Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2015

'Para apurar', diz conselho sobre PMs que gravaram devolução de freezer

Policiais aparecem obrigando suspeitos do crime a devolver eletrodoméstico.
Furto aconteceu no conjunto Morro Branco, na Zona Sul da capital potiguar.

Do G1 RN














O Conselho Estadual de Direitos Humanos (Coedhuci) cobra a apuração da conduta de dois policiais militares que obrigaram suspeitos de furto a devolverem um freezer de uma loja no conjunto Morro Branco, no bairro de Nova Descoberta, na Zona Sul de Natal. Os PMs gravaram um vídeo que mostra os dois homens detidos pelo crime arrastando o eletrodoméstico pela rua. “Eu quero que vocês segurem o freezer e deem seu jeito de levar, porque vocês não souberam tirar de lá? Roubar? Então bora aprender a levar, a devolver”, diz um dos policiais nas imagens.

Para o conselheiro Perceval Carvalho, o procedimento precisa ser avaliado. "É para apurar. Até onde sei a função da PM é prender e levar para a delegacia. Não é gravar vídeo. No momento que faz aquilo deixa de ser um policial e determina uma pena, condena antes do julgamento, além da humilhação. É preciso que essa conduta seja averiguada pois está ficando comum", explica o integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Na calçada, algemados, dois homens, carregam com dificuldade o eletrodoméstico. O policial ainda estaciona o carro da PM no caminho pelo qual os suspeitos tentam carregar o freezer. "Eu vou botar até a viatura aqui no meio para vocês desviarem o caminho", desafia.
A gravação começa dentro do carro da PM, momento em que um dos policiais narra a ação. "No momento, os ladrões que roubaram um freezer, levando ele para devolver. Olha ali, ó. É mole? Aí pegamos esses infelizes aqui roubando".

Em outra parte do vídeo, o policial reclama que um dos suspeitos não estaria se esforçando para carregar o freezer. Aparentemente, um deles estaria com uma das mãos machucada. O vídeo acaba com uma reclamação do PM. “Eu acho engraçado que para roubar você têm as duas mãos boas. Eu vou te ensinar. Ainda vou ser bonzinho. Tu vem para o lado de cá, pega essa mão e bota ali. Aí como é que vocês fazem? Não quero saber como está a sua mão não. Deixe de onda. Porque senão eu vou botar na cabeça de vocês para vocês levarem”, provoca.

  •  
Imagens mostram dois suspeitos devolvendo o freezer furtado para a loja que foi arrombada (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Imagens mostram dois suspeitos devolvendo o freezer furtado para a loja que foi arrombada (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Furto
De acordo com a Polícia Militar, o freezer foi furtado de uma casa de bolos. O local foi arrombado e o eletrodoméstico furtado. Ainda de acordo com a PM, uma testemunha avisou sobre o crime e indicou a localização dos suspeitos que foram encontrados em uma rua próxima ao local do crime tentando carregar o eletrodoméstico.

Responsável pelo vídeo, o soldado da PM João Maria Barros negou que o vídeo tivesse a intenção de humilhar os suspeitos. "Eles saíram levando o freezer. Quando eu vi essa situação, não para menosprezar ninguém, mas com a intenção de que o vídeo servisse de exemplo para outros que fossem fazer esse tipo de prática. Quem levou, teria que devolver para o proprietário", disse o soldado.

Os suspeitos confessaram o crime e alegaram que o estabelecimento já estava arrombado quando chegaram ao local, tendo apenas furtado o freezer. Na delegacia, os suspeitos disseram que pretendiam vender o eletrodoméstico para comprar drogas. Um dos homens já tinha passagem pela polícia por furto.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar no Rio Grande do Norte informou que até o momento nenhuma denúncia de abuso de autoridade foi registrada contra os policiais. “Toda ocorrência deve ser registrada na delegacia e o material encaminhado para ser feito um auto de exibição e apreensão. Se houve procedimento irregular, será devidamente apurado”, informou a assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário