que os presos estão soltos na quadra  (Foto: Anderson Barbosa/G1)Do alto da guarita desativada, é possível ver que os presos estão soltos na quadra (Foto: Anderson Barbosa/G1)
No papel, a capacidade é para 160 presos. Porém, a realidade na Cadeia Pública de Natal é outra. Hoje, quase três meses após a onda de rebeliões que deixou o sistema penitenciário potiguar em estado de calamidade, a unidade tornou-se área livre para a circulação de centenas de detentos. Atualmente, são 450. A superlotação é apenas um dos muitos problemas vistos na manhã desta quarta-feira (3) pelo juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais da capital potiguar. O magistrado, inclusive, afirmou que a cadeia deve ser impedida de receber novos detentos. Só não revelou quando. 
As imagens e entrevistas contidas nesta matéria foram feitas com exclusividade pelo G1 (veja vídeo ao lado), que ao lado do magistrado acompanhou a inspeção feita nesta manhã. A gravidade da situação é escancarada. Do lado de fora já é possível ver que a coisa é crítica. Uma das quatro guaritas teve os vidros destruídos a pedradas durante os motins. Desde então, continua desativada. Não há policial, guarda ou agente que se atreva a subir. “Os presos jogam pedras. É perigoso”, confirma o agente penitenciário Ivis Ferreira, vice-diretor da unidade.
“Nosso maior problema aqui é a superlotação. É um problema que acarreta outros problemas. Temos presos doentes, presos que não convivem com outros presos, presos já sentenciados. E tudo isso vai gerando estresse. As grades estão todas arrancadas e os presos todos soltos com constantes tentativas de fugas”, enumerou o vice-diretor.Atualmente, a Cadeia Pública de Natalpossui um número três vezes maior que a capacidade. Sem grades nas celas, todas arrancadas durante a quebradeira, mais de 400 homens perambulam pelas quadras e refeitórios. Outros 50, por problemas de convivência, permanecem trancafiados. Dezessete deles estão em celas improvisadas, carceragens chamadas de ‘chapa’. Nelas estão presos tachados de ‘amigos da polícia’, ‘rivais’ e ‘caguetas’. Como não podem se misturar com os demais, não tomam banho de sol. Sem lâmpadas, o isolamento é escuro. E sem ventiladores, o local fica quente.
“O uso de celulares e drogas é coisa comum aqui dentro. Com a superlotação, os quatro agentes que temos trabalhando na escala de serviço não são suficientes para dar conta da situação”, admitiu Ivis. O G1 também teve acesso a um vídeo (veja ao lado), gravado pelos próprios agentes, que mostra um preso usando um celular em meio à quadra de um dos pavilhões da unidade. Nas imagens, é possível ver um detento com um telefone. Ele atravessa toda a quadra com o aparelho no ouvido. O agente que fez o vídeo diz: "aqui é assim, no presídio provisório. É preso com celular a vontade. E alí tem bem uns quatro, cinco celulares debaixo daquela tendazinha alí, ok?", narrou.
Interdição
Baltazar explicou que as inspeções são regulares, que elas ocorrem mensalmente em todas as unidades prisionais da capital. “Esta de hoje (na Cadeia Pública de Natal) segue esta rotina. Aqui nós verificamos a situação do prédio, o que está sendo feito depois das rebeliões, o tipo de tratamento que é dado”, ressaltou. “Eu vim num dia de visita, que é justamente para ver se há respeito às visitantes. Converso com elas e converso com os presos. Daí posso fazer constar no livro de inspeções, também comunicar ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) ou oficiar para a Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) solicitando alguma providência a ser tomada”, acrescentou.

Grades arrancadas das celas ainda não foram repostas (Foto: Anderson Barbosa/G1)Grades arrancadas das celas ainda não foram repostas (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Quanto aos problemas, o juiz concordou com o vice-diretor, e considerou a superlotação como o mais grave. “Temos 450 presos num lugar feito para 160. Este é o principal problema. Além disso, as celas ainda continuam destruídas. Depois, vi algumas situações de alguns presos, cujos processos estão atrasados. Quanto a isso, eu anotei alguns nomes e devo entrar em contato com alguns juízes para tentar dar celeridade aos casos”, acrescentou. Administrativamente, para o magistrado, a unidade não enfrenta dificuldades. Contudo, estruturalmente, e quanto aos presos, ele considerou a situação muito complicada. “Nos pavilhões o problema é muito sério. Os presos estão soltos, amontoados. E tem cerca de três vezes a capacidade”, pontuou.
Juiz quer proibir entrada de novos presos na Cadeia Pública de Natal (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Juiz quer proibir entrada de novos presos na Cadeia
Pública de Natal (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Por fim, como providência, Henrique Baltazar disse que deve proibir a entrada de novos presos na unidade. A data da iminente interdição, no entanto, não foi anunciada. “Até que a situação seja normalizada. Até que pelo menos seja feito o conserto na estrutura física dos pavilhões e que seja equalizada essa situação do número de presos”, afirmou.
Superlotação
A superlotação dos presídios potiguares é apontada pelo próprio governo do estado como um dos maiores problemas do sistema prisional. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 33 unidades prisionais que totalizam 4.876 vagas. Hoje, são mais de 7.600 presos.

Motins
A onda de motins no sistema pentienciário potiguar durou oito dias e atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. No mesmo período - de 11 a 18 de março - ônibus foram incendiados nas ruas de Natal. A suspeita é de que a ordem tenha partido de dentro dos presídios. O governo decretou situação de calamidade no sistema penitenciário e a Força Nacional foi enviada para reforçar a segurança nos presídios do estado.

Calamidade
No dia 17 de março, um dia antes do fim das rebeliões, o governo decretou situação de calamidade no sistema prisional do estado. A decisão permite que medidas de emergência sejam adotadas como forma de restabelecer a normalidade do sistema, incluindo a criação de uma força tarefa com poderes para autorizar a adotação e execução de medidas urgentes, como a construção, restauração das unidades parcialmente destruídas, reformas, adequações e ampliações com objetivo de criação de novas vagas.

Governo do Estado afirma que RN teve redução de 11,4% em homicídios

Dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira.

Portal BO
FOTO: DIVULGAÇÃO / SESEd
A Câmara Técnica de Mapeamento dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) apresentou, na manhã desta quarta-feira (3), no 1o andar do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no Centro Administrativo, em Natal, o Relatório de Análise Estatístico-Criminal do Rio Grande do Norte, elaborado pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), referente ao número de CVLIs nos cinco primeiros meses de 2015.
O relatório mostra queda de 11,44% o número de crimes violentos letais intencionais nos primeiros cinco meses de 2015, se comparado com o mesmo período do ano passado, o que corresponde a 86 assassinatos a menos que 2014. A Secretaria de Segurança Pública registrou um total de 666 CVLIs de janeiro até o mês de maio de 2015, enquanto que no mesmo período do ano passado foram registrados 752 assassinatos.
No mês de maio de 2015 foram registrados 137 CVLIs, enquanto que no mesmo mês, em 2014, houve 163 assassinatos, representando uma redução mensal de cerca de 18%. A distribuição dos crimes violentos letais intencionais em Natal aponta que, no período de janeiro a maio de 2015, houve uma redução de CVLIs (passando de 248 em 2014, para 204 este ano). Se comparada as regiões administrativas de Natal, a zona Sul da capital registrou uma redução de 70,97% no número de assassinatos, seguido pela zona Leste, com uma redução de 22,86%, zona Oeste (- 9,52%) e zona Norte (- 9,28%).
Em Parnamirim, esse número caiu de 66 para 61, e a redução segue pelos outros municípios da Região Metropolitana de Natal, como São Gonçalo do Amarante (passando de 33 para 28 este ano), São José de Mipibu (saindo de 24 para 12 em 2015) e Extremoz, que caiu de 16, em 2014, para 10 este ano. Em Mossoró houve uma redução de 22,22% no número de assassinatos. Natal registrou uma queda de 18,07% e em Parnamirim a redução foi de 7,58%.
Considerando os municípios polos, Pau dos Ferros, na Região do Alto Oeste Potiguar, foi um dos que apresentou a maior queda nos índices de crimes violentos, chegando a uma redução de 25%. Caicó e Assú também seguiram a tendência de redução e apresentaram uma queda de 23,08% no número de CVLIs, em 2015, se comparado com o mesmo período do ano passado. Em relação ao número de roubos, o relatório aponta que houve uma redução de 13,42% na quantidade de roubos nos cinco primeiros meses de 2015, se comparado com o mesmo período do ano passado.
De acordo com a Sesed, se levarmos em consideração apenas os meses de maio, em 2015, o número foi 7,76% que o do ano passado. Em relação aos índices de lesões corporais, a variação nos cinco meses foi de 6,26% a menos que em 2014. Criada em fevereiro deste ano, a Câmara tem o objetivo de melhorar a inteligência sobre a investigação, prevenção e repressão dos crimes intencionais contra a vida.
Com a instituição de grupo de estudos, a Sesed tem conseguido uniformizar a metodologia estatística acerca dos Crimes Violentos Letais Intencionais no Rio Grande do Norte. A Câmara Técnica é composta por membros efetivos indicados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, pelo Comando da Polícia Militar, pela Delegacia Geral de Polícia, Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar e pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP).
Além destes membros, também são convidados a participar da Câmara Técnica representantes do Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Extraordinária da Juventude, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania, UFRN, UFERSA e UERN.
São considerados como CVLI: homicídio doloso; lesão corporal grave seguida de morte; rixa seguida de morte; roubo seguido de morte; extorsão seguida de morte; extorsão mediante sequestro seguido de morte; estupro seguido de morte; estupro de vulnerável seguido de morte; incêndio doloso seguido de morte; explosão dolosa seguido de morte; uso doloso de gás tóxico ou asfixiante; inundação dolosa; desabamento ou desmoronamento doloso; perigo de desastre ferroviário na forma dolosa; atentado doloso contra a segurança do transporte marítimo, fluvial ou aéreo; atentado doloso contra a segurança de outro meio de transporte; arremesso de projétil seguido de morte; epidemia dolosa seguida de morte; e tortura seguida de morte.

  1. Quatro são presos e “de menor” é apreendido após assalto no litoral norte potiguar

20150603115630Foto: 190 RN
Policiais militares do Grupo Tático Operacional (GTO) da cidade de Touros, no litoral norte potiguar, conseguiram prender em flagrante nesta quarta-feira (03) uma quadrilha acusada de praticar um assalto a um comércio nas proximidades da praia de Maracajaú, também no litoral norte.
De acordo com o portal 190 RN, após  acionadas, as guarnições do GTO e da Rádio Patrulha da cidade de Rio do Fogo iniciaram diligências e localizaram a quadrilha em um veículo modelo Gol, de cor vermelha e placas NNL7933. No veiculo,  foi encontrado o material tomado de assalto e arma utilizada na ação criminosa.
Segundo o 190 RN, Igor de Assis Nicácio, Joelson da Silva Nunes “Jó”, 21 anos , Cláudio Moura da Fonseca, 29 anos, Hugo Rafael dos Santos, 22, e um adolescente que estavam no veículo foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Ceará-Mirim, responsável pela área e serão autuados em flagrante.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3c2HbvsxG
BLOG NA ALÇA DA MIRA FLAGRA CARRO PEGANDO FOGO EM NATAL






Um veiculo tipo Eco Esport vinha no sentido ribeira centro,quando começou a pegar fogo uma família que vinha no veiculo conseguiram sair com o carro  ainda em movimento  que parou batendo no muro próximo uma parada de ônibus, todos saíram do carro ilesos,mas não conseguiram apagar o fogo que se alastrou rapidamente,queimando o veiculo em minutos.O blog na alça da mira ia passando na hora e registrou o momento.

InterTV Cabugi demite apresentador “


sem motivo”

IMG-20150603-WA0001
Do Blog: apesar do apresentador não ter deixado claro, comenta-se nos grupos de jornalistas que ele teria sido demitido da afiliada da Globo por ter participado ativamente da última campanha salarial promovida pelo sindicato da categoria(Sindjorn).



Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3c161TKWe

Caixa eletrônico é arrombado em agência do BB no Tirol

Bandidos utilizaram maçarico para violar o terminal

Reginaldo Bezerra   
FOTO: REPRODUÇÃO TV PONTA NEGRA
O arrombamento foi percebido às 5 horas da manhã quando um cliente sentiu um cheiro de queimado dentro da área onde ficam os caixas eletrônicos. Os bandidos utilizaram um maçarico para violar o terminal e levar o dinheiro. Os assaltantes ainda mudaram o direcionamento da câmera de vigilância que fica na entrada da agência para que não fossem filmados.
A Polícia Militar foi chamada para isolar o terminal da agencia do Banco do Brasil que fica no bairro do Tirol e a investigação ficará a cargo da Polícia Federal.
 
02/06/2015 14h56 - Atualizado em 02/06/2015 18h05

Polícia Federal apreende 893 quilos de maconha em caminhão no RN

Segundo agentes, cerca de 900 quilos da droga estavam escondidos.
Apreensão foi realizada na manhã desta terça (2), em Canguaretama.

Do G1 RN
Droga foi encontrada pela PF em fundo falso dentro de caminhão no RN (Foto: Divulgação/PF)Droga foi encontrada pela PF em fundo falso dentro de caminhão no RN (Foto: Divulgação/PF)












A Polícia Federal (PF) do Rio Grande do Norte apreendeu um caminhão carregado com 893 quilos de maconha prensada no município de Canguaretama, na região Leste do estado nesta terça-feira (2). A droga estava sendo transportada em um caminhão, escondida entre telhas de amianto. Dez agentes participaram da ação.
De acordo com a nota emitida pela Polícia Federal, as investigações começaram a três meses, quando a polícia recebeu a informação de que um grande carregamento de maconha seria transportado para Natal, camuflada em uma carga. A investigação chegou até um taxista, que teria viajado ao sul do país para trazer a droga.Com mais esta ação, a PF já totaliza 2.200 quilos de maconha apreendida nos cinco primeiros meses de 2015. O volume total de drogas é o maior já realizado pela PF no RN.
O caminhão do suspeito foi visto na BR-101, na divisa com a Paraíba e seguido por policiais federais que abordaram o condutor, um homem de 50 anos, quando este parou em um posto de gasolina. 
Ainda de acordo com a Polícia Federal, algumas telhas de amianto carregadas no caminhão estavam coladas com silicone. Ao ser descarregada toda a carga, a droga foi encontrada distribuída em 527 tabletes e escondida em dois compartimentos construídos após as telhas terem sido serradas.
O acusado foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas, mas negou, durante o interrogatório, que soubesse da existência da maconha, alegando que deixou o caminhão em uma oficina mecânica em São Paulo para fazer reparos e lá alguém poderia ter feito o carregamento ilegal.
De acordo com nota emitida pelos agentes da PF, o motorista do caminhão foi levado o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para realizar exames de corpo de delito e posteriormente  foi conduzido para a superintendência da Polícia Federal, onde será mantido em custódia à disposição da Justiça.
Maconha estava escondida entre telhas de amianto (Foto: Divulgação/ Sinpef-RN)Maconha estava escondida entre telhas de amianto (Foto: Divulgação/ Sinpef-RN)

'Uma grande confusão', diz cantor de forró que teve Hilux apreendida no RN

Filho Araújo foi detido na noite de segunda (1) na BR-304, em Assu.
Ele é vocalista da banda Forró Ostentação.

Do G1 RN
Cantor Filho Araújo diz que foi vítima de golpe (Foto: Arquivo Pessoal)Cantor Filho Araújo diz que foi vítima de um golpe
(Foto: Arquivo Pessoal)
O vocalista da banda Forró Ostentação, Filho Araújo, disse que o episódio da prisão dele por receptação de carro roubado não passa de "uma grande confusão". Ele foi preso na noite de segunda-feira (1º), em Assu, com uma Hilux com itens adulterados. O carro foi apreendido. O cantor pagou fiança e foi solto no mesmo dia.

Em entrevista ao G1, Filho Araújo explicou que comprou o carro há três meses de um advogado. "Eu disse a ele que queria comprar um carro maior e ele disse que tinha um amigo que queria vender uma Hilux. Ele intermediou toda a negociação. Eu nunca desconfiei dele porque ele é advogado, tem escritório constituído e sempre se mostrou uma pessoa de boa fé", disse.
Filho Araújo explicou que conhece o advogado há três anos e que ele era também amigo de vários músicos da banda que o cantor trabalhava antes do Forró da Ostentação. "Eu fui lesado. Jamais imaginei que esse carro pudesse ser roubado. Espero que tudo seja esclarecido pela polícia", afirmou o cantor.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o cantor agradece o apoio dos fãs da banda e se diz 'vítima' de um 'golpe'. "Fui mais uma vítima, mas a polícia está fazendo um ótimo trabalho para encontrar os verdadeiros culpados desse golpe que está crescendo a cada dia no Brasil", afirmou Filho Araújo.
Veículo foi apreendido na BR-304, em Assu (Foto: Divulgação/PRF)Veículo foi apreendido na BR-304, em Assu
(Foto: Divulgação/PRF)
A apreensão aconteceu na BR 304, na cidade de Assu, na região Oeste. Ao procederem uma fiscalização mais detalhada, os policiais constataram que os itens de identificação do veículo apresentavam sinais de adulteração. Tanto o número do chassi como o do motor estavam adulterados, segundo a PRF.
A caminhonete circulava com uma placa de São Paulo, mas a placa original da caminhonete era do Rio Grande do Norte. O veículo havia sido roubado em dezembro do ano passado em Natal.