Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PM prende ladrões após marido da 





vítima seguir suspeitos em Natal



Carro foi roubado na manhã desta sexta-feira (30) na zona Leste da cidade.
Segundo a Polícia Ambiental, suspeitos estavam armados com revólver.

Do G1 RN

agora
Suspeitos foram levados para Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal (Foto: Marcleide de Fátima)Suspeitos foram levados para Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal (Foto: Marcleide de Fátima)
Dois jovens, ainda não identificados, foram detidos pela Polícia Ambiental após assaltarem uma mulher e levarem seu carro na manhã desta sexta-feira (30) em Natal. Segundo o soldado Marcelo Souza, os suspeitos ameaçaram a motorista com uma revólver calibre 38 e levaram o carro do tipo Celta, de cor prata. O marido da vítima usou uma motocicleta para procurar os suspeitos. Ao encontrar o carro, ele acionou a polícia.
Segundo a polícia, a prisão aconteceu por volta das 11h, na avenida Amintas Barros, próximo ao cruzamento com a avenida Prudente de Morais, na zona Leste da capital. Quando o homem reconheceu o carro tomado por sua mulher, acionou a equipe da Polícia Ambiental - a primeira que ele encontrou. "Nós abordamos eles e conseguimos efetuar a prisão. Os objetos roubados ainda estavam em posse deles", afirmou.
Os suspeitos estavam armados com um revólver calibre 38. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde devem passar pelos procedimentos de flagrante. "Eles ainda não foram identificados. Acreditamos que um deles seja adolescente, mas a Polícia Civil ainda vai verificar isso", concluiu.

Soldado PM é preso suspeito de 





arrombar fórum em Areia Branca, RN



Segundo delegado, policial foi flagrado tentando furtar drogas e dinheiro.
PM vai responder por furto e corrupção de menor.

Do G1 RN

Um soldado da Polícia Milita foi preso nesta sexta-feira (30) em Areia Branca, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, suspeito de arrombar o prédio do fórum da cidade para furtar drogas e dinheiros apreendidos em processos. O militar foi preso por força de um mandado de prisão preventiva.
O delegado Renato Batista, responsável pela investigação, disse que na madrugada da quarta-feira (28), o soldado tinha sido flagrado pelos próprios colegas da Polícia Militar e levado para Mossoró, onde nenhum procedimento foi feito e ele acabou solto.
“O policial saiu do serviço, durante a madrugada, e foi até o fórum com um adolescente de 17 anos. Pouco tempo depois, um popular ligou para os policiais informando que havia uma movimentação suspeita dentro do fórum. Uma viatura cercou o local e os policiais, inclusive, tiveram que atirar para que o suspeito se rendesse”, disse o delegado.
Quando conseguiram deter os suspeitos, os policiais militares perceberam que se tratava do colega, que estava vestindo a calça da farda da PM e uma camisa comum. O soldado, segundo o dleegado Renato Batista, vai responder por furto e corrupção de menor
.
Agricultor é assassinado a pedradas e garrafadas em Touros
Uma briga durante bebedeira terminou de forma sangrenta nos distrito de Baixa do Quimquim, município de Touros na noite desta quinta-feira(29). Segundo informações da polícia de Touros, o agricultor Josimar Conceição da Silva, de 35 anos, bebia com amigos como fazia costumeiramente e de repente houve um desentendimento e ele entrou numa briga com outro agricultor que inclusive era seu vizinho, ambos moravam na mesma rua.
Durante a discussão, o suspeito atingiu Josimar  com uma pedrada e já desmaiado, foi atingido também por uma garrafada no pescoço. Ferido com cortes na mão e no braço, o agressor conseguiu fugir, enquanto a vítima não resistindo aos ferimentos veio a óbito.

Policiais de Guamaré intensificam buscas a dois bandidos em matagal armados com armas calibre 12.

Do: Guamaré em |Dia
Dois bandidos tomaram uma moto de assalto no distrito de Baixa do Meio hoje pela manhã. Com a motocicleta, eles pretendiam assaltar comércios, mas a ação foi frustrada com a presença da ronda ostensiva feita por uma viatura da polícia.
Segundo testemunhas, os dois criminosos se encontravam armados na comunidade com armas calibre 12. Há informações que a intenção não era somente assaltar o comercio local, mas eliminar comparsas.
De acordo com o Subtenente Luiz Carlos de Souza, que comandou as buscas com o apoio do Sd-Albuquerque e Sd-GA Hissa.
Os meliantes ao ver a viatura da policia ainda no distrito, eles conseguiram se evadiram do local, foi neste exato momento que se iniciavam uma perseguição da policia dentro do matagal, próximo ao assentamento encruzilhada.
Foram momentos de muita tensão para a reportagem, pois os bandidos abandonaram a moto e entraram no mato atirando contra a polícia.
Por cerca de 20 minutos, fiquei escondido buscando a melhor imagem debaixo da viatura da polícia com colete a prova de bala.
O mato fechado dificultou uma ação mais efetiva por parte dos agentes. Os bandidos conseguiram fugir com as armas.
O subtenente Luiz Carlos disse à reportagem que não vai desistir das buscas enquanto não encontrá-los, pois os mesmos já são velhos conhecidos da policia. “é uma questão de paciência e tempo” disse o Subtenente.

A PM de São Bento do Norte Prende dois Assaltantes em confronto os dois são baleados

      Fotos:Face Dorjão locutor


A Policia Militar de São Bento foi informada que dois meliantes aviam tomado de assalto  uma  moto no assentamento cajú nordeste isso, ontem e hoje estavam na referida moto na praia do farol planejando mais um assalto.Foi quando o genro da vitima reconheceu a moto e informou a Policia que de imediato saiu em perseguição.No confronto os meliantes foram atingidos na coxa e Perna,segundo levantamento feito no local um dos assaltantes é foragido do ceduc em natal.A policia prestou socorro aos meliantes e em seguida levado para a DP de Plantão para os procedimentos de praxe.






















INCÊNDIO EM REFINARIA DE GUAMARÉ/RN.




Refinaria Clara Camarão registra incêndio Guamaré/RN.

Petrobras informa que fogo foi iniciado após 'perda de contenção'.

Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, registrou incêndio na tarde desta quarta-feira (28) (Foto: Canindé Soares)

Incidente ocorreu nesta  (28) e terminou sem feridos.

A refinaria de  Clara Camarão registrou um incêndio na tarde desta quarta-feira (28) no município de Guamaré, na   Branca do Rio Grande do Norte. Em , a Petrobras, que administra a refinaria, informou que o fogo foi iniciado após uma "perda de contenção". O Corpo de Bombeiros explicou que a perda de contenção ocorre quando não é possível conter algum tipo de vazamento.

De acordo com a companhia, o incidente não  vítimas e não houve desabastecimento do  em virtude do ocorrido. A Petrobras acrescenta que o fogo foi combatido pela  de resposta a emergências e contido rapidamente.

O incêndio aconteceu às 15h15, segundo a companhia.

Confira a nota

"A Petrobras informa que houve uma perda de contenção seguida de fogo na de destilação atmosférica da Refinaria Potiguar Clara Camarão, localizada no   de Guamaré, às 15h15 desta quarta-feira (28/8). A equipe de resposta a emergências combateu o fogo rapidamente. Não houve vítimas e não há risco de desabastecimento do mercado".

Fonte: Portal G1 RN.

João Câmara/RN

 Continua Onda de Assaltos em João  Câmara/RN

A vitima dessa vez foi o senhor Douglas muito conhecido em João Câmara,o mesmo se encontrava parado em uma das ruas da cidade  por volta das: 8:00 Hs da manhã desta sexta feira quando um indivíduo armado com um revolver,foi em sua direção e colocou a arma em sua cabeça pedindo a chave do carro do mesmo,que de imediato sem esboçar reação entregou a chave.O bandido ainda teve   a audácia de dizer que iria deixar o veiculo na cidade vizinha de Parazinho.Dados do veiculo:Fiat UNO Branco Placas: MZF 4721.Qualquer informação entrar em contato com 190.

Jandaíra/RN

Com dinamite, quadrilha tenta violar 




caixa de banco em cidade do RN


Crime foi registrado na cidade de Jandaíra na madrugada desta sexta (30).
Segundo PM, apenas um explosivo detonou; suspeitos fugiram.

Igor JácomeDo G1 RN
Uma quadrilha tentou arrombar um caixa eletrônico do banco Bradesco na cidade de Jandaíra, a 120 quilômetros de Natal, durante a madrugada desta sexta-feira (30). As informações foram confirmadas pelo major André Luís Fernandes, comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Segundo ele, os criminosos usaram dinamites para tentar explodir o terminal, porém apenas um dos artefatos detonou. Na fuga, os suspeitos abandonaram um carro na zona rural.
De acordo com o major, a ação aconteceu por volta das 4h, quando os policiais do destacamento da PM receberam uma ligação denunciando o abandono de um veículo suspeito na zona rural do município. “Acreditamos que eles tenham feito essa ligação anônima para afastar a polícia”, contou.
Os arrombadores seguiram até o terminal, no Centro da cidade, e colocaram os explosivos no caixa. “Eles instalaram, aparentemente, duas dinamites. Porém, apenas uma explodiu”, afirmou o comandante. Apesar de danificar o equipamento, os suspeitos não tiveram acesso ao dinheiro. O prédio também não foi afetado pela explosão.
Segundo a polícia, moradores da região viram dois carros com os suspeitos. “Um era do tipo Polo, que eles abandonaram próximo de uma comunidade rural durante a fuga. O outro era um vermelho, mas não souberam confirmar o modelo”, relatou.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado para desarmar os explosivos que não detonaram. A polícia faz diligências pela região para encontrar os suspeitos. “Acreditamos que seja uma quadrilha especializada nesse tipo de crime”, concluiu o major
.

Polícias Militar do RN e da PB apreendem 50 kg de maconha em Mossoró

Flagrante foi feito na tarde desta quinta-feira. Um homem e uma adolescente foram detidos.

Foto: Divulgação / PM

Uma operação conjunta da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e da Paraíba resultou na apreensão de aproximadamente 50 quilos de maconha, no início da tarde desta quinta-feira (29), em Mossoró. Na ação, um homem foi preso e uma adolescente de 17 anos foi apreendida, quando levavam a droga em uma caminhonete S10.
Policiais militares lotados na PB, sob o comando do capitão Douglas, juntamente com o cabo M. Oliveira e os Soldados Francisco e Amaral, receberam informações anônimas que uma caminhonete sairia da Paraíba com destino ao Rio Grande do Norte, levando certa quantidade de drogas.
Diante das informações o capitão Douglas identificou o veículo e passou a seguir o mesmo. Simultaneamente, o policial solicitou o apoio do comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar do RN, tenente-coronel Alvibá Gomes, que de imediato colocou o serviço reservado a disposição do mesmo.
Foi montada uma campana na RN-117, estrada de Gov Dix-Sept Rosado. Ao avistar a aproximação do veículo suspeito, que adentrou em uma estrada carroçável, os policiais saíram perseguindo o veículo. O carro parou em uma casa localizada no residencial Cidade Oeste, que fica as margens da RN-117. Na hora que os policiais chegaram, um homem identificado como Ednailton do Rêgo Lopes, 26 anos estava descarregando a droga.
Com ele a polícia localizou um revólver cal 38, Ednailton estava em companhia de uma menor que ele diz ser sua esposa, já a menor informou que era apenas seu namorado. Os dois foram conduzidos ao 2º BPM e apresentados aos dois comandantes da polícia local e em seguida foi feito a conferência da droga, somando 47 tabletes de maconha prensada, a qual o coronel Alvibá informou que cada um pode pesar mais de 1 kg.
Capitão Douglas informou que esse trabalho é feito com apoio da Polícia Federal e a droga será também apresentada a PF local. Com esta apreensão já são mais de 350 quilos de maconha apreendida pela Polícia Militar somente esta semana no RN
*Fonte: Polícia Militar do RN


