Páginas

quarta-feira, 18 de março de 2015


FOTOS E VÍDEO: Vendas de carro voador começarão no ano que vem


O tão esperado carro voador está prestes a decolar. Ou melhor a se tornar realidade. A startup eslovaca AeroMobil pretende começar a entregar sua criação, o AeroMobil.30, em 2017. As encomendas, porém, começarão antes, provavelmente no ano que vem. Já o preço ainda não foi fechado.
“Um lindo carro voador. Lindamente integrado. Transforma-se em segundo de um automóvel em um avião. Dá a você liberdade de movimento”, afirma a AeroMobil em seu site, explicando que o veículo/aeronave utiliza “infraestrutura existente criada tanto para automóveis quanto para aviões”, permitindo uma viagem de fato porta a porta, já que dispensa o uso de aeroporto.
Movido a gasolina, o AeroMobil 3.0 tem asas móveis, que na versão automóvel são viradas para trás, permitindo ser estacionado numa vaga destinada a um carro comum, e mede cerca de 6 metros de comprimento. Desde outubro do ano passado, o produto está em fase de testes de voo. E já foi certificado pela Federação Eslovaca de Voo Ultraleve.
No site da empresa eslovaca há um vídeo em que o carro/avião sai de um hangar, segue para uma estrada, divindo a faixa com carros comuns, para, abre as asas e levanta voo em uma pista de grama. E voa como qualquer outro avião. O projeto começou a ser desenvolvido em 1990. (Veja o vídeo abaixo)
am_foto_01am_foto_02ASSISTA AQUI
O porta-voz da AeroMobil, Stefan Vadocz, afirmou as site CNNMoney que a empresa ainda não chegou ao preço final do produto porque ela ainda não está totalmente pronto.
“O protótipo é um trabalho em andamento”, afirmou ele em e-mail ao site americano, acrescentando que o valor deve ser de algumas centenas de milhares de euros, algo entre um carro esportivo e uma pequena aeronave.
O veículo acomoda duas pessoas, o piloto e um passageiro. Sua única hélice fica na parte de trás. A velocidade na estrada chega a 160 km/h, já a de voo é de cerca de 200 km/h. A autonomia de voo é de 700 km de voo. Na estrada, 875 km. Para levantar voo, basta uma distância de 200 metros e uma velocidade de 130 km/h.
Para pilotar não basta ter carteira de habilitação de carro. A empresa eslovaca recomenda que o dono do carro tenha uma licença de piloto privado. Mas acredita que a primeira versão poderá ser pilotada com licença de piloto esportivo. As exigências para adquirir essas certificações variam de um país para o outro. Mas, ainda segundo o fabricante, ao menos 40 horas e voo são fortemente recomendadas.
Os carros voadores, no entanto, não são uma novidade. Mas torná-lo uma realidade tem sido um desafio há quase cem anos. Em 1917, Glenn Curtiss criou o Curtiss Autoplane e o apresentou em uma feira em Nova York. Mas não vingou pois parecia mais um veículo que saltava de um ponto a outro do que algo que de fato voasse.
O AeroMobil 3.0, porém, não está sozinho e tem ao menos um concorrente: o Terrafugia Transition, também movido a gasolina e com asas retráteis. A Terrafugia pretende lançar seu carro voador este ano. É esperar para ver.
O Globo


Blog do BG: http://blogdobg.com.br#ixzz3Ul9uSsG2

Nenhum comentário:

Postar um comentário