Detran inicia pré-cadastro para leilão de veículos apreendidos pelo órgão
Por: Portal JH
Desde 2002 sem realizar uma hasta pública, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) abriu o pré-cadastro, em seu site oficial (www.detran.rn.gov.br), para quem deseja participar do popular leilão de veículos apreendidos com multas e tributos atrasados. São 670 automóveis e motocicletas retidos no pátio do órgão por um prazo superior a 90 dias. Entre os dias 15 e 17 de abril, os interessados terão acesso aos bens leiloados. Enquanto nos dias 18, 19 e 20 o leilão terá início efetivo em local a ser definido na próxima segunda-feira (25).
Wilson Galvão, assessor de imprensa do Detran, fala que dos 670 veículos, 478 têm condição de voltar às ruas (374 motos e 104 carros). Outros 192 servem apenas para sucata e serão agrupados em lotes de 10 a 15. “Em 24h de abertura das inscrições, 12 pessoas já preencheram o pré-cadastro no site. Temos outros 1,9 mil veículos que irão a leilão em um futuro próximo. A preferência pelo local, segundo o assessor, recairá por um ponto central da cidade, “por conforto e o grande número de carros, creio que teremos uma grande demanda”.
Sem a procura dos donos, os veículos estão no antigo galpão da Viação Guanabara, na avenida Capitão Mor Gouveia, bairro do Bom Pastor. Desde utilitários, até carros populares, o estoque será reduzido com o leilão. “Concluído o lance, o leiloeiro ficará com 5% do valor total do arremate. Depois, serão quitados os débitos com o Detran, como IPVA, multas. Por fim, se sobrar alguma coisa, o dinheiro será depositado em uma conta corrente do proprietário”.
Alguns automóveis estão parados há mais de dez anos. Um mosaico da indústria automobilística que vai da Hilux ao Fuscão preto. Após Natal, será a vez de Mossoró (sem data confirmada). Segundo o diretor do Detran, Willy Saldanha, leilões permanentes serão realizados para liberar espaço no pátio do órgão. Ele nega que a medida serve para a autarquia ganhar dinheiro, “a única coisa que ganharemos é o valor das multas acumuladas de cada veículo”.
A maioria é composta de carros populares – os mais velhos datam de 1991; os mais novos, de 2008. Com multas e tributos atrasados que, às vezes, ultrapassam o valor total do veículo, proprietários abandonam o patrimônio. No site do Detran consta a lista completa com modelos e ano de fabricação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário