Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012


Apagão causa atraso de meia hora na 




comunicação da PM na Grande Natal


Torres de retransmissão das ocorrências sofreram sobrecarga.
Batalhões da Grande Natal ficaram sem receber chamadas de emergência.

Do G1 RN
O apagão que atingiu o Nordeste do país, além de parte da região Norte, causou transtornos ao serviço de comunicação e atendimento de emergências no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) da Grande Natal.
Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar, o Ciosp, que registra todas as chamadas de emergência para a PM, Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, sofreu um atraso de meia hora no encaminhamento das ocorrências.
“O gerador do Ciosp segurou o funcionamento do serviço, mas houve sobrecarga nas torres que retransmitem as chamadas para os rádios das companhias e batalhões, o que atrasou o atendimento. Ficamos entre vinte e trinta minutos sem comunicação direta com as três repetidoras da região metropolitana, principalmente em Extremoz, São José de Mipibu e no bairro de Mãe Luiza, em Natal”, explicou Araújo.
Apagão deixou viaturas sem comunicação com a Central de Segurança Pública (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Apagão deixou viaturas sem comunicação com a Central de Segurança Pública
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
De acordo com o comandante, as viaturas só conseguiram se comunicar entre si, mas não recebiam os encaminhamentos da Central. “Não é possível precisar quantas chamadas ou ocorrências ficaram sem atendimento durante este período. Por sorte, foi num momento que normalmente não ocorrem muitos problemas”, acrescentou Araújo.
Hospital e Aeroporto
Durante a interrupção no fornecimento de energia, os sinais de trânsito na capital foram desligados, mas sem registro de acidentes causados pelo apagão. No Aeroporto Internacional Augusto Severo, na Grande Natal, a Infraero comunicou que não houve atraso de voos. Já no Hospital Walfredo Gurgel, a assessoria de comunicação da unidade afirmou que o gerador suportou a queda e nenhum atendimento foi prejudicado pelo apagão.
O apagão
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que a interrupção de energia afetou todos os 167 municípios potiguares. A interrupção no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local) da quinta (25) e energia só foi restabelecida na capital potiguar por volta das 2h45 desta sexta-feira (26).
A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, conforme informou Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS) - responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário