Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013


NE: com estiagem, agricultores roubam água no RN.

Do:Jornal da Band
O desespero com a seca leva agricultores a, até, roubar água no interior do Nordeste. Eles fazem ligações clandestinas na rede de abastecimento, mesmo sob o risco de serem multados.

Um pequeno produtor rural olha o pasto seco e o curral vazio. Sem ter o que plantar, o agricultor largou a enxada e se desfez da criação de animais, que poderiam morrer de sede. Em meio à estiagem, ele fez uma ligação clandestina na pequena propriedade para garantir a água.

Apesar das explicações da família, o fiscal da companhia de abastecimento fechou a ligação clandestina. A operação para fiscalizar as propriedades no Vale do Açú (a 220 quilômetros de Natal) encontrou nesta quarta-feira diversas infrações. Em outro trecho, eram desviados 80 mil litros de agua por hora – volume suficiente para atender uma cidade com doze mil habitantes.

Normalmente, as ligações ilegais são usadas para agricultura ou consumo humano. Em um dos casos encontrados, no entanto, a água desviada era usada para encher um açude que havia secado.

A ação de combate ao furto de água na região tem o apoio da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário