Apagão causa atraso de meia hora na
comunicação da PM na Grande Natal
Torres de retransmissão das ocorrências sofreram sobrecarga.
Batalhões da Grande Natal ficaram sem receber chamadas de emergência.
O apagão que atingiu o Nordeste do país, além de parte da região Norte, causou transtornos ao serviço de comunicação e atendimento de emergências no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) da Grande Natal.
Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar, o Ciosp, que registra todas as chamadas de emergência para a PM, Corpo de Bombeiros, SAMU e Defesa Civil, sofreu um atraso de meia hora no encaminhamento das ocorrências.
saiba mais
“O gerador do Ciosp segurou o funcionamento do serviço, mas houve sobrecarga nas torres que retransmitem as chamadas para os rádios das companhias e batalhões, o que atrasou o atendimento. Ficamos entre vinte e trinta minutos sem comunicação direta com as três repetidoras da região metropolitana, principalmente em Extremoz, São José de Mipibu e no bairro de Mãe Luiza, em Natal”, explicou Araújo.
De acordo com o comandante, as viaturas só conseguiram se comunicar entre si, mas não recebiam os encaminhamentos da Central. “Não é possível precisar quantas chamadas ou ocorrências ficaram sem atendimento durante este período. Por sorte, foi num momento que normalmente não ocorrem muitos problemas”, acrescentou Araújo.
Hospital e Aeroporto
Durante a interrupção no fornecimento de energia, os sinais de trânsito na capital foram desligados, mas sem registro de acidentes causados pelo apagão. No Aeroporto Internacional Augusto Severo, na Grande Natal, a Infraero comunicou que não houve atraso de voos. Já no Hospital Walfredo Gurgel, a assessoria de comunicação da unidade afirmou que o gerador suportou a queda e nenhum atendimento foi prejudicado pelo apagão.
O apagão
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que a interrupção de energia afetou todos os 167 municípios potiguares. A interrupção no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local) da quinta (25) e energia só foi restabelecida na capital potiguar por volta das 2h45 desta sexta-feira (26).
A origem e a causa do apagão só serão identificados com clareza depois que a ocorrência for analisada, o que deverá ocorrer ainda na manhã desta sexta, durante reunião convocada pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, conforme informou Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS) - responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário