Operação Brasil Integrado no RN
prende 23 pessoas, apreende 7
adolescentes e cumpre 18 mandados
de prisão
O Ministério da Justiça deu início às 00h de quarta-feira (7) e encerrou às 23:59h desta quinta-feira (8), em 11 estados (Goiás, Pará e mais os nove estados do Nordeste do país) e no Distrito Federal, mais uma edição da ‘Operação Brasil Integrado´. No RN, as ações policiais que, inicialmente seriam concentradas nas regiões Metropolitana de Natal e Oeste, foram ampliadas para as cidades de Angicos, Assú, Nova Cruz, Patu, Pau dos Ferros e Santana do Matos. A meta desta operação integrada foi reprimir e prevenir a prática de crimes de homicídios, além de outras infrações penais como roubo, furto e tráfico de drogas.
Num plano semelhante ao executado na Copa do Mundo de 2014 e na ação realizada em junho deste ano, participaram de forma integrada da operação mais de 7.346 profissionais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares, Polícias Civis e Corpos de Bombeiros de todo o Brasil, sendo 406 destes somente do Rio Grande do Norte. Tudo foi coordenado a partir da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), em Brasília, que mantém contato com os Centros de Comando e Controle nos estados.
Para efeito de contabilização, o relatório divulgado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/RN) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), divulgado na tarde desta sexta-feira (9), traz somente os registros desenvolvidos nas regiões Metropolitana e Oeste, conforme orientado pelo Plano Estratégico do Ministério.
De acordo com a secretária estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, o reforço do policiamento nestas regiões se deu por meio do efetivo diário de serviço mais o complemento, por meio da liberação de diárias operacionais pelo Governo do Estado, onde foram cumpridos mandados de prisões por diversos crimes em toda a região, assim como patrulhamentos táticos e barreiras policiais em pontos estratégicos. “Além intensificar o enfrentamento conjunto ao crime e à violência, a operação do Ministério da Justiça também serve para fortalecer a integração entre as forças de segurança pública em toda a região”, destacou a secretária da Sesed.
A ‘Operação Brasil Integrado’ no RN ocorreu em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF). No período determinado para realização da ação foram realizados 24 bloqueios terrestres, 47 ações policiais, sendo 24 atividades de patrulhamento, 18 cumprimentos de mandados, sendo 13 por homicídios, e 30 pessoas detidas em flagrante, sendo 23 adultos e 7 adolescentes.
Ao todo, foram abordadas 2.285 pessoas e 1.496 veículos vistoriados. Cerca de 30 kg de entorpecentes, entre maconha, Crack e substâncias sintéticas foram apreendidas, além de 38 munições e 9 armas de fogo, sendo três pistolas, três espingardas, dois revólveres e uma arma de fabricação caseira, além de veículos recuperados.
O superintendente da PRF no RN, Marcelo Montenegro, parabenizou o resultado da Operação em todo o país, em especial no Rio Grande do Norte, e reafirmou que a instituição continuará integrada atuando na prevenção e repressão aos crimes contra a vida, os furtos e roubos de veículos e bens, o tráfico de entorpecentes e drogas afins e os demais crimes previstos em leis. “A PRF disponibilizou, no período da Operação Brasil Integrado, um efetivo especializado no combate a criminalidade de forma a colaborar com a obtenção de resultados expressivos em integração com os demais órgãos participantes. Desta forma, a PRF estará sempre disposta a atuar em conjunto com as demais instituições de Segurança Pública do Estado, com o objetivo de cooperar com a diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais, entre outros delitos”, destacou Marcelo Montenegro.
Blog do BG: http://blogdobg.com.br/page/2/#ixzz3oBdWPHKc
Nenhum comentário:
Postar um comentário