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

“A POLÍCIA NÃO ESTÁ A SERVIÇO DO CIDADÃO”

 
Uma das reivindicações que tem aparecido com frequência nas recentes manifestações populares ocorridas no Brasil é a desmilitarização da polícia.
Para o advogado Thiago Melo, do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH), essa pauta ganha força porque a polícia não atende aos interesses públicos.
“A polícia está subordinada ao poder político e a uma lógica de Estado que lança mão de expedientes pouco democráticos para a gestão de conflitos sociais, seja no campo, seja na cidade”, afirma.
Brasil de Fato – Por que o DDH é a favor da desmilitarização da polícia?
Thiago Melo – As polícias militares no Brasil, constitucionalmente, são forças auxiliares do Exército e, por isso, subordinadas a uma visão militarista, de guerra, de combate ao inimigo, no caso, um inimigo interno. É uma instituição de 200 anos criada para garantir os direitos da Coroa Portuguesa e manter a ordem escravocrata. Durante a Ditadura Vargas, se orientou por impor a ética do trabalho que criminalizava as pessoas por serem “vagabundas”, por não trabalharem. Ou pautava-se pela criminalização política dos anarquistas e comunistas. Na ditadura militar, essa polícia ganha um sentido claramente de guerra a um inimigo interno, ao subversivo, àquele que estava em confronto com a ordem ilegal que imperava no Brasil.
O povo é considerado o inimigo interno?
Na virada para a democracia, a ideia do inimigo público migrou para o combate a essa figura que é muito pouco delimitada que é o traficante de drogas. Com a guerra às drogas, esse militarismo chega nas favelas, e se intensifica o tratamento discriminatório e violento contra as classes populares. Não que já não existisse. Esta é uma marca de toda a história brasileira, mas ganha o reforço com a ideia de combate às drogas. É uma polícia que não está a serviço do cidadão, mas que existe para a defesa do Estado.
E por que um exército?
Pensou-se: “precisamos ter um exército grande e não queremos remunerar muito. Onde a gente vai recrutar essas pessoas?” Nas próprias camadas populares. Para isso, é necessário incutir nessas pessoas uma retribuição que não seja uma retribuição salarial – porque para isso não havia disposição. É uma coisa mais simbólica: incutir nessas pessoas um não pertencimento às classes populares, ou seja, elas se entendem como um corpo à parte na sociedade, têm uma autoimagem vinculada a uma ideia de honra, de disciplina.
A ideia de poder também faz parte da auto-imagem dos policiais?
Sim. Isso os diferencia de pessoas que são entendidas como “sem poder”. Esses traços de distinção foram os escolhidos para organizar a repressão do Estado. A ideia da desmilitarização é a ideia de romper com essa tradição de organização da segurança pública no Brasil. É fazer uma ruptura com isso e formar uma polícia que atenda às demandas do cidadão, que não veja a manifestação e a mobilização como algo que contraria o Estado, que agride o Estado, mas como algo importante para a política. O conflito em si não é algo que tem que ser reprimido. É algo que sempre aconteceu e sempre acontecerá. Não é papel da polícia entender o conflito como algo negativo.
Mas você acha que é possível mudar isso no Brasil?
É possível mudar. Não existe justificativa para uma polícia que não atenda os interesses públicos. Essa polícia que hoje existe é atrelada a uma visão de subordinação ao poder político, de subordinação a uma lógica de Estado que lança mão de expedientes pouco democráticos para a gestão de conflitos sociais, seja no campo seja na cidade. Não há nada que justifique a polícia como ela está. O modelo hegemônico no mundo é o modelo de uma polícia não militarizada. Esse padrão de segurança pública é absolutamente não civilizado e colonial. É um padrão de Estado de exceção.
BRASIL DE FATO

POLÍCIA INVESTIGA SE MAJOR BALEADO EM NATAL FOI VÍTIMA DE VINGANÇA

Apesar da principal linha de investigação trabalhar com a hipótese de tentativa de assalto, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte também irá avaliar a possibilidade de o major Eduardo Franco ter sido vítima de alguma represália por causa de seu trabalho na Corregedoria da corporação. A informação foi confirmada ao G1 nesta quarta-feira (28) pelo comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. “Até o momento, acreditamos que tenha sido assalto. Mas essa possibilidade [de represália] não pode ser descartada”, revelou. O major foi alvejado em frente a sua casa, no bairro de Capim Macio, durante a noite desta terça-feira (27).
De acordo com o comandante, o oficial trabalha atualmente na corregedoria da PM. “Pode ser que algum policial militar não tenha gostado do trabalho da corregedoria e procedeu assim. Mas essa é apenas uma possibilidade. Não estou dizendo que foi isso. Até agora, acreditamos que realmente foi uma tentativa de assalto. As características são essas”, colocou.
Segundo a PM, o major deixou o pronto-socorro Clóvis Sarinho ainda na terça. Após ter recebido os primeiros atendimentos, ele foi transferido para a policlínica da Polícia e aguarda receber alta para voltar para casa. A cirurgia para retirar a bala, alojada no ombro, só poderá acontecer após a reconstrução do omoplata – osso localizado na parte superior do tórax.
G1

PADRE ENGRAVIDA JOVEM E LARGA A BATINA PARA PARA TER FILHO´´E FICAREM JUNTOS``

Padre do interior da Bahia surpreendeu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, ao anunciar que deixará a vida religiosa.

Um padre do interior da Bahia surpreendeu os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Gavião, ao anunciar que deixará a vida religiosa para assumir o amor por uma jovem da comunidade, que está grávida dele. Durante as missas do último domingo (25), Gerônimo Moreira, de 32 anos, decidiu ler uma carta anunciando a decisão.


"Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: o amor, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade, pois dizia que, se por acaso eu percebesse que não conseguiria manter o celibato, deixaria antes o ministério para não escandalizar a comunidade. 

Mas por ironia do destino não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente e hoje ela está grávida e eu quero assumir a paternidade", diz, em um trecho da carta. Gerônimo conta que conheceu Emília Carneiro, hoje com 23 anos, em 2007, quando ainda era seminarista. 

"Eu a conheci dia 20 de setembro de 2007 em um encontro do grupo de jovens. A gente começou uma amizade e despertou algo diferente, mas eu pensava que seria padre e que não haveria essa possibilidade", lembra Gerônimo, que cresceu em uma família religiosa e desde garoto dizia que planejava ser padre na fase adulta. Durante quatro anos, Gerônimo frequentou a comunidade onde Emília vivia para fazer pregações. 

Nesse período, a amizade entre os dois se fortaleceu e o contato era frequente por meio de ligações telefônicas e mensagens. "Eu ia lá uma vez por ano, falava às vezes por telefone, de vez em quando passava mensagem, mas não desconfiava que algo poderia acontecer ou que ela teria interesse em mim", revela. Vocação e conflito Gerônimo se tornou padre em novembro de 2009 e diz que durante sua formação nunca teve dúvidas sobre sua vocação religiosa. "Minha família é religiosa, desde os 7 anos dizia que queria ser padre. 

Aos 13, 14 anos, comecei a namorar e parei de falar que queria ser padre, mas aos 20 anos terminei o segundo grau e resolvi que tinha que decidir o que faria e fui para o seminário em 2002", conta. 

Foram seis anos de formação religiosa, entre estudos de filosofia e teologia com passagens pelos municípios de São Gonçalo dos Campos, Salvador e Feira de Santana. A primeira paróquia na qual Gerônimo atuou foi a de Valente, ainda como seminarista, em 2008. Em 2011, assumiu a paróquia de Gavião. 

Ao perceber que o sentimento por Emília não era apenas amizade, Gerônimo diz que ficou em crise. Ele conversou com a moça, que revelou também se sentir envolvida por ele. 

"Quando aconteceu o primeiro beijo, a gente falava que aquilo não deveria ter acontecido. Ela ficava preocupada, ficamos assim alguns dias, mas não conseguíamos conter a vontade de ficar junto", declara. 

Desde 2012, quando ocorreu o primeiro beijo, Gerônimo e Emília mantiveram o sentimento em segredo. "Ninguém desconfiou, e se desconfiavam, não falavam. Somente nós dois sabíamos", garante. Embora temesse a reação das pessoas, o casal decidiu revelar o relacionamento quando Emília descobriu a gravidez em maio deste ano. "A gente precisava assumir. De imediato resolvi assumir. Nós conversávamos muito com medo da reação das pessoas, não queríamos ser motivo de escândalo para a comunidade. 

O pai dela disse que pela nossa amizade tinha medo que isso acontecesse, mas, como assumi, a família dela encarou com mais tranquilidade", afirma. "A gente passou por essa crise, entre a fé e o amor, mas depois que revelamos fiquei aliviada. Estou feliz", declara Emília. Após as três missas que celebrou no domingo, Gerônimo anunciou para a comunidade seu desligamento da Igreja. 

"Eu fiquei emocionado e chorei muito, quase a igreja toda chorou", lembra. O site conversou com funcionários da paróquia em que Gerônimo trabalhava e o sentimento era de tristeza. "A gente está sentindo muito a perda. Aqui o clima é de velório, mas estamos respeitando a decisão dele. 

A revelação foi um choque", afirma uma das funcionárias, que prefere não ter o nome divulgado. "Nós soubemos formalmente pelo bispo. Quem somos nós para julgar? Quando alguém vem falar comigo sobre o caso sempre cito Romanos, capítulo 14 [trecho da Bíblia]", diz outro funcionário que conhece Gerônimo. 

Planos para o futuro Emília está nos três meses de gestação e trabalha em uma escola no interior da Bahia como secretária. Já Gerônimo desde segunda-feira (26) faz bicos como pedreiro, enquanto planeja ingressar em uma faculdade. 

"Por enquanto trabalho como pedreiro, porque só tenho formação geral em filosofia, que não é reconhecida. 

Vou tentar faculdade na área de engenharia pelo conhecimento que já tenho na área de construção civil", detalha. Uma casa do irmão de Gerônimo está sendo reformada em Feira de Santana para receber a família. 

"Inicialmente vamos ficar um pouco mais afastados da comunidade", completa. 

O casal planeja celebrar o matrimônio em uma igreja católica, mas para isso precisa de uma autorização do Papa Francisco. 

"Vou fazer um pedido formal para casar. O bispo ficou de se informar sobre os procedimentos. Acho que o padre precisa fazer uma carta pedindo dispensa para casar na Igreja. 

Geralmente os papas liberam", afirma. Sobre sua relação com Deus, Gerônimo garante que a fé é a mesma. O que mudou, diz, é a forma de seguir a religião. "Só não vou servir como padre, mas vamos continuar ajudando como for possível", conclui. 





Gerônimo atuava como padre no interior da Bahia (Foto: Emília Carneiro/ Arquivo Pessoal)



FONTE: G1

JOÃO CÂMARA-RN: GTO Prende Mototaxista Com Moto Roubada

A moto estava com a placa clonada e a constatação do roubo foi feita através do numero do chassi





No final de tarde da ultima quarta-feira 28/08/2013, o GTO (grupo tático operacional) prendeu o mototaxista, Anderson do Nascimento Alexandre, no bairro COHAB. Ele estava com uma moto Honda Titan de cor roxa ano 2011/2012, de placa NOC 8509, que a o ser verificado o Infoseg pelos policiais militares, foi constatado que a moto havia sido tomada de assalto na cidade de Macaíba, o mototaxista foi preso e entregue na delegacia de plantão da zona norte de natal. La a moto foi entregue ao seu dono que estava muito feliz e informou que ainda faltavam 18 parcelas a serem pagas do financiamento da moto.

Blog cento e noventa 190