Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Arena das Dunas: um ano depois e 30 por cento de obras concluídas

Ritmo de trabalho deixa as obras em índice         acima dos estipulados pela Fifa. 
Foto: José Aldenir
A construção do estádio Arena das Dunas completa hoje seu primeiro ano. Aos poucos, o estádio vai tomando forma e quem passa pela BR 101 já consegue perceber a evolução da obra e o esqueleto do que serão as arquibancadas. Hoje, a construção segue em ritmo acelerado e já ultrapassa os 30% (no último dia 31 de julho, estava em 29,75%), acima do cronograma estabelecido pela Fifa, em que as obras deveriam estar em torno de 27%, e a expectativa é que até o final do ano, as obras possam estar com 50% concluídas.
O diretor-presidente do Consórcio Arena Natal, Charles Maia, disse que, atualmente, as obras de construção da Arena das Dunas estão na fase da superestrutura, o que deve permanecer até os primeiros meses do próximo ano. “Conseguimos estar à frente do cronograma, mas é uma mudança muito grande, fruto de um trabalho árduo,  que não seria possível sem a participação dos nossos colaboradores. É um esforço conjunto para chegarmos onde estamos”, destacou. Hoje, as obras estão cerca de 2% à frente do cronograma Fifa, o que significa, fazendo uma projeção, que anteciparam as atividades em um mês.
O turno da madrugada tem agilizado as outras frentes de trabalho. “São segmentos que estão sendo criados e que vão tornar mais ágil o processo”, afirmou Charles. As vigas que vão receber os primeiros degraus das arquibancadas já estão sendo implantadas e serão agilizados os trabalhos nos setores quatro e seis. “É no setor Oeste que vão se concentrar os camarotes, área de imprensa, setor de hospitalidade, camarote Fifa, zona mista, vestiários e as salas de aquecimento. O setor Sul já atingiu praticamente a altura do estádio e já passa uma ideia de como ele será”, ressaltou Charles Maia. A cobertura será a última fase da obra, mas segundo Charles, nos próximos dias, será feita a contratação da empresa responsável e o início da confecção, que será feita em outro local.
O secretário Extraordinário para assuntos relativos à Copa do Mundo (Secopa-RN), Demétrio Torres, comemorou a atual fase de construção da Arena, no entanto, reconheceu que a obra ainda não chegou em sua plenitude. “Cada avanço que se tem são abertos novas frentes de trabalho. Este momento é importante, pois desde que começamos as obras, há um ano, nunca estivemos atrás do cronograma. Uma obra quando é bem planejada a expectativa é ser superada e seguimos nesse ritmo”, afirmou o secretário. Hoje, trabalham na obra 1.200 funcionários, mas, quando chegar ao ápice, somado aos terceirizados, o número de trabalhadores deve chegar aos 1.500.
“Passamos muito tempo trabalhando na fase de infraestrutura, aquela que dá sustentação e que não é visível, mas abaixo disso, temos mais de quatro mil estacas, com 20 metros de profundidade. A tendência, caso não ocorra nenhum sinistro, será as coisas acontecerem mais rápido daqui por diante”, afirmou Demétrio Torres. O secretário destaca a funcionalidade da Arena das Dunas. “Esta Arena, quando estiver lotada, na pior das situações, poderá ser esvaziada em 8 minutos, pois ela atende diversas normas de conforto e segurança e dispomos de uma grande quantidade de saídas que permitem que isso aconteça”, disse.
A Arena das Dunas foi idealizada para ser um grande espaço flexível a vários tipos de eventos e, segundo Charles Maia, vai abrir as portas do Rio Grande do Norte para eventos de grande porte, fortalecendo o turismo e a economia local, fomentando a geração de renda de empregos e trazendo mais oportunidades à população. “Futebol é muito importante para nós, mas também estamos pensando no legado da Arena”, afirma Charles Maia, diretor-presidente do Consórcio Arena Natal.
 Por: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário