Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Operação Verão sem data definida

Apesar de a governadora Rosalba Ciarlini ter garantido R$ 1,5 milhão para o pagamento das diárias operacionais, até agora não há indicativo de quando a Operação Verão Seguro, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed), de fato deve ser lançada. Sem definição quanto à logística e estrutura,  órgãos como Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (Samu 192/RN), que normalmente agem de forma integrada à Sesed, resolveram antecipar suas ações e já começam a reforçar seus efetivos.
Vlademir AlexandreBombeiros vai deslocar 45 homens para atuar em quatro postos fixos, um deles em Ponta NegraBombeiros vai deslocar 45 homens para atuar em quatro postos fixos, um deles em Ponta Negra

A TRIBUNA DO NORTE já aborda a Operação Verão há mais de duas semanas, na busca por detalhes sobre o reforço policial a ser feito no período de férias. Nessa empreitada, sempre as respostas das autoridades são de que a ação estaria em fase de planejamento. Ontem, mais uma vez a reportagem tentou abordar o assunto com a Sesed, mas sem êxito. O secretário titular, Aldair da Rocha, não atendeu às ligações, nem as mensagens enviadas por celular.

Em entrevista à TN, publicada no domingo, 22, a chefe do Executivo Estadual confirmou que as diárias operacionais para a realização da Operação Verão estão asseguradas e que a mobilização deverá ser iniciada na próxima semana, sem dar maiores detalhes. A operação faz parte da força-tarefa da Sesed, principalmente, para o combate ao crime. O reforço policial será feito no litoral potiguar até fevereiro de 2014.

Ontem, por telefone, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, afirmou que o planejamento por parte da corporação já estava pronto, mas que não poderia revelar detalhes porque não se sabe como será a estruturação e logística da operação junto à Sesed, visto que são vários órgãos atuando juntos.

Além disso, o coronel destacou que há uma dívida aproximada de R$ 400 mil com diárias operacionais desde o período dos festejos juninos até aqui, o que dificulta a motivação aos homens que deverão reforçar as praias potiguares no período. “Precisamos ver como vamos motivar o pessoal a ir para a rua”, disse ele.

O Corpo de Bombeiros vai deflagrar, isoladamente, a Operação Verão Seguro, nesta quinta-feira, 26. A corporação vai mobilizar 45 homens em quatro postos fixos (praias da Redinha, do Meio, e de Ponta Negra, em Natal, e Búzios, no litoral sul). Em 2012, a Corporação colocou 77 guarda-vidas ao longo de sete postos, entre Camurupim e Jenipabu, além de praias, como Baía Formosa, Macau, Barra de Maxaranguape e Touros.

As quatro praias serão patrulhadas todos os dias. Serão cinco caminhonetes 4x4, uma em cada posto e mais uma para o chefe do serviço operacional da praia, que recebe as ocorrências. Além disso, dois mergulhadores estarão de sobreaviso para casos de afogamentos fatais. Haverá quatro quadriciclos (dois na Redinha e dois em Búzios) e dois botes infláveis. No caso de Mossoró, o serviço será mantido e haverá patrulhamento em Tibau. Já em Caicó, a vigilância em açudes e balneários será feita por empresas contratadas por organizadores de eventos nesses locais. Na região Metropolitana não haverá reforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário