Páginas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

MST começa a desbloquear rodovias federais que cortam o RN

Incra prometeu rever desapropriações de terra em assentamentos no estado.
BRs 101, 226, 304 e 406 foram obstruídas com barricadas nesta quarta (10).

Do G1 RN
Pelo menos oito pontos em quatro BRs foram interditadas no RN (Foto: Clézio Barbosa/G1)Pelo menos oito pontos em quatro BRs foram interditadas no RN (Foto: Clézio Barbosa/G1)
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) começou a desbloquear alguns pontos das BRs fechadas desde o início da manhã desta quarta-feira (10). No início da tarde foram liberados os seguintes trechos: BR-304, em Mossoró, na região Oeste; BR-101, no município de Canguaretama; e na BR-406, na cidade de João Câmara.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), montes de terra, pneus velhos e galhos de árvore foram usados para obstruir a PASSAGEM de veículos nas BRs 101, 226, 304 e 406.

As liberações aconteceram após o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prometer rever desapropriações de terra em assentamentos no estado.

O MST exigia a presença de representante da direção nacional do Incra, cobraram a retomada de discussão de pauta que inclui vistoria das terras, desapropriações e emissões de posse de propriedades pelo interior potiguar, além de explicações sobre a substituição da superintendência do Incra no estado, assim como a realização de um encontro com representantes do PT do RN. Segundo os manifestantes, o partido teria influência direta nas decisões do Incra.

Na BR-304, a via foi fechada no Km 182, na entrada da cidade de Santa Maria. Já na BR-406, foram dois os pontos bloqueados: um no Km 100, perto da entrada de João Câmara, e outro no Km 163, próximo a entrada da comunidade de Serrinha, no município de Ceará-Mirim.

A Central de Ocorrências da PRF também confirmou bloqueios feitos na chamada Reta Tabajara, em Macaíba, na Grande Natal, mais precisamente no entrocamento da BR-304 com a  BR-226, trevo que dá acesso aos municípios da região Seridó, além do Km 24 da BR-304, já em Mossoró, na região Oeste do estado.

Também foram interditados trechos no Km 45 da BR-101 Norte, perto de Maxaranguape, e nas comunidades de Estivas e Massaranduba, em Ceará-Mirim. Já no Km 160 da BR-101 Sul, os veículos estão sendo impedidos de passar nas entradas das cidades de Tibau do Sul e Canguaretama.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário