Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013


Homem é preso por manter adolescente em cárcere privado por nove meses

Suspeito usa vários nomes falsos e também é investigado pelo desaparecimento de ex-mulher.


Foto: Sérgio Costa
Policiais de João Câmara e da Delegacia da Mulher da zona Norte prenderam, na noite desta terça-feira (26), um homem considerado bastante perigoso e que matinha uma adolescente de 17 anos em cárcere privado, há nove meses. Emanuel Elício Carlos, um dos nomes apresentados pelo suspeito, também é investigado pelo desaparecimento da ex-mulher.
Ele morava com Ederlane Nunes Santos e mais três filhos, no município de Bento Fernandes. No entanto, há nove meses, ele se teria se relacionado com uma adolescente de 17 anos e fugido com ela para Natal. Emanuel estava morando em uma casa no conjunto Vale Dourado, na zona Norte de Natal, porém, não permitia que a adolescente saísse.
Além disso, ele cortou todas as comunicações da jovem com os familiares. A mãe da menina, Maria de Fátima, disse aoPortal BO que o suspeito chegou a ligar para ela, há dois meses, e disse que a filha dela estava morta. “Ele ligou e disse que minha menina tinha morrido no trabalho de parto e havia sido enterrada no Ceará, mas ele fez isso pra que eu deixasse de procurar por ela”, comenta.
 
Ederlane Nunes
 
Nesta terça-feira, porém, a adolescente entrou em trabalho de parto e teve que ser levada para um hospital. A moça conseguiu um aparelho celular na unidade e ligou para a conselheira tutelar de Bento Fernandes, informando que estava correndo risco e que precisava de ajuda. Com isso, policiais de João Câmara e da DEAM zona Norte foram até o local e prenderam o homem.
De acordo com Cléobulo Cortez, chefe de investigação da DP de João Câmara, a polícia nem mesmo sabe se Emanuel Elício é o nome verdadeiro do suspeito. Isso porque ele já usou nomes como Samuel, Moisés, Antônio e Janeilson.
“Inclusive, ele esteve na delegacia e registrou um boletim de ocorrência sobre a ex-mulher, Ederlane Nunes, afirmando que ela havia desaparecido e deixado os três filhos. Na ocasião, ele se apresentou como Janeilson. Diante das circunstâncias, a gente investiga a possibilidade de envolvimento dele nesse desaparecimento e até mesmo a hipótese de Ederlane ter sido assassinada”, explicou o policial civil.

 

O juiz da Comarca de São Bento do Norte, Dr. Ricardo Augusto de Medeiros Moura, concedeu liminar à suplente de vereadora  Maria da Glória(Glorinha, a Guerreira), em que pedia o afastamento do vereador Manoel de São Miguel, expulso por infidelidade partidária e, a posse da mesma pelo presidente da Câmara o vereador Dão, que até ontem não havia cumprido decisão soberana dos membros do PR.


Entrega do peixe feita nesta terça-feira
A população de Jandaíra foi surpreendida nesta terça-feira(26) com a notícia da distribuição do peixe da semana santa pelo grupo político liderado pelo ex-prefeito Fábio Marinho. A entrega do peixe, cerca de 2.500 kg foi articulada pelos vereadores , Reginaldo Dantas, Ivanaldo(Bambão), Raimundo Farias, Laércio Neves e Raimundo Batista.
Além da cidade o peixe foi entregue também aos moradores das comunidades rurais de Aroeira, Guarapes, Trincheiras I e II, Santa Terezinha, Santa Inez, Cabeço e Tubibal.

São Bento do Norte/RN

Vereador Fernando Matias  faz doação de peixes da semana santa


Vereador:Fernando Matias




O vereador Fernando Matias para não deixar cair a tradição de doações de peixe da semana santa conseguiu 1 ton de peixes que foram distribuídos nesta quarta feira em todos os municípios  e na  cidade de São Bento do Norte.O vereador Fernando está de parabéns pela iniciativa.

Queda de 42% no FPM cria dificuldades para prefeitos


O  Fundo de Participação dos Município vai fechar março com uma queda recorde de 42,4% em relação ao mês anterior, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional. Para as cidades com até 10.188 habitantes, catalogadas pelo Tribunal de Contas da União como “município 0.6”, o repasse de março será de R$ 334 mil, já descontados os 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor praticamente é o mesmo de março do ano passado e o menor dos últimos cinco meses.

A queda já era esperada pelos prefeitos, mas não em patamar tão alto. “É a maior queda porcentual na comparação de um mês com o anterior dos últimos cinco anos”, disse ontem o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, prefeito da cidade de Lajes, no sertão potiguar. Em entrevista ao Panorama Político, da Rádio Globo Natal, ele enfatizou que a situação é preocupante porque as finanças municipais já vinham em desequilíbrio desde o ano passado em função da crise econômica que obrigou o governo federal a promover desonerações em alguns produtos integrantes do rol de cobrança de tributos que engrossam o bolo do Fundo de Participação, como é o caso dos automóveis e de eletrodomésticos da linha branca.

Esse desequilíbrio provocou uma série de medidas adotadas pelos gestores para adequar os gastos aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em Parnamirim, terceira maior cidade do RN, com orçamento de mais de 300 milhões previstos para 2013, o prefeito reeleito Maurício Marques (PDT) adiou os projetos previstos para o primeiro trimestre deste ano e retardou a nomeação de cargos comissionados enquanto espera por dias melhores na arrecadação de tributos.

Reprogramação

A previsão do Tesouro Nacional para o próximo trimestre terá de ser refeita. Antes, quando estava projetada uma queda de 32% no FPM de março, a previsão para abril era de um aumento de 22%. “Dos 167 municípios do RN, 130 têm coeficiente 0.6 ou 0.8. Esses municípios têm como única ou principal fonte de arrecadação o FPM. Vai ocorrer é um arrocho tremendo.” Segundo ele, a queda vai comprometer até as obrigações básicas. “Conversei com prefeitos do interior e eles estavam muito preocupados. Em Serra Negra, o sistema da Caern entrou em colapso e o prefeito teve de assumir uma despesa  de R$ 50 mil para abastecimento de água na zona urbana.”

A queda na arrecadação de março também ameaça o pagamento de salários nos municípios localizados na área da seca e sob situação de emergência. “O salário mínimo, o piso do professor sobem [todos os anos] e não baixam quando a arrecadação cai. É certo que os prefeitos devem se planejar para enfrentar os contratempos, mas  uma queda nesse nível desequilibra total”.

Seca

O presidente da Femurn lembrou que a situação só não é mais grave no Semiárido por causa de programas  sociais do governo federal - Bolsa-Família, Bolsa-Estiagem e Garantia-Safra. “Não fosse isso, o homem do campo já teria partido para situações extremas, como no passado, quando havia saques no comércio das pequenas cidades.” Benes informou que os prefeitos estão reivindicando do governo as ações de convivência com a seca. “ Que perfure os poços, que dê manutenção nos equipamentos. O novo secretário Leonardo Rego está chamando as prefeituras para fazer parceria. Se o Estado emprestar as máquinas, já será uma boa ação.”


Jovem acusado de matar soldado da Polícia Militar é executado

Jackson Michael respondia a processo pela morte de J. Fernandes e estava escondido no interior.


Jackson Michael da Silva, de 25 anos, que respondia a processo pela morte de um policial militar, em Natal, foi executado em uma comunidade rural, no município de Afonso Bezerra. Ele era acusado de matar o soldado José Nelson Fernandes, mais conhecido como J. Fernandes, em 2010.
A mulher de Jackson Michael, identificada como Francisca Lúcia Lopes Dantas, também tinha sido assassinada, ainda em 2010, um dia após a morte do soldado J. Fernandes, quando saía da Delegacia de Plantão da Zona Norte.
De acordo com a polícia, Jackson Michael estava morando no assentamento Floresta I, em Afonso Bezerra, juntamente com o pai e uma filha de 4 anos. No último sábado (23), ele voltava para casa em uma carroça com a família, quando foi surpreendido por homens armados que o esperavam.
Os bandidos arrastaram a vítima, atiraram várias vezes contra ele e, em seguida, fugiram em um carro preto. Jackson Michael morava na zona Norte de Natal, em 2010, quando policiais militares teriam invadido o local. Houve uma troca de tiros e o soldado J. Fernandes acabou morrendo.
Na época, o então delegado geral da Polícia Civil, Elias Nobre, chegou a afirmar que a suspeita é que J. Fernandes fizesse parte de um grupo que extorquia traficantes e que Jackson seria um desses traficantes